Ori-btt

tlages

Member
Eu faço!
Reparei que és de Loulé. Tens aí um grupo muito bom, do BTT Loulé, estão sempre em todas as provas.

Boas pedaladas
 

Lapierre

New Member
Boas

Eu faço parte da equipa de orientação do BTTLoulé, inicie-me na Orientação este ano:D.

Pertenço ao escalão H21-A

Penso que seria interessante o pessoal trocar algumas impressões atraves deste topico, quer quêm faz competição há mais tempo quer quem está a iniciar-se.

Vamos ver se há tambem mais pessoal a querer entrar na modalidade pois é bem interessante
 
Last edited:

tlages

Member
Então já nos "conhecemos" certamente. :)
Eu este ano não tenho sido assíduo a 100% às provas, mas tb sou H21A.

Abraço
 

RMG_53

New Member
Olá pessoal,

Peço desculpe estar a desenterrar este tópico mas, este fim de semana tive o primeiro contacto com a orientação, fazendo uma prova de orientação pedestre (Promoção longo fácil) e o vicio foi tanto que no próximo sábado vou estrear-me numa prova de ori-btt .....

Tenho algumas dúvidas, pois é apenas a segunda vez que vou estar em contacto com um mapa..... Eu não tenho conta-km, tenho um edge 800, posso utilizá-lo como ciclocomputador, para ter ideia dos metros que percorro?
Não tenho bussula, conseguirei fazer a prova na mesma?

Obrigado e desculpem as perguntas.....
 

zoincss

New Member
Se fores com calma conseguirás fazer tudo sem bússula. O pontos estão todos em caminhos, por isso, mais do que uma bússula, no Ori-btt é importante teres muita atenção ao mapa e aos respectivos cruzamentos, curvas de nível, etc...
Basta perceber que se falhares uma viragem numa zona de declive acentuado, terás que regressar tudo para trás, e às vezes quando damos conta que o caminho está mal, já andaste um bom bocado...

Quanto ao conta-km... não me parece necessário... pode-te ajudar.... mas não sei se terás capacidade de verificar facilmente no mapa a distância pretendida até ao ponto seguinte... além de que provavelmente perderás mais tempo a fazê-lo....

Vais ver que é muito divertido. Tecnicamente o ori-btt poderá ser considerado mais fácil que o pedestre, pelo facto dos ponto estarem nos caminhos, mas no ori-btt há que dar especial atenção às curvas de nível, pois o caminho mais curto poderá ser muito mais difícil de ultrapassar que outro um pouco mais longo.

Acima de tudo (apesar de não fazer há bastante tempo), o ori-btt combina as duas actividades desportivas que mais prazer me dá fazer: o btt e ao mesmo tempo a orientação, que exige o máximo da nossa concentração e capacidade de análise.

Recomendação: Vai devagar e lê bem o mapa que os pontos aparecem naturalmente.
Boa sorte.
 

RMG_53

New Member
Olá,
Obrigado pela pronta resposta..... o mais importante é ter um suporte de mapa giratório não é?

Quanto às curvas de nivel, andei a ler um pouco mas ainda não percebo muito bem :s ... quanto mais curvas de nivel um caminho atravessar, mais desnivel tem, não é? se um caminho for, por exemplo, pelo meio de duas curvas e nao atravessar nenhum, é a direito?
 

zoincss

New Member
É importante ter um suporte, mas ainda me lembro que nas minhas duas primeiras provas guardava o mapa no bolso da camisola e, entre pontos, tentava decorar o máximo de cruzamentos e viragens, quando tinha dúvidas (e tinha muitas) lá tinha de parar, tirar o mapa, orientar o mapa, procurar onde estava no mapa :) enfim, uma festa!!

Quanto às curvas de nível será isso, curvas de nível pouco espaçadas (muito juntas) significará mais desnível para ultrapassar do que relativamente às zonas com curvas de nível mais espaçadas...

Toma atenção também à legenda, como o tipo de terreno (estrada alcatrão, estrada larga, bom estado, mau estado, etc...), tudo coisas que deverás ter em conta na escolha das tuas decisões para o trajecto a utilizar para o próximo ponto... mas isso vais aprendendo com o tempo... a primeira vez é mesmo para divertir... e de certeza que o vais fazer...
 

RMG_53

New Member
muito obrigado pela ajuda zoincss, não sei como se vê estrada de alcatrao..... a parte do perigo e da largura já sei como é :p
 

Evaristo Frois

New Member
Ora aqui estava uma vertente do btt que gostava de experimentar, existe algum grupo perto da zona de Santarém, ou então um colega do pedal que tenha a paciencia para dar umas lições?
 

esquilas

Member
Viva

Podes consultar o site da federaçao para saber quais as provas que vai haver.

http://www.fpo.pt/www/index.php

Neste momento o campeonato de Ori-BTT jah terminou e agora soh para o ano, mas podes experimentar uma prova de Ori-Pedestre em Abrantes no fim de semana de 24 e 25 de Novembro.

Eh sempre uma boa oportunidade para ter um primeiro contacto com um mapa de orientação.
 

jlalmeida

New Member
Sim, acho importante ter um primeiro contacto com o mapa sem ser a pedalar. Eu entrei logo a pedalar mas não será o melhor método.
Eu gostei a experiência.

Cumps

JA
 

RANK ONE

New Member
Em tempos cheguei a fazer orientacao pedestre e agora dedico mais tempo ao btt.Gostariabde experimentar esta modalidade,alguem conhece algum clube na margem sul?
As provas a que posso inscrever-me tem alguma coisa a ver com o clube onde tou inscrito ou nao ha limitacoes?
E uma pergunta parva: pode se utilizar um gps?

Abracos
 

LGM

New Member
Boas,

Venho divulgar mais um evento de Ori-Btt na região de Leiria, mais precisamente na Caranguejeira.
A prova decorre nos dias 5 e 6 de Outubro.
Podem fazer a inscrição por mail ou no próprio dia da prova no secretariado.
Apenas existem dois escalões para quem deseja conhecer esta modalidade ( open curto , open longo ) podem vêr as distâncias nas informações tecnicas/percursos.
Toda a informação em : http://www.coc.pt/eventos/5out2013/pt/

Cumprimentos,
Luis
 
Top