PNSAC 45km - No reino da Pedra

Nozes

Active Member
Epá que percurso espectacular,malta!
Eu conheço grande parte dele,mas ainda me deixaram com "a pulga atrás da orelha" aí com alguns sítios onde passaram...

No passado domingo fui com uma malta fazer a descida mais espectacular do raid de Minde,que foi o trilho do Vale do Fôjo. Se não conhecem,nem imaginam o que estão a perder,é um singletrack de mais de 3km,muito técnico e super divertido.

Temos mesmo de nos juntar aí um dia qualquer e partir umas pedras! :)
 

Rui Marçal

New Member
Olá Tinric,

O que pretendemos fazer é mais ou menos o que falas, melhorar ainda mais este track e depois partilhar com a malta. É por isto que saímos da cama para fazer realmente tracks onde andamos sempre com um sorriso estúpido na cara, lol.

Depois quero ver essa junção. Se puderes junta alguns detalhes para vermos, se calhar ainda o vamos experimentar.

Olá Nozes,

Quando te convidamos era para esta festa, lol, não pudeste, para a próxima lembra-te, lol.

Essa descida do Fôjo, pelo menos de não conheço...

Voltando ao uma antiga discusão, este foi um percurso onde usei e abusei da avozinha, mas lá está, a minha avozinha é uma 2,5 num sistema 3X9. Aquilo é que é dar ao pedal em zonas técnicas que são quase todas, raios...Brutal.

Temos de nos ver por aí.
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Rui, a tua ideia de um Passeio Cannondale, não é má de todo, se viesses no dia 11/12/2011, já tinhamos mais um tema de conversa, de qualquer modo depois combinamos uma volta pelas tuas bandas, temos os contactos de cada um, e iremos ter, com certeza, adeptos com vontade de fazer o PNSAC, seja de onde for...

A Scalpel deve estar em pulgas para subir a Serra, novamente!!

As fotos estão mesmo muito giras amigo
 

tinric

Super Moderador
Boas

Sim, fica descansado que logo me meto a isso e depois te mando o track... aqui a unica questão é o nº de km contra as zonas técnicas e subidas dificeis... para se poder estar em consições de apreciar como deve ser... pois o track da linha azul são 125km se o juntar aos vossos 45 já dá uma estica "demasiado" grande para poder andar ai a curtir como deve ser.

Mas vou encurtar o caminho de ida e volta o mais possivel a ver se meto isso na casa dos cento e poucos incluindo o vosso completo... vindo de Casal Vale Ventos para norte e descendo depois direito a Chiqueda fica para aí um track de sonho brutalissimo.

Abraço e boas pedaladas.
 

mlouro

New Member
Obrigado pelos comentários pessoal! à medida que íamos pedalando a vontade de partilhar foi crescendo.. o trilho entre a rampa de lançamento de parapente e a fórnea é algo de espectacular, se tivesse que escolher só um, era esse! mas o maior problema do PNSAC é decidir onde ir, porque fazer todos os bons trilhos num só dia é tarefa impossível eheh


@tinric granda estica! eheheh Há 2 semanas fizemos uma volta onde também passámos junto às arribas em Salir do Porto e S. Martinho do Porto, é uma zona espectacular, mas 125km é muita fruta :)

Está nos planos é fazer a ligação da Serra dos Candeeiros à Serra de Aire, que também deve dar um percurso engraçado!


@Nozes realmente temos sido negligentes com a Serra de Aire..a próxima volta é capaz de ser para esses lados e aproveitamos para conhecer melhor a zona da Serra de Santo António que também tem trilhos muito porreiros.. há lá uma descida ao longo da encosta de Mira de Aire que não conhecemos, mas se for parecida com a de Alvados é brutal e já me disseram que a zona do polje também tem uns sitios muito bacanos, mas talvez agora não seja uma boa altura :)


@prodrigues tens que tratar de resolver o problema da rigida, não que não dê, mas este percurso não foi mais fácil que o outro ;)
 

MMTS

Member
Olá MMTS,

Tens um quintal do caraças, aquilo tem por lá pedra que nunca mais acaba.

Já agora a rapariga que nos atendeu no bar no vosso belo jardim foi muito simpática e tem umas tostas de atum muito boas e ainda pudemos entrar para dentro do bar de bike, lol.

Aquele single track final que vem lá de cima dos moinhos e atravessa a ecovia é demais, partiu-me os pulsos todos, lol.

Na subida pela ecovia passamos por uns caminhos que penso pertencerem à antiga linha de caminho de ferro mas que não estão arranjados como ecovia, pertence à antiga linha de caminho de ferro?

Outra coisa, nessa mesma subida, cerca de 1km antes do campo de futebol há uma cabana a meio da serra, o que é aquilo, um bar? Havia por lá pessoal.


Boas...:D realmente é um quintal dos grandes mesmo... e ainda não viram tudo, posso dizer que existem centenas de pecursos todos eles diferentes, basta escolher e claro conhecer!!

O bar que falam é mesmo perto da minha casa, em relação à menina de facto é muito sinpatica e o espaço tambem... um belo ponto de encontro!!

Os tais caminhos que fizeram a subir não pertencem à ecovia, são apenas caminhos e a cabana é de um particular que gosta de lá fazer uns petiscos, nada mais ...

Por acaso acho que cruzei por voz já no vosso regresso, não iam de for focus preto!??

abraços e apareçam os trilhoes esperam por voz...

ms
 

mlouro

New Member
MMTS, tens razão, já vi que a linha dá a volta em Figueiredo, que são as últimas casas que vimos antes da Bezerra. o focus preto com 2 burras em cima eramos nós, sim :)

Quando o tempo ajudar e houver disponibilidade, o PNSAC é sempre uma boa opção.. realmente tem trilhos que nunca mais acabam, é a verdadeira catedral do BTT como diz um colega nosso :)
 

mlouro

New Member
aqui fica mais uma foto da zona de bosque que contorna o castelejo junto a Orcário.. nota-se que existe alguma manutenção deste trilho, que nesta altura com o musgo nos muros e as coloração do outono é espectacular. Pode não parecer, mas esta zona é ciclável, tem é que se contornar as pedras e ir com cuidado. É uma zona um pouco fechada e com alguma humidade, mas consegue-se fazer sem pôr o pé no chão, excepto nos metros iniciais onde tem mesmo que ser à mão.

 

mikuno

New Member
Sem duvida, um dos mais belos locais para pedalar! :clap:
E em quantas loucuras já participei nessa serra...! :) Uma vez que conhecem bem a zona, imaginem umas noites de 7 para 8 de Dezembro a andar nessa serra...de doidos mesmo! :mrgreen: Uma delas, no meio de um medonho temporal com trovoada e tudo, descer do Chão das Pias para Fórnea onde alguns já não tinham luzes, outros já não tinham travões (ainda no tempo dos V-brakes)...que saudades de repetir...!
Uma outra vez descemos a encosta de Alvados e tivemos que regressar antecipadamente a Porto de Mós, sem fazer a prevista passagem pela Serra Galega por, devido ao frio, haver malta a entrar em hipotermia..! (mlouro, essa zona tambem foi feita numa das voltas nocturnas) ;)
Toda a gente dizia mal da vida e auto-intitulava-se doido por estar a alinhar naquilo, mas no dia seguinte toda a gente se ria da noite anterior e voltavamos lá no ano seguinte...Como costumo dizer, quando se ri do mal passado, é porque não foi tão mau como isso! :)

Adoro o parque e em especial a Fórnea...o meu "avatar" é prova disso! :)
Um abraço a todos e estimem a Serra!
Lino Silva
 
Last edited:

RTC

Super Moderador
Nozes, também ouvi falar muito bem dessa descida (Vale do Fôjo) que fez parte do raid de Minde. Disseram-me, uns amigos que a fizeram, que é um gozo do caraças!
Tenho aqui o track do Raid de Minde e brevemente, se o tempo permitir, dou lá uma saltada. Alguém alinha? :D
 

mikuno

New Member
Eu tambem era gajo para isso, mas o RTC anda comó caraças e eu sou tipo pra poucos quilometros! :mrgreen:

Rui Marçal, o trilho de que falas na pagina 2 era parte do antigo caminho de ferro das minas de carvão da Bezerra. O comboio ia pelo vale até ás minas e voltava pela actual ecopista. Ainda não tive a oportunidade de pedalar nela, mas cheguei a faze-la toda (de noite tambem) ida e volta e acredita que os cerca de 12 kms do campo de futebol da Bezerra até ao parque de merendas no topo da serra, do lado de Porto de Mós, quando ainda só tinha a pedra do caminho de ferro, dava cabo dos braços! :)

Essa tal cabana na encosta, antes do campo de futebol é um parque de merendas(pelo menos era, a ultima vez que lá passei) ;)
 

mlouro

New Member
também alinhava nisso, e este próximo domingo até parece que pode ser uma boa altura.. mas ainda não sei se tou livre :(
 

tinric

Super Moderador
Devias ter ido connosco :) no Sábado

O problema do "devagar"... são as diferenças de interpretação do conceito ou da palavra :) eheheh

Amanhã é Rainha.. mas de sabado a 8 é track do bom em principio de dia todo (a ver se não há avarias mecanicas que no ultimo um ficou sem cabo atrás e eu até levava um na mochila,... so que para a minha ht M não chegou para uma FS L ... e burros fomos, estava todo desfiado.. puxamos.. já não deu para voltar a meter...senão dava para puxar o desviador um bocado até à 7ª ou assim e já dava... resultado (quase uma hora à espera que uma loja abrisse.. e grande sorte aconteceu a 100 ou 200 metros do que presumo ser a unica loja de motas e bikes dali das próximidades (digo eu)
 

RTC

Super Moderador
Não posso Nozes, já estou inscrito na resistencia da Marinha Grande, um evento daqueles que tu gostas em termos de técnica: de 0 a 10... é um -5 ahahah :D
E no outro fds, vou para fora.
Mas, por exemplo, no 17/18 estou nessa!
 

Rui Marçal

New Member
Olá Hugo,A Scalpel está com tantas pulgas como o dono, já comprei 2 coleiras para as pulgas, uma para ela, outra para mim. O Marco foi agora comprar mais 2 coleiras, uma para ele outra para a Giant.Tinric,Eu e o Marco somos uns apreciadores da Chiqueda, aquilo tem uns sigles tracks de chorar por mais. Já lá fomos umas 4 vezes e levámos sempre malta a conhecer a Chiqueda. Para o fim reservamos sempre aquele single de uns 8km, sabes do que falo, lol...MMTS,Quando voltares a ver esse mesmo Ford ou um BMW preto com a Giant e a Scalpel com 2 tipos com um sorriso estúpido manda parar, ok? Somos nós.
 

diogo85

New Member
quando lá vais Rene????no raid de minde acho que a descida é a do Vale Graça...penso que seja essa...passámos lá no passeio de Alburitel....tenho marcas fisicas que comprovam a minha passagem por lá!!!!:)
 
Top