Quando saio de bike tenho sempre um furo

lekichas

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Quando saiu de bike ao dia de semana por incrivel que parece na minha bike tenho um furo não ganho para remendos ou mais rapido para cambras de ar, poderão me ajudar a encontrar o que pode estar errado é que é sempre quando dou uma volta
 

DFigueiredo

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Boas, antes de mais deixa-me corrigir o "cambras" de ar para "câmaras" de ar.
Depois julgo que a melhor opção será mesmo pores gel nas câmaras de forma a evitar esses azares. Mas das duas uma, ou tens mesmo muito azar, ou os pneus são muito finos ou então estão gastos para não conseguirem resistir de forma normal a uma volta sem furar.
Podes comprar já com gel que dá menos trabalho ou comprar só o gel e aplicar nas câmaras de ar. É bastante fácil.
 

lekichas

Member
os pneus são novos e são da marca B'twin e já pensei comprar uma câmara de ar de gel na decathlon pois não encontro nada na roda para que tal aconteça a ver vamos se resolve
 

sonoro

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Dicas: Camara de ar com gel ( igual a mais ,peso mas menos furos ) Ex: picos de silvas etc pequenas coisas (auto -remenda se ) com o selante.

Depois ve dentro do aro , se esta tudo bem com raios ou tem fita protectora no aro nos conformes!

Ao andar evitar tudo que seja silvas , zonas pontiagudas e provaveis de causar furo , o chamado escolher o melhor caminho! Evitar vidros e outas cenas que nos façam furar.

Tens de analizar bem todos as hipotesses, ve tambem se reconsideras por uma fita por dentro para evitar que os raios façam cortes na camera de ar ou algo ai dentro! Evitar ter uma camera de ar com mais de x remendos. Alguns podem nao estar bem selados , e perder ar por ai!

Fica bem boa sorte..
 

SeteGu

Active Member
Sonoro said:
Ao andar evitar tudo que seja silvas , zonas pontiagudas e provaveis de causar furo , o chamado escolher o melhor caminho! Evitar vidros e outas cenas que nos façam furar.
Eu usando liquido anti-furo (ou gel, como queiram chamar) passo por cima de tudo e nem me lembro da última vez que furei. Com câmaras de ar sem liquido anti-furo (pontualmente já aconteceu) tendo cuidado furo quase sempre.

EDIT: Quanto às câmaras de ar com liquido não sei... mas o liquido anti-furo da marca B´Twin é caro e não vale nadinha.
 
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Joseelias

Well-Known Member
E os furos que tens, são sempre na zona da câmara de ar que fica em contacto com o pneu na parte de baixo? Isso indica que são picos ou outros elementos a furar o pneu. Passa os dedos cuidadosamente por toda a parte de dentro do pneu para sentires se há algo lá espetado. Quando passares os dedos dobra um pouco o pneu para fora pois por vezes os picos ficam um pouco escondidos e não são visíveis. Em andamento quando o pneu esborracha com o nosso peso sobressaem e furam a câmara de ar de novo. Verifica visualmente do lado de fora também. Se tiveres noção de onde o furo foi podes procurar especificamente na zona correspondente do pneu.

Ou os furos surgem também na zona mais próxima do aro? É que aí pode ser uma possivel má montagem da câmara de ar e do pneu (a câmara fica trilhada ao ser montada), ou a fita do aro mal colocada expondo a câmara à ponta dos raios, ou mesmo aos orifícios do aro na zona de cada raio acabando por furar.

As soluções passam, por:

- escolher as zonas onde se passa para evitar passar por cima de silvas e outras coisas assim.

- usar a pressão de pneus adequada. Os pneus com pressão a menos são mais sensíveis a furos.

- comprar um sistema de liquido anti-furo. Usei no passado o Slime com bons resultados, e está à venda na Sport Zone em garrafa ou câmaras de ar já com o liquido. Colocar o liquido nas câmaras de ar nem sempre é fácil por estranho que pareça. Há dois anos verifiquei que as minhas câmaras de ar tinham uma membrana abaixo do pipo e foi impossível conseguir injectar o liquido lá dentro, sujando tudo à minha volta e desperdiçando liquido. Nunca me tinha acontecido mas pelos vistos há câmaras de ar assim...

- comprar câmaras de ar de Downhill se derem para a largura de pneus.

- comprar pneus mais resistentes. Com uma densidade de fios superior (TPI) ou mesmo com sistemas anti-furo. É uma solução mais cara.
 

DFigueiredo

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Quando tinha os shwalbe era uma desgraça com os furos, mesmo com gel, desde que pus os hutchinson que furos nem vê-los. São um pouco (muito pouco) mais pesados mas compensa bem o tempo que estava parado a mudar a câmara.
 

SeteGu

Active Member
Eu por acaso uso Schwalbe à mais de 4 anos e nunca tive qualquer problema (ao contrário de outros pneus que já usei)...

A ideia que tenho é que na Schwalbe a resistência dos pneus varia consoante os modelos mas, principalmente, consoante as suas versões. Por exemplo... as versões liteskin são leves e pouco resistentes enquanto que as double defense são mais pesadas e resistentes.

Mas o mesmo será válido para várias marcas de pneus: Hutchinson (hardskin), Continental (protection), etc...
 

Geezer

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Creio que o grande problema é quando remendas (nao me leves mal) tendo em conta que o faças bem é que fique lá algum lixo ou mesmo o que furou e que depois vai voltar a furar novamente... Eu no inicio tambem sofri um pouco com isso...

quando eu tirava a camara de ar para remendar ou ate mesmo para a trocar apos um furo fazia o seguinte...

1ºpasso: tirar a roda fora ( :p )

2º passo: deixar uma marca por exemplo o pipo da camara às 12 horas ou às 6 ou algo assim

3º passo: tirar a camara de ar e deixar o resto (roda e pneu) na mesma posição.

4º passo: tentar encontrar o furo e ver mais ou menos a posição onde o furo esta

5º passo: tentar encontrar a posição do que causou o furo no pneu

nao sei se me fiz entender mas isto irá simplificar a procura que as vezes pode levar "longos" minutos... as vezes quase como encontrar uma agulha num palheiro.

outro truque que normalmente faço (quando o metodo anterior falha) é pegar num bocado de chapa ou algo assim, de preferencia rombo/nao afiado, e ir "raspando" quer num sentido quer noutro com bastante calma para poder tentar encontrar o que provocou o furo.

Edit: ai um video onde eu encontrei essa tecnica ;)

[video=youtube;e76tCQcilNU]https://www.youtube.com/watch?v=e76tCQcilNU[/video]
 
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lekichas

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u usando liquido anti-furo (ou gel, como queiram chamar) passo por cima de tudo e nem me lembro da última vez que furei. Com câmaras de ar sem liquido anti-furo (pontualmente já aconteceu) tendo cuidado furo quase sempre.

onde compras este liquido e como colocas dentro da câmara de ar
 

SeteGu

Active Member
Para colocar o liquido convém que as câmaras tenham pipo grosso (schrader).

Retira-se o ar todo, a válvula, coloca-se o liquido, depois a válvula, enche-se ligeiramente, coloca-se no pneu, acaba de se encher e gira-se a roda para o liquido se espalhar.

Para retirar a válvula tem de se usar esta ferramenta para a desatarraxar ou... um garfo pequeno.

O que se pretende retirar é isto:
 

Joseelias

Well-Known Member
@ lekichas

Como já tinha indicado anteriormente o liquido anti-furos pode ser comprado, por exemplo na Sport Zone, já que o Setegu diz que o da Decathlon não é eficaz.

Eles têm a marca Slime que usei no passado com excelentes resultados. A garrafa faz da tampa a ferramenta necessária para retirar e colocar o pipo pelo que não necessitas de comprar mais nada.

Pessoalmente, recomendo comprar logo a câmara de ar já com o liquido lá dentro (também à venda na SZ), pois algumas câmaras de ar reservam uma "surpresa" e não deixam injectar o liquido lá dentro como referi anteriormente.

De resto, o liquido tem um prazo de mais ou menos dois anos depois de colocado, pelo que no futuro terás que repetir a operação.

Tens aqui um video para veres o que é, e como se aplica.

[video=youtube;zxA8rgavySI]https://www.youtube.com/watch?v=zxA8rgavySI[/video]

E uma imagem da embalagem da câmara de ar já com o liquido.

 
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Joseelias

Well-Known Member
O tubeless tem muitas vantagens, excepto naquilo que são desvantagens...

- os custos são muito superiores ao sistema pneu+câmara especialmente para quem anda nas gamas baixas/médias,
- complexidade/dificuldade na montagem do sistema em que falta de cuidado ou jeito pode danificar permanentemente o sistema,
- pouca ou nenhuma flexibilidade se se quiser trocar de pneus com alguma regularidade,
- mais problemas se se perder o ar no meio do mato (perca de selante, necessidade de bombas co2),
- o liquido selante seca ao fim de relativo pouco tempo,
- também furam e tem que se calçar o pneu,

Não digo que não tenham muitas vantagens, nomeadamente na utilização prática, mas o tubeless perde em alguns pontos importantes em particular para quem tem menos aptidões mecânicas e capacidade económica.

Já há quase 20 anos que oiço falar de tubeless como sendo o futuro e ainda está muito longe de ser a norma, porque apesar das vantagens ainda apresenta algumas desvantagens relevantes. Quem as conseguir superar acho que será uma boa opção.
 

edununo

Well-Known Member
Os custos são superiores é verdade mas não é assim tão grande a diferença.
Complexidade não acho. Então se forem aros UST que nem fita usam, ainda é mais simples do que colocar pneu + camâra.
A troca de pneus é pacifica. A não ser que se ande a saltar de tubeless para não tubeless. Mesmo assim é retirar a valvula UST e colocar pneu + camâra.
O liquido comigo tem durado mais de 6 meses sem secar. Nada de grave.
Também furam mas em 5 anos de tubeless só furei uma vez (obrigou a colocar camâra) e eram uns Rocket Ron convertidos. Com os Maxxis LUST e agora com os Barzo TNT nada a apontar.
 

Mr.sa

Active Member
o líquido comigo nunca secou... também os pneus comigo não têm chegado ao 6ºmês se quer.... muito uso dá nisso, especialmente com ando com camones que gostam muito de terrenos técnicos.

O tubeless vale de longe a pena, pois o custo é maior, dependendo da gama poderá ficar mais caro 20-40% mas os ganhos são claros, especialmente para quem está farto de ter furos. Foi por isto que também virei para o tubeless... o raio dos furos, claramente a maior razão.

Depois o trabalho de vedar, não vedar, se o pneu for para tubeless ready, para mim o superpop(líquido de louça) em modo grosso só num pano pouco molhado, sem ser em água, funcionou sempre ao passar na beira do pneu que vai estar encostado ás paredes dos aros, quando não consigo de nenhuma forma... faço esta última parte e até agora 100% eficaz.

Agora.... se tiver de andar a trocar de pneus entre tubeless e não tubeless... torna-se muito chato, sem dúvida.
 

nunokas

Member
Boas.

A única desvantagem que vejo no tubeless é só na questão de mudança de pneus quando se anda a trocar muitas vezes. Até a selar um furo o comportamento é melhor do que câmara com gel.
É claro que requer um pouco mais de "desenrascanso" por parte do utilizador e será mais chato para quem não está à vontade a sujar as mãos :)
Quanto ao liquido que seca isso depende muito da utilização, tipo de selante e da temperatura ambiente. Eu para não arriscar muito de três em três meses acrescento um pouco de liquido pela vávula. Tem resultado e só os cortes na lateral é que me fazem sacar da câmara para desenrascar (mas aí não há milagres) ;)


cumps
 
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