Problema para montar pneus tubeless em aros Alpine

nirvugo

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Boas,

Ontem quando tentava meter uns pneus Python Tubeless nuns aros ZTR Alpine aconteceu-me que tive de recorrer à chamada "técnica da calçadeira" porque os pneus teimavam em não entrar. Claro está que os consegui meter ao sítio depois de um esforço tremendo, muita paciência e depois de ter ficado todo salpicado de liquido verde. Alguém já experimentou esta dificuldade para meter uns pneus tubeless nestes aros? É que estava habituado aos meus Crosmax onde nunca usei desmontas (nem pra meter nem pra tirar). Estou preocupado com o caso de ter um rasgão no monte, não sei se vou conseguir fazer a mesma operação ainda por cima com uma camâra de ar dentro do pneu a atrapalhar a calçadeira.
 

jose_m

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Não sou grande especialista, mas não se deve usar pneus tubeless em aros ztr não sei a razão mas sei que n se deve usar... pode ser que algum user saiba dizer-te a razão.

Abraço
 

lmachado

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boa tarde nirvugo , a questão é que esses aros ZTR Alpine não estão preparados para receber pneus tubeless

cumprimentos
 

nirvugo

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Estive a ver no site da marca e a única coisa que vi em relação a isto é que eles aconselham usar água e sabão para colocar os pneus ao sítio. Fazem mesmo esta referência: "when mounting a tire tubeless do not over inflate" pelo que deduzo que a vossa informação não esteja correcta. Onde viram isso?
 

Jepas

Super Moderador
A montagem de pneus UST é de facto algo complicada, pois os pneus entram muito justos no aro. Há que levar sempre bons desmontas e líquido dentro do pneu (para evitar ao máximo ter de o desmontar nos trilhos). Curiosamente sofri do mesmo mal da 1ª vez que usei uns pneus IRC Mythos XC numas CrossMax XL. Quis desmontar os pneus e não consegui (e nem eram UST). Acho que o importante é seguir bem as indicaçõse, nomeadamente aquela que sugere retirar 1 parede de cada vez e deslocá-la para o centro do aro (zona mais profunda) para se ter maior folga na desmontagem.

Quanto aos 2 comentários sobre pneus UST... já os usei em aros ZTR sem problema, nem o pneu nem o aro tiveram qualquer problema. Inclusive fiz o mesmo set-up a amigos que também não se queixaram. Qual é afinal o problema de se usar um pneu UST em aros ZTR? (fica a dúvida)
 

StuntmaNN

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Na minha singela opinião, nenhum. Inclusive o user nirvugo, pelo que mencionou 2 posts acima. Diz ainda na página da Notubes "Fully tubeless compatible with the yellow tape and valve stem." E pela minha experiência, um pneu UST é um cabo dos trabalhos para montar até numas SLR.
 

nirvugo

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pois é.. as rodas são completamente compatíveis, é essa a conclusão a que chego, no entanto fico meio de pé atrás em relação ao facto de ter de as desmontar num trilho.. Oxalá nunca rasguem. ;) Estou habituado com as minhas Enduro Crosmax antigas a meter e tirar os pneus sem usar desmontas (é só puxar o pneu pra cima e dar o jeito para sair) que me mete confusão ter de usar desmontas para meter o pneu. Isto pra não falar que se tiver de usar uma camara de ar pra desenrascar o mais certo é trilha-la ao tentar meter o pneu tipo calçadeira :(
 

Nozes

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Todos os aros NoTubes são desenhados para utilizar pneus convertidos,ou seja,pneus normais (não UST) montados sem câmara,e selados com a ajuda do liquido.
O que se passa é que para evitar que estes pneus saltem fora,estes aros têem um diâmetro ligeiramente superior aos aros normais na zona onde o pneu assenta.
Isto dificulta a utilização de pneus UST,que como sabem têem eles próprios um aro mais justo para mais facilmente vedarem. Dificulta,mas não impossibilita.
A dica que o Jepas referiu,no fim de treinada algumas vezes,torna a operação mais fácil,mas não é má ideia levar uns bons desmontadores junto com a câmara.
 

jemb

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Tal como o nozes referiu esses aros são pensados para usar pneus convertidos. Imagino que não seja nada fácil de meter esses Python.
Uso uns Alpine com Schwalbe RR e Continental Speed King (ambos convertidos). Os RR até nem dão muito trabalho, mas tem que se suar para meter/tirar os SK (mesmo usando o centro do aro para "ganhar" algum espaço).
Sugestão: "Derrete" esses Python e anda sempre com bons desmontas. Quando mudares, usa pneus não UST.
 

nirvugo

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jemb, tem que se suar e, acrescento eu, dizer umas boas carvalhadas! Eu ja estava preocupado que das duas uma, ou eu estava a ficar burro ou os aros tinham crescido. Mas o que voçes dizem tem toda a lógica. Da próxima vou meter uns pneus não UST. Obrigado a todos pelos esclarecimentos.
 

Teso

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Tens que untar as bordas do pneu com sabão, ou aquela goma, que os profissionais de pneus usam antes de meterem o pneu na jante, e depois até à mão vai. No meu caso rubena tubeless ligeiro, em ztr altine.
 

Jocas22

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epá foi a minha vez. Um racing ralph tubeless que não entra nuns Alpine. Já têm uns quilometros em cima mas ainda faz muitos mais e a verdade é que não consigo mesmo :mad: Alguma sugestão? E depois tenho medo de mesmo que entra nunca mais sai...
 
Last edited:

Medroso#78

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Boas,

Nosso amigo "Jocas22", e um pouco de calor com um secador de cabelo (por ex) não ajudará?!?! Isto em casa obviamente (pois no trilho só se levasse um gerador)!!!! :D
 

Jocas22

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Ob, mas desisti, não entra e mesmo que entrasse se depois tivesse um problema com ele nos trilhos ia ser lindo, mais vale dar-lhe reforma ;)
 

Jocas22

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Ok, então agora surgiu-me uma duvida, qual o tipo de pneus mais recomendados pra estes aros (arame e tubeless estão excluidos). Qualquer pneu dobrável serve? Existirá alguma vantagem em usar os Tubeless Ready?

O que sobreviveu na frente foi um TR e selou logo sem precisar de espuma. Será que é mais seguro, ou um normal ia dar ao mesmo?
 

miguelcarromeu

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Não faz sentido não usar UST, ou melhor, nã faz sentido não os "encaixar". O meu aro traseiro é o que tem: um Ground Control UST (Specialized).
 

klaser

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Faz sim..os aros notubes são os únicos no mundo que são feitos para usar em tubeless pneus que não o são,ou seja,são mesmo feitos para usarem pneus "convertidos"...
São ligeiramente maiores (coisa pouca mas q faz diferença) no diâmetro que o padrão dos aros 26,justamente para ficarem mais justos com pneus não tubeless.
Já há vários relatos de alguns pneus não serem fáceis de encaixar nestes aros. Eu depois que comprei os meus,finalmente achei seguro andar com pneus convertidos,pois aquilo encaixa ali muito bem....Nos meus aros anteriores,tentei converter mais achei que os pneus ficavam muito folgados,não confiei...
Mas como eu disse acima,há pneus UST de raiz que custam muito a entrar nestes aros,não quer dizer que sejam todos,varia de marca e modelo...
 

miguelcarromeu

Active Member
Esclarecido ;) Como o meu aro aceitou tão bem o UST, pensei que fosse transversal. Mas também são os Olympic e não os Alpine

Então sendo assim, será que vedava o meu Captain Sport na frente? Disseram-me que por não ser dobrável, não iria dar e nem sequer tentei. Será que veda?
 

klaser

Well-Known Member
Amigo nos aros ZTR vedam qualquer pneus pele de piça...pode é demorar mais por perder ar pelos poros,mas encaixa logo nas paredes do aro isso deve encaixar...já outros aros convertidos nem sempre temos a mesma sorte...
 
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