Problemas com pneu tubeless...

vald

Member
Alguem me sabe dizer o que poderá ter levado a isto? Será que foi um uso exigente? Será que foi o producto anti furo (Slime) que provocou isto? Só sei que tive que fazer mais de metade da maratona de Messines muito mais devagar, com muito menos pressão no pneu e tambem com algum medo que o pneu rebentasse...
Será que foram as telas que rebentaram? Já aconteceu a alguem?


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ruiabreu

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Aconteceu exactamente isso a um amigo meu.
O pneu era um Hutchinson Tubeless com slime.

Já ouvi dizer que isso já aconteceu com mais pneus da Hutchinson devido ao Slime. Parte os "arames" que ligam as extremidades dos pneus fazendo com que se deforme.

O líquido da Notubes p.e. não é aconselhado, segundo eles, a usar em pneus dessa marca... (e outas).
 

prasquete

New Member
partiu a tela...
acontece a mts hutchinson`s, em gande parte devido ao slime, pq ja nadei com hutchinson sem slime e nada aconteceu, com slime, nunca andei, mas sei e ja vi pneus q fikaram tal e qual, nao sei a razao,mas se nao for do slime, é estranha a coincidencia.
e se a vista nao me atraiçoa é o tub light, ora nem mais, nunca vi nenhum dos outros assim, baixam o peso e as telas sofrem com isso
esse pneu é po lixo. bom, se tiver pouco tempo e pouco desgaste podes sempre falar com kem te o vendeu... é provavel q te trokem...
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

As telas partiram... a mim já me aconteceu o mesmo com o Tubless Light... e usava Slime :shock: :shock: :shock:

Na altura o pneu já estava no fim de vida (e que vida :mrgreen: levou muita pancada e ficou assim mesmo no final do 1º Encontro do Fórum no ano passado. :lol: )

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Agora... o meu ultimo Maxxis CrossMark também partiu as telas, ganhou um alto na borracha e verteu algum Slime... :cry: :cry:
E estava a meio uso.

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É bem mais provável que as telas tenham cedido devido a agum impacto maior ou pela contínua utilização em percurso com pedras do que por causa do Slime, pois o Maxxis não presentava nenhum desgaste por dentro, ao contrário do Python que tinha as telas todas à mostra. :roll:
 

vald

Member
Ok, depois de desmontar o pneu, reparei que o mais provável para a sua deformação, foi mesmo o liquido anti-furo não ser compatível com este pneu, porque se notam as telas abertas na parte central do pneu... P'ro lixo.

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BExpert

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Não acredito que isso seja do tipo de liquido anti-furo, porque eu em tempos compre um par desses pneus e oferecia liquido anti-furo da mesma marca e aconteceu-me o mesmo ao pneu, logo axo que na mesma marca o liquido nao iria ser incompativel. Axo que nao é defeito, mas sim feitio desses pneus quando ja começam a ter uns bons km´s em cima :wink:
 

Navid Imani

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Sendo importador do MagikSeal (concorrente da Slime), não posso fazer afirmações acerca dos resultados
laboratóriais e ensaios do Slime, mas sendo tambem uma marca Americana em que o mercado é bastante
mais exigente antes de permitir que um produto seja comercializado, e tendo em conta que o Slime está
no mercado há mais de uma decada, não me parece que seja incompatibilidade com o Slime. O Slime modificou
a sua fórmula há poucos anos atrás e apesar de continuar muito mais espesso que o MagikSeal e utilizar
tiras de borracha em vez de fibras mais leves, tem como componente principal liquido, o propileno Glicol (antigamente
tinha etileno glicol que era tóxico) que não reage quimicamente com a borracha (se tivesses colocado um produto autovedante ou anti furos a base de latex, podias ter alguma razão em pensar que poderia ter havido reacção química adversa, mas não é o caso).

Não basta veres telas fora da borracha para assumir reacção química. É comum as telas sairem da borracha
em pneus de automóvel ou camiões que andam com pressões demasiada reduzidas em asfalto por exemplo.
(a parede lateral sofre tanta deformação constante com pressões demasiada baixas, que somado ao
calor do asfalto podem levar as telas a romper a parede especialmente no verão. Nunca repararam na
quantidade de pneus rebentados a beira das estradas e autoestrada a caminho do Algarve no verão ?).
O propileno glicol e etileno glicol ajudam a estabilizar a temperatura interior do pneu de modo que até
ajudam a evitar sobre aquecimento e rebentamento das telas.

Os fabricantes de pneus nem sempre mantem os mesmos padrões de fabrico, de modo que podem
apareçer pneus com defeitos numa determinada serie. Quem estiver mais dentro do mercado automóvel
de certeza que irá se lembrar da bronca que houve há uns anos atrás entre a Ford e a Bridgestone por
causa de pneus de jipe que andavam a rebentar numa serie de jipes lançados nos EUA. Foi uma guerra
judicial incrivel em que a Bridgestone culpava a Ford, a Ford culpava a Bridgestone, e os muitos acidentados
(este jipe em particular tinha tendencia para andar as cambalhotas quando rebentavam esses pneus
no calor das estradas nos EUA em alguns estados), queriam era indeminizações. Finalmente se descobriu
que os pneus em causa estavam a ser fabricados numa subsidiaria num pais da America Latina que não
estava a comprir com os requisitos rigorosos da Bridgestone.

Em pneus Todo Terreno é sempre mais complicado provar seja o que for devido aos impactos que
se podem esperar (impactos laterais podem danificar tela), mas cabe ao consumidor final escolher a
marca de pneus que melhor aguenta o tipo de BTT que se pratica.

Abraços,
Navid "Fura-KungFu"
 

khaostik

New Member
Boas,

um amigo meu tem hutchinson iguais a esse e slime, e já lhe aconteceu o mesmo a dois pneus. Um fez uma bolha no piso, e o outro já nem sei o que foi... Comprou-os na liderbike e foram para a garantia. Está à espera de resposta.

Cumprimentos,

Filipe Dias
 
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