PNSAC 45km - No reino da Pedra

mlouro

New Member
Após 2 adiamentos, hoje segui eu e o Rui para mais uma visita ao PNSAC - o nosso parque de diversões favorito.

Desta vez começámos em Porto de Mós e decidimos seguir para Alcaria evitando o alcatrão. Para aperitivo e começar bem o dia, uma subida logo pela manhã para aquecer, mas não sabíamos bem o que nos esperava. Cerca de 1000m após começar a subir e com apenas 2.5km no percurso, já levávamos um acumulado de 165m, nunca tínhamos subido tanto num espaço tão curto, ainda por cima uma subida cheia de pedra característica da região e dificultada pelo orvalho. Resultado, sempre que aparecia a pedra a tração desaparecia, mas enfim, já devíamos saber que no PNSAC não há subidas nem descidas fáceis e com humidade a dificuldade aumenta na mesma proporção que o risco.

https://lh3.googleusercontent.com/-bSxCNTKyxe8/TtP4hf7SIOI/AAAAAAAAAXk/V2u8JIGiZas/s640/DSC00531.jpg
Vista do topo da subida, começámos lá em baixo à esquerda..

Com o corpo ainda a recuperar do esforço inicial, encontrámos o primeiro single, que ultrapassámos a algum custo devido aos vários drops e ao orvalho que ainda persistia.

Daí até Alcaria rolou-se melhor e cortámos na placa para a Fórnea, mas ainda não seria agora que íamos lá. Desta vez optámos por subir mais um pouco e percorrer um single muito divertido de 2km com sobe e desce constante que percorre a base da Costa de Alvados..

https://lh6.googleusercontent.com/-N6304M4ocUo/TtP4eleMS5I/AAAAAAAAAXY/Vz0AuNcqKYw/s640/DSC00532.jpg
Parados quase no final do single para reabastecer, com o castelejo à esquerda

Contornámos o Castelejo e seguimos pelo bosque rodeados de muros de pedra cobertos de musgo. O trilho algo técnico, não é ciclável nos primeiros metros, mas depois abre um pouco e torna-se um desafio técnico bastante interessante devido não só às rochas, mas em especial à humidade e ao facto de estar coberto por um manto de folhas. Da primeira vez que o fizemos desmontámos várias vezes, mas a descer consegue-se fazer sempre montado. Perto do final e após uma zona mais íngreme, o Rui lá decidiu tirar algum ar dos pneus pois estava a sentir alguma falta de tracção e no PNSAC uma queda mesmo que pequena pode ter consequências graves..
Em Orcário parámos numa tasca para abastecer com 2 croaissants recheados e 2 sumos. Desta vez não íamos fazer os melhores singles de Alvados, o objectivo era descer o Vale da Canada, mas para isso tínhamos que subir e optámos por seguir por outro trilho em single que não conhecíamos, mas que mais uma vez se revelou bastante técnico até chegar ao alcatrão, por onde subimos os últimos metros até próximo das grutas de Alvados.

https://lh3.googleusercontent.com/-DcDetT9-Mxs/TtP4v_GI48I/AAAAAAAAAYQ/Vb7Xv4GboEo/s640/DSC00538.jpg
Algures na subida..

Daqui até ao Vale da Canada, mais uma subida, mas desta vez em estradão (também existem afinal) e finalmente a descida em single..

https://lh5.googleusercontent.com/--XzG5jJlab0/TtP44dJ05jI/AAAAAAAAAY0/4r_BDXjPHkY/s640/DSC00542.jpg
Ainda no estradão, já com o Vale da Canada à vista

D ambas as vezes que fizemos o vale da canada foi no sentido ascendente, pelo que soube bem finalmente não precisar desmontar para a fazer :D
Infelizmente não deu para descansar muito, pois trata-se de mais uma descida à PNSAC com alguma rocha solta, e sempre com atenção redobrada.. e logo a seguir vinha a famosa subida do Patelo..
Na última vez e com menos km’s e acumulado nas pernas, apenas desmontámos uma vez. Desta vez eu não tive tanta sorte, mas o Rui estava decidido a melhorar a performance, só que acabou por perder tracção exactamente no mesmo local que da última vez. Sinceramente não conheço nenhuma subida tão díficil, 1km aos “esses” com média de 16% de inclinação e picos de 20%, cheia de gravilha, rochas soltas e alguns degraus e regos, tudo a que uma subida técnica tem direito.

https://lh6.googleusercontent.com/-X7-odxGT7as/TtP44DvmysI/AAAAAAAAAYw/7F7IGIxvMG0/s640/DSC00543.jpg
A meio da subida, desmontámos novamente no mesmo local e pela mesma razão.. e aproveitámos novamente para uma foto :)

Ultrapassada a maior dificuldade do dia, continuamos a subir até ao ponto mais alto, 585 metros de altitude a caminho da zona de lançamento de parapente de Alvados. Daqui já se avistava a encosta norte da Fórnea e da zona de lançamento conseguimos realmente sentir o quão pequeninos somos. É talvez a melhor vista do parque e conseguíamos ver quase na totalidade o percurso que tínhamos feito até aqui.

https://lh5.googleusercontent.com/-rYy8rTndkjw/TtP5LOVpGxI/AAAAAAAAAZw/o59q-EM87-0/s640/DSC00551.jpg
O castelejo à esquerda e o Vale da Canada ao fundo


https://lh5.googleusercontent.com/-Nh4Yv_jzCvE/TtP5ISPkz0I/AAAAAAAAAZo/Mulv2qNg6-k/s640/DSC00549.jpg
Vista sobre Alvados.. só com uma foto panorâmica conseguíamos dar uma ideia da sensação que é estar aqui..

Ficámos durante alguns minutos a apreciar a tranquilidade do local e descemos um pouco da encosta para apanhar aquele que é provavelmente o melhor trilho que já fizemos até hoje.

Um pouco mais de 1km e meio ao longo da encosta de alvados com o precipício de um lado e a serra do outro, revelou-se um trilho simplesmente divinal e só por aqueles minutos valeram todas as subidas que tínhamos feito até ali.. não há palavras nem fotos que lhe façam justiça... a natureza é simplesmente esmagadora!

https://lh3.googleusercontent.com/-vhka_G-zpFA/TtP5irBxLNI/AAAAAAAAAbQ/o2qDtcvFZvw/s640/DSC00562.jpg
O trilho ao logo do topo da Costa de Alvados.. é mais ciclável do que parece!

Com um grande sorriso na cara, lá seguimos para a fórnea, por mais um single entre muros de pedra.. acho que a abordagem à fórnea neste sentido é provavelmente a mais espectacular, pois temos sempre a encosta mais alta à vista e começamos a ver a cratera a abrir aos poucos.. mais uma pérola do PNSAC.

https://lh6.googleusercontent.com/-neuiYwcYrAc/TtP5nh10M5I/AAAAAAAAAbg/R1CDKrmBqEA/s640/DSC00564.jpg
Entre muros de pedra, já com a encosta da fórnea à vista

https://lh4.googleusercontent.com/-dV4YnAjqGcQ/TtP5rWprCoI/AAAAAAAAAbo/7uuzdS1mNeE/s640/DSC00565.jpg
Aproximação à fórnea

Uns minutos mais a apreciar a paisagem, e seguimos caminho contornado o cabeço da fórnea através da descida da barroca (?) que nos deixou os pulsos a arder e os discos dos travões a fumegar, e continuámos a descer para a localidade de Ribeira de Cima, pelo mesmo caminho onde da última vez apanhámos 40º a subir.. desta vez a descer soube muito melhor, e até a ribeira já levava água..


Já perto de Porto de Mós, voltámos em direcção à localidade da Bezerra, onde passámos por parte da antiga linha de caminho de ferro que não foi transformada em ecovia, e depois seguimos pelo vale da fonte (?), novamente a subir até à localidade da Bezerra. Este troço, alguns km’s, quase sempre a subir, mas com algumas zonas mais rolantes, até foi relativamente fácil, excepto na parte final à passagem pela “cabana do elias” onde apanhámos mais uma subida íngreme que chegou aos 22% de inclinação, com pedra solta e alguma humidade.

https://lh4.googleusercontent.com/-xD21BYj4YnI/TtP52NogT7I/AAAAAAAAAcM/h5JRJlDhGlU/s640/DSC00570.jpg
Vale da Fonte..

Chegados finalmente à ecovia pelo lado do campo de futebol, fomos descendo até à zona dos Moinhos, onde tínhamos a a última súbida do dia..

https://lh3.googleusercontent.com/-D8ICCdfpc08/TtP6IIejtkI/AAAAAAAAAdM/ylz0qo3xbS4/s640/DSC00579.jpg
Ecovia

https://lh4.googleusercontent.com/-erozsFGtnSg/TtP6Uae3x5I/AAAAAAAAAd4/4hIUZZElMO8/s640/DSC00582.jpg
Túneis do antigo caminho de ferro mineiro

logo no ínicio da subida foi bom ver um grupo de crianças a reflorestar a zona com o apoio do ICN.. até ao topo da serra mais uma subida daquelas até chegármos ao marco geodésico.. daqui até à base da serra em Ribeira de Cima, foram 1.5km de pura adrenalina num single cheio de degraus atrás de degraus e que atravessa a linha de caminho de ferro 3 vezes... se a descida da Fórnea foi má para os pulsos, esta acabou com os braços por inteiro..

https://lh6.googleusercontent.com/-IH5n0Ju6AuE/TtP6XN3KRiI/AAAAAAAAAeA/AOkRJvt-UUM/s640/DSC00584.jpg
No topo dos moinhos

https://lh5.googleusercontent.com/-7s8-Mk7WiWE/TtP6YaI4pyI/AAAAAAAAAeI/XtulhkF6PmA/s640/DSC00585.jpg
Ínicio da descida final

Chegados lá abaixo, até ao carro foi sempre a direito, mas ainda parámos para abastecer de uma tosta mista e um galão e sair do PNSAC com mais um grande sorriso na cara :)


No final, ficam para a história os 47,3km e 1311m de acumulado, 4h e 39m a pedalar, aquele que é o melhor percurso que fizemos até hoje!


Track:
http://www.gpsies.com/map.do?fileId=wzrflgmipriycvxn
 
Last edited:

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Bela zona para pedalar, PNSAC

Oh Rui, convida lá o teu pessoal, que já devem saber, para o Passeio Cannondale, gostava da vossa companhia...

Já pedalei com uns amigos pela zona, a malta juntou-se cá em baixo, ainda eramos uns quantos, foi nos Bombeiros, não me recordo de onde eram, era perto de uma Estrada Principal, até tinham suportes para as bikes, lá de cima a vista é fantástica, ver cá em baixo a paisagem, fabuloso
 

Rui Marçal

New Member
A próxima edição da Cannondale eu ajudo-te se for para fazer este percurso. Podemos optar por uma versão mais curta, mas esta é excelente. Só que demora umas boas horas e a bom ritmo. É necessário alguma técnica e pernas pois é puxado, tens subidas que demoram 20m e são muito técnicas e com inclinações bem altas.

Tens singles que te dão cabo dos pulsos devido à quantidade de drops seguidos, pedras, degraus e tudo o resto, lol.

Depois tens uma vista de arregalar os olhos.

E fica a promessa de lá voltar em breve e tentar melhorar mais o percurso, pois há pelo menos um single muito tramado de ser fazer e perigoso que devemos evitar.

Talvez para a próxima haja direito a video.
 

DEL9JUMBO

Member
Parabéns pelo excelente foto-report!!
Já há algum tempo que ando para ir pedalar nesse PNSAC...
Tenho vários tracks da zona, mas o primeiro que irei fazer vai ser esse!!

Abraço e boas pedaladas...
 

Rui Marçal

New Member
Obrigado.

É realmente muito bom, excelente. É muito técnico com grandes subidas. Aconselho a ir em breve antes que chova mais, pois os ribeiros já começam a levar água e há duas ou três partes que quando chove muito são atravessadas por ribeiros. Outra coisa, não vás quando choveu à uns dias atrás ou muito de manhã. Com a humidade é impossível por lá andar, não qualquer tração a subir e a descer o risco é muito alto. E cair por onde andámos não é nada saudável pois há encostas na vertical com 300m de profundidade, um gajo se cair dá para dizer 10 marcas de tabaco antes de chegar ao fundo, lol.

Entretanto se o tempo ajudar fica prometido que vamos lá voltar e melhor este track em 2 ou 3 sítios...
 

prodrigues

New Member
Que bela reportagem meus senhores, algumas dessas fotos fizeram-me relembrar um dia de grande coça...

Temos que combinar uma nova ida a essa serra!

Abraço
 

Rui Marçal

New Member
Pedro,

Estás outras vez com comichões? Para levares mais uma coça?

Segundo o Marco esta volta foi muito melhor que a outra que fizeram.

Já encomendaste a Scalpel? Sei onde estão 2, uma 3 de 2011 vermelha que deve ter 25% de desconto e uma 2 de 2012 igual à minha.
 

prodrigues

New Member
Realmente a ultima vez que fui para aquela serra foi um dia de puro BTT, agora imagina o que foi fazer aquele percurso montado numa rigida... Deus me livre!

Então diz lá onde estão essas Scalpel´s aqui ou se quiseres manda por mail.
 

RTC

Super Moderador
Depois de dar uma olhada no vosso track, como conheço relativamente bem o PNSAC foi sem dúvida uma bela volta que me dá um enorme vontade de ir fazer um dia destes.
Obrigado pele partilha! ;)
 

Rui Marçal

New Member
RTC,

Sempre às ordens e visto que conheces bem a zona e nós ainda só lá fomos algumas 4 vezes, aconselha aí os melhores sítios, diz localidades e onde se situam mais ou menos pois queremos melhorar mais ainda o que já temos.

Obrigado Nós.
 

MMTS

Member
bela reportagem não fosse ela no meu quintal:) moro em Porto de Mós e é sem duvida uma zona espetacular:eek: parabens e apareçam sempre
 

Rui Marçal

New Member
Olá MMTS,

Tens um quintal do caraças, aquilo tem por lá pedra que nunca mais acaba.

Já agora a rapariga que nos atendeu no bar no vosso belo jardim foi muito simpática e tem umas tostas de atum muito boas e ainda pudemos entrar para dentro do bar de bike, lol.

Aquele single track final que vem lá de cima dos moinhos e atravessa a ecovia é demais, partiu-me os pulsos todos, lol.

Na subida pela ecovia passamos por uns caminhos que penso pertencerem à antiga linha de caminho de ferro mas que não estão arranjados como ecovia, pertence à antiga linha de caminho de ferro?

Outra coisa, nessa mesma subida, cerca de 1km antes do campo de futebol há uma cabana a meio da serra, o que é aquilo, um bar? Havia por lá pessoal.
 

Rui Marçal

New Member
Obrigado Cagaréu,

Sempre que se justificar iremos fazê-lo se o Inverno deixar. Vamos explorar estas serras até ao tutano, depois mudamo-nos para a serra de Aires.
 

luis.andrade

New Member
Olá Rui,
Excelente reportagem.
Felizmente tenho a sorte de ter o PNSAC mesmo à porta. Sou de Fátima e as minhas 'voltinhas' preferidas têm sido percorrer o PNSAC desde o Bairro até Porto-de-Mós. É verdade que ainda não conheço muito pois iniciei-me nestas andanças há pouco tempo, mas ter um quintal destes dá um gozo do caraças. É mesmo o "Reino da Pedra". Acho que conseguiria pedalar todo o ano sem repetir o mesmo percurso!
 

Rui Marçal

New Member
Vlad.Tempest,

Também me parece que é um quintal ainda com muito para desbravar. Mas tenho ainda uns anos antes de me reformar.

Boas pedaladas.
 

tinric

Super Moderador
EXCELENTE (com letra grande mesmo) eu que até conheço bastante bem a zona (mais para sul verdade seja dita), mas... há ai uma parte que passamos quando vamos para Fátima (aquela descida sepenteada brutal nunca mais se esquece)... já vou juntar este a outros tracks que tenho mais a sul ...

Deram-me aqui mais uma ideia para mais um dia cheinho de BTT a sério :) tenho que fazer muitas contas... pois isto a sair da zona de arranque normal dá uma estica do caraças.... mas tenho que vos dar os parabéns e agradecer a partilha.

Brutal mesmo... muita imagem para mim até agora desconhecida que garantidamente vou ver com os meus olhos muito em breve :)
 

tinric

Super Moderador
que lol

trackx.jpg


juntei os dois tracks... o que fizemos no sábado e este vosso... eheheh andamos mesmo a roçar as quinas do vosso track... amanhã tenho o track pronto a juntar a este vosso... ah tenho tenho ... :D
 
Last edited:
Top