Pequeno empeno

NEROSTAR

New Member
Viva pessoal !

Após alguns treinos com a minha Lycan 2.0 2012 , constatei que a roda da frente tem um pequenino empeno ( nada que dê para raspar a roda no quadro ) mas quando faço rodar a roda em movimento livre consigo reparar nuns deslizes relativamente á posição normal de rodagem ( pequenos ) . Além disso , apareceu-me um som que se assemelha a uma campainha ( bastante baixo ) quando pedalo com mais força . Alguém me pode ajudar a solucionar os problemas ?
A pedaleira e as rodas são de origem , respetivamente , XT e SHIMANO WH-MT65 tubeless como podem ver no link relativo á minha bike : http://www.ktm-bike.pt/produtos.php?cid=1&sub=9&col=3&pid=199&lang=pt
 

NEROSTAR

New Member
Já agora , quando as vossas empenam ( penso que depois de alguns saltos e grandes descidas em paralelo é natural ) , mesmo que seja empeno pequenito vão logo arranjar ou deixam andar ?
Abraço.
 

emsfc

New Member
Esse som que se assemelha a uma campaínha parece-me ser o disco do travão a raspar nas pastilhas...
Para resolver basta ajustar a posição das maxilas. Tens por aqui no fórum vários tópicos sobre isso. No youtube também encontras vários videos a explicar.

Abraço,
 

jpfuturo

New Member
Vou aproveitar este tópico para tirar uma dúvida...

Ontem tive uma queda, em termos de danos (pelo menos visíveis) só raspou o punho esquerdo da bicicleta. Cheguei a casa e fui inspecionar a bicicleta para ver se havia algum problema que não fosse visível. Lembrei-me de ver se as rodas tinham empenado - o que duvido pela forma como foi o tombo. Neste momento a roda da frente está a rolar assim:

https://www.youtube.com/watch?v=LRHtoYEstrE

Como a bicicleta só tem 15 dias e 100kms não faço ideia se sempre esteve assim, nem tão pouco sei se isto é normal. Isto é considerado um empeno? Se sim, dá para compor?

Obrigado pela ajuda, mas os meus conhecimentos ainda não chegam para conseguir opinar sobre este problema!
 

gfrmartins

Active Member
Pode ser apenas o pneu ou pode ser empeno, o que eu fazia:

- Tirava a roda e colocava novamente e verificava se estava bem encaixada;

- Pegava em duas abraçadeiras de plastico e colocava uma em cada lado da suspensao e cortava rente à jante e ia rodando para ver se numa zona especifica roça a abraçadeira e para poder verificar se a jante está empenada

Se estiver e se não te sentes à vontade e não tens as ferramentas necessárias levava a uma oficina para apertarem os raios. Se estiver deve ser só uma questão de ajustar a tensão dos raios
 
Last edited:

pratoni

Active Member
Isso está Empenado mas nada que não se resolva...

O próprio pneu pode estar a fazer com que pareça pior do que é...
 

bttsempre

Member
Na terça-feira excedi-me num sprint e parti um raio. A roda ficou logo empenada.
Numa loja, por 4 euros, colocaram o raio e desempenaram.
Não vale a pena andar a protelar! O empeno aumenta e depois é mais difícil desempenar!

Boas pedaladas!
 

jpfuturo

New Member
Obrigado pelo esclarecimento, de facto desconhecia se isto seria normal ou se teria mesmo empenado. Vou tratar disto ainda esta semana! :)
 

camponubla

Well-Known Member
Eu andei com o pneu da frente mais o menos como tu. No meu caso é o pneu que estava "empenado". Esta semana quando levei a roda para desempenar (desta vez empenou mesmo a roda devido a umas quedas que tive) tiraram o pneu o voltaram a por e ficou muito melhor (ainda nota-se qualquer coisa).

Como disseram, verifica que não seja só o pneu.
 
Top