OffSet 51mm ou 42mm

kaikedas

Member
Olá

peço desculpa pela ignorância, mas estou a ver uma suspensão Reba, e tem as duas opções de offset, 42 ou 51mm.. que medida é esta?
 

Joseelias

Well-Known Member
No artigo mencionado pelo Daemon tem logo uma foto que dá para perceber. As consequências de ter um offset maior é o aumentar a distância entre eixos o que faz com que o arco de uma curva seja maior, logo pode tornar uma bicicleta mais lenta a curvar e menos ágil. Por outro lado torna-a mais estável em descida e menos nervosa na correcção da direcção.

Depende daquilo que privilegias, do terreno por andas e do tipo de Btt que praticas. Por exemplo se fazes XC em singletracks estreitos e sinuosos vais querer em principio uma bicicleta com um ângulo de curva menor e mais ágil/nervosa de direcção para enfrentares as súbitas mudanças de direcção, logo um offset menor é melhor.

Mas se o teu andamento é mais a puxar ao All-Mountain/Enduro, por terrenos mais agressivos (rochas, raízes, etc) e pouco sinuosos então um offset maior dá-te mais estabilidade pois uma distância maior entre eixos torna a bike mais estável e dá-te uma direcção menos sensível à vibração e movimentos involuntários que as mãos têm em descidas mais fortes.

Para terminar, se a agilidade/nervoso da direcção podem ser alteradas para maior ou menor mudando o comprimento do avanço ou a largura do guiador, já a distância entre eixos é fixa por isso é que é importante escolheres o offset que mais se adequa ao terreno em que andas.
 
Top