"Puxão" da corrente

Xequemate

Member
Na vossa opinião qual o principal motivo para ocorrer os puxões da corrente quando estamos a pedalar?
Ainda não percebi bem qual o fenómeno mecânico que acontece, mas quando estamos a pedalar a corrente parece que fica presa na pedaleira e vem agarrada. Não me consigo explicar bem, há aqui alguém que já tenha acontecido?
Acontece mais quando há muita água e lama.
 

klaser

Well-Known Member
Isso chama-se chupão ou "chain suck" em inglês,o motivo é o desgate do material e / ou misturar componentes com desgastes diferentes (pratos velhos corrente nova por exemplo) . Os pratos estão desgastados, o desenho dos dentes do mesmo está alterado,o "U" que se vê entre dois dentes está cada vez mais largo e na hora que a corrente deveria ser libertada estes dentes desgastados acabam por continuar a agarrar a corrente...
 

MiGuEl_82

Active Member
Ou nabice como aconteceu cmg este sábado... Ao passar do 26 para o 38 a meio de uma descida com mta raiz a uma velocidade considerável, a corrente foi mesmo ao osso! Levou protecção (td bem q era fraca) e duas camadas de tinta... Estupidez minha que quis mudar prato naquele momento!
 

Joseelias

Well-Known Member
Como já referiram isso será o prato da pedaleira gasto. O espaço entre os dentes alarga e os próprios dentes ficam com uma forma a que se chama de "shark fin" ou barbatana da tubarão em português. É uma forma fácil de identificar que os pratos estão mesmo desgastados. Está aqui uma imagem com a diferença de uma gasta comparada com uma nova. O maior espaço entre dentes, junto com o desgaste da corrente leva a que esta fique presa e comece a subir.

Para além de resolveres o assunto com a compra de novos componentes, não era má ideia protegeres a zona do quadro que vai sofrer com o encosto da corrente. Como também foi dito a lama ou o acaso podem provocar o "chain suck" mesmo em material novo. Basta colocares um pedaço de câmara de ar na escora e prendê-la com umas abraçadeiras plásticas



 

Xequemate

Member
Obrigado pelas respostas.

Queria mesmo dizer "chupão", obrigado.

@Joseelias, que imagem tão esclarecedora, obrigado!

Realmente tenho os pratos gastos, mas acontece maioritariamente quando há lama/água.
 

pratoni

Active Member
pode ser apenas a transmissão (corrente/pratos pedaleira ou carretos) que não esteja limpa e/ou afinada....
 
Top