qual a medida mais confortavel para o guiador de uma 29 er?

SeteGu

Active Member
Pelo menos alguns mais antigos creio que eram totalmente planos.

Não importa só ter arco... pelos vistos importa sim que o arco compense o ângulo do pulso que também varia consoante a largura dos ombros de cada um.
 

Nuno Veríssimo

New Member
Olá a todos, novamente. Há que respeitar as opiniões e gostos de todos, mas a experiência e opinião que tenho a deixar aqui relativamente à minha troca do guiador de 700mm da KTM Ultra 1964 LTD para um guiador de 600mm (o Truvativ Stylo T20) é a seguinte: desde Julho deste ano que tenho a bicicleta e nunca me senti totalmente à vontade com ela. Passei a andar muito pior e a cair muito mais vezes (quase sempre em singletracks) do que com a antiga 26´. Imputei esses "males" todos à roda 29´. Como cai entretanto duas vezes sem um dos pedais de encaixe ter desengatado, também ganhei insegurança quanto às quedas com os pedais de encaixe e voltei para os pedais de plataforma (tenho esta semana que ir buscar à alfandega uns pedais magnéticos MagLock que mandei vir dos EUA). O que descobri agora foi que o guiador de 700mm, largo demais para mim, estava a interferir com o meu equilíbrio. Com o novo guiador aquela sensação da bike ser altíssima e de ir em cima dela sem a controlar totalmente, desapareceu. O que eu julgava ter a ver com a roda 29´, afinal não. Ou seja, ando agora na bike como se fosse a minha antiga 26´. Sinto que tenho novamente o equilíbrio que tinha, parece que tornei outra vez a "andar bem" de bicicleta. Já quando consultei durante vários dias o tópico sobre pneus me pareceu que uma das pessoas que participa no FórumBTT que mais sabe de pneus é o SeteGu e agora neste assunto dos guiadores volto a achar que foi quem disse o mais correcto: há uma relação inegável entre a largura do guiador, a largura do nosso corpo/ombros e a posição consequente dos braços e pulsos e nível de equilíbrio na bike. E se é verdade que um guiador largo é pior que um menos largo nos singletracks e melhor em alta velocidade num estradão plano, essa variação de tamanho tem que fazer-se no intervalo de medidas que sejam ditadas pela nossa largura de ombros. Foi o que conclui e a minha opinião de ter passado "radicalmente" de um 70cm para um 60cm e parecer que tenho outra bicicleta e que tornei a fazer btt como antigamente na 26´.
 
Last edited:

pamoreira

Member
Também concordo plenamente com o facto da largura dever ser adaptada à fisionomia de cada um.

As minhas bikes 29 vieram todas com guiadores à volta dos 720mm, mas o que verifiquei sempre era que para ser confortável para mim tinha que andar com as mãos mais dentro no guiador. Apesar do guiador ser de 720, acabava por ter as mãos numa posição que significava que não precisava de mais que 680 e no final cortei-o sempre para não ter ali um bocado a mais que não me servia a nada.
Compreendo que para algumas pessoas a tendência seja sempre para colocar as mãos nas extremidades (e aí a largura efectiva tem muito mais influência), mas a mim nunca me fez confusão colocar as mãos mais para dentro para procurar a posição que me agradava e depois cortar à medida. A vantagem com guiadores maiores é que se pode sempre experimentar a posição e depois cortar, enquanto que com um guiador por exemplo de 600mm já não dá para fazer.
 
Top