Parkpre - Mountain Comp - SS

derfred

New Member
Boas!

Já há alguns dias que me andavam a martelar para meter a minha Parkpre de 95 em Single Speed... heheh

Bem, no domingo á tarde não tinha nada para fazer e decidi olhar para a bike e fazer umas contas rápidas, deu nisto:





A ideia foi ver se gosto de andar nisto e fazer a coisa gastando o minimo. e gostar logo compro um Salsa ou um Surly... talvez até me aventure numa de roda 29"

Este quadro é de aço cro-moly e pesa uns 2600 gramas, pesa 3000 com o eixo pedaleiro (que não consigo tirar nem por nada!)



Ainda não experimentei a bike na serra mas pelas voltas que dei aqui no asfalto já dá para ver que com 34-18 a coisa não vai ser facil. a velocidade de cruzeiro deve ser na ordem dos 20 km/h o que favorece o apreciar da paisagem... hehe


A pedaleira é uma shimano lx de 96 adaptada para SS:



Aqui pode ver-se o esticador home-made



Mas o que gosto mesmo nas SS é não ter quase nada em cima do guiador!!



Hoje ou amanha vou dar uma volta com isto no mato, depois logo vos conto como foi ...heheh

Alguem tem uma forqueta de 430 ou por aí que queira vender baratucha?
 

RTC

Super Moderador
Re: Parkpre "não sei o modelo" SS - Buéda fixe!!

Isso é uma Mountain Comp :D

Grande máquinas...

Tive uma, de cromoly também mas salvo erro de 1997. Já tinha uma "fantástica" RST.
Era dourada. :)
 

sinais

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gostei particularmente do esticador, talvez um pouco de cor não lhe fizesse mal :mrgreen:

Acho que temos o mesmo problema:
derfred said:
...com o eixo pedaleiro (que não consigo tirar nem por nada!)
 
Simples, mas muito bonita :mrgreen:. Quanto ao esticador "na minha opinião" fica aí mal :shock:, mas aplaudo a genialidade :ideia:. Tens a mesma filosofia que eu: vou montar, vejo se gosto e depois evoluo :lol:

Um Abraço
 

derfred

New Member
António Costa said:
Tens a mesma filosofia que eu: vou montar, vejo se gosto e depois evoluo :lol:

Hehe :mrgreen: é isso!

sinais said:
gostei particularmente do esticador, talvez um pouco de cor não lhe fizesse mal :mrgreen:

:p vou pinta-lo com caneta de feltro :mrgreen: :mrgreen:

Vou tentar retira-lo usando uma cremalheira de 16 dentes, a ver o que dá

neste quadro, como está muito mau de pintura sou capaz de arriscar dar calor com o maçarico a ver se solto o eixo pedaleiro...

RTC said:
Isso é uma Mountain Comp :D

Grande máquinas...

Tive uma, de cromoly também mas salvo erro de 1997. Já tinha uma "fantástica" RST.
Era dourada. :)

Oi!

Obrigadão pela dica!! :lol: acho que esta é de 95 e nao de 96 como eu tinha dito e se bem me lembro tamem trazia uma rst que ao fim de uns anos ficou com os elastómeros estragados.

________


Obrigado a todos pelo apoio!
 

derfred

New Member
Primeiras conclusões:

Primeiro tenho de dizer que andei na serra de Sintra o que á partida não é o melhor sitio para se andar com uma SS, ainda assim não foi tão mau como pensei :mrgreen: :mrgreen:

Saí de casa no Algueirão, fui até sintra, entrei na serra em monserrate, subi até aos capuchos, só apeei a 20 metros do fim da subida antes da barragem que é a penultima subida antes de se chegar aos capuchos.

Chegado aos capuchos fui ao cruzamento e desci até á mula, ao chegar á barragem pelo lado esquerdo não passei o portão virando á esquerda em direcção á subida dos jeeps, aí tive de apear na ultima subida antes do campo de paintball, esta subida é a pique e é de pedra solta, ás vezes até com a epic tenho de por o pé no chão!!

Subi o estradão dos jeepes até ao segundo portão do trilho maravilha e fui até ao terceiro portão pelo trilho maravilha, no fim saí para o asfalto e regressei pela pena.

Foi uma volta de uns 25 km feita em cerca 1:30 cm um acumulado de subida bastante razoável de uns 700 m

Obviamente que uma SS não é uma bike de grande rendimento, a grande piada, pelo que me pareceu é a grande simplicidade de funcionamento e a impossibilidade de se andar depressa, obrigando-nos a apreciar a paisagem.

Tenho ainda que aperfeiçoar a técnica de subida e ganhar força nos braços para aguentar as descidas mas para já estou satisfeito com a experiencia...
 

350plus

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Boas,

Bela bike "clássica" e boa descrição de uma volta inaugural em SS. Acho que tua abordagem relâmpago de construir uma SS é o ideal para experimentar. Agora sim, que já tens a certeza que o bichinho mordeu, podes pensar em encomendar coisas mais especializadas, embora esse esticador esteja muito bom e original, nunca vi nenhum com esse tipo de mola. :wink:
 

indy

Member
Parabéns pela tua recente experiência :)

derfred said:
Primeiro tenho de dizer que andei na serra de Sintra o que á partida não é o melhor sitio para se andar com uma SS

Só não percebi foi isto :shock: Então porquê?
 

derfred

New Member
350plus said:
Boas,

Bela bike "clássica" e boa descrição de uma volta inaugural em SS. Acho que tua abordagem relâmpago de construir uma SS é o ideal para experimentar. Agora sim, que já tens a certeza que o bichinho mordeu, podes pensar em encomendar coisas mais especializadas, embora esse esticador esteja muito bom e original, nunca vi nenhum com esse tipo de mola. :wink:

hehee.. é isso, assim se não desse certo tambem não me saía muito do bolso...

Já arranjei maneira de nao ter de usar esticador, troquei o prato rotor por um de 32 e atraz mudei de 18 para 17.

A corrente está um nadinha apertada, quanto tempo demorará a esticar até ao ponto certo?

Obrigado pelo apoio!

indy said:
Parabéns pela tua recente experiência :)

derfred said:
Primeiro tenho de dizer que andei na serra de Sintra o que á partida não é o melhor sitio para se andar com uma SS

Só não percebi foi isto :shock: Então porquê?

Posso estar a fazer confusão mas cho que estive contigo e com o remi no fim das 24 horas, eras tu não eras?

Pois, é que sintra é um bocado a pique, provavelmente um sitio com subidas mais soft será mais agradável para andar de singlespeed mas mesmo assim não foi critico, um bocadinho a pé um bocadinho andando e a coisa vai ... foi! ....hehehe
 

indy

Member
Não, não era eu nas 24H :)

Quanto a Sintra, pedalei lá pela primeira vez este ano. Não fui de SS mas pareceu-me um local excelente para a utilizar. Se fosse plano é que não tinha piada nenhuma :wink:
 

ze_zaskar

New Member
Boas
Parabens pela bike, especialmente pelo tensor! É muito bom ver pessoal a safar-se sozinho, a ser critativo.
:wink:
 

derfred

New Member
lol :) obrigado pelo apoio :)

agora ainda consegui ser mais criativo! meti 17 atraz e tirei o tensor... heheheee

tou no gozo... o tensor estava curtido, os gajos do mtbr ficaram a bater mal com a minha criação... heheee
 

José Carlos

New Member
Fixe! :wink:

As velhinhas mas boas máquinas voltaram à ribalta graças ás SingleSpeeds... :D

Apenas te deixo uma dica em relação ao eixo pedaleiro e ao facto de não o conseguir tirar.

Pelo modelo dos cranks isso é de eixo quadrado e deve ter uns "copos" que enroscam no quadro deste género:
50-6859-068-ANGLE.jpg

ou então com este encaixe:
XYTECH.jpg


O que significa que tens de usar uma destas chaves:
parsjbbt22.jpg

parsjbbt18.jpg


O problema é que quando fazes muita força a mesma escapa-se e ás tantas começa tudo a ficar "mordido".

Um bom truque é apertar a chave com um aperto rápido de uma roda traseira, colocar o quadro no chão e depois
com uma chave inglesa dentro de um tubo comprido, fazer força. Ou então usar o pé, tipo porca da jante do carro :lol:

Quanto à tua estreia, não podias ter escolhido melhor local. Acredita. :wink:
 

derfred

New Member
José Carlos,

a dica do aperto rápido é excelente, mas agora já é tarde :) ... até já meti a rectificadora naquilo... lol

o problema é que o quadro esteve á intempérie e a rosca calcinou, nem 3 meses em penetrating resolveram a coisa. Inevitavelmente, porque não me lembrei de usar o aperto de roda, acabei por estragar a chave e o centro pedaleiro.

Não etou muito preocupado, o que lá está vai funcionando, e como não é bike em que eu ande muito não há grande crise...

Obrigado pela dica :)

Cumps,
fred
 
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