Quadro em carbono, mais frágil ou é só um mito?!

afonso.b

New Member
Boas malta.

Há pouco tempo vi numa loja um quadro em carbono que me despertou o interesse, (da marca do "s" para fazer enduro) mas há várias pessoas que me desaconselham porque dizem alguns que, são mais frágeis e que qualquer queda pode danificar o quadro sem ter a certeza que a garantia cobre.

Um dos exemplos que me contaram foi que, uma bike de carbono que estava apenas mal encostada levou um toque e na queda tocou numa pedra...resultado quadro rachado...

Será isto um mito?

Seria bom que, sobretudo, o pessoal que tem ou já teve um quadro em carbono desse a sua opinião para meu esclarecimento e de toda uma série de pessoal que, com certeza tem a mesma dúvida que eu ou ouviu a mesma história.

abc a todos
 

jv-

New Member
afonso.b os quadros de carbono podem ser mais frágeis em algumas zonas e mais resistentes noutras. Por exemplo na parte de cima do toptube podem ser mais finos dado que é um sitio menos provável de sofrer uma pancada. Por outro lado são muito mais fáceis de reparar, e apresentam mais rigidez onde ela é realmente mais necessária. Para mim, carbono, só depois do aço e do titânio, mas para quem procura mais dinâmica (+rigidez e -peso) ainda que correndo um certo risco, é sempre uma boa opção.
 

abelha2

Active Member
Os quadros em carbono, penso eu de que, numa utilização normal têm tanta probabilidade de partir como os de aluminio. A probabilidade de haver uma má ligação das peças de carbono é parecida com as de haver uma má soldadura.

Uma coisa que por vezes acontece no carbono, e no aluminio não, é numa queda, ou até as vezes uma pedra bater no tubo inferior, ou seja fora das zonas onde o quadro está sujeito a mais esforços pode arruinar o mesmo. Isto porque o quadro é feito para aguentar forças num determinado sentido, e parte mais facilmente, tal como no exemplo que deste.

Quanto às garantias são feitas para cobrir defeitos de fabrico, não são um seguro do quadro. Existe muita tendencia para confundir isso, e as duas coias tambem são dificeis de "separar". Poir até que ponto uma queda é uma "utilização normal!?"
 

tiago ferreira

New Member
A fibra de carbono, como o próprio nome indica, é feita de fibras plásticas unidas por uma resina especial. Um quadro de carbono de qualidade é muito resistente aos impactos normais que uma bike de BTT costuma sofrer, mas se numa queda uma pedra ou um ramo grosso de uma árvore atingir o quadro numa área muito pequena, as fibras podem-se romper e essa área do quadro fica muito mais fragilizada, perdendo a rigidez e robustez.
Em XC não vejo o problema de usar quadros em carbono, porque as quedas são raras e o carbono é mais leve e oferece mais rigidez. Em vertentes mais radicais como o enduro, freeride e downhill, é arriscado usar quadros em carbono porque as quedas são mais frequentes e mais violentas, e é provável que o quadro sofra danos.
 

commendatore

New Member
Só compraria um para esta modalidade em Carbono (fibra claro), caso tivesse outro quadro.
As pancadinhas são mt bonitas e tal, mas é como os carros.. nunca são ensaiados às velocidades e nas circunstâncias em que nos espetamos com eles.
Um martelo é uma coisa, outra é um quadro e 80 kgs do rider mais a velocidade a que vem em cima de quadro.

Sem dúvida que esão bem melhores que antigamente mas apenas porque levam mais resina...
 
Top