Problema na cassete...

BHteam

New Member
Hoje rebentei com a minha cassete ficou com muito folga o 7º carreto ta completamente solto, dá para ver o cepo entre os carretos da cassete. Como troquei de rodas será que é do cepo que é maior?
A cassete é de 8 velocidades e as rodas são umas mavic crossride 2010. Será que posso trocar só a cassate por outra de 8v ou tenho de trocar por 9v se assim for tenho que praticamente que mecher na transmissão toda?
 

fabio14

New Member
nao sei nao percebo muito mas julgo que seja a cassete ddesapertada ou então foi mesmo a cassete pois 9 e 8 a cassete e igual da no cubo de 9 e de 8 por isso deve ser desapertada.Que cassete tas a uzar
 

dfilp

Active Member
A cassetes de 8, 9 e 10 velocidades têm todas o mesmo tamanho total, pelo que num cubo onde dá uma cassete de 9, dá uma de 8 ou 10 velocidades.
Se tivesses de trocar para 9 velocidades terias de trocar tudo: cassete, corrente, pedaleira, manipulos e desviadores.

Pela descrição parece-me cassete desapertada, mas ao mesmo tempo alguma coisa com o cepo pode estar mal. Já tiras-te a roda e tentas-te apertar a cassete? Mesmo que não tenhas chave propria, um alicate de pontas ou uma simples chave de fendas serve para tentar fazer um pouco de força para ver se o aperto da cassete roda. Se rodar é porque está desapertado, e nesse caso convém apertar com chave propria para não danificar o aperto.
 

indy

Member
Pelo que relatas deduzo que não deves ter colocado a anilha que devia ter sido fornecida com as Crossride:
 

BHteam

New Member
obrigado pelas voças respostas.
indy não coloquei a anilha e nem sei se ela realmente veio com as rodas.
Assim é só comprar uma cassete nova e ver se tenho essa anilha ou comprar uma.
 

oliana

Active Member
Mais uma vez a anilha! Eu só tenho uma. Onde é que isso afinal se encontra. Sei que ela veio com uma cassete, mas qual?
E quanto a usar uma pedaleira de 8 velocidades com uma cassete, corrente e manipúlos de 9, é perfeitamente aplicável. Comprovado aliás por algumas montagens de origem, há algum tempo atrás. Até os desviadores de 8 com alteração de curso, possívelmente! Não experimentei, mas aposto que sim!
 
Last edited:

André Ferreira

New Member
Essa anilha que se está a falar vem com as crossride.. não tem a haver com a cassete. Também não sei o motivo ao certo, mas o cepo destas rodas é ligeiramente mais comprido, o que obriga a que com algumas cassetes (todas?) seja necessário colocar essa anilha para fazer de espaçador entre a cassete e o cubo, perto dos raios..
 

indy

Member
É como diz o André: a anilha é um acessório da roda, não da cassete.
Quanto ao motivo do cepo ser mais comprido é permitir o uso duma cassete compatível com desviadores Campagnolo (pelos visto a própria Mavic fabrica-as). Nesse caso remove-se a anilha.
 

dfilp

Active Member
E quanto a usar uma pedaleira de 8 velocidades com uma cassete, corrente e manipúlos de 9, é perfeitamente aplicável. Comprovado aliás por algumas montagens de origem, há algum tempo atrás.
Ser possivel é, mas não funciona tão suavemente como deveria, pois à medida que aumenta o nº de velocidades, diminui a largura da corrente, o espaçamento entre os carretos da cassete e também o espaço entre pratos da pedaleira. Mas lá está, é possivel.

Quanto a essa anilha, desconhecia, pois nunca tive nenhumas rodas dessas ;)
 

oliana

Active Member
A anilha deve ter 1 mm ou pouco mais. A minha não veio com as rodas. Veio mesmo com outra coisa qualquer. Porque tenho umas rodas destas há pouco tempo numa 2ª bike, com as quais não simpatizo, e não trazia. Daí que a cassete estivesse com folga. Artesanalmente podemos tentar fazer uma de um carreto de uma cassete velha. Com uma retificadora e muita paciência.
 

BHteam

New Member
Pois, as minhas também não traziam, mas vender umas rodas destas sem essa anilha é uma falta tremenda de profissionalismo da loja que não vou referir o nome, sabendo que as cassetes shimano (maioria) têm preciso dessa anilha...
Agora tou feito, podia mandar fazer uma num torneiro mas para isso precisava de saber as medidas certas :(
 

André Ferreira

New Member
Se ninguém te fornecer as medidas certas até ao fim de semana, eu quando for a casa, vou ver-te isso! ;) mas numa loja és capaz de arranjar dessas anilhas.. (vá,depende da loja também)..

Boas pedaladas! ;)
 

afpereira

New Member
o pessoal e os mails, estas coisas não são para se resolver por mail é para ir lá e resolver o problema de uma vez
 

BHteam

New Member
já tenho a anilha, agora basta tirar a cassete, por a anilha, por a cassete, e apertar outra vez e fica resolvido
 
Top