Mudança das peças de desgaste

NEROSTAR

New Member
Boas !

Como sou novato nisto , gostaria de saber se , aquando da mudança do desviador devido ao desgaste , p.e ; aconselham a alterar outros componentes relacionados com este tais como cassete , pratos , manípulos e isso , isto é , mudar tudo de uma vez só para evitar incompatibilidades .
 

indy

Member
Normalmente é ao contrário: os desviadores e os manípulos costumam ter tempos de vida longos, até avariarem ou até o utilizador ter vontade de os substituir por outro modelo; os pratos, cassetes e correntes é que são substituídos mais frequentemente devido ao desgaste.

A frequência dessa operação de substituição depende dos kms percorridos, do tipo de utilização e dos cuidados de manutenção e limpeza que se teve.

Substituir tudo garante que tudo fica em condições. Mas às vezes não é preciso. Por exemplo, se o prato grande da BTT não teve muito uso é provável que possa aguentar mais "uma rodada" (ou mais). Outro exemplo é trocar apenas frequentemente a corrente, que é um componente relativamente barato, prologando assim a vida da cassete e dos pratos.

Pessoalmente não tenho uma fórmula única. As opções tomadas resultam um bocado da experiência ...
 

SeteGu

Active Member
Podes mudar apenas o desviador sem problema, mas porque razão queres mudar o desviador?

Tens é de garantir que o novo desviador é compatível com a transmissão que tens. Se for SRAM tens de meter outro SRAM e se for Shimano é igual. Quanto ao nr de velocidades, mete um desviador para o mesmo numero de velocidades da transmissão ou (pelo menos) no caso de ter 8v (a transmissão) podes meter um de 9v.
Já li foi que não é possível meter um de 10v numa transmissão com 9v... aí já não tenho a certeza...
 
Top