o mito do "cai de costas"

pavl

New Member
Ultrapassar os próprios limites físicos?
Não sabia que isso era possível!

Oliana talvez me tenha explicado mal quanto à questão dos limites físicos(para mim o meu limite é aguentar um pouco acima do "red line") e permita-me que discorde de ti quando dizes que não é possivel ultrapassar os limites físicos?(quantos corredores de maratonas vês colapsar ao fim de uma corrida?) isto é só um exemplo. Não podia estar mais de acordo contigo em que as boas subidas são aquelas inclinadas e técnicas.Por fim até achei estranho alguém demorar tanto tempo até usar uma expressão" valentão" como a que usaste.
O que é bom no BTT é que uns gostam de andar em estradões outros de descer e de subir ,eu gosto um pouco disso tudo e como disse a mim dá-me especial gozo subir(o que seja ciclável como é óbvio!).Isto faz lembrar um pouco aquele pessoal que nas maratonas,raids ou passeios quando desmontam e vêem os outros passar ficam todos chateados.
Que fique claro não sou nem pretendo ser nenhum valentão,gosto de trocar opiniões e a tua conta como todas as outras.
Boas pedaladas a todos.
 
Last edited:

MarioVieira

New Member
Boas, o caí de costas já esteve em pior condições com algumas pedras mal semeadas na curva, e à uns anos atrás as bikes não eram o que eram hoje (levantavam mais a frente) e também não havia tanto pessoal tão batido como há hoje, logo 90% das pessoas não o subiam.

Lá perto existe uma que quase ninguém a sobe o "trilho das vacas", ou então a subida do antigo clube Vbbikes, se procuram desafios passem por lá.
 
Last edited:

froids

Active Member
Alguém daqui conhece a subida para Unhos ,zona de Sacavém (alcatrão) ????

Referes-te à "parede" que sai do "Caminho do Povo" ?! Ainda há dias a fiz :) Mas é asfalto é sempre diferente, tens sempre tracção...

Abraços
:xau:
 
Last edited:

_driftwood_

New Member
MarioVieira,

Por acaso uma vez eu e os meus colegas vínhamos da Escudeira e estavam dois indivíduos parados ao pé da VBBikes e um deles decidiu que ia subir até lá a cima... Como nunca tínhamos visto ninguém sequer tentar subir por ali, ficámos a ver... e o tipo subiu aquilo tudo com mestria! Mas não é para qualquer um, porque aquilo não é nada fácil.

Relativamente ao Cai-de-Costas, concordo que não é uma subida fácil mas não é nada de outro mundo, actualmente a dificuldade está mais no piso do que pela inclinação, até porque é uma subida relativamente curta. Na minha opinião é muito mais difícil subir a "3 Etapas" [da várzea para o alto da comenda], a "Jibóia" [Serra dos Gaiteiros, deste a Baixa de Palmela até às Antenas] ou até a "Morena" [desde o vale da Amorena até à estrada da rasca].

Abraço,
Carlos
 

oliana

Active Member
Bem driftwwood, subiram tudo,tudo, tambem não. Aquele restinho onde estão as pedras no final, só com umas asas! Eu cá nunca fui alem de metade dessa subida (das vacas). No inverno nem pensar devido ao barro e no verão á terra mole e solta. Mas talvez com um meio termo, tipo terra ligeiramente molhada se consiga. Mas só até ás pedras. Até a descer as pedras eu só consegui uma vez, porque é muito arriscado uma queda com elas aguçadas a apontar para nós. Nunca mais vou tentar. Pelo menos com a bike xc.

Pavl. A minha intenção não era chamar-te valentão nesse contexto. O termo é para todos nós quando temos um desses desafios e decidimos ir por ali acima sem medo. Muitas vezes passo no tal, caí de costas, e está um ou outro grupo parado com a malta a olhar para cima (domingueiros). E eu passo por eles, cumprimento-os e arranco por ali acima. Dá-me vontade de dizer " vá lá, malta, vamos subir que ela não faz papo". Quantas vezes não decidimos um pouco sem pensarmos, tentar o impossível.
Quanto aos limites fisicos. Cada um sabe (ou deverá saber) até onde pode esticar a corda, e como dosear as forças ao longo de uma saída de muitos km.
Nas maratonas, para nós simples amadores, ainda mais se aplica essa regra.
Boas pedaladas.
 

pavl

New Member
Boas Oliana ,está tudo esclarecido,sem nenhum problema. Agora fiquei com curiosidade em relação ao trilho das vacas só para ver como é que é. Eu também sou domingueiro,por vezes consigo andar duas vezes por semana mas nem sempre.
Boas pedaladas a todos e a quem quiser conhecer trilhos aqui por Sintra é só dizer.
 

_driftwood_

New Member
Oliana,

Eu não estava a falar da subida ao cabeço das vacas, mas sim da subida em frente ao clube de btt

222395_213939705296395_213383172018715_730637_7346660_n.jpg


e foi depois de ele ver esta malta toda a subir a pé que o tipo se lançou à subida...

231111_213939755296390_213383172018715_730639_523286_n.jpg


230244_213939791963053_213383172018715_730641_1894840_n.jpg


A subida do cabeço das vacas também só consigo fazer a 3 ou 4 tempos, ou seja, subir a primeira fase até à Oliveira e depois da curva ir tentando subir até às rochas. Onde, pelo menos para mim, a subir ou a descer é sempre a pé.
 
O cai de sostas não será a pior subida que existe nem a mais dificil, mas na Arrábida é sem duvida uma referência.

Não conheço ninguém que lá tenha caido de costas,
Mas para o lado sim, que é o meu caso.

Pode ser que lhe mudem o nome e acaba-se o mito...
 

oliana

Active Member
Essa subida em fente á antiga loja do Vitor só a desci, e o pé foi ao chão algumas vezes para não bater com a salada no guiador. E é muito dificil de a fazer mesmo a descer devido aos cotovelos apertados que nos querem mandar ao chão. E a inclinação é grande. Para uma xc é obra descer sem falhas. Um dia ainda vou tentar a subida. O terreno é semelhante em aderência á outra.
É daquelas em que o desafio é grande.
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
o "cai de costas" lá no topo, na Maratona Pinhal Novo "Tascaduxico" 2010, não vi ninguem a transpor a mesma, devido as pedras (fixas) e soltas que se encontravam no local, até havia pessoal lá em cima a ajudar o pessoal a carregar as bikes ás costas...

Havia era cá em baixo um abastecimento para repor energias e tentar subir, ou não!!

Quem fala em Sintra, fala em outros locais, como em todo o lado...nada é impossivel, como diz o ditado!!
 

oliana

Active Member
OK pessoal! Para quem quer de Palmela para Azeitão pelo cai-de-costas, está á vontade. Já dá para subir a pedalar. As pedras de garvilha já não incomodam tanto e apenas se deve ter algum cuidado na descida devido aos regos de água.
 

oliana

Active Member
Alguem conhece aquela pequenina que está no trilho do estradão da Quinta do rego de Água para a Capela de São Domingos da Serra?
Essa é pequena mas não é para todos. Divide-se em duas com cerca de 30/40 meros cada, com uma plataforma a meio para descomprimir... em 3 segundos!A maior parte da malta vai por baixo! Essa é a minha maior amiga. Para suar em pouco tempo! Experimentem!
O cai de costas é apenas um ponto, sempre encarado com respeito, de passagem.
 

_driftwood_

New Member
De bike só a fiz a descer... I wonder why! lolol

PS: A Capela é a de São Luís (A de São Domingos deve ser noutra serra qualquer, lolol)

Abraço
 

oliana

Active Member
Exactamente! Isto sou eu a pensar já no próximo domingo. Uma pequena gafe.
Boas pedaladas e tenta fazer isso a subir. Conseguimos se mantermos sempre o mesmo ritmo.
Para encher o ego.
 

ruigodas

New Member
Há BTTistas com preparação e outros sem quase nenhuma, vê-se bem nas maratonas, quem faça mais 2 ou 3h em 40km que os 1ºs... o facto é que eu já vi 2 companheiros cair no cai de costas de costas, um deles menos preparado e outro com bastante preparação, mas também já vi outros caírem noutros locais e eu também já cai por outras bandas...
Depende também de quantos km já se levam nas pernas quando se chega lá, mas que é difícil lá isso é e acreditem que em cada 10 bikes, 8 sobem á mão... em média, até pq muito preferem (e bem) não acrescentar fama á subida. Há pior? claro que há, quantas querem? mas esta não é um MITO, mas sim um ícone da Arrábida, local de passagem e de encontro de centenas de bttistas.
 

visiense

Member
O cai de costas é difícil mas faz-se: é necessário principalmente ter as pernas em bom estado (lol) e equilíbrio para passar um determinado ponto. Eu tenho alguma experiência e estou em forma (se comparado com os bttistas domingueiros), e são mais as vezes que não a fiz do que as que fiz. Já a jibóia, que é um local onde outros meus colegas têm mais dificuldades, apenas uma vez não a fiz. É tudo muito relativo.

Agora, que é um local mítico na Arrábida, é. Se é o mais difícil? Claro que não. Mas dentro dos trilhos chamados habituais, talvez seja dos mais difíceis. Mas há tantos, e menos conhecidos, e bem mais complicados, que se torna um pouco sem sentido esse tipo de comparações.

Boas pedaladas!
 
Top