Preparação para maratonas versus XC

rl

New Member
Tive a oportunidade de ler a resposta do prof. Mario alpiarça sobre treino para xc e maratona .Em relação ao limiar anaeróbio (la) dos atletas (alta competição) em relação aos desportistas(atleta amador) o prof. afirma que os atletas em uma prova andam mais tempo acima do seu la em relação aos desportistas, e o que realmente acontece é precisamente o contrário.
Vejamos: um individuo mais bem condicionado suporta maiores cargas(intensidade) do que um individuo menos condicionado.Assim o primeiro precisa de mais intensidade para atingir o seu la do que o segundo. Assim um atleta consegue realizar esforços aeróbios a uma intensidade que um desportista não tolera. Um desportista sendo menos condicionado ,facilmente é impedido de realizar esforço a uma determinada intensidade pois começa a haver acidose muscular ( ultrapassou o seu la) e não acumulação de acido láctico como o prof. afirma.Acido lactico não existe( mas este já é outro tema). Espero que tenha contribuido com esta correcção que tem um objectivo construtivo. bons treinos!!!
Henrique Leite
(fisiologista e prof. exercicio e saúde)
 

pedro25martins

New Member
Hmmm... Não me lembro que o prof. Alpiarça tenha escrito isso...

Até porque essa comparação assim tão linear entre um pro e um amador é básica... Toda a gente sabe que um pro aguenta maiores cargas que um amador e atinge mais tarde o seu LA.

Um atleta atinge mais tarde o seu LA, mas também anda com outra intensidade... Anda sempre "a fundo"! :evil: Não sei qual frase do prof. Alpiarça viu, mas pode-se referir a isso. E quando ultrapassa esse LA, também especulo eu, que um atleta consiga andar mais tempo em anaerobiose do que um desportista e não será só graças a melhores processos fisiológicos ou bioquímicos ou blablabla, mas também psicológicos...
Um simples desportista não anda aí a sofrer por nada, ao contrário dum atleta, não é?
 

rl

New Member
Com certeza que sim. Apenas quis esclarecer que um atleta para a mesma prova com certeza que anda mais tempo abaixo do seu LA do que um desportista apesar de tolerar maior tempo em anaerobiose principalmente por ter melhor condição psicilogica para isso. A resposta do prof. Mário Alpiarça era no minimo um pouco confusa em relação ao LA (resposta 5 do tema treino para xc e maratonas).
 

RUI SOUSA

New Member
OLA PESSOAL DO BTT, COMO VOCES GANHEI UMA PANCA POR BIKES E TRILHOS , PRATICO REGULARMENTE , 1 A 2 VEZES POR SEMANA MAS GOSTAVA DE SABER O QUS E DEVE COMER ANTES E DEPOIS DE UM PASSEIO OU PROVA DE BTT VISTO QU AO PE DE VOS SOU UM NOVATO , OBRIGADO , SAUDACOES !!
 

RUI SOUSA

New Member
GOSTAVA QUE O SENHOR MARIOALPIARCA ME ESCLARECE SE A DUVIDA E ME DESSE UMAS DICAS PARA OS PASSEIOS BTT , AINDA N CONIGO GERIR O ESFORCO EM LONGAS DISTANCIAS NEM O QUE DEVE COMER ANTES E DEPOIS E EM QUE ALTURA , MUITO OBRIGADO
 
boas, gostava que alguém me indicasse os cuidados que devemos ter (alimentação e descanso) nos dias anteriores a um passeio longo como o troia-sagres (cerca de 200km/ +/- 8h). E mais importante que isso como deverá ser a alimentação durante o percurso. Com que frequência deveremos comer/beber, se devemos descansar (parando) de x em x tempo ou se devemos evitar parar completamente!
 

Fibelas

New Member
Tenho uma duvida.
um atleta de btt deve treinar todos dias na estrada ,se nao quantos dias deve andar no monte ?
 

AUDAZ

New Member
Se querem um bom treino vão ás mensagens do AUDAZ,que aqui neste forum é só treta e nada de prática eles não os tempos de treinos com medo,que mais tarde voçes ganhem.Para os meus treinos o importante é um pulsometro mesmo dos mais baratos,veio alguns modelos na bike magazine deste mes.É mais importante que uma boa bicla,se não houver pernas,nem caixa para que serbe uma bicla em titano de 6000 euros


AUDAZ
 

pefeque

New Member
Oi AUDAZ
Já que te entendes bem com treinos e formas de estar fisiscamentge bem começa a planear as formas de treinar no respectivo tópico Saúde e treino sempre seria uma mais valia ter tudo no memso sitio. Cá ficamos a aguardar as dicas...
 

zykon

Super Moderador
O Audaz é que sabe,
Mas ainda não vi nada de jeito dele escrito.
Tudo o que disseste já estava escrito no forum, é so pesquisar, excepto o teres estado na suiça e seres atleta de alta montanha, que escreves em quase todos os posts.
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

AUDAZ said:
Se querem um bom treino vão ás mensagens do AUDAZ,que aqui neste forum é só treta e nada de prática eles não os tempos de treinos com medo,que mais tarde voçes ganhem.(...)

:-K Acho estranho...


No FórumBTT todos têm a oportunidade de dar o seu ponto de vista, mas devemos sempre manter as regras de educação e cordialidade.

Neste tópico (e em outros) estão intervenções, entre outras, de treinadores, professores, atletas ou de simples praticantes. Devem ser respeitadas, podendo em caso de dúvida ser postas em causa, mas fundamentando sempre as razões.

Qualquer ajuda para o treino deve genérica, pois nenhum treinador poderá (ou deverá) "prescrever" um treino sem fazer uma correcta avaliação do atleta... pelo menos eu não o faço.


Desculpem o Off-Tópic, mas devemos reflectir sempre para melhorar.
 

AUDAZ

New Member
Nós os bttistas não temos revistas em condições para a nossa modalidade,as que temos só nos fala de bikes novas,que muita das vezes não passa de um sonho,e de outros materiais para a modalidade mas sobre saúde não fala nada,as revistas portuguesas que é a nossa língua,o pessoal do atletismo tem várias,uma delas é a SPIRIDON onde eu sou assinante a vários anos tenho mais de 300,e ela diz os materiais,as corridas para 2 meses,formas de treinos para quem não tem treinador,formas de recuperação,o que devemos comer,etc e na última podemos encomendar produtos bons a baixos preços,É uma revista metade da bike magasine mas que fala tudo.
Exemplo um atleta tem um problema num tendão de aquiles,ou uma dor que aperece muitas vezes que incomoda muito e que é muito frequente que é a dor de burro,eles dão logo a solução porque tem médicos que explicam num portugues prático.No btt qual é a revista que temos,só se for estrangeira,que muita gente não sabe.
Falando uns com os outros é que podemos dialogar,e resolver os nossos problemas para o bem da nossa modalidade que ela possa crescer a nível nacional e internacional,não é criticando que isso não leva a nada.
Neste Forum a atletas com garra e coragem,que são poucos.Há outros que só sabem criticar.
Para os atletas de garra e coragem podem contar com o AUDAZ,para os outros é melhor se dedicarem a pesca de alto mar porque em terra só nos estrovam e o AUDAZ para os anos deles vai-lhes comprar uma cana de pesca em vez de uma bicla.
O AUDAZ está bem vivo,e tem que o aturar para vários anos.
Boas pedaladas
AUDAZ
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Parece então que temos um especialista em treino desportivo pronto a ajudar.

Amigo AUDAZ, por muito boa vontade que demonstre, não é com palavras depreciativas que vai conseguir impor os seu métodos... os quais ainda não vi escritos neste Fórum.

Neste FórumBTT existem várias secções que tentam ajudar quem precisa, contando para isso com a experiência de todos. Para haver boa informação tem que haver vontade de quem participa para que os tópicos contenham informações importantes e que sejam tecnicamente fundamentadas.

Este tópico chama-se: Preparação para maratonas versus XC e é deste assunto que devemos tratar.


Todos os outros assuntos devem ser tratados em tópicos criados sobre as diversas problemáticas.

Qualquer Off-Tópic poderá ser removido sem aviso, conforme as Regras gerais.



Nota:
:arrow: Basta fazer uma pequena pesquisa que existem diversos treinadores que se disponibilizam para gerir/aconselhar sobre a temática do treino, basta para isso ler com atenção as respostas em cada tópico.
:arrow: Se não há revistas em condições... que culpa tem o FórumBTT disso?
:arrow: Quanto a canas de pesca... cada um pesca com a sua.
 

Jack

New Member
AUDAZ so uma sugestão cria um topico mete tudo o que sabes, para o pessoal ver e aplicar em treinos é sempre bom e eu gosto mt de aprender e aceitar sugestões de treino.
 

Nuno Mendes

New Member
Caro AUDAZ já ando a 2 anos a fazer Btt e agora precisava de umas dicas para evoluir mais
ando com alguns dos cromios do Btt nacional e quero ficar á altura deles para também tentar chegar
com menos tempo de atraso manda ai umas dicas

Treino as terças e quintas cerca de 1:30 e aos domingos 4 a 5 horas será que estou a fazer bem

Saudações bttistas
 
Top