OH MEU DEUS! - Trail Bike - Manteigas - 9 Julho 2011

PauloCoutinho

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Quem fizer os 200km em 24h fará uma média de +/- 8 km/h.
Eu acho que quem se vai meter numa aventura deste terá alguma condição física para poder fazer a prova com uma média superior a 8km/h. Talvez a média ideal a considerar seja por volta dos 10km/h mas quando referenciei 12km/h foi com a ideia de que era um valor ao alcance da grande maioria dos participantes... mas como disse há sempre alguém que não tem real consciência das suas capacidades e que se mete nestas aventuras e depois...

Quanto às horas do nascer e pôr do sol esqueci-me de referenciar que fiz uma estimativa por cima para dar uma margem superior ao real. Penso que os horários apresentados por si serão os mais correctos embora pense que as luzes terão que ser usadas antes das 20:30. Mas se a prova começar às 00h penso que para a grande maioria não será necessário ter este valor em consideração.
 

fitty77

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+/- 8km/h é uma média de deslocamento real, e não de andamento. Lembra-te que é inevitável parares para comeres, descansares, etc... Por isso, em andamento, não se pode fazer 8km/h porque senão.... não acabas dentro das 24 horas. Penso que para se fazer a coisa minimamente, seria uma média de cerca de 12km/h, pedalando 16 ou 17 horas, para quem vai para acabar. Menos do que isto, deve ser penoso de mais... E mesmo assim, não será fácil de conseguir, com o acumulado, a distancia, as horas em cima da bike, e parte do percurso feito à noite, a progressão é mais lenta....

Em relação a ser um circuito fechado (presumindo eu que se trate de um percurso com cerca de 20km's, por exemplo).... sem duvida que se ganha logisticamente, tanto para os participantes, como para a organização, e em termos de segurança é outra coisa, mas decididamente, a prova perde todo o encanto e espirito que se espera dela. O ideal, mas dificil de conseguir, era um percurso que possibilitasse passar várias vezes (3 ou 4) por um centro logistico (zona de meta, partida), mas que nunca passasse pelos mesmos trilhos (excepto uma curta distancia no cruzamento dos percursos) No fundo fazer uma espécie de um trevo, em que se dividia a distância em 4 por exemplo, com passagem na meta. Nessa passagem, deveria ser precavida as necessidades para o próximo ciclo, como por exemplo a necessidade de iluminação. Isso fazia com que se passasse na meta 4 vezes, tinhamos acesso a tudo e a questão da iluminação era facilitada.Da mesma forma a prova ficava mais concentrada, facilitando a organização. Agora um circuito fechado.... Não me agradava tanto. Mas é só uma opinião
 
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PauloCoutinho

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fitty77,

Daí a minha estrimativa inicial ter sido os 12km/h pois penso que ninguem fará os tais 8km/h.
Quando falei em 8km/h foi somente para referir a média aproximada para se concluir nas 24h máximas de prova.

Quanto ao circuito fechado de mais ou menos 20km sou da mesma opinião do fitty, a prova perde o encanto e seria quase idêntica a uma prova de 24h mas logisticamente iria ser o ideal. A ideia de percurso em trevo é uma boa ideia embora pense que 3 ou 4 passagens eram demais (4 passagens significava 5 circuitos de 40 km), bom seriam 2 passagens (mais ou menos 3 circuitos de 66km) e assim se a prova começasse às 00h o problema das luzes deixava de existir visto a primeira passagem coincidir +/- com a necessidade de troca de bateria na maioria dos casos.

Para mim o ideial, e de forma a manter o espirito e a dificuldade da prova, seria 1 só passagem na meta o que fazia 2 circuitos diferentes de 100km, mas isso é a minha opinião.
 

Hugo660

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Prova em circuito fechado? Mais do mesmo!!! É claro que a nível de segurança, logística, organização era o ideal mas qual é a diferença das outras provas de resistência?? Concordo em absoluto com o fitty77 disse “um percurso que possibilitasse passar várias vezes (3 ou 4) por um centro logístico”. Talvez melhor seria um “centro logístico ambulante”, isto é, que acompanhasse o ciclista de 50km em 50km, onde um saco podia guardar um certo número de peças/nutrição. Mas vejamos o que o pessoal com mais experiência tem para dizer.

Se é um desafio para nós, não o é menos para a organização, se quiser fazer as coisas bem feitas.
Este tópico e o Raid XO – Centro ao ocidente tem muito pano para mangas. Fazer uma prova que vai de encontro aos seus utilizadores é coisa rara!! (espero é que não seja tão blablá para depois ser apenas mais uma….!)
 

palxandre

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É fundamental conversar e discutir ideias...o que por vezes, aqui em Proença, me falta. Tenho um amigo que vem com alguma frequência dar sugestões e ouvir opiniões. Interioridade e seus custos.
A vossa discussão levanta pontos importantes, que são a segurança e o conforto. Relativamente ao circuito, linear, circular ou em trevo, adianto que a vir à zona de meta, sem tocar no outro, será apenas e só uma vez. Repito, se por acaso vier á meta será apenas uma vez.

Estão duas hipóteses em estudo: Circuito linear sem passagens na Vila e o linear com uma passagem na vila.

O percurso terá aproximadamente 200 km de trilhos novos. Ou seja, nunca irão passar duas vezes pelo mesmo local.

fitty77 Bem vindo aos nossos eventos...sempre coerente e pronto a dar opiniões válidas. Um abraço para todos vocês.
 

poliveira.eng

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Eu acho que assim é que se monta uma bela prova!
Na passada terça-feira fui buscar a minha mulher ao trabalho e vim à conversa com um colega dela que faz ultra maratonas de atletismo de montanha. Acabamos a comentar como o OHMEUDEUS esta a ser debatido em ambos os foruns, e como a organização está a proceder bem pedindo a opinião de quem corre!
 

HR

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Após mais uns pensamentos e se a ideia poderá ser passar 1 vez pela meta mesmo não repetindo os percuros, seria em formato de "8" e estaria a questão simplificada. Na minha ideia em que apenas fiz algumas provas de 24h a solo e nesse caso com tudo por perto, seria simplificar/facilitar um pouco a logistica dos participantes visto que de dificil já será a prova em sí! Seria mais simples para troca de baterias ou colocação das luzes (conforme o horário definido), reforço alimentar e até mesmo descansar.

"Just my 2 cents"

Muitas e boas pedaladas...
HR
 

huppy

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Totalmente de acordo com o HR, diria que é o formato que mais agrada.

E além do mais teriamos a prova dividida, o que psicologicamente é muito favoravél nestas situações duras, pelo menos no meu caso!
 

fitty77

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Vahalla, quando disse 4 passagens, referia-me a um "trevo" de 4 folhas, ou seja, 4 circuitos. Expliquei-me mal, devia ter dito 3 passagens ;)

Paulo, se as opções são essas, voto na opção 2, no percurso linear em "8". Pensando bem, um percurso com muitas passagens também limitava os locais visitados e as paisagens pouco mudariam (andariamos quase sempre num ou noutro lado do vale e pouco mais...). Por isso, uma passagem parece-me bem e será o ideal para o desafio e ao mesmo tempo facilita a logistica tanto para quem participa como para a organização.
 

palxandre

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A opção mais razoável é mesmo o formato em 8. Ganhamos todos com isso: participantes, acompanhantes, organização e a Vila de Manteigas.
 

PauloCoutinho

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A opção mais razoável é mesmo o formato em 8. Ganhamos todos com isso: participantes, acompanhantes, organização e a Vila de Manteigas.

Acho a opção de um percurso em 8 muito boa desde que se consiga criar um percurso dificil e que vá de encontro ao publicitado, o que eu acho que naquela zona não deverá ser dificil de arranjar.
 

palxandre

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Nada dificil de arranjar. O dificil mesmo é fazer um fácil.

Esta prova terá sempre um cunho de dificil, digo mais: muito dificil. Daí a frase uma prova uma prece: terminar. Ainda assim, não a queremos só dificil, queremos que a mesma vos leve a locais de extrema beleza e evasão.

Brevemente iremos colocar fotografias da zona para promover a prova. Fotos tiradas com esse propósito. Era para ser já este fim de semana, mas infelizmente uma gripe impediu. 15 dias e teremos algo mais para vos abrir o apetite.
 

PauloCoutinho

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Realmente imagino a beleza que vai ser posta à frente dos nossos olhos. Essa zona prima pela beleza.
Força Paulo, alguma coisa em que possa ajudar é só dizer.
 

palxandre

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Força Paulo, alguma coisa em que possa ajudar é só dizer.
Bem haja...contamos contigo.

É de certza um dos locais mais belos de Portugal. Nessa altura existe uma quantidade de cores indescritivel nas zonas mais arborizadas. Nos pontos mais altos, vegetação rasteira e um horizonte infinitamente belo.
 

dallas

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boa noite!
não sendo eu nenhum especialista da modalidade, só pergunto uma coisa
o que estão a tentar fazer não é um pouco a imagem das 24Horas de Coruche? afinal com tanta beleza natural querem por o pessoal a fazer "8" e a passarem constantemente dentro de
Manteigas?
Para quê? acham que a população os irá aplaudir de pá a cada passagem?
enganados
acham que o pessoal estará interessado em passar cerca de 10x no mesmo sitio se o percurso fechado tiver 20Km?
eu bem vi nas duas provas em Coruche! nem uma alma viva durante a maior parte da prova...
ponham realmente o pessoal a passear pela serra,
o apoio de 50Km em 50Km acresce a logistica, mas o pessoal passeia
e quando começarem a chegar a Manteigas, terão realmente o tal falado MEL da missão cumprida

MAS ISTO SOU EU A FALAR!!!!
 

HR

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Boas dallas,

certamente não leste bem o que se tem dito mais para o fim é que de "parecido" com 24h não tem nada!

Arrancas em Manteigas... 100kms depois passas em Manteigas para reabastecer, trocar de equipamento, colocar luzes ou trocar de baterias , etc etc... e 100kms depois (de um trilho diferente) acabas em Manteigas.

A mim parece-me muito bem!

Boas pedaladas...
HR
 

fitty77

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Paulo, como vai ser em termos de abastecimentos (fornecidos ou em autonomia) e controlos (haverá controlo de passagem ou é por gps)?
 
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