Natação antes de uma prova

njsfer84

Member
Boas, no próximo domingo vou participar na Maratona BTT 5 Cumes. Vou fazer os 73km.
Tenho treinado bastante para esta prova e queria pedir uma opinião.
Como fumo uns cigarros, pensei em fazer piscina no sabado antes da prova, para "limpar" um bocado os pulmões e talvez conseguir mais caixa. Não sei é se é boa ideia.
Que acham? Acham que vale a pena, ou corro o risco de me cansar e no dia seguinte não estar com a energia toda? Não tenciono fazer piscina até cair para o lado, mas queria dar umas braçadas valente a ver se ajuda.
Vale a pena?

Cumps
 

vasco borges

New Member
Boas, na minha opinião com experiência ,a agua quente vai-te é deixar relaxado e para uma véspera de uma prova de 70km não é isso que te interessa .
não achas?
Agora talvez uma corrida de 20 ou 30 minutos (se tiveres habituado a correr , obviamente ) te faça melhor ,ou então menos 1 hora de bicicleta de preferência de estrada a baixo ritmo , ou então deixa de fumar que ainda é a melhor opção .

cumprimentos
 

ttorres

New Member
E porque nao uma corridinha ou um pouco de bike como referiu o user:vasco borges.
E no final um pouco de piscina mas nada de muito duro boiar e assim só para relaxar.
 

Scubalu

Member
Costumo nadar 45 min. na véspera das maratonas e dou-me bem, mas se não estás habituado a fazer isto não deves fazer experiências antes de uma prova, testa primeiro
a nadar na vespera de um treino longo e logo vez.

Não te esqueças de deixar de fumar, pois isso é que é realmente importante.

Boa prova
 

JoaoPeixe

New Member
Se queres mesmo "limpar" a caixa, deixa de fumar e vais ver que te vais sentir com muito mais resistência e claro irás cansar-te menos. Mas o melhor de tudo MELHORAS A TUA SAÚDE! ;)
 

Klab

New Member
Deixa de fumar, a tua saúde agradece e a tua carteira também...

Para o dia antes da prova, descansas(aconselho vivamente) ou faz um treino muito ligeiro ;)

Os 5 cumes, 74Km's com 2400m de acumulado, não vão ser brincadeira, é bom que vás bem dormido, bem alimentado e bem hidratado...
 
Last edited:

TopFuel

New Member
apenas um treino de natação não vai fazer diferença. tenta pelo menos não fumar até á prova e vais ver que te dás melhor assim. e ao longo desta semana vai reduzindo a carga de treino, e nos ultimos dois dias um treino ligeirinho mesmo.

se puderes deixar o vício depois disso ainda melhor, porque passados 3 meses sem fumares vais ter um rendimento ainda maior do que já tens, na ordem dos 30 %.
 

njsfer84

Member
Boas pessoal.
Já que criei o tópico, venho aqui fazer o rescaldo.
Não fiz a natação e apenas fiz uns 15 min a rolar na bicicleta de spinning. Também não dormi muito (4h). Ontem não fumei muito (6 cigarros).
Fiz os 5 cumes (76km reais) em 4:25h e senti-me muito bem. Se não tivesse esperado 15min por um colega que não chegou pois teve uma queda, tinha feito em menos tempo.
Foi a primeira maratona em que participei e o resultado foi muito bom.

Obrigado pelas opiniões.
 

Carlosd1

New Member
Boas Pessoal.

Resolvi recuperar este tópico para falar sobre a natação. Tenho ouvido dizer que a natação ajuda muito no btt, pois faz um treino completo a variados músculos e ainda puxa pela nossa caixa. Isto é real? Se praticar-mos natação ficamos efectivamente melhor preparados para a montanha?

Peço a ajuda dos entendidos ;)


Boas pedaladas :)
 

commendatore

New Member
A natação prepara-te para tudo. E ao contrário de muitos outros desportos, o risco de lesão é muito inferior aos demais desportos porque estás dentro de água. Como trabalha muito a caixa toráxica e nem pensando por aí... o maior benefício é sem dúvida ensinar-te a respirar.
Depois, trabalha todos os musculos do corpo.

Exemplos de desportos que te ensinem a ganahar resistência física e aprenderes a respirar são:
Corrida,
Natação
KickBoxing
Boxe
Pólo aquático
etc etc
 

ricsaraiva

New Member
Boas.
Faço natação há muitos anos e sempre gostei também de btt.
Acho que a natação é um desporto fantástico pois de forma geral faz trabalhar todos os nossos músculos, o contacto com a água é do agrado da maior parte das pessoas, é optimo para quem tem mais peso pois não força tanto a estrutura ossea (nomeadamente coluna e membros inferiores) e é optima para a parte respiratória.
Pratico natação apenas por lazer e costumo fazer 1000 a 1200mt em 45min, nos dias em que estou mais inspirado vou aos 1600mt.
Acho que é optimo pois é um desporto em que não ocorrem certas pancadas como no futebol, basket, andebol e podemos ainda fazer um treino mais específico para alguns músculos do corpo (nadar só braços ou só pernas...).
Eu nunca tive caimbras nas provas e penso que se deve muito a vários anos de natação, não encontro outra explicação.
Em relação á questão do tópico, eu costumo fazer um treino mais ligeiro (600, 700mt) dois dias antes da prova (sexta-feira) e descansar no sábado, sendo o objectivo "abrir" um pouco a caixa toráxica. Nunca faço exercício na véspera.
 
Top