Pneus para resistir à pedra.

edumad

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Daqui a pouco estou a precisar de trocar de pneus. Comecei a rolar nos trilhos do PNSAC, estou na área de Alcanena.
Tenho uns Maxxis Larsen 2.1 atrás e uns Merida 2.1 à frente.
Noto que os pneus se desgastam mais rápidamente. Os Maxxis sempre tiveram boa tracção, mas o composto soft desaparece rápido, especialmente nesta zona onde até o asfalto é como levar um gratinador aos pneus.

Estou a pensar manter 2.1 atrás e 2.1-2.2 à frente. Sou pesado, por isso não posso baixar demasiado a pressão. Também já percebi que nestes terrenos é impossivel arranjar um pneu que funcione sempre.
Em tempo seco, é muita pedra aguçada e cascalho. Em tempo molhado, é barro e pedras super escorregadias.

A minha principal preocupação é resistência aos pisos agressivos e furos. Não porque vai ser esse o uso exclusivo, mas porque quero que durem mais.

Tive uns Hutchinson Rock 1.95 que duraram imenso, mesmo em pedra, só falhavam em termos de tracção de vez em quando (nunca perigosamente).
Por isso interessou-me o combo Hutchinson Toro (frente) e Pyhton (atras), em promoção na Decatlhon. Não sei se serão uma boa combinação para os trilhos de cá, nem tão resistentes como os Rock.

Sugestões?
Peso não é factor, wired ou não tanto faz.
Preferivelmente até 50€ o par.
 

SeteGu

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Quando vi o titulo pensei que fosse resistência a nível de cortes. Aí o tubeless seria uma mais valia.

Não me parece que os pneus se desgastem mais depressa nesse tipo de piso... e os Larsen já duram bastante. Os Merida não sei...

Outro pneu que dura bastante é o Smart Sam.
 

DriveMe

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Boas.

Os Maxxis, se forem 42a, agarram bastante mas também se desgastam depressa.
Os Larsen são pneus para rolar, com os tacos curtos. Na versão 42a, é normal que o desgaste pareça rápido.

Se estás contente com o pneu, podes tentar um composto mais duro, ou até um pneu semelhante. Dá uma olhadela nos Ignitor ou Crossmark (dentro da Maxxis).
Dá uma olhadela no tópico dos pneus.

Considera a montagem em tubeless, se vais trocar de pneus. Por pouco mais de 50 euros consegues comprar dois pneus tubeless (Probikeshop, p.e.).
 
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Nozes

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Para andar na pedra,evita pneus com tacos muito altos,vão ter menos aderência.

Dos pneus que aqui foram referidos,eu optava pelos Hutchinson Python ou os Maxxis Crossmark em 2.25. Não há nenhuma vantagem em usar pneus estreitos neste piso.
 

Jocas22

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pra mim pra andar em cima da pedra nao ha como um bom par de rocket ron em termos de aderencia. Em termos de resistencia é comprar uns snake skin.
 

SeteGu

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Os IRC Mythos na frente até em pedra seca escorregam bastante... para trás podem desenrascar mas para usar à frente nunca.

Nos RoRo é completamente obrigatório que sejam na versão snakeskin e mesmo assim não sei... A versão Liteskin nesse modelo é estupidamente frágil.

Mas isto dos pneus também varia muito de pessoa para pessoa...
 

Hardskin

Well-Known Member
Sendo o que eu gasto, os Hutchinson são no geral pneus muito resistentes tanto no piso como nas laterais. Mas para mim é sempre a versão Hardskin e os que andam na burra são os COUGAR 2.4. A confiança que me oferecem e a polivalência em terreno compensa o facto de não serem muito rolantes. Os TORO são mais rolantes com boa grip e melhores a evacuar lama mas tenho a sensação que se desgastam um pouco mais mesmo tendo em consideração que o piso é mais baixo. Já os PHYTON nunca usei como pneu rolante preferindo o COBRA para uso traseiro mas só nas estações mais secas.
 

edumad

Member
Pensando bem, se calhar sacrifico durabilidade para manter grip à frente e vou por durabilidade e rolamento atrás.
Que vos parece um Schwalbe Smart Sam 2.1 atrás (parece rolante)
e à frente: Rocket Ron 2.25 ou Crossmark 2.25

Recomendações entre estes? Estarei enganado quanto a estes cumprirem o que quero?
 

SeteGu

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Quanto ao smart sam... se quiseres poupar uns trocos e não usares em Tubeless compra a versão de arame (wired) visto que a diferença de peso para a versão "folding" é quase nula. Eu tenho essa versão (wired) na Sirla e um amigo meu fez mais de 10.000 kms com esse pneu à frente (e atrás mas não durou tanto) sem qualquer stress apesar de não haver na versão "Snakeskin" que é um pouco mais reforçada mas ainda com um peso em conta.

Se quiseres jogar pelo seguro há o Smart Sam Plus que supostamente é muito resistente (tem 3mm de proteção extra na zona superior) mas também tem um peso a condizer (quase 900g).

Mesmo não usando tubeless aconselho colocar liquido anti-furo nas câmara e cuidado com as pressões baixas (pode trilhar/rasgar as mesmas).
 

passosk58

Member
Eu apanhei uma alta promo na Decathlon para trocar a treta que tinha dos Sch. Rapid Rob..

Comprei uns Michelin Wil Grip Tubeless Ready 27.5 - 2.10 para tras e 2.25 para a frente por 15.99 + 22.99!! Nem 40eur pelos 2! Relação qualidade preço acho que encontras pouco por aí assim!
 
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ELCUPRA

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Boas que acham destes preços na probike maxxis beaver 29 2.0 24.90euros e os maxxis ignitor 29 2.10 26.90euros ? em termos de peso rondam as 600gr talvez menos
 

davidream

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bOAS!
O beaver 2.0 para esse peso deverá ser o EXO TR, para trás pode ser boa opção.
OBS: Nas características do pneu diz:"Wet and mud conditions " :confused: para esta altura do ano..não sei.
Uma review aqui:
https://bikemagic.com/bike-components/maxxis-beaver-2-0-29er-exc-tyre-review.html

Fala eventualmente da fragilidade das laterais do pneu...:(
Para a frente o Ignitor é uma óptima opção,mas cuidado com a medida!!comprei 2.1 EXO para a minha 26,mas o pneu é muito fininho:mad: vê com cuidado,talvez para 29 tenha mais largura,mas confirma.
OBS:Versão EXO/TR obrigatório!!
OBS2:pneus para pedra e afins,da minha experiência pensa sempre de 660g para cima:exacto:
Cumps
 

SeteGu

Active Member
No que toca à largura convém ter atenção ao ETRTO.

Quanto à resistência todas as marcas têm as suas tecnologias com objetivo de aumentar a robustez dos pneus. No caso da Maxxis creio que seja o EXO.
 

Hardskin

Well-Known Member
Atendendo ao tópico, em pedra é para esquecer qualquer pneu desta marca que não tenha um piso para Enduro.
Ainda ontem cortei um Maxxis Ikon, fornecido com todas as protecções oferecidas pela marca. O High Roller frontal passou e não sofreu nada...
 

Jocas22

Active Member
é mais facil romperes um de tras que da frente da minha experiencia. Independentemente do pneu em causa.
 

SeteGu

Active Member
Concordo, Jocas22.

E há sempre o fator sorte/azar.

Mas sim... por vezes os modelos endureiros são mais reforçados, por natureza, que os de XC.

EDIT: Por exemplo, na Schwalbe, a tecnologia Snakeskin não é igual para todos os modelos. Depende da vertente a que se destina o pneu.
 
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Hardskin

Well-Known Member
É que só com um reforço interno vou poder utilizar aquele pneu. Na zona do piso é mesmo muito estreito em espessura e mesmo a suposta protecção lateral é muito fraca.
Quando estes forem à vida vou voltar à Hutchinson. São muito superiores em resistência, mesmo em pneus mais rolantes e o Hardskin é uma protecção lateral digna dessa classificação.:)
 

Jocas22

Active Member
se o pneu estiver com o track bom, remendo por dentro, nao vale a pena deitar logo pro lixo, ainda sao caros.

Acho que desde que passamos pras 29er os pneus recuaram muito em qualidade a tentar que o peso fique baixo. Nas 26er nao notava tanta fraqueza na construccao dos pneus. Pelo menos da minha experiencia.
 

AntónioSouza

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A minha escolha actual é ardent 2.4 frente e crossmark 2.25 atrás, ambos TR EXO, até agora levam uns meses com tratamentos bons de pedra e não se queixam.
Os michelin grip r da decathlon gastam bastante depressa e não aconselho para essa zona, só são razoáveis em pisos mais macios.
 
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