PNSAC 45km - No reino da Pedra

Rui Marçal

New Member
Mikuno ganda maluco,

Devias ser muito novo para andar no alto de uma serra com uma bike de ferro e com trovoada, abençoado sejas, alguém lá em cima não gosta de ti, senão já lá estavas, lol.

Pois, não tinha reparado na foto mas é a fórnea.

Essa descida do Fôjo começa a fazer-me cócegas, vamos lá a ver se não é já no domingo para acabar com a coceira. Ouviste Marco?
 

luis.andrade

New Member
Nozes, também ouvi falar muito bem dessa descida (Vale do Fôjo) que fez parte do raid de Minde. Disseram-me, uns amigos que a fizeram, que é um gozo do caraças!

Também sou gajo para ir, se estiveres disposto a esperar pois eu ainda sou novato nisto...
 

mikuno

New Member
Ó Rui, na verdade já foi ai há uns 10 anitos... :mrgreen: Nessa altura ja tinha abandonado a Cicland e andava de BH, mas que era de doido, lá isso era! ;) Mas acredita, com companhia e apesar da idade avançada, ainda era gajo para repetir a façanha! :mrgreen: Ando a ver se convenço o meu irmão caçula a voltar a andar de bike..era uns dos "malucos" que alinhava sempre nessas doideiras! :rotfl:

Vlad, ai para os teus lados existe um single que é demais...o de Vale Garcia, conheces? Fiz-lo pela 1ª vez num passeio do Outeiro da Matas e voltei a repetir no passeio do Bairro. É do melhor que fiz até hoje...é daqueles que parece não ter fim! :)

Um abraço a todos e boas pedaladas
 

Rui Marçal

New Member
Mikuno,

São tempos que já lá vão, mas o que é certo é que em cima das bikes regredimos muitos anos, lol. Onde é esse single de Vale Garcia?
 

mlouro

New Member
Acho que esse single do Vale Garcia é o mesmo a que aqui chamaram descida do Fojo e do vale da Graça, mas o nome é mesmo Vale Garcia ;)
 
Last edited:

luis.andrade

New Member
Vale Garcia? Pelo nome não conheço, mas também sou novo nestas andanças...
Se não estás a falar do "Javali" por onde passou o passeio do Bairro e o de Alburitel, então não conheço...
Esse sim, espectáculo! É o trilho de uma vida. Quase 2 Km sempre aos "ais"... Eheheh

Já agora, eu sou de Fátima.
 

mikuno

New Member
Bem pessoal, como não sou ai de perto, não sei qual o nome verdadeiro. O que sei é que quem diz que limpou esse single , foi o pessoal do Outeiro das Matas. Posso dizer tambem que passamos junto aos depósitos da agua do Bairro e subimos até ao topo da serra e a partir dai é sempre a descer! ;) Colocaram lá uma placa a dizer, Bem-vindo a Vale Garcia.
Tenho o track do passeio do Bairro que posso disponibilizar.

Com respeito à idade, o problema é que as pernas já não são o que eram, mas no que dá a descer, a mentalidade é a mesma de quando tinha 30 anos, quando me iniciei no BTT! :mrgreen:

Um abraço a todos
 

mlouro

New Member
@Vlad.Tempest e @mikuno o nome é mesmo Vale Garcia, pelo menos é o que aparece nas cartas militares.. esses passeios passaram lá, assim com o raid de Minde.. tenho aqui os tracks de todos eles :)

@Vald.Tempest, lembras-te se o de Alburitel e o do Bairro eram iguais no final? É que pelos tracks há ali uma separação uns 800metros antes do final.. qual era o melhor? :)


@Rui fui, mas fiquei aqui pela zona.. fomos até às abelhas.
 

Nozes

Active Member
Epá o que para aqui vai,nunca vi chamarem tantos nomes a um só trilho :shock:
Eu não tenho certeza do nome do trilho,procurei-o no Google Earth e encontrei umas fotos no sítio que me pareceu ser onde descemos no raid de Minde.Estas fotos são relativas a um percurso pedestre de seu nome Vale do Fôjo.Se interpretei bem as imagens e informação,a base do trilho é o parque de merendas da aldeia de Vale da Serra.
Segundo um colega meu da zona,há um outro trilho a descer a serra ali perto,que vai dar a uma pedreira.Ele não sabe se está ciclável na sua totalidade,e vai dar à aldeia do Pedrógão.

Não vejo como um passeio de Alburitel (Ourém) possa vir passar tão longe,para quem não está a ver a zona de que estamos a falar,fica a poucos kms do nó de Torres Novas da A1.

E finalmente,para não se afastarmos muito do tópico,os trilhos que estes bravos fizeram no vale de Alvados pertencem em grande parte ao percurso permanente de XC que já recebeu provas tão importantes como a Taça de Portugal ou mesmo o Campeonato da Europa de 1999. Aquele trilho mais arborizado e muito técnico fazia parte do percurso nesse ano e posso gabar-me de ter sido dos poucos a fazer aquela parte inicial "muito pouco ciclável" montado algumas vezes!
Foi aqui neste vale que fiz das mais duras provas da minha carreira,por exemplo em 97 a prova durou-me quelquer coisa como 3h30m...ai que saudades das pernas que eu ttinha nessa altura!!! :(
 

luis.andrade

New Member
@Vald.Tempest, lembras-te se o de Alburitel e o do Bairro eram iguais no final? É que pelos tracks há ali uma separação uns 800metros antes do final.. qual era o melhor?

Não te sei responder a isso. Não fui ao do Bairro. Sei que passou lá, mas como só fui ao de Alburitel, não consigo fazer comparação.
 

mlouro

New Member
@Rui, vamos apontar para quinta feira.

@Nozes, esse trilho montado não é para todos ;) talvez consigamos fazer algum progresso quando o tempo estiver mais seco.. o single que vem antes desse que tem algumas curvas em cotovelo é mesmo brutal, mas agora é um bocado arriscado de se fazer..

Sobre o Vale Garcia, acho que é fácil ficar com essa dúvida porque pelo google earth os 2 são parecidos e até dá para ver um trilho em ambos.

 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

@ mlouro, a foto que colocaste, é brutal, deve ficar linda uma foto do pessoal nesse local

@ RTC, o fim de semana que mencionaste, 17/18DEZ, era boa ideia mas não estou pelo Oeste, é pena

@ Rui Marçal, depois quero ver fotos da Scalpel em acção

Cumprimentos á malta do Ribatejo
 

shelltox

Super Moderador
Acho que vai aqui alguma confusão. Tentar explicar o que conheço:
O do Vale do Fojo faz parte de rota pedestre e não está ciclavél, fica entre Vale da Serra (parque de merendas e parque de escuteiros) e uns cercados de gado já perto das antenas no cimo da Serra.
Em outro alto de Serra (para o lado do Bairro) há dois singles que vão dar ao mesmo sitio, para os lados de Pedrogão. Um é o falado Vale Garcia (onde passaram passeios Bairro,Outeiro Matas,Alburitel, Minde, todos de 2011) o acesso ao cimo/inicio tem algumas alternativas. Depois há outro (que termina no mesmo sitio) onde passou Minde 2010 que ainda no inicio do single tem vista para pedreira do Galinha, conhecida por ser actualmente a pedreira dos dinossauros, tecnicamente considero mais exigente.

Entre os vales Garcia e do Fojo há um trilho também conhecido pela rota/trilho dos javalis(onde passou passeio Bairro 2011 e já tinha passado penso que em 2009)
 

Nozes

Active Member
Cum caneco,aquilo tá minado de trilhos então!!! :D

Vamos lá ver se 5ª que vem consigo juntar-me à malta,quem tiver GPS carregue todos os tracks destes passeios que consigam encontrar e têem uma manhã de divertimento garantido só num bocado de serra!

Obrigado shelltox ;)
 

skareb

Member
vai por aqui alguma confusão,o Vale Fojo fica situado na segunda pedreira do pedrogão, e vai sair ás antenas, não está ciclável apenas 200 metros.O Vale Garcia e o que vem do lado das pegadas dos dinossauros(baptizado de Rock Garden ;p) vêm dar a uma triangulação que acaba no arrife por cima do Alqueidão.Nessa triangulação é que existe o tal trilho dos javalis .Entre os 2 vales ( o Fojo e O Garcia)não existe mais nenhum vale ou trilho.Existem sim 2 novos trilhos perto da entrada do Vale fojo, ambos vão dar ao corta fogo do vale da serra mas com entradas diferentes.O mais curto é muito técnico e divertido mas pouca gente o faz montado na totalidade .o mais longo e mais recente(tem apenas 1 mês) é mais acessivel sendo o maior grau de dificuldade a sua inclinação final.

...É LINDO O PNSAC ...como diz um amigo meu, SÓ EU SEI PORQUE NÃO FICO EM CASA eh eh

Abraços
 

Rui Marçal

New Member
Estou como o Nozes, aquilo é trilhos por todo o lado. Se a malta se junta por lá toda o mais certo é haver algum acidente no cruzamento de algum trilho.

Nozes, estás com ideias de lá ir no feriado? Se formos se calhar dá para nos juntarmos todos, a ver se aprendo alguma coisa contigo.
 

mlouro

New Member
@Hugo, é muito fixe andar ali também, não sei é se cabe toda a gente para uma foto eheh :)

@shelltox e @skareb, obrigado pelos esclarecimentos! acho que estamos de acordo que o Vale Garcia é onde passa a linha azul mais carregada no canto inferior direito da imagem acima. Em relação aos outros nomes, não sei se apanhei bem.. o passeio de torres novas foi do topo do Vale Garcia à pedreira e voltou ao final do Vale Garcia por outro lado.. é esse o tal trilho do Javali? E entre as Antenas e a entrada do Vale Garcia, como se chama? Reparei que esse trilho que sai das antenas para o Vale Garcia corta para a zona do 1º abastecimento do raid de minde através de um vale que é chamado de "Vale das Cortelhas" nas cartas militares, esse também é ciclável?

Realmente o PNSAC parece que tem trilhos que nunca mais acabam.. não vejo é razão para sair de lá, nem forma de me fartar dos trilhos com tanta opção que há :p
 
Top