Portugueses na Megavalanche 2009-Alpe d'Huez

Nozes

Active Member
Olá malta!

Este ano 19 portugueses vão estar presentes na maior prova de Downhill Maratona do mundo,a Megavalanche de Alpe d'Huez.
A prova desenrola-se dias 10,11 e 12 próximos,a maior parte de nós arrancamos amanhã,para aproveitar uma semana de treinos e ambientar aos Alpes!
Eu e a minha equipa A.D.A.R/Ofimoto vamos estar presentes pela 7ª vez,com intenções de trazer na bagagem boas classificações e muito divertimento :wink:

Para quem nunca ouviu falar,a Megavalanche é uma prova de 28km de descida (e umas pequenas subidas),com 2600m de desnível negativo,partida num glaciar a 3300m de altitude,chegada nos 720m.
Para fazer a prova principal,na véspera existe uma classificatória noutra pista diferente,com 15km e 1500m de desnível.
Este ano estão inscritos 2000 atletas (1800 homens e 200 mulheres) de cerca de 15 países diferentes

Um vídeo de 2007 :arrow: http://freecaster.tv/mtb/1003054/avalanche-trophy-alpehuez

Fica prometida uma reportagem na volta,e umas fotozinhas!
 

Amukinado

New Member
Desejo-vos muito boa viagem e boa sorte para a prova. :wink: A ver se vêm umas caricas para Portugal...

Um dia espero também poder participar! :p
 

ER_89

New Member
Boas

Parece ser uma prova exelente para testar os vossos limites e claro, uma grande oportunidade para os ultrapassar :mrgreen: :mrgreen:
Espero que corra tudo bem, que se divirtam e que tragam mt boas recordaçoes!! e se trouxerem algumas caricas,e como uma cereja no topo do bolo :D :D

Boa sorte e booas pedaladas... n eskeçam de se agasalharem :lol: :lol:
 

Tecnical

New Member
Sempre foi uma prova com a minha admiração. Um dia juntamos-nos uns poucos aqui do forum e vamos fazer o percurso.. só pela paisagem vale a pena!
 

Pegueu

New Member
Então malta e esses resultados?
Foi malta daqui do Algarve, e entre algumas quedas, acho que um classificou-se para o 2º dia de prova mas devido às mazelas da 1º eliminatória não participou. Prova muito dura com muitos participantes...

:wink:
 

Nozes

Active Member
Boas!

Têem toda a razão em reclamar,afinal esqueci-me de vir aqui relatar os resultados da Mega! :oops:

E começando pelas fotos:

sdc10118axo.jpg


O Team ADAR/Ofimoto + amigos,nos 3330m do Pic Blanc...

dscn6720.jpg


A neve,sempre tão divertida/dificil/escorregadia/espectacular

avalanchecuprocky1.jpg


As pedras,kms e kms delas...

mountainbikeholidaysino.jpg


Os intermináveis singletracks...muito divertidos,mas com muito poucos sítios para ultrapassagens!

2019476screen1.jpg


...e o vosso "reporter" em acção

Quanto aos resultados,foram bons para alguns e menos bons para outros...como costume!
Começando pelos mais azarados,o João Estevão magoou um joelho na qualificação e não pode fazer a prova,assim como o seu colega Miguel "Pampas" Silvestre,que também teve de visitar os 1ºs socorros para levar uns pontos numa canela.
Quanto ao resto da malta,tivemos este ano os estreantes do Freeride Clube do Porto (belos videos e report em http://freerideclubporto.wordpress.com/),muito verdinhos mas sem medo se mandarem ao maior DH do mundo..eheh,a malta de Leiria (crencos e freesnail...André,pá,o ano que vem é que é,pros 100 primeiros!)
Quanto a mim e aos meus colegas de equipa,a coisa correu bem,o Tomé Lopes foi o melhor português,em 75º da geral,seguido do Fernando Aires em 104º,eu e o João e o Diogo tivemos uma muito má partida e ficámos mais cá para trás,eu em 289º,o João em 303º e o Diogo teve o azar de ver o dropout da sua Commençal arrancado por um piloto que lhe acertou em cheio ao tentar uma ultrapassagem forçada...
Falta falar do Orlando Alcobia,que teve o grande azar de chegar tarde à partida da sua manga de qualificação,sendo atirado para a prova que ninguém quer fazer,a Mega Affinity,destinada a quem não se qualifica para as 2 principais provas.A Affinity não tem partida em massa,nem prémios,é basicamente só uma descida cronometrada,com atribuição de tempos no fim...pois o meu amigo Orlando vingou-se,e fez o melhor tempo de entre os 560 que alinharam na Affinity,dando 3 minutos ao segundo!

Lá à frente,a prova foi ganha pelo Remy Absalon (sim,irmão desse!),à frente do René Wildhaber,vencedor da Mega por 5 vezes,e de um tal de Nicolas Vouilloz...não sei se conhecem :wink:

Em resumo,foi mais uma grande Megavalanche,espero lá voltar,com mais portugueses para fazermos ainda mais barulho,e com mais força nos braços e pernas...quem pensa que "é a descer,não cansa" nem sabe o enganado que está!!!

Mais umas fotos tiradas pelo crencos http://picasaweb.google.pt/eng.filipe/MegavalancheAlpeDHuez2009?feat=directlink

E ainda mais outras fotos...http://www.zapiks.com/megavalanche-2009-.html
 

ToNiC

New Member
Boas!!

Também estive presente na Mega... e só tenho a dizer que foi um evento louco, não só por causa do percurso e envolvente paisagistica, como também pelo convivio com pessoal de várias nacionalidades, em que estamos todos ali com um objectivo comum: andar de bike!!!


Em nome do FrCP, deixo aqui o link do nosso blog onde fazemos um report da aventura passada, com uns videos ilustrativos das várias secções do percurso, as impressões de cada um com direito até a um pequeno "RAP"!!

http://freerideclubporto.wordpress.com/

Pró ano haverá mais!!!
 

tkul

Utilizador Banido
boas!
Isso sim deve ser uma aventura e tanto!
+3700km... dasee! Foram de seguid com turnos? 2 dias de viagem ida e volta?
Passaram por Chambery?

Foram muitos e compensa ir de carro

Descrevam a sensação de escorregar na neve! :mrgreen:
E a cena de fazer aqueles calhaus todos! Pneus de dupla tela é um must... sem dúvida!

Muito bom!
 

crencos

New Member
tkul said:
boas!
Isso sim deve ser uma aventura e tanto!
+3700km... dasee! Foram de seguid com turnos? 2 dias de viagem ida e volta?
Passaram por Chambery?

Foram muitos e compensa ir de carro

Descrevam a sensação de escorregar na neve! :mrgreen:
E a cena de fazer aqueles calhaus todos! Pneus de dupla tela é um must... sem dúvida!

Muito bom!

Fomos 3 pessoas num ford focus com um atrelado.

DSCN6859.JPG


Turnos de 400km a 500km cada. As paragens eram feitas sobretudo para abastecer de gasoil e aí aproveitavamos para esticar as pernas. Foram 19 horas de viagem para cada lado.

Basicamente a rota foi: Leiria-Vilar Formoso-Salamanca-Valladolid-Burgos-Bayonne-Toulouse-Montpellier-Nimes-Valence-Grenoble-Alpe d´Huez.

Eu como estreante na Mega fiquei viciado. Passar uma semana a pedalar sempre a descer e fazer uns 200km é qualquer coisa de cansativo, mas que me deixou com um sorriso nos lábios.
Basicamente é como me disseram antes de irmos: "esquece tudo o que já viste. Lousã, Serra da Estrela, etc. A Mega é um mundo à parte. Só mesmo indo lá é que se consegue ver a dimensão. É indescritivel" E tinham razão.

Para quem acha que a avalanche da Lousã é comprida e cansativa a mega é 2x mais cansativa. Só a qualificação tem 15km, tal como a da Lousã. A diferença é que tem mais subidas, sitios para ultrapassar e uma variedade de terrenos maior.
A Mega é o dobro da distância, o dobro das subidas e o dobro da diversão :mrgreen: :mrgreen:
Uma coisa importante para a uma semana de pura loucura nos Alpes é a preparação física e técnica (que eu pouco levei...). Durante a semana andámos todos os dias. No fim da semana estava de rastos. Tudo me doía. Neste ponto a diversão passa a sofrimento.

A neve foi novidade para mim. É quase a mesma coisa do que descer em lama mas com a agravante de escorregar mais. Se a neve estiver dura consegue-se descer a velocidades completamente absurdas. Se a neve estiver mole e depois do pessoal passar várias vezes, criam-se regos. É encaixar num deles e rezar para que o gajo que o fez não tenha saido em frente... Os espalhos na neve são mais suaves, tanto pelo fato de robocop que levamos, como pela inesistência de raizes. As pedras por baixo da neve são raras mas também fazem a sua aparição.
Tocar nos travões tem que ser com muito cuidado. Se travarmos como estamos habituados é espalho certo. Não falha.
Há videos na net com filmagens na neve. Vale a pena ver, embora não transmitem a verdadeira sensação de andar na neve.

Em relação aos pneus no calhau alpino, fiz a semana toda com uns já rodados e para a qualificação troquei por um par igual novo. Levei o set de maxxis highroller dh 2.35 2ply para trás e minion dhf 2.35 2ply para a frente. Não furei nem tive problemas com eles.

Aqueles calhaus todos parecem faceis de fazer. Erro. Lá são bem maiores do que parecem nas fotos. Maiores e mais agressivos. O calhau alpino não brinca em serviço.
Muitas das vezes interroguei-me por onde é que passava o trilho, tal era a quantidade de calhau no trilho. É largar o travão e siga por cima deles.

Em suma, para o ano estou lá outra vez.
 

Nozes

Active Member
Boas malta!

Este ano também estará presente um "contingente" português na Megavalanche,que se desenrola de 7 a 11 de Julho em Alpe d'Huez,em França.
São 18 os participantes portugueses entre os mais de 1800 inscritos,de entre os quais eu próprio e mais 5 elementos da minha equipa :arrow: ADAR/Ofimoto,de Alcanede,Santarém.
Arrancamos amanhã para chegarmos uns dias antes e termos tempo de se ambientar à altitude,treinar os percursos nas calmas e rolar pelos trilhos alpinos de Alpe d'Huez,um verdadeiro paraíso para o btt.

Ficam prometidas umas fotos e um rescaldo para quando regressarmos!

Para já,fica aqui um excelente vídeo do ano passado: http://www.zapiks.com/megavalanche-2009-video-offi.html

Inté!
 
Top