Pitch!

SeteGu

Active Member
Era só a parte de fora. Solução: Rebentar a bolha e meter um remendo. Aparentemente está bom.

Foi o Nuno da Ofimoto que me safou.
 

SeteGu

Active Member
Voltei à Lousã para testar o "novo" espigão telescópico e repetir o FOX deste ano mas com um tempo/terreno menos agreste.

É de 100mm mas fica mesmo no ponto (quadro S). É um Crank Brothers.





Hoje olhei para o aro e tinha lá uma pedra "encravada". Não faço ideia de como foi lá parar...



Os Schwalbe Nobby Nic são excelentes pneus mas já andam com demasiadas cicatrizes. Tive 3 na versão anterior e nunca tive qualquer razão de queixa. Oxalá que os tacos laterais ainda se aguentem uns bons tempos.





Para quem usa os Hans Dampf... acontece o mesmo?
Tendo eu aros de 19mm (e convertidos a tubeless) será boa ideia usar uns 2.35 num aro tão fino?
 

SeteGu

Active Member
Obrigado. Quem conheço que use HD só me tem falado bem... mas quanto mais opiniões melhor. Até porque só passado algum tempo é que estas marcas começaram a aparecer.

Por outro lado sei de quem use este pneu (novo NN) e tenha acontecido o mesmo...
 

OPEN

Member
Brothers.

Para quem usa os Hans Dampf... acontece o mesmo?
Tendo eu aros de 19mm (e convertidos a tubeless) será boa ideia usar uns 2.35 num aro tão fino?

Os Hans danpf foram os meus pneus de eleição durante dois/trés anos. Mas depende muito de um equilíbrio entre tipo de piso, "piloto" e da pressão que usas. É quase como afinar um amortecedor ao teu andamento!

O que me fez desistir desse modelo foi precisamente o facto dos tacos rasgarem. Ou seja é o que mostras na foto, mas em vez de rasgar o pneu junto ao taco, rasgava a parte interna dos tacos. Olhava para o pneu, parecia novo mas levantava os tacos e estavam todos cortados. Isto no pneu da frente, por outro lado dava uma segurança em curva brutal, mas duravam pouco tempo a 100%.

Como pneu de trás é um pneu "pastelão" quase que dá vontade de encher cada vez que vais subir mais de 10minutos!

Agora num aro com 19mm (medida interna???) um HD 2.35 vai ficar muito balão e não vais usufruir do pneu na totalidade, vais ter de andar com mais pressão que o habitual e podes não gostar.

Já agora quanto pesas? Falaste atrás em 2 bar e pouco...
 

SeteGu

Active Member
Tem de ser Hardskin! Os trilhos daí são do melhor. Fica de recordação.

OPEN
Eu dou-me muito bem com os NN quer em curva quer em travagem. Tanto que já é o 4º que tenho (1º na nova versão). Mas só não uso os HD precisamente pelar largura (interna) dos aros ser tão pouca. E curiosamente estas são as rodas que equipavam as Giant Trance (roda 26) de origem.

Talvez me tenha explicado mal mas apenas uso à frente. Cheguei a usar nas duas rodas e também não gostei tanto (além de que derretem num instante). Atualmente atrás tenho um Kenda Nevegal 2.1 nas lonas e o NN 2.25 à frente. Costumo usar 1.6-1.8 à frente e 2.0 bar atrás e peso 55-60 kg.

Estás-me a dar uma má noticia...

EDIT: Já agora... o que usas agora à frente? E tem um comportamento igualmente bom?
 
Last edited:

OPEN

Member
Mas a questão aqui é que estás/estavas a considerar o HDanpf para a frente?

Olha eu usei, mas já há muitos anos (8/9) o NNick e na altura adorava o pneu, mas não fazia nada do que faço hoje (velocidades; pressões).

Hoje em dia um pneu que recomendo a qq pessoa é o maxxis high roller na versão exo protection max terra 3c para a frente. Dura e dura e olha que sou bastante mais pesado que tu!!!

edit: Já experimentaste usar uma pressão mais baixa a trás? Acho muito para o teu peso, mas tb não conheço o pneu.
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Sim, para a frente. Aí já passava o NN para trás só para o acabar de derreter (como faço com a maioria dos pneus). O KN ia para o lixo já que está nas lonas.
Mas enquanto o NN se for aguentando vou mantê-lo na frente e não compro nenhum outro.

A minha ideia é que o HD é um pouco mais resistente. Em 2.35 os HD são mais pesados (quase 100g) e nota-se que, por exemplo, a proteção lateral snakeskin é mais "aguçada".

O pessoal fala-me todo bem da Maxxis mas as más experiências que tive foi sempre com pneus essa marca... mas eram de um outro tipo: Larsen TT e Ranchero.
Atrás uso 2.0 porque é só um 2.1 e tenho sempre receio de, numa mocada maior, atingir o aro... mas posso experimentar baixar um pouco.
 

OPEN

Member
A versão que te falei, para roda 26, só existe em High Roller II - 26X2.30 3C MAXX TERRA 3C/EXO/TR.

É caro, mas vale bem a pena. Mesmo num aro de 19mm é um pneu que os tacos é que fazem a largura, ou seja, não tem um corpo muito grande; também significa menos volume de ar (não pressão de ar) mas és leve...

Essa ideia de mudares de marca por má experiência com um ou dois pneus, e falo por experiência própria, é um erro. No tempo em que usava pneus 2.0 ou 2.1 tive dois cross mark que tiveram precisamente aquelas bolhas que referes uns post atrás. E isso levou-me novamente para a schwalbe e depois voltei à maxxis.

Nada melhor, havendo €€€, ir experimentando...
 

SeteGu

Active Member
Foram 3 Larsen TT rasgados... 2 em fim de vida (ainda desculpei) e 1 quando era novo (fartei-me). Ainda tinha um 4º mas despachei-o logo numa bike que vendi.
Disseram-me que devia experimentar outro modelo (e que a Maxxis em termos de resistência era das melhores) e fui para o Ranchero. Fiz "meia dúzia" de kms e também rasguei.

E hoje em dia os meus pneus sofrem bem mais do que naquela altura.
Já tive 3 NN e tenho o Kenda Nevegal sempre sem qualquer stress. Na outra bike (que também tem outro uso) tenho um Schwalbe Smart Sam e um Michelin Country Mud e sempre sem problemas.

Mas sim... esse pesando 840g tem obrigação de ser resistente (mais 75g que o HD 2.35 snakeskin e mais 160g que o NN 2.35 snakeskin). E tendo 58mm de largura é praticamente como os Schwalbe 2.25 (57mm).

EDIT: Por acaso com um IRC Mythos também tive o mesmo problema:
 
Last edited:

PedroTenreiro

Active Member
Toda a gente fala bem dos HD. Já eu, não gosto nada do pneu. Principalmente usando na frente. Acho que tem pouco apoio lateral e por isso não me dá lá muita confiança. Tenho uns na versão mais básica (performance) mas acho que a minha opinião se manteria noutras versões superiores. Como pontos positivos, tenho a realçar a robustez que, embora não sendo imunes, se portam mto bem até a data para um mero pneu kevlar convertido a tubeless...
 

SeteGu

Active Member
Na questão dos pneus nunca há consensos. :)

Já agora aproveito para acrescentar que pela primeira vez esgotei o curso da suspensão na Lousã (desde que está com 140mm) e foram logo umas 3 vezes nas PEC´s 4 e 5. Nada de violento mas deu para sentir a suspensão a "bater".

O problema é que com mais ar começa a não ser tão sensível mas se calhar da próxima vez (na Lousã) terá de levar mais qualquer coisita. Tem andado com cerca de 20% de SAG.
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Deixei (pelo menos temporariamente) os pedais de encaixe:
WP_20161004_002.jpg


Decidi experimentar uns pedais de plataforma. Depois darei feedback.
 

FMCurto

Active Member
Já agora aproveito para acrescentar que pela primeira vez esgotei o curso da suspensão na Lousã (desde que está com 140mm) e foram logo umas 3 vezes nas PEC´s 4 e 5. Nada de violento mas deu para sentir a suspensão a "bater".

O problema é que com mais ar começa a não ser tão sensível mas se calhar da próxima vez (na Lousã) terá de levar mais qualquer coisita. Tem andado com cerca de 20% de SAG.

A Epicon é mola asistida a ar ou só ar?Se for a primeira podes por mais uns 10ml de óleo, se for o segundo podes tentar arranjar uns tokens feitos á medida (eu fiz uns impressos em 3D): reduzes a câmara de ar e tens um efeito de compressão maior mais ou menos no ultimo 1/3.
 

FMCurto

Active Member
Se funciona com pressões de 5bar para cima é só ar, se for na banda dos 2 ou 3 bar é mola assistida a ar. A Suntour teve uma abordagem um bocado diferente aos tokens, eles têm um topcap com uma esponja que tens de cortar à medida que queres :)

wpwgRT9.jpg
 
Top