Quadro com problema :(

fabio viana

Well-Known Member
Boas

Tenho um quadro Univega Alpina HT-550 e deparei-me com uma situação no mínimo estranha...

Ou seja, quando pedalo em pé a roda de trás sai do dropout :(

Isto começou a acontecer desde que troquei os apertos rápidos para uns KCNC. Antes eu tinha uns shimano que estavam empenados e por incrível que pareça isto nunca aconteceu.

Alguém ja passou pelo mesmo? :(


PS: estive a medir a distancia entre os dropout's é de 140mm quando deveria ser de 135mm :/ será disso?
 
Last edited:
Será que apertaste devidamente? Eu quando comprei umas Superstar tipo as Aerozine ou Hitemp42, ti/al/carbono, tinha medo de apertar aquilo porque tinha vindo de umas que me partiram do nada e estas ainda eram mais sensíveis, apertei aquilo pouco e uma altura, numa zona de muito mato, prendeu-me a roda e saltou fora loooool

Quanto à distancia, às vezes um bocadinho a mais ou a menos penso ser normal, mas 5mm ainda é uma diferença substancial! O melhor será passares na loja onde compraste a bike e expores a situação.
 

fabio viana

Well-Known Member
Eu quando andava com as shimano até dava menos aperto.. com as KCNC já me aconteceu 3 vezes :(

Agora olhei para o aperto do lado esquerdo e reparei que quando está apertado, não fica bem "assente" no dropout.. mas se meter o shimano fica, devido a ter maior base da zona de aperto... mas parece que é defeito do quadro.. porque quando meto a roda preciso de "apertar" o quadro, para ele encostar ao cubo da roda :/

Mas ainda vou ver o que posso fazer.. caso contrario, vem um quadro novo.. este foi comprado no olx(50€), por isso não me estou para chatear muito com isto..
 
Se calhar é melhor tirares umas fotos a essa parte do não ficar bem assente e postares cá para o pessoal ver. Se é o que estou a pensar, é o dropout empenado. As velocidades entram todas bem?
 

fabio viana

Well-Known Member
Fotos:

Roda não esta apertada.

23hrgbk.jpg


14ilcg8.jpg


Com o aperto fechado dá para ver que o aperto tem uma área de aperto mais pequena que o anterior da shimano:

2j2g5yr.jpg
 
Ah, estava a pensar outra coisa, isso ai é mesmo de o quadro ser mais largo. Penso que as chavetas em Ti tendem a desapertar-se um bocado mais facilmente que as de aço, e talvez por ai e tendo em conta essa margem de erro maior na largura do eixo, seja isso que está a falhar. Mas vai à loja e pede ajuda, se as chavetas estão bem apertadas, não há razão para elas se desapertarem a não ser mesmo isso, defeito de fabrico do quadro.
 

fabio viana

Well-Known Member
Pois mas as chavetas não desapertam :/ simplesmente "escorregam" para fora dos dropout's.

PS: Parece que ja consegui resolver a parte da area de contacto do aperto, bastou rodar a chaveta para que quando estivesse fechada, apontasse para o lado direito, em vez de ficar a apontar para baixo como estava antes :)

Amanhã vou treinar e depois digo se a chaveta sempre saiu ou não ;)


Cumps
 
Last edited:
Sim, mas podem escorregar porque do lado da rosca vai desapertando ligeiramente, talvez o suficiente para fazer isso, ou sem lhes mexer quando encaixas a roda ela aperta com o mesmo esforço?
 

fabio viana

Well-Known Member
Por acaso podes ter razão.. ela só sai depois de andar algum tempo..

Depois amanhã vejo se é o aperto que desaperta...
 
Yup, os veios de Ti, não sei exactamente porquê, mas tendem a desapertar-se mais facilmente. Uma pesquisadela no google e deve-se facilmente saber o motivo xD.
 

fabio viana

Well-Known Member
Hoje vou dar uma volta para ver se isto sempre fica no sitio :) E secalhar o que acontecia era mesmo o aperto começar a desapertar, porque acontecia sempre que eu andava 2 vezes seguidas sem verificar o aperto.

Foto do aperto virado para "trás" para ter mais contacto com o dropout( foto meia desfocada -.-' )
14e2yie.jpg


Foto da maquina :D
2h55f5w.jpg
 
Top