Nova pista XCO do Jamor

zerplon

New Member
Miguel, estás a brincar certo? estás mesmo a misturar na mesma frase abundância de trilhos com Lisboa (ou Portugal se quiseres)? E mesmo que assim fosse não dava para coexistir? Não há maneira de concordar com a tua opinião quando misturas 2 assuntos distintos:
1º o destruir algo que existia.
2º os prós de ter uma pista de XCO (bato palmas em pé para o facto de fazerem algo que beneficia muita gente e a modalidade em si)
E já agora, baseaste-te em que factos relativamente à quantidade de utilizadores? Tens essa opinião como dado adquirido, que deve ter a mesma de quem tomou a liberdade para destruir o que havia.
 

SeteGu

Active Member
A zona de Lisboa, comparada com outras regiões do país, nem me parece estar muito mal servida. Têm Sintra e Monsanto (onde já pedalei) mas também Jamor, Belas, Mafra...

Independentemente disso claro que é pena que tenham destruído trilhos para construir a pista de XCO.

Já agora... alguém me sabe dizer se a suposta pista de DH ainda está de pé?
Ou o track da de XCO para comparar e ver onde fica.
 

zerplon

New Member
Isso a quantidade é discutível. Para mim nunca seriam demais, já para não falar que subsistem às custas do esforço de alguns e sem fins lucrativos. Que era o caso.
Essa pista que falas foi atravessada, aliás, como todas. Há troços que se mantêm os originais, mas a essência inicial acabou. Aliás, é para esquecer até porque não é seguro haver atravessamentos.

PS: nunca foram pistas de DH, mas isso já entramos no campo da opinião.
 

MiGuEl_82

Active Member
Miguel, estás a brincar certo? estás mesmo a misturar na mesma frase abundância de trilhos com Lisboa (ou Portugal se quiseres)? E mesmo que assim fosse não dava para coexistir? Não há maneira de concordar com a tua opinião quando misturas 2 assuntos distintos:
1º o destruir algo que existia.
2º os prós de ter uma pista de XCO (bato palmas em pé para o facto de fazerem algo que beneficia muita gente e a modalidade em si)
E já agora, baseaste-te em que factos relativamente à quantidade de utilizadores? Tens essa opinião como dado adquirido, que deve ter a mesma de quem tomou a liberdade para destruir o que havia.

Sim, estou! É a minha opinião... É a opinião de alguém que pedala em Sintra, Belas e Monsanto... E em qualquer um desses locais, especialmente em Sintra, o que não falta são trilhos de AM/DH... Mas aceito e respeito que não aches o mesmo. Como disseste na resposta ao SeteGu, para ti nunca seriam demais... Acho que aí estaremos tds de acordo! Trilhos nunca seriam de mais...

Em tb frequento os trilhos do Jamor... E raras vezes vi malta nos trilhos que agora foram reaproveitados... Já em Sintra e Belas por exemplo, é rara a vez que não me cruze com malta de AM/DH/FR...

Atenção que eu não estou a dizer que me estou a "cagar" para os trilhos que existiam e que por mim podem destruir tudo... O que digo apenas é que não me parece que a quantidade de trilhos existentes justificasse o não aproveitamento do espaço para uma pista de XCO.

Obviamente que é a minha opinião e respeito que a tua seja diferente... Não posso é concordar quando dizes q destruíram o que existia só pq sim...
 

Jocas22

Active Member
a minha opiniao é que deviam ter respeitado o trabalho de quem o teve. Ainda se fosse pra outro fim, agora tirar o trabalho de quem o teve numa modalidade pra dar a outra parece uma imbecilidade. E nao tem nada a ver com ser XCO vs Enduro, servia pra qualquer situação. Nao conheco mas pelo video estava ali muitas horas de trabalho.
 

SeteGu

Active Member
Pois... é pena. Eu nunca lá cheguei a ir mas estava com vontade de ir este verão para conhecer.

O problema é que essas construções sendo "ilegais" não são reconhecidas por ninguém... mas este assunto também daria panos para mangas. Aliás já se discutiu bastante isso aqui no fórum em relação a Monsanto e não só...
É pena que assim seja...

Agora também não sei que alternativas poderiam haver para a construção de um circuito de XCO.
 

MiGuEl_82

Active Member
Jocas, ng tira o mérito a quem teve o trabalho de fazer aqueles trilhos... Mas o problema é mm o q o SeteGu refere: são trilhos "ilegais", o que torna mt difícil qlqr tipo de tentativa de protecção dos mesmos...
 

zerplon

New Member
@Jocas22 Eu nunca falei em guerras porque não só é estúpido como ninguém ganha nada com isso.
@miguel já agora, 99% dos trilhos que falas são ilegais. e se calhar até estamos de acordo, mas a única coisa que há a reter do meus comentários é que "destruíram sem necessidade".
 

miguelcarromeu

Active Member
Ainda não vi "in loco" que parte das pistas destruíram, por isso não vou tecer conjunturas. No entanto, por um lado é excelente que se tenha feito o circuito de XCO a pensar num futuro. Só espero que não lhe aconteça o mesmo que ao de Rio de Mouro. Toda a gente tem muita tesão na altura das provas, mas depois fecha e lá se vão os trilhos.

Já agora, para existirem, os trilhos têm de ser mantidos. Os de Belas são-nos pelos Maus Caminhos, Sintra por vários grupos, onde se incluem os clássicos Milita e Jamor eram-no pelos Illegal Crew. Agora quero ver, quem dos 99,99999% dos utilizadores dos trilhos de XC vai perder tardes ou manhãs para ir cortar o mato.

EDIT:

- deem já razão ao zerplon, senão ele não se cala.
 

MiGuEl_82

Active Member
Miguel, o circuito de Rio de Mouro não era permanente... Este por ser permanente e estar sob a alçada da FPC-UVP creio que deverá ser mantido por iniciativa desta entidade.

Eu creio que já percebi onde o Zerplon quer chegar e se assim for até concordo ;)
 

miguelcarromeu

Active Member
Eu conheço bem o responsável e autor do circuito, bem como o funcionamento da FPC ;) Vamos ver se daqui a um ano ainda pensas assim.
Espero que sim, como sabes gosto de XCO. Acho que só não há mais circuitos porque os interessados (também) não se unem.
 

gcaetano

Member
Como pessoalmente, associo estas pistas e alguns trilhos de btt a uma certa noção de efemeridade... Também não estou muito optimista com a manutenção do circuito, que ainda não conheço. Mas pode ser que, pelo sítio onde está localizado e pela crescente visibilidade que a modalidade tem vindo a ter, esteja enganado!
 

miguelcarromeu

Active Member
Ainda bem que estamos todos descansados então :D

Vamos deixar as questões dos calendários competitivos da FPC nas várias vertentes, especialmente do Enduro, para continuarmos em estado de graça, ehehehe.
 

Jocas22

Active Member
nada tem de ser uma discussao preto branco. Só acho pena nao terem respeitado o que ali estava e feito a nova pista noutro lado qualquer. Fomenta-se assim mais o desporto, havia dois locais em vez de só haver um.
Até se calhar fora de Lisboa, nao moro longe mas até a mim me enjoa o centralismo, com um pais tão grande, Jamor. Ok.
 
O problema do ser fora de Lisboa é mesmo o da manutenção, esta pista pela sua localização, quase de ser certeza que vai ser praticamente auto-mantida pela afluência do pessoal.

Eu moro em Belas e é a zona onde faço 90% das minhas voltas de BTT e digo-te que existem trilhos onde passo com alguma frequência que praticamente fecham durante o período de inverno/inicio da primavera quando o mato cresce mais rápido.

Eu compreendo ambos os lados, pois já fiz manutenção e criação de alguns trilhos e sei o que custa não respeitarem o nosso trabalho.
 

Jocas22

Active Member
existem varios centros de btt pelo pais fora e criados e mantidos pelos concelhos, e pelo que sei vao sendo mantidos. Faziam a obra e entregavam a uma qualquer camara municipal, penso que varias diriam que nao se importavam.

as vezes o pessoal tambem anda nos trilhos nao é capaz de cortar umas silvas e contra mim falo porque tambem nao o faço, nao podemos querer que nos façam a papa toda. :(
 

MiGuEl_82

Active Member
Jocas, a centralização em Portugal é uma realidade sem dúvida mas por acaso até acho que o BTT e ciclismo são excepções. A esmagadora maioria das infraestruturas existentes e provas organizadas não são na zona de Lisboa. Este circuito encontra-se inserido no Complexo Desportivo Nacional, onde de resto existem infraestruturas para um sem-numero de modalidades... Como tal, não acredito que a escolha do local para criação desta pista tenha sido de todo aleatória.

Miguel, já vi que têm existido uns problemas com a não divulgação do calendários das provas da Taça de Enduro mas desconheço a forma de trabalhar da FPC. Espero sinceramente que apostem na manutenção deste circuito. Tb acho que por se encontrar às portas de Lisboa, irá ter uma grande afluência. Ontem cruzei-me com mais pessoal de que alguma vez tinha cruzado para aqueles lados. Tb será normal que a curiosidade faça com que nos primeiros tempos seja mais frequentada...
 

MiGuEl_82

Active Member
Foi com isto que quem se deslocou hj à pista de XCO se deparou...

inst4z.jpg


2yo8mz9.jpg


k9ghmw.jpg
 
lindo, a bestas em todo o lado se em Monsanto achava que isto ia acontecer no jamor nunca pensei,depois queixem-se que não tem infraestruturas e espaços para a pratica de desporto,Quem se preocupa com a natureza fez um excelente trabalho este deve ser daqueles que são contra as touradas mas depois vai ao mcdonald's pedir uma hamburger.

Fiz a travessia da aldeias o xisto em btt e vi espaços de manutenção rápida que nunca na vida iam aguentar em Lisboa
 
Top