Powerade Mtb non stop series Madrid-Lisboa

Tiago6

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Alguém está a pensar ir a esta corrida? Alguém já a fez? A inscrição é cara, mas era uma vez na vida.

Agora abriu a categoria solo e fazer 750 km não deve ser nada fácil. Se um corredor for a solo e como aquilo é guiado por Gps, de certeza que a bateria não dura tanto tempo. Como fazem nesta situação? Alguém tem uma ideia que me possa dar?

Eu e uns colegas estamos a pensar fazer mas precisávamos de mais informações. No site do evento não têm todos estes pormenores e não me têm respondido aos mails que lhes envio.

Obrigado
 

RicardoTarec

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Dependa da bateria do GPS e depende da bateria do powerbank existem de 1200, 1600, 3000 , 6000 etc..

Ou entao levar um GPS a pilhas
 

Tiago6

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O meu e o edge 800. Que powerbank daria? Tem bateria de 1100 . logo uma powerbank de 11000 deve dar para o carregar 10 vezes. Será assim?
 
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froids

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Eu! :D

Conheci a prova este ano e já me resolvi a enfrentar esse valente desafio, na categoria solo, mas somente em 2016/2017.
Este ano não consigo tirar mais férias ou reagendar as que já meti. No entanto, já está na minha agenda.

Em relação às tuas dúvidas de baterias e consumos das mesmas...
A prova é non-stop, mas isso nao quer dizer que nao possas parar, descansar e até dormir (ou carregar baterias ;) ) Tens é tempos obrigatorios de passagem que tens que cumprir.
Em versão "solo" poderás contar com cerca de +/- 45 ou 50 horas de pedal, pelo que invariavelmente, as baterias nao irao durar...
Mas podes sempre recarregar as mesmas nas "Estações de Hidratação", com um carregador de carro ou assim.

Eu irei na categoria "solo" mas irá um carro de apoio comigo para caso aconteça alguma situação de avaria mecanica grave, abandono, ou assim.
Esse "apoio" irá estar nesses pontos e aí poderei trocar baterias, comer melhor, rever qualquer situação de mecanica, etc...

De qualquer das formas, isto é a minha ideia base para quando for enfrentar essa aventura.
Como disse, só conto lá ir para o ano, ou na pior das hipoteses em 2017. Antes ainda queria fazer a "Trans-Iberica"...

Eu nao tenho stress com as baterias do GPS porque o meu Oregon consome pilhas, mas terei com o telemovel que nao aguenta todo esse tempo ligado (e é um dos requisitos obrigatorios por segurança).

Mas a ideia do Powerbank parece-me perfeitamente exequível :D



Tiago6, se forem lá este ano, depois conta como foi, se possível. Além de ir gostar de ler, também iria servir para tirar algumas elações para a minha participação...

Abraçorros!
:xau:
 

PowerMAx

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Boas,

Também faz parte dos meus objectivos, não este ano mas provavelmente em 2016.
Quantos às dúvidas que o Tiago6 levantou, a experiência que tenho de outras aventuras do género como o Portugal Bike Race 500km que conclui o ano passado também non stop.
Existem como disse o froids, pit stops de passagem obrigatória para controlo, onde poderás receber assistência e onde poderás carregar os aparelhos e até descansar / dormir. Entre os pit stops convém usar os tais power bank, o egde 800 permite receber carga em utilização logo é uma vantagem. Convém também é ter mais que um powrebank de forma a quem vá dar assistência possa ir carregando o material suplente enquanto quem está em prova tem spares no caso de ser necessário, PowerBank, baterias extra para luzes, etc. Imprevistos acontecem e poderás demorar mais tempo que o previsto para fazer determinado troço entre pit stops, isso aconteceu-me e necessitei de socorrer-me do powerbank para carregar o gps em andamento.

Qualquer questão que possa ajudar não existes.

Boas pedaladas.
 

Tiago6

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Pois esse carro de apoio é obrigatório em todas as categorias, desde equipas a solo. Já vi que a powerbank é fundamental. Vou comprar mais do que uma para que quem vá de carro, as possa recarregar no "isqueiro" do veículo. Sei que posso descansar nos 10 locais de paragem, mas não me vejo a carregar baterias nesse tempo. Assim a ideia do carro de apoio é interessante. Até poderei pedir emprestado outro Gps igual ao meu e utilizar quando o meu tiver pouca bateria. Caso contrário vai ser sempre carrgar com as powerbank.

Uma outra dúvida é se as luzes que vamos levar, devem ser a pilhas ou bateria? O que levar para lá? Camelback? 1 bolsa no quadro ou no selim? Que peças substitutas se devem levar caso haja avarias?

Obrigado
 

froids

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Pelo que percebi, o serviço de apoio de mecanica tens que garantir tu que a organização nao disponibiliza.
O que eu normalmente faço é levar peças para todas aquelas tretas que podem eventualmente falhar... elos rápidos de corrente, 2 ou 3 raios, braçadeiras, duck-tape, camaras de ar, cabos mudanças, pastilhas travao e restante material (ferramentas, bomba, oleo, pilhas extra, etc).
A par disto levo ainda um kit de 1os socorros e uma manta de sobrevivência junto com um apito e uma bussula básica. Isto tudo segue dentro do camelbak.
Claro que a isto ainda junto a agua e comida da etapa. Fica sempre um peso jeitoso, mas numa prova deste genero penso que seja essencial.

Podes optar por tirar peso das costas e meter no quadro. Essas bolsas de que falas são praticas e eficazes, mas nao carregam tudo o que podes eventualmente precisar...

As luzes tens que contar, pelo menos, com uma noite completa... Baterias ou pilhas descartaveis... Quais delas pesam menos?! Vais ter que levar de reserva... Ou entao ver bem as etapas e jogar às sortes! Fazer a zona da Estremadura, com aquelas planos todos, às 3 ou 4 da manha, sem luzes, deve ser uma experiencia memoravel eheheheh

Quando disse "Carregar baterias" nas Estações de Hidratação referia-me às tuas! ehehehe e não às dos equipamentos electricos ;)

Abraçorros
:xau:
 

Tiago6

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hahaha, percebi mal froids.

Sinceramente, nunca comprei luzes para a bicicleta, excepto as de presença.

Como consegues levar isso tudo no camelback? Não é daqueles que têm o reservatório para a água? Já vi que tenho de arranjar outro..
A minha ideia é levar camelback e uma bolsa no quadro em cima junto ao avanço.. esta bolsa servirá para levar telemovel, pilhas, powerbank, cabos, algumas coisas para comer.

Acho que fica mais barato comprar luzes a pilhas porque vou trocando nas zonas de paragem. Uma para trás, de presença, e outra para a frente(esta convém ser boa). Posso ainda levar daquelas que se colocam na cabeça(capacete) para emergências.
 

PowerMAx

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Tiago6, não leves a mal o que vou dizer mas é engraçado ver 2 formas tão distintas de encarar um desafio de 750km em autonomia. Uma mais cautelosa e ponderada do froids e a tua despreocupada.
As luzes são importantíssimas, circular a noite no mato com má iluminação é estares a porte a jeito... se juntares a isto horas seguidas de condução, cansaço acumulado e teres o azar de já trazeres o chamado "homem da marreta" contigo, o teu cérebro só vai estar a processar indicações do GPS e mal. (aconteceu comigo no PBR entre o pit stop de Montejunto e Mafra onde tive que circular várias horas de noite e onde demorei a volta de 3h a mais que o previsto.)

Para alem de todo o material extra para o caso de avarias, é necessário levar líquidos a mais para a eventualidade de atravessarem "desertos" e tenham o azar de apanhar temperaturas altas, isto pode acontecer com mais facilidade do que se pensa. Levar equipamento para no caso de haverem bruscas variações de temperatura possam ter algo mais quente para se protegerem.
 

Tiago6

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PowerMAx, foi mesmo por essa razão que decidi abrir este tópico.. Tenho uma pequena ideia do que deve ser o evento, mas preciso de vários conselhos sobre o que usar e de como são este tipo de provas.
Sendo assim, elaborei uma lista já com algum material a levar. Dividi em duas secções, a do carro de apoio e a minha(tudo que vai comigo e a bicicleta). Opinem e digam o que mudar ou acrescentar. Fiz esta listagem depois de ver muitos videos da prova e de competições semelhantes. Mesmo que leve alguma coisa que se possa considerar desnecessária, mais cedo ou mais tarde, irá ter a sua utilidade.(uso em outras provas, vender, etc)

Carro de apoio
- Mala de ferramenta especializada- 1 corrente, elos de engate rápido
- 2 rodas suplentes
- 2 pneus
- Câmaras de ar
- liquido anti-furo
- 1 desviador traseiro
- cabos mudança
- 1 selim
- bidons (caso perca algum)
- Bomba de ar
- Carregador de baterias de "isqueiro" para telemovel, powerbank's e luzes
- Pilhas suplentes
- Powerbanks
- alimentação( barras, gel, bebidas, suplementos, etc)
- luzes suplentes (para poder trocar nas várias zonas de paragem)
- 1 par de cleats para os sapatos
- roupa


O que eu levo na bicicleta:

- Camelback (Tenho de comprar) com ou sem reservatório de água(?), 2 câmaras de ar, óleo pequeno, multi ferramenta com descrava, 1 corrente com engate rápido, pastilhas travão, braçadeiras, 3 ou 4 raios, 2 lanternas de usar na cabeça(SOS), algo que corte(mini alicate).
- bolsa para quadro com telemóvel, alimentação, powerbanks, cabos, 1 câmara de ar, Co2 ou mini-bomba.
- 2 grades e 2 bidons
- Luzes já montadas no guiador e espigão


Com tanta coisa, é possível ter esquecido alguma coisa. Já gora os pneus? câmaras ou tubless?
 

froids

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Viva Tiago6,

Assim de repente...

O camelbak podes optar. eu costumo levar com reservatorio de agua, mas o mais vulgar nesse tipo de eventos é a malta levar um pequeno apenas com a "tralha" e levar liquidos nos bidons. Mais facil de reabastecer e de controlar as quantidades que se dispoem (visualmente). Já me aconteceu chupar o ultimo golo de agua do saco sem me aperceber que estava a ficar vazio com mais de 40kms por fazer... É perfeitamente evitável ;) Estuda bem as etapas para gerires convenientemente os teus liquidos entre estações de hidratação.

A bolsa de quadro para os items que indicaste é uma optima solução.

A camara de ar pode ir agarrada ao tubo do selim, mas do lado de dentro (virada para a frente) para ficar protegida de pedras e afins.
Dessa forma ganhas mais espaço na bolsa da frente para mais barras e mais geis (essa bolsa chama-se "Fuel tank" por alguma razao ehehehe)

Também aconselho a levares uma bombita mesmo pequenina contigo além das botijas.
No SRP160 já saquei um gajo de apuros depois de ter gastos as duas botijas de co2 que trazia com ele... a 60ks do final.
Se tens dois furos, já foste ;)

Pneus, se puderes, tubless com paredes "rijas"...
As gramas a mais nao te vao tirar tempo e podem até fazer-te ganhar, se puderes evitar um rasgao numa lateral...

E isto leva ao velhinho kit de remendos.
Pequeno, ligeirito, para levares contigo na bike para o caso de rasgares mesmo uma lateral... Ou isso ou uma nota de 10€ ;)
Mas os remendos podem ser usados na camara de ar se voltares a furar (e azares desses acontecem com demasiada frequencia. Num dia "mau", 2 furos numa distancia de mais de 100 biscas são perfeitamente possiveis de acontecer...


Se me lembrar de mais alguma coisa que te possa ser importante ou facilitar a vida, depois venho aqui meter ;)
Tenta procurar por malta que ja tenha feito. alguns têm blogs e costumam relatar a experiencia, cenas que levaram, que precisaram, etc...


:xau:
 

Tiago6

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Muito bom froids.. Já li algumas cronicas de ciclistas espanhóis. Mas foram todos por equipas . vou continuar na minha pesquisa a ver se encontro alguém que tenha feito a solo
 
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Tiago6

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Já vi mais alguma coisa sobre o evento e toda gente fala no que temos discutido aqui.. Acho que agora é tempo de ver o que comprar.

Toda a gente diz para investir em boas luzes ( com boa autonomia ). E levar sempre duas luzes(guiador e capacete), para além da traseira. Acho que ainda vou inventar alguma forma de ter o Gps sempre ilumnado durante a noite para lhe poupar bateria. Só depois de montar tudo é que vejo. Acham que deva ir vendo o que comprar ou ainda faltará alguma coisa na "lista" do material a levar? Ahh e camelback levo só a mochila. O reservatório pode ser substituído pelos bidons.
 

froids

Active Member
Acho que podes (e deves) montar tudo antes para veres como fica e se tudo está conforme queres e se ficas confortavel com a distribuição dos equipamentos no cockpit. Mas nao precisa de ir tudo montado desde a partida em Las Rozas. Penso que poderás optar por montar as luzes somente no ultimo CP que apanhes de dia. Não estudei as etapas mas pelo que percebi, vais apanhar um CP a meio da noite (+/-) Pode ser uma opção deixares aí um conjunto de baterias para as luzes evitando ires carregado com esse peso extra.

Relativamente à mochila, pelo que optaste parece-me a melhor opção, separares os liquidos para os bidons ;)
Até podes optar por levar um com bebida isotonica e outro com agua... Depende dos teus gostos e necessidades!

Leva um impermeável ligeiro contigo. Mesmo que nao chova pode servir como corta-vento se o tempo estiver ruim, ventoso e frio... Leva no carro de apoio junto com um jersey de manga comprida ou assim.
Mas leva ctg na etapa nocturna. Se tiveres uma paragem mais demorada por uma razão qualquer, pode te safar de arrefeceres demasiado ou mesmo entrares em hipotermia.

Ontem não comentei, mas eu optaria por levar apenas a bomba de ar, ao invés de botijas CO2 ou ambas.
As botijas sao limitadas na sua capacidade, sao lixos apos utilizadas e sao mais pesadas (e peso que teras que acartar até final da etapa, mesmo que vazias).
Uma bombita nunca acaba, pesa sempre o mesmo e não é lixo após cada utilização. Além disso é sempre mais fiavel que as botijas de CO2.


Opáááá, o que sei é que alinhava já com vocês este ano! eheheheh
Que inveja :D Mas terei que esperar até p'ro ano!

Pode ser que vocês curtam tanto que queiram voltar em 2016. Se assim fosse era optimo ehehehe
;)

Já conseguiste ver se estão mais Tugas inscritos?!

Um abraçorro
:xau:
 

froids

Active Member
Lembrei de um pormenor.
Levas desviador traseiro de substituição... e Dropout?! Levas algum extra ou a tua bike é de dropout fixo?
O dropout costuma ceder primeiro que o desviador. E se o desviador for com o bôda, o dropout também vai quase de certeza ;) Até vai primeiro, se funcionar como é suposto!

:xau:
 

NEROSTAR

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Além de outras dúvidas que tinha e aqui foram respondidas , alguém sabe dizer se um mero Garmin Edge 510 é capaz de gravar 10000 pontos ( uma viagem de 250 kms ) ? Refiro-me ao Portugal Bike Race 250k.
 

Tiago6

New Member
Já nem me lembrava dos dropouts... A bicicleta que devo levar é a uma specialized epic.
Em relação ás luzes, tenho de estudar melhor as horas a que se chega aos pontos stop. Só devo colocar as luzes quando entender que já não vai dar para chegar à próxima paragem antes de anoitecer.( e até posso atrasar-me mais, nunca se sabe)

Nerostar não te consigo responder a essa dúvida. Dá uma olhadela na secção dos GPS.

Froids, iso era uma coisa que eu gostava de saber.. Estarão mais Portugueses inscritos ? acho que no ano passado eram 70 tugas
 
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