Mudanças de punho - Posso trocar por outros?

#1
Sou um ciclista de fim de semana que comprou uma bike só para ver se lhe ganho o gosto

Passo a explicar: para passar do prato mais pequeno para o do meio são precisos 6 estalos no manipulo esquerdo. Para o prato mais pesado também são uns quantos.
Resumindo, não gosto destas mudanças de punho.

Como os punhos em si, também são desconfortáveis decidi comprar uns novos, mas agora estes são demasiado longos para manter as mudanças de punho!:mad::fpalm:

Aproveitando que já tenho aquilo desmontado, pensei em trocar por manipulos "com gatilho"

Pergunta: Para melhorar as mudanças posso mudar só os manipulos ou tenho de mudar o desviador da frente e a pedaleira?


foto do manipulo:
URL=http://imageshack.us/photo/my-images/64/02102011462r.jpg/]
[/URL]

Uploaded with ImageShack.us

foto do desviador dianteiro



Uploaded with ImageShack.us

foto da pedaleira


Uploaded with ImageShack.us

Eu sei que esta bicicleta deve ser a pior aqui do forum e que mais valia ter comprado uma melhor mas tirando as mudanças esta para mim serve.

Obrigado pela ajuda.
 
Last edited:
#4
podes comprar os que quiseres, rotativos ou de patilha, tendo em conta 2 coisas: nº de velocidades ou carretos na cassete na roda de trás e ratio de sistema já montado (1:1 ou 1:2), tendo em conta que julgo apenas quereres mudar os punhos e não o desviador tb.
 
#5
Tenho 3 na frente e 6 atrás.
Só queria mudar os manipulos para patilha de maneira a que as mudanças da frente entrem mais facilmente, só com um "estalo".

O que é o racio 1:1 1:2 ??
 
#6
o que queria era que as mudanças da frente entrassem só com um estalo como as de trás. Será dos manipulos ou do desviador dianteiro?
e já agora o que é o "curso" ? na decathlon disseram-me que era por causa de ter muito(ou pouco?) curso (??)
 
#7
como tens punhos rotativos as mudanças da frente não entram "ao estalo" único como as de trás. Para as mudanças entrarem só com um click, terias de comprar manípulos de patilha
 
#8
Para a frente podes usar um manipulo da gama alivio ou deore, mas para trás já n podes pois só tens 6v (alivio é de 8v e a deore é de 9v)

Jaime
 
#11
Funcionar funciona mas não a 100% (requer que a afinação seja minuciosa) ou seja não aconcelho manipulos com mais velocidades do que realmente a bike tem.
Basta ver o afastamento dos carretos numa cassete de 6v e de 9v que são totalmente diferentes e os manipulos estão projectados para esse afastamento especifico.
Neste caso uns manipulos de 9v com uma cassete de 6v, ao dar o clic no manipulo de 9v o cabo estica o necessário para que o esticador se desloque pela cassete de 9v, como na cassete de 6v os carretos estão mais espaçados entre eles, a quantidade de cabo esticada (movimento do esticador) não é suficiente.
Na minha bike não obrigado, estas invenções dão buraco mais cedo ou mais tarde.

Jaime
 
#12
Apenas um conselho:
Fica com o material que tens e corta os punhos novos e aplica-os.
Vais ver que é só uma questão de habito e qualquer dia até "brincas" com isso.