Ori-btt

shelltox

Super Moderador
Aproveitando o facto de haver uma prova por aqui perto, vou experimentar esta modalidade que tem despertado meu interesse.

Como não quero ir completamente 'descalço' por isso ando em busca de informação para 'tenrrinho' :wink:

Ori-btt são todas elas uma mostra de bricolage. Há suportes de todos os feitios e materiais
Ora aí está uma coisa que também atrai-me..a útil bricolage, vou iniciar o meu suporte para ficar pronto e testado a horas. Pedia que alguem me desse umas dicas para o referido suporte.. dimensões, materiais..e algo que achem relevante a ter em conta
 

Farpas

New Member
Bem vindo ao grupo! :)
Eu experimentei à uns meses e fiquei fã da orientação.....
É uma modalidade única... Consegue juntar em locais tão diferentes e espectaculares novos, velhos, magros, gordo....

sheLLtox said:
Aproveitando o facto de haver uma prova por aqui perto, vou experimentar esta modalidade que tem despertado meu interesse.
Como não quero ir completamente 'descalço' por isso ando em busca de informação para 'tenrrinho' :wink:
Aproveita para ler o texto do jppina que já ficas com um bom conjunto de informação...
Por outro lado podes sempre fazer perguntas aos oribttistas no dia da prova. Normalmente estão disponíveis para ajudar.

Ora aí está uma coisa que também atrai-me..a útil bricolage, vou iniciar o meu suporte para ficar pronto e testado a horas. Pedia que alguem me desse umas dicas para o referido suporte.. dimensões, materiais..e algo que achem relevante a ter em conta
Em relação ao suporte podes dar asas à imaginação. Podes optar por uma base 25cm*25cm (ex: cortiça ou cartão grosso) + umas molas fortes para prender o mapa + qq coisa que sirva de eixo (ex: tubo de cola uhu, um parafuso com uma mola). Tem em atenção que o material deve ser resistente aos saltos e chuva.
 

Joel O.

New Member
boas
Como simpatizante da modalidade por vezes "cravo" uns road-books. E como neste momento não acho que necessite dum suporte XPTO, pensei um bocadinho, e saiu-me da cabeça o suporte com relação custo/peso/trabalho mais eficaz do mercado. E foi algo deste género

dscn4648le9.jpg


Arranja-se uma capa normal de DVD, corta-se com uma lâmina na dobra, com um berbequim, faz-se quatro furos, à medida do avanço e guiador, e com duas braçadeiras plásticas temos o trabalho feito. Convém aproveitar a parte de dentro, e fixar esta como a face que está virada para nós, pois estas, costumam ter umas patilhas para segurar uns panfletos que vêm dentro das capas, que nos ajudam na fixação do road-book, e com recurso a uma ou duas molas, temos um suporte todo catita, que não nos deixa ficar mal. E é sempre exclusivo, pelo menos nunca vi nenhum igual ao meu :mrgreen: .
Também pode sempre optar por uma pequena placa de madeira de espessura fina, com uns furinhos, e umas molas, que também serve na perfeição.

Cumprimentos betetísticos orientados :D
 

shelltox

Super Moderador
Obrigado malta :wink:

Confesso que aqui foi o primeiro local que pesquisei..depois ja encontrei uns sites uteis, principalmente o blog do nfh.
Orientação só fiz nos escuteiros ,lol . vou aproveitar as dicas e tentar fazer um rotativo... se alguem tiver dicas...agradeço
 

Becasnorma

New Member
Orientação em BTT

Uma outra vertente da Orientação é o Ori-BTT, que em Portugal tem um número cada vez maior de adeptos. A sua prática é muito semelhante à Orientação Pedestre, com a diferença do uso da bicicleta e de um porta-mapas.

Na partida, cada praticante recebe um mapa onde estão marcados pequenos círculos que correspondem a pontos de controlo, materializados no terreno pelas "balizas " (prismas de cores laranja e branca), que estão acompanhadas de uma estação electrónica (e/ou um pequeno picotador). Introduzindo o seu SICard (ou picotando o seu cartão de controlo ) o praticante comprova a passagem por cada ponto.

A escolha do itinerário entre cada ponto de controlo é uma opção do próprio praticante. Conseguir ler o mapa em andamento, bem como a velocidade de raciocíio na escolha do itinerário, podem poupar bastante tempo ao atleta. A bússola é outro acessório muito utilizado, sendo bastante útil quando o atleta se perde e necessita reorientar o mapa com o terreno.

As provas de Orientação são em regra geral realizadas durante o dia, existindo também provas nocturnas com grande adesão de participantes. São abertas a qualquer idade, havendo sempre percursos para principiantes (OPT 1, OPT 2 e OPT 3). A distância e a dificuldade dos percursos variam em função da idade e do nível técnico dos praticantes.

Os mapas de Ori-BTT são elaborados de acordo com as normas internacionais da modalidade, sendo normalmente à escala de 1/15000 e 1/20000. O terreno mais usual para a prática da modalidade deverá ter muitos pormenores do relevo, floresta limpa e pouca vegetação rasteira. No entanto, a Orientação pode ser praticada em qualquer lugar desde que exista um mapa dessa área. As provas de Sprint, em parques/jardins e mesmo em áreas urbanas, são também habituais.

Eis os vários escalões existentes em Portugal para o Ori Pedestre:

- Jovens F B, Jovens M B, Iniciados F, Iniciados M, JUV F, JUV M, JUN F, JUN M, D21B, H21B, D21A, H21A, H21B, DE, HE, D VET I B, H VET I B, D35A, H35A, H40A, D45A, H45A, H50A, H50A, D VET II B, H VET II B.

Existem ainda os escalões de iniciação, numa vertente não competitiva, e nos quais não é obrigatório ser federado: OPT1 (fácil), OPT2 (médio) e OPT3 (difícil).

(Fonte: COA)
 

Becasnorma

New Member
Esta modalidade ainda causa alguma confusão para os que nunca experimentaram esta vertente do BTT mas que já ouviram falar.
Pessoalmente já conheço à uns 10 anos mas só comecei a praticar à cerca de 5, actualmente sou federado na FPO e tenho participado em quase todas as provas da Taça de Portugal, Campeonatos Nacionais e Regionais, acho a modalidade interessante e sou apaixonado (rica e cheia de objectivos), somos cerca de 500 colegas e amigos dos vários clubes e equipas em Portugal e alguns países europeus.

Neste fórum pouco se fala. Proponho à administração do ForumBTT que crie um espaço no separador “Geral” para tópicos relacionados com “Ori-BTT” (será uma mais valia!!!).

Norberto Marques - COC Leiria
 

esquilas

Member
Boas

Uma boa maneira de se iniciarem nas provas de ori-btt é as provas de uma aventura em, aqui apesar de nao ser com mapas de ori-btt (sao cartas militares) jah dah pa ter uma ideia do que eh a modalidade e como eh realizado em equipas de 2 elementos, normalmente, pode haver uma interajuda entre os elementos.

Estas provas tem quase sempre dois etapas uma pedestre e uma de btt e duram cerca de 4h, basicamente eh uma mini corrida de aventura, modalidade tambem pertencente ah fpo e como tem um baixo custo de inscrição ajuda ah decisao de experimentar.

Podem na pagina consultar o regulamento para uma informaçao mais detalhada sobre estas provas e tambem jah podem ver onde vao ser as provas deste ano.

Foi assim que comecei a participar em provas de orientaçao, fui ah prova de milheiros de poiares ah 2 anos completamente as escuras e a partir dai tenho feito regularmente corridas de aventura e sempre que tenho provas de orientaçao, tanto pedestre como de btt, perto de casa tenho participado.

Acho que a orientaçao leva o andar de btt para outro patamar ao teres o poder de fazer o teu proprio caminho

Experimentem :)
 
Last edited:

Jorge Dias

New Member
Boas,

Encontrei este tópico por acaso e também sou dos que pensa que a Orientação em BTT é ESPECTACULAR.
Comecei a andar de bike em Setembro de 2009 e fiz 1ª prova de ORIBTT em Março/2010, e até hoje ainda não perdi nenhuma, é pena não haver mais:p.
Este fds fui a Vila Nova de Poiares e foi Impecável, o meu braço esquerdo não terá a mesma opinião, pois andou a limpar caminho, mas foi fixe, como é sempre que se pega um mapa.
Aconselho vivamente esta variante.

Jorge Dias
 

caasi

New Member
Boas!
Fiz pela primeira vez uma prova de ORI-BTT com road-book, e que para mim foi uma experiência muito positiva da qual espero repetir.
É a primeira vez que estou a comentar neste tópico e gostaria de saber de provas do género na zona de Aveiro.
E já agora onde posso encontrar road-books fiáveis para fazer sozinho?
 
Top