MOVIMENTO TRILHOS LIMPOS (MTL)

Antonio Faisca

New Member
É verdade amigo Girão, se for preciso vamos ai apanhar uma sacada delas e em pleno Domingo após almoço colocamos-as a frente da loja...

IMG_4794.jpg


IMG_4796.jpg

A cerca de uma hora mandei um email para esta empresa, que nem passado 20 minutos respondeu-me. Não estava espantada, afinal já tinham avisado a organização da Maratona de Fermentelos!!!!! Mais uma vez entrou em contacto com essa organização que disse que seriam retiradas brevemente...como que se desde Junho de 2009 não fosse tempo suficiente...

Vou dar 15 dias...depois vou dar uma volta de bike...:)
 

Best

Member
Boas!

Parabéns pelo tópico. Espero que cause preocupação pelos responsáveis e que tenha efeitos positivos no ambiente.

A minha intervenção neste tópico tem outro propósito, pois de certeza que já todos reparámos que este ano a vegetação cresceu anormalmente devido às intensas chuvas do Inverno passado. Alguns trilhos simplesmente foram abafados pela vegetação e DESAPARECERAM!
As silvas com espinhos são o caso mais preocupante, pois aqueles "chicotes" podem provocar danos na pele, olhos, roupa e são um autêntico perigo.

Por isso bttistas de todo o país, armem-se de objectos cortantes, pequenos canivetes, x-actos, tesouras de poda, o que vos vier à cabeça e quando virem algo que merece uma ceifadela, percam um minuto e limpem o caminho para que todos possamos beneficiar dos trilhos sem problemas.

Eu tenho andado com uma pequena tesoura de poda no bolso do jersey e tentado abrir caminho por onde habitualmente ando.

Hasta


P.S.: Transportem as "armas" em segurança! Não se aleijem!
 

cascc

New Member
viva
No mês de junho realizou-se na vila de Joane um passeio "rota das descobertas" organizado por JOANEBTT, as marcações foram feitas por fitas e placas, passado este tempo todo as fitas e placas continuam. já alertei várias vezes para quem sujou que limpe, mas nada, será que será desta vez?



carlos alberto
 

cascc

New Member
mais um
fiz um tirlho da freguesia de Porto de Ave e Taíde nas terras de Povoa de Lanhoso em que o lema era "a pedalar por uma causa" até acho bem, mas já lá vão umas semanas largas depois disso e a quantidade de fitas e placas é enorme por aqueles trilhos.
a organização era do centro social da paroquia de Taíde, por favor lipem o que sujaram.

carlos alberto
 

BikeBrother

New Member
Ficam aqui os meus agradecimentos ao BTT Carreira pelo excelente trabalho que presta à comunidade...passados não sei quantos meses ainda não tiveram a decência de tirar a porcaria das marcações do percurso...tomem consciência do que andam a fazer porque (des)organizações destas não fazem falta nenhuma.

dsc00660c.jpg


dsc00661hz.jpg


dsc00662cj.jpg
 

abelha2

Active Member
Acho que todos deviamos como um user referiu ir limpando os caminhos por onde passamos, para que eles nao fiquem fechados....

Eu sempre que vejo uma arvore caída no meio do caminho, paro e arrumu-a, mesmo podendo passar por cima, assim evitam-se estragos de raios desviadores etc...

Quanto á vegetação silvas etc, acho que o melhor era em grupos, quando existem pequenas equipas organizadas, porque nao tirar um dia e ir limpar aquilo?

Dos varios passeios que se organizam na zona onde pedalo, é de louvar, que um dos organizadores, aquando da marcaçao da prova, vão monidos de maquinas, e limpam os trilhos por onde a prova passa de modo a que fique limpo para todos, e que a prova decorra com maior segurança.

Quanto ás marcações ficarem nos trilhos há vantagens e des vantagens. A vantagem é permitir a que outras pessoas possam seguir o trilho, a desvantagem é obviamente o lixo.

Sou é contra dois tipos de marcação, um é as placas pregadas nas arvores (pois pode fazer com que as arvores morram, e com que os proprietários fiquem ainda mais descontentes com a passagem das provas) e as marcaçoes pintadas no alcatrão, pois a certa altura ja nao se sabe a quantas andamos.
 

BikeBrother

New Member
Quanto ás marcações ficarem nos trilhos há vantagens e des vantagens. A vantagem é permitir a que outras pessoas possam seguir o trilho, a desvantagem é obviamente o lixo.

As marcações quando foram postas não estavam lá, por isso não vejo vantagens nenhumas em deixarem-nas lá. Existem GPS´s e pessoas com boa memória para repetirem os percursos, não há nada que justifique deixar o lixo no mato. Com isto a única coisa que andamos a arranjar é um dia destes não podermos usufruir da natureza para praticar BTT, por causa de um grupo de gente reles que não tem a dignidade de tirar a porcaria das fitas.

Comecem a deixar componentes de bikes no monte como forma de marcação, para ver se eles também ficam no mato. Oh pá, criem fitas biodegradáveis ou outra ***** qualquer, mas deixem de ser reles e porcos. Se não se sentem capaz de tirar as fitas, não organizem a prova é simples.

Desculpem esta forma grosseira com que escrevo, mas todas as vezes que saiu para andar de bike no mato encontro fitas, é no mínimo irritante. Já tirei muitas, sem sequer saber a que prova se referiam, mas não serve de nada, porque passado um tempo ainda tem é mais fitas...
 

BikeBrother

New Member
Não tenho feito grandes intervenções a este nivel porque enquanto vejo a situação e chego ao pc já os ânimos estão calmos. Mas hoje foi a gota de água, porque parecia que as fitas me seguiam fosse por onde fosse...ainda tirei algumas, mas rápidamente perdi a vontade, porque logo vi que nem com alforges chegaria para levar tanta fita.

Já não basta termos lixo e a paisagem toda queimada, ainda temos que levar com as fitas das provas...que tristeza puxa!!!

Caro Agirão, eu gostava que estes meus desvarios tocassem como a sua história no Douro Bike Race com o pequeno pastor...essa nunca mais sairá da minha mente...

Saudações (sem fitas)...
 

agirão

New Member
Esse miúdo, decerto, nunca irá sujar o espaço que lhe é tão querido! Ele é a natureza, a natureza está com ele! É assim que o nosso futuro estará garantido de forma saudável, ao invés do que fazem esses seres tão irracionais que ainda não perceberam que as fitas têm um lugar, depois de usadas - o lixo!

Um abraço!
 

agirão

New Member
Em conversa com o Cagaréu, soube que trabalharam até muito tarde na noite para retirar as fitas.

Ao Cagaréu, que é um Pai do MTL, e a todo o staff, dou os parabéns! Belo exemplo!
 

nuno faia

New Member
assim é que se trabalha!
a meu ver,e como membro de uma organizaçao,penso que a melhor maneira de marcar um evento de btt,é com cal fazer as marcaçoes no chao!dá mais trabalho a marcar,mas nao se faz lixo!
 

pedrole

New Member
Parabéns!!

A todos os niveis, excelente! Até no facto de estarem tres clubes diferentes em Aveiro com um único objectivo.

VERDADEIRO ESPIRITO BTT!!!

Ass: Pedro Lé

Subscrevo a ideia e podem contar comigo. A titulo de ideias, fiz-me sócio dos Bombeiros V.A. já há alguns anos, intuito principal, com uma chamada dando o meu nome e numero de sócio denuncio fogos e atitudes suspeitas, sem risco de falsos alarmes para aqueles. Assim contribuo para uma prevenção activa, já experimentaram passar em trilhos após um fogo?

Garantidamente não vão esquecer !!

Bem haja.
 

BikeBrother

New Member
Este fim de semana, juntamente com os meus colegas de pedalada decidimos ir pedalar para os lados de Fafe.

Trilhos fantásticos, outros nem tanto porque andava-se mais com a burra à mão que em cima dela, mas pronto ia valendo a paisagem. Eis que entramos no percurso da maratona de Fafe (atenção que não sei se as fitas eram desta prova, apenas sei que esses locais fizeram parte do percurso dessa prova) e começava o triste fado, fitas e mais fitas...de várias provas penso eu, pois umas eram brancas, outras azuis, outras laranjas, outras que com o sol até perderam a cor..enfim havia para todos os gostos...parecia os casamentos com os carros dos noivos e convidados cheios de fitinhas...

TRISTE FADO E TRISTES ORGANIZAÇÕES
 

CrazyKidd

New Member
eu ate acho que podiam deixar as fitas depois dos passeios, assim quem vai à procura de novos trilhos depois do passeio não corre o risco de se perder.

Agora deitar lixo nos trilhos, isso não, acho que nem nos trilhos nem em lado nenhum!
 

proque

Member
eu ate acho que podiam deixar as fitas depois dos passeios, assim quem vai à procura de novos trilhos depois do passeio não corre o risco de se perder.

Agora deitar lixo nos trilhos, isso não, acho que nem nos trilhos nem em lado nenhum!

As fitas são lixo da pior espécie.

Lembra-te: não deixes mais na natureza que os rastos dos pneus da tua bicicleta!
 

ricsaraiva

New Member
Boas pessoal.

Venho alertar para o facto da organização da 2ª Maratona BTT Futebol Clube Bom-Sucesso (perto de Aveiro) realizada no passado dia 5 de Outubro ainda não ter retirado as fitas relativas à marcação do percurso. Penso que um mês dá tempo necessário à organização para as retirar, inclusivamente nem as que estão de frente ao pavilhão e sede do clube foram retiradas.
Já fiz reparo a esta situação no blog do clube e no tópico aqui do forum relativo ao rescaldo do evento mas a situação não mudou.
Apesar de ter amigos ligados a este clube, lamento que este contribua para a poluição da Natureza e não faça o respectivo trabalho de limpeza que deveria fazer.
Se calhar, não têm tanto amor à Natureza e ao btt como se possa pensar.
Abraço a todos.
Ricardo Saraiva
 
Top