Procuro track BTT para Costa Vicentina e Barlavento Algarvio

Britch@nko

New Member
Boas a todos, estou á procura de um track ou vários que liguem a zona de Aljezur a Sagres, Lagos, Silves e Albufeira.
Aquilo que gostava era algo que fosse o mais possivel em trilhos no entanto aceito se houver alguns troços em estrada, até porque algumas das zonas são propicias ao aparecimento de areia.
A ideia é realizar a travessia em dias consecutivos a 1,2,3 e 4 de Maio, como está no blog.

Todas as contribuições são bemvindas.
 

Britch@nko

New Member
Será que ninguém tem nenhuns tracks desta zona e que possa partilhar... :cry:

Mesmo que sejam parciais...não tem problema.

Obrigado a todos.
 

Britch@nko

New Member
Obrigado amigo, olha já que queres fazer esse percurso o que te posso fazer é convidar para a aventura que vou realizar nos dias 1.2.3,4 de Maio.

Será algo em autonomia total, e em ritmo de travessia ou seja iniciar de manhã o mais cedo possivel e estar no próximo ponto de dormida ao final do dia, sem horas certas nem mais preocupações, as partes já conhecidas do percurso ou com track GPS serão feitas por trilhos os restantes serão feitos por estrada.

A titulo de brincadeira fiz um cartaz que está no meu blog, mas como não é um evento na verdadeira acepção da palavra, não pode ser publicado em eventos, nem divulgado como tal.

Eu sei que houve um certo colaborador do forum que fez um percurso nessa zona há algum tempo atrás mas provavelmente não poderei pagar os milhaers de euros que ele pedirá pela entrega do track, resta-me esperar a melhor oportunidade e sequestrar o gajo. :twisted:

Abraço
 

RPires

Member
Viva,

Obg pelo convite e sem dúvida que o gostaria de realizar, aliás já tinha estado a ver o tal cartaz no blog...

Para mim nestas datas não vai dar porque estou num processo de recuperação de um pulso, após ter retirado gesso à relativamente pouco tempo. Pensei numa volta assim do género lá mais para a frente, tipo coisa de dois ou três dias e a minha idéia era arrancar tipo V.N.Milfontes até Sagres, daí para Lagos e voltar e isto deverá acontecer quando assentar arraiais em Milfontes, pois todos os anos passo lá uns dias.
Outra das hipoteses em mente é uma travessia a começar onde moro e até Sagres, isto em autonomia e com pernoita em local a designar, sendo o regresso de carro.
Isto são idéias que tenho e que este ano irei realizar, datas não tenho até porque não previa estar no "estaleiro" como estou e após esta fase, há que treinar para passar alguns dias seguidos em cima da bike, só depois vou começar a pensar como será a volta...

Depois dá noticias da tua aventura, ok...
 

Britch@nko

New Member
As melhoras amigo... :yeah:

Entretanto se alguém dispõe dos tracks e que não se importe de partilhar serão bemvindos.
Obrigado.
 

ZeTT

New Member
Aqui no tracks4you tens pelo menos 5 tracks da zona de Lagos-Sagres.
Deixo-te aqui o passeio de Aljezur do ano passado e mais 4 tracks da zona. (Alguns já devem estar no traks4you)

Já deves ter a zona Aljezur-Sagres mais ou menos coberta, a oeste da estrada alcatroada. Nesta parte aconselho que faças em alcatrão a parte antes da carrapateira, prai 1,5 km, a alternativa é ir à bordeira e dar uma volta grande até à carrapateira e a zona dos moinhos antes da Vila do Bispo. (Aqui podes sempre ir pelo estradão dos moinhos em terra batida.)

Se precisares de alguma zona em especial, na zona Lagos-Sagres apita.
 

Britch@nko

New Member
Muito Obrigado, amigo :yeah:

Amanhã vou cruzar estes com o que já tenho para verificar aquele que tenho qual é a zona que faz na Carrapateira, porque como vamos fazer com atrelado Extrawheel, convém ponderar muito bem as principais subidas e as zonas de areia. Eventualmente teremos que "fugir" para a estrada em mais algumas situações para que não se torne demasiado penoso.

Se te quiseres juntar á viagem és bem vindo. :yeah:
 

ruiserrao

New Member
britchenco, se precisares tenho disponivel e feito por mim a ligação desde a praia de Faro até para lá do alvor... estou a tentar a ligaçao a alguns desses tracks da zona de lagos...

Boa Travessia
 

Britch@nko

New Member
Amigo, se puderes envia para britchenko at hotmail.com .
Logo á noite vou-me deidcar a cruzar tracks. :yeah:

Não queres vir connosco? Se alguém do Clube Xelb se quiser juntar é bemvindo. :yeah:
 

Britch@nko

New Member
Amigo ZeTT, á boa maneira portuguesa estive a inventar sobre alguns tracks, quer seguindo tracks conhecidos, quer através do "fiável" Google Earth, para juntar as zonas conhecidas, mas isto só serviu para me levantar ainda mais a questão se as zonas de invenção e algumas das que constam nos tracks não serão com piso demasiado cheio de areia, já que vamos fazer a travessia com atrelados de bicicleta e a areia poderá ser o nosso pior inimigo.

Se puder gostaria que me desse a sua opinião sobre ESTE track. Entretanto como já verifiquei que passamos muito perto da vossa "base", temos que ver se arranjamos forma de fazer por ai um desvio para aliviar os males de garganta. :lol:

Rui Serrão...a juntar a uma ideia parva...outra ideia parva...como vamos passar na vossa zona no Sábado 3 de Maio, se quiserem servir-nos de guia entre a zona do Porto de Lagos até á zona limitrofe de Albufeira, eu teria o maior gosto em fazer deste 3º dia um dia dedicado a ser guiado por pessoal das zonas, já que o amigo Faxes, já se disponibilizou para nos orientar desde perto de Lagos ? até á zona do Porto de Lagos, passando pelo Monte Judeu, assim nós eramos entregues estilo estafeta/testemunho entre amigos...acabava por ser uma situação engraçada, e quiçá podia ser que á chegada a Albufeira ainda tivessemos um terceiro grupo a receber-nos.
 

ZeTT

New Member
Boas em relação a esse track e ao pormaior que vão levar atrelados aqui vão as minhas considerações.

1) Na parte até à Carrapateira só terão dificuldades, na zona da incursão junto ao mar, na Praia do Canal. Aquilo tem uma descida algo perigosa e a correspondente subida no outro lado, mas a zona compensa o esforço. Poderão sempre ir pelo outro caminho no track do passeio de Aljezur e ai não terão qualquer dificuldade extra e é sempre a "descer" até à Carrapateira.
2) Na Carrapateira poderão dar a voltinha aos pesqueiros são é alguns kilometros extra.
3) Da Carrapateira aos moinhos penso que fazem bem em ir por alcatrão, mas saiem do alcatrão precisamente na zona que tem um pouco de areia, não é grave e a zona é plana. A zona das praias a norte da Vila do Bispo, que vocês também evitam, tem piso bom, são 3 subidas algo longas entre 800-1000m cada, mas com uma inclinação ciclável, aconselho vivamente.
4) Depois até Sagres apenas mudava a recta de alcatrão que vai dar à estrada que vai para o Cabo de São Vicente. Se seguirem em frente pela terra batida é sempre a descer até ao mesmo sitio e muito mais divertido. (Cuidado com as bostas de vaca).
5) A partir de Sagres não sei se conseguirão sair da recta de Sagres nessa zona, penso que o caminho tem uma vedação e só dá para passar mais à frente, num tunel por baixo da estrada, mas não tenho a certeza. De qualquer maneira desaconselho esta parte do percurso. A praia do barranco, que é a primeira a sul da Vila do Bispo tem uma subida para pernas de aço sem atrelado, e depois na zona da praia do Zavial tem uma subida também penosa, com muita pedra. A zona entre esta subida e a Figueira também tem muita pedra no caminho e torna a progressão muito dificil. Aconselhava irem até à Figueira pelo alcatrão, virarem na primeira até à Salema, subirem na Salema no meio das casas junto à praia, boca do rio e Burgau pelo vosso track.
6) De Burgau até ao parque de campismo de Espiche é obrigatória a paragem no barsix em Almádena para a cervejinha, fica no largo, logo à entrada no lado direito, abre às 2 horas ao fim de semana e às 5 à semana. Metam na conta do zett.

Abraço
 

ZeTT

New Member
Aqui há uns tempos havia umas questões sobre a ligação entre Alvor e Lagos por trilhos, a solução está na linha de caminho de ferro e aproveitar as pontes do comboio para passar os braços da ria de Alvor. Nunca passei por ali, mas conheço quem já tenha passado, quando puder vou lá fazer o track.
 

Britch@nko

New Member
Obrigado pela disponibilidade.

Esta noite logo que tenha um pouco mais de disponibilidade irei verificar os teus conselhos e alterar o track porque se nota que estes conselhos são certamente de quem conhece a zona muito bem.
O track será sempre a base, mas o mais natural é que no terreno e em função da velocidade de progressão e das condições fisicas de cada um existam alguns ajustes a fazer, nomeadamente fazer algumas incursões mais demoradas até ás praias caso a malta se esteja a sentir cheios de força, ou "cortar a direito" por estrada caso alguém se esteja a sentir menos bem o que na practica vem a dar ao mesmo ou seja temos 24 horas para gerir por dia e ou vamos "apanhando copos" pelo caminho ou depois de instalados no Parque, aqueles que ainda tiverem um restinho de força atiram-se á exploração das redondezas. :lol:

Quanto á questão da ria, já em certa altura me lembro de falar com alguém que me disse isso mesmo que a travessia da Ria exige que se aproveite a linha do comboio, no entanto no 3º dia como a ideia é seguir em direcçao a Porto de Lagos / Silves provavelmente iremos passar já bastante a norte da ria, aguardo confirmação de alguns pedidos que fiz a amigos da zona para me enviarem tracks ou servirem de guia nesse dia, caso contrário muito provavelmente faremos um troço inicial de cerca de 20 Kms em estradas secundárias, mas de alcatrão até apanhar-mos depois a Serra junto Porto de Lagos e dai para Silves onde ainda tenho duvidas em relação ao caminho a seguir até á zona das barragens, a minha ideia inicial era fazer toda esta zona mais a sul mas fiquei refém da passagem do arade em Portimão por essa razão decidi passar a Norte, mas temo que a Serra de silves venha a ser muito dura o que a acontecer nos atira practicamente em alcatrão até á zona das Barragens do Arade e Funcho. A ver vamos...

Grande abraço e muito obrigado pela ajuda.

Britchenko
 

RPires

Member
Britchenko,

Estou curioso com o resultado final do track e se calhar com o que nos possas adiantar após conclusão da volta e em especial na zona da Carrapateira a Sagres e daqui até Lagos.
Como pretendo efectuar uma volta semelhante lá mais para a frente, tal e qual já aqui falámos, agradeço depois toda a informação que possas disponibilizar...

Entretanto, que tudo vos corra bem e grandes pedaladas...

RPires
 

Britch@nko

New Member
A todos aqueles que se disponibilizaram e me enviaram tracks das zonas que pedi e mais algumas o meu muito obrigado...pretendi fazer um resumo e disponibiliza-lo mas não foi possivel, pelo que as informações de que posso dispor e que são necessárias estão no meu blog espalhadas pelos posts dos ultimos dias. Logo que me seja possivel irei fazer uma compilação dos tracks e mais algumas informações, provavelmente já em conjunto com o rescaldo desta aventura.

Obrigado!!! :yeah:
 

BrunoNF

New Member
Olá.

Vi agora o teu topico. Eu tenho o track que vai desde a Praia da Falésia até Faro. Penso que já deves ter mas se n tiveres avisa q eu mando.

Bom passeio.
 

RPires

Member
Britch@nko,

Então novidades, que tal correu a coisa?

Consegue-se arranjar algo em termos de tracks?


RPires
 
R

Rui Miranda

Guest
Boas tambem estou numa de fazer a Costa Vicentina e Algarve de Btt se tiveres alguns percursos que seja possivel disponibilizar agradeço pois irei no final de Junho 2008 mais um amigo sem stress saimos de Troia e por ai abaixo para voltar de Comboio de Faro.
Obrigado
Rui
miranda.peewee@sapo.pt
 

Britch@nko

New Member
Amigos, tenho estado um pouco afastado da net e inclusivé ainda nem terminei os rescaldos, fotos e videos que quero colocar no blog (emobra já lá estejam alguns dados), tal como prometido os tracks depois de eliminados algumas incorrecções serão disponibilizados a todos, quer aqui quer no sitio onde costuma guardar os meus tracks, depois logo deixo aqui os links respectivos.

Quanto á aventura em si, peço-vos que vão passando no blog para ler os relatos na primeira pessoa, mas se tivesse que resumir tudo em 2 palavras, seria: Foi um espectáculo do caraças, correu lindamente e certamente será para repetir o tipo de travessia (sem conhecer 90% dos trilhos, autonomia total, etc). :twisted:

Uma vez mais obrigado a todos aqueles que de alguma forma contribuiram para esta travessia.
8)
 
Top