Powerade Mtb non stop series Madrid-Lisboa

PowerMAx

New Member
Tiago6 a questão dos dropouts é importante, não te esqueças mesmo disso.
Quanto as luzes e iluminação do gps se usares uma luz no capacete essa luz serve também para isso. Não sei qual é a tua ideia, vou-te dar o exemplo do que eu usei, um foco de 1800lm no guiador (luz principal) e uma karma no capacete (mais fraca) que serve de auxiliar e dá iluminação ao gps.

Quanto a uma dúvida que levantas-te relativamente a camelbak com reservatório de água, eu em longas distancias não dispenso. utilizo um de 2 litros e depois levo um bidon com hidratante. E em tiradas grandes nunca hesites em reabastecer mesmo que tenhas consumido pouca agua.

Utilizo uma bolsa junto a caixa de direcção que serve para ter comida pronta, barras partidas ao bocados, frutos secos e serve também para levar as baterias de apoio ao gps. Este acessório dá bastante jeito, pois está mesmo ali a frente, é de fácil acesso principalmente a comida ;).

As rodas suplentes também importante. Eu no meu caso não levei nenhum desviador, apenas dropout.
Levei foi um cabo de mudanças suplente, elo rapido.
 

Tiago6

New Member
Essa questão do camelback é importante.
Eu só ponderei não levar reservatório de água, para ter mais espaço para os componentes e assim. Se estiver muito calor daria muito jeito ( hidratação e de vez em quando deixar a torneira aberta em cima da cabeça, para arrefecer o motor.. Achas que há camelbacks que levem o reservatório e tenham capacidade para 1 camara, raios, desviador,mini ferramenta multi funções, óleo pequeno e essas coisas todas que pretendo levar comigo?

Pelo que percebi, quanto maio a potência da luz, menor a sua autonomia. Será assim?
Powermax é mesmo essa a função que vou dar a essa bolsa porque ali está tudo á mão.

E um destes?
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Depende do Camelbag Tiago6.

Tens por exemplo o Camelbak Scudo a 50€ (em promoção). Passa numa Decathlon e dá uma vista de olhos. Tenho um e acho que ainda te sobrará espaço.

PS. Aventura interessante.
 

Tiago6

New Member
Esse está porreiro sim... 13 litros de capacidade
As bolsas são grandes? Não sei se tens seguido este tópico mas dá para meter tudo aquilo a que me tenho referido?

Tenho de lá passar e tirar as dúvidas
 

froids

Active Member
Esse camelbak que mostras na imagem julgo ser o modelo Lobo. Penso que te safas bem com esse espaço.
Na verdade o que vais levar ctg em cada "etapa" (ou entre postos de hidratação) serão aquelas cenas mais basicas de mecanica, comida e agua. E um agasalho qualquer para a parte da noite que se nao for necessario pode ir na bolsa "de fora" do camelbak.
Acaba por ser pouca coisa e nao cria grande volume. O maior volume e peso que levarás dentro do camelbak será sempre o reservatorio de agua.
13L é capaz de ser demais já...

Eu levaria no camelbak:
caixa de remendos
elo rapido (dentro da caixa dos remendos)
2 desmontas pequenos
camara ar
mini ferramenta com descrava
4 ou 5 braçadeiras
ducktape (4 ou 5 voltas ao tubo da bomba de ar)
bomba de ar
pilhas extra gps (powerbank no teu caso)
pilhas extra para luz auxiliar (da cabeça e durante a noite apenas)
telemovel
2 ou 3 raios (podem ir colados ao cabo da bomba pela ducktape)
dropout (dentro da caixa de remendos)
1 cabo transmissao
mini estojo de SOS / manta sobrevivencia
casaco e/ou impermeavel (durante a noite ou caso se justificasse durante os dias)

Estes items permitem-me fazer face a quase tudo e em ultima instancia, chegar a "rolar" ao carro de apoio numa situação de aperto...
E acaba por ser pouca coisa...

A essa lista de cima eu ainda junto a comida e 2.5L de agua. Tenho um camelbak Mule e nunca fiquei sem espaço. Mesmo quando la tenho que enfiar ainda mais a roupa extra que ja referi acima. Mas só costumo levar mesmo a mochila. nem bidons, nem "fuel tanks" nem os bolsos do jersey uso ;)

Em relação às luzes estás a pensar bem. E a dica do PowerMax é a correcta, na minha opiniao. Luz principal fixa na frente e uma auxiliar de cabeça (vulgo "frontal").

Assim como a dica em relação à agua. Se podes abastecer, fá-lo! Mesmo que tenhas bebido "2 ou 3" golos de agua.
 

Tiago6

New Member
Isso deve chegar sim.. Em relação a isso, só depois de ver os camelbacks ao vivo e que poderei dizer o que cabe e o que levar.. Agora ando a centrar-me nas luzes.. Ha milhoes no eBay.. Aquilo e bom?
 

Tiago6

New Member
O que acham de arranjar patrocinios? Será que e fácil ou e uma perca de tempo? Pares de rodas suplentes, desviadores, outro material ainda fica caro.. Sera que alguma loja empresta? Não façp ideia se e possivel
 

SeteGu

Active Member
Eu também não... é questão de averiguares. :p
Não perdes nada em tentar!

Eu falei-te daquele camelbak porque está em promoção na loja que referi, supostamente é resistente, leve e tem bastante espaço. Quando os fores ver não te esqueças que a bolsa de água, ao se encher, ocupa bastante espaço. ;)
 

Tiago6

New Member
Pois tenho de ter em atenção isso. Secalhar consigo alguns apoios visto que tenho amigos no ramo das bicicletas aqui. Com uma ou outra "cunha" deve-se conseguir algumas cenas tipo barras, câmaras, cabos..Essas coisas mais baratas.

Agora não me apetecia nada ter de comprar um par de rodas suplentes, desviador suplente, e até pneus. É uma questão de perguntar a alguém que esteja mais ligado aos patrocinios.
 

Tiago6

New Member
Estive a ver as luzes em alguns sites e realmente são muito caras. A minha intenção é comprar algo no ebay, amazon ou aliexpress, de forma a ter algo com qualidade e mais barato.

Outro ponto que acho importante é a forma como as luzes vão trabalhar. Há hipótese de serem a bateria ou a pilhas.
A bateria ocupa mais espaço e pressupõe um carregamento de no máximo 3 em 3 horas. Acho que é melhor comprar a pilhas visto que são muito mais fáceis de transportar comigo. Quando estiver a ficar fraca, é só mudar as pilhas e siga viagem. Devo arranjar 2 luzes ( 1 na bicicleta e outra no carro) para a cabeça, 2(1 na bicicleta e outra no carro) para o guiador e 1 traseira. O facto de serem as pilhas, vão deixar as powerbanks para o gps e telemovel. Assim acho ser a forma de ter tudo em condições, melhor autonomia de todos os aparelhos e vou mais leve. O que acham?
 

PowerMAx

New Member
O camelbak e que utilizei e utilizo é identico a esse, e diga-se chega perfeitamente. Não te esqueças que tens que encontrar um equilíbrio entre o que necessitas, o que poderás necessitar (avaria) e importantíssimo PESO VS CONFORTO.
Não te esqueças que terás que transportar todo esse peso durante as etapas que faças, faz as contas, 100km = +/- 5h. Multiplica isso por 750km ;) faz mossa...

Vou tentar dar-te uma ajuda o que levei comigo durante as etapas, que rondaram cerca de +/-100km.

No Camelback Rogue (ligeiramente mais pequeno que o da imagem acima):

Atras da bolsa inferior
- Camera de Ar
- Bomba
- Oleo
- Localizador GPS (obrigatório no PBR)

bolsa inferior
- Caixa com ferramenta Tubless + cabo de trasmissão + remendos
- Dropout
- Desmontas
- Multi-tool
- Multi tool generalizado com um mini alicate
- Botijas Co2
- Manta Termica
- Fitas de aperto rápido
- elos

Bolsa Superior
-Geis
-Barras
- Dinheiro + identificação

Levava o reservatório de agua com 2 litros

E ainda levava preso nas duas fitas de aperto exteriores um casaco + impermeável tanto de dia como de noite.

Bolsa no top do Quadro junto a caixa de direcção:
- Uma bateria para o caso de ser necessário dar carga ao GPS ou Telemóvel
- Comida barras cortadas prontas a comer e frutos secos.

No Jersey :

- Apenas um gel e uma barra para estarem de facil acesso
- Telemóvel

No carro de apoio:

- Um set de rodas
- Corrente
- Caixa de ferramentas com tudo o que fosse necessário para efectuar uma reparação mais a sério
- Bomba grande.
- Toda a suplementação

E mais importante de tudo... :D
Comida a sério... ao fim de umas horas a comer comida prensada já só pensas num belo bife :D
 

Tiago6

New Member
Penso que o que referis-te é o essencial. Agora p que achas da situaçao das lâmpadas? Pilhas e melhor ? Por causa desse mesmo peso vs conforto
 

SeteGu

Active Member
Tenta arranjar uma boa luz. Se é para andar à noite aquelas mais baratas a pilhas não são suficientes.

Não sei se haverá boas luzes a pilhas... e se houver a autonomia também não deverá ser grande coisa. Eu com a minha (daquelas que dizem ter 5.000 lumens) já a usei durante 4 horas seguidas.
 

PowerMAx

New Member
Desculpa Tiago6, iniciei o post com a questão das luzes em mente mas depois com o decorrer do texto acabei por me esquecer.

Quanto as luzes aconselho, uma luz de bateria, forte o suficiente para te conseguir iluminar uns bons metros a tua frente.
Hoje existe uma panóplia de opções / oferta no mercado, mas chamo atenção para o seguinte, tendo em atenção sempre a necessidade da prova especifica que vais fazer, onde precisas de muita autonomia sem necessidade de corrente eléctrica para voltares a carregar a bateria.

Falando dos leds CREE XML (as tais chinocas que aí existem ao pontapé, para não estar a especificar parca X ou Y) Eu optei na altura por apenas de um LED de 1800lm (não se reais se não, mas cumpre na perfeição) e veio a confirmar-se a opção mais sensata, visto ter um consumo de bateria aceitável. Hoje em dia tens luzes com 3/5/7 leds com quantidades pornográficas de Lumens... a questão é : Vale a pena? a minha resposta pelas horas que faço de noite de bike é, VALE mas não para o que vais fazer, aquilo realmente faz a noite parecer dia, é uma realidade mas depois tens um problema uma bateria (que na realidade são 4+18650) dura-te uma misera 1h30 em máximos e 3 horas em médios o que é muito pouco.

Então o que confirmo é uma luz led com um led Cree xml t6 faz-te com a mesma bateria (4*18650) 3 horas em máximos e cerca de 9 horas em posição normal.
Se optares por uma segunda bateria seja ela de 4*18650 ou 6*18650 tens luz para fazer uma noite inteira. (eu tenho este set de baterias 1 (4*18650) e 1 (6*18650) e chega.
Eu transportava a luz e a bateria da seguinte forma, Luz presa no guiador e bateria agarrada na parte inferior do avanço.

Depois para o capacete, a luz do capacete é tão importante como a da frente por para alem de apontar para onde olhas ilumina zonas que a da frente não ilumina, GPS, e por vezes precisamos de ver se está tudo ok com transmissão.
Mas esta luz do capacete terás mais uma vez que ter cuidado com o peso, pois são muitas horas com um peso extra literalmente em cima da cabeça.
Eu tenho uma igual a que uso no guiador, e uso-a apenas em treinos e nunca acima de 3h devido exactamente ao peso da mesma.
Por isso tenta arranjar uma que seja pequena, vê o tamanho da sigma Karma e tenta arranjar algo identico, pois é uma luz que nem das por ela no capacete e podes levar a bateria no camelbak.
Se arranjares um modelo deste género, tens a vantagem que estas karma duram 17h com a mesma carga de bateria.

Quanto a luz de traseira, uma uma de pilhas normais, fácil que substituir no caso de ser necessário e tem a vantagem de durarem bastantes horas, provavelmente com um set de pilhas fazes a prova e tens luzes para mais 6 meses ;)

Espero ter ajudado com esta questão das luzes.
 

froids

Active Member
Uma cena bué basica que me lembrei à pouco... leva um par de luvas extra mais quentitas :D no carro de apoio claro :D
 

Tiago6

New Member
Para a mesma potência das luzes, uma carga a bateria tem maior rendimento do que as pilhas?

Acho que falam de algo deste genero:
 
Last edited:

Tiago6

New Member
Deu-me agora uma na cabeça e mandei uma mensagem aos ciclistas Vitor Gamito, José Rosa, Tiago ferreira e Luis Leão Pinto. Apesar de eles serem profissionais, já fizeram provas semelhantes e podem sempre dar uma luzinha daquilo que eu tenho de fazer. O José rosa já me respondeu. Diz que no fim de semana me tira essas duvidas todas.

Quanta mais informação melhor.

Estou a fazer uma lista no exel daquilo que vou comprar e levar para a prova. Assim todos podem ver quanto se gasta num evento destes e o que levar.
Vamos la ver se ainda o ponho aqui hoje
 
Top