Mini e Maratona Internac. da Raia/Idanha-a-Nova/Zarza Mayor la Mayor -01/07/2006

Status
Not open for further replies.

Marco_belo

New Member
é pá.. eu pessoalmente estou a pensar em levar tenda e acampar.. mas se houver um pavilhão disponivel para se dormir.. é sempre uma mais-valia.. :D
abraço.
 

penatabua

Active Member
Olá M.Belo, o Pavilhão Municipal, está garantido por uma noite de30/01 de Julho, a noite de 01de Julho para 02 de julho não estava previsto, mas como programa das "FESTAS" é deveras atractivo, passar mais uma noite é quase obrigatório, vou tentar autorização para mais uma noite, mas vou tentar..... agora se me perguntares qual seria a minha opção conhecendo o parque de campismo e tendo a disponibilidade financeira(que nao deve ser muito dispendioso), eu escolheria de "CARAS" o parque de campismo, é um dos melhores do país, foi remodelado em 2003, tem piscina, tem sombras impecaveis e está sobre a barragem Marechal Carmona, poerás ali USUFRUIR de lindos e fabulosos "NASCER E PÔR DE SOL".
Abraço
 

LMG

Member
Carlos,

tendo em conta este teu comentário, quase que fica sem efeito aquilo que te disse ontem em Monsanto sobre a 2ª noite no Pavilhão... ou seja, se calhar levo tenda e vou para o Parque de Campismo, é capaz de ser melhor ideia. Espero que no parque se possa entrar até tarde... na 1ª noite pela viagem até lá, na 2ª pelo resto...

Abraços betetistas
Miguel Gomes
 

penatabua

Active Member
Olá malta, este fds vou efectuarb o GPS final e o Gráfico de Altimetria :exacto: :clap: :hehe: :drool: depois quando estiver disponivel colocarei aqui o Gráfico, OK?
Abraços
 

penatabua

Active Member
Olá amigos, aqui vou colocar os comentários de um grupo amigos, os KOTAS, aquando de uma FDS em 29 de Abril e 01 de Maio de 2006:
-FIM SEMANA DE 29-04 A 01-05-2006

Estiveram presentes os seguintes participantes:
- António Messias e esposa
- José Paiva, esposa e filha
- Eifel, esposa e filhas
- Andrade, esposa e filhos
- Gromecindo, esposa e filhas
- Carlos Monsanto e esposa
- José Castim e esposa
- Paulo e Maria João
- José Barbeiro

Ficamos hospedados na Pensão Boavista, onde fomos recebidos e bem tratados pelo super e simpático casal Sr. José e Maria do Céu, não esquecendo o Sr. Mário.

No final foi unânime a satisfação de todos pelo belo fim semana que passamos, excelente tempo, excelente camaradagem e excelente regresso a casa.

Uma nota de realce entre outras, o facto de neste grupo de 24 pessoas, ninguém fumar, isto apenas dignifica os atletas que somos, incluindo a n/família.

Também uma outra nota a simpatia a disponibilidade do n/guia o Carlos Magro que apesar de não se ter calado um minuto, ainda tem muita coisa para nos mostrar e para nos dizer, excelente.



Domingo dia 30 de Abril, passeio de Bike com inicio em Salvaterra do Extremo, saída pelas 09.00 horas em direcção a Espanha Zarza de La Mayor, a primeira passagem no Rio Erges foi por uma pequena ponte em madeira, a segunda, foi pelo rio Erges com as bikes ao alto e a agua pelo rabo, uma imagem só para quem viu.



Lindo seguimos em direcção a Segura, onde procuramos abastecimento no café do Sr. ???? que apesar de não ter jeito para servir às mesas como ele próprio confessou, foi de uma simpatia extrema.
Depois regressamos ao ponto de partida, onde chegamos com cerca de 45 Kms e todos contentes.

Este cenário esta testemunhado, em fotos colocadas pela minha pessoa e nos varios comentários dos presentes.
Abraço
 

Makarska

New Member
Agora já não há desculpas para não se inscreverem, todas as informações necessárias estão disponibilizadas, agora é só aguardar pelo grande dia...
Um abraço :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
 

penatabua

Active Member
Olá malta, em principio a 2ª noite no pavilhão municipal será possivel, para poderem aproveitar o programa das festas, que tal??????????????????????????Têm de ter cuidado é com as morenas e loirinhas FRESKINHAS, põe a cabeça á roda e depoissssssssssssssssssssss :greg: :greg: :greg:
Comentem a ideia, agradecia para activar a ideia.
Abraços
 
A

aquelhas

Guest
RECONHECIMENTO INTEGRAL DO PERCURSO, DIA 27.05.2006

No dia de ontem fomos fazer o reconhecimento integral do percurso da maratona montados nas bikes.
A hora da saída estava marcada para as 9 horas em Idanha, no entanto o pessoal que vei de LX atrasou-se 1 pouco na viagem e acabámos por sair perto da 10 horas.

De Castelo Branco estava eu e o Jorge Palma (não canta) de LX veio o Magro e o Nuno, um amigo dele que agora tb é nosso amigo...

Sai-se de idanha em alcatrão durante alguns Kms, muito rolante, 1º pelas ruas principais de entrada na vila e depois por quelhas que dão acesso às propriedades. Mais à frente entra-se num caminho de terra a descer para a barragem, uma delícia de vista, apenas perturbada pela incómoda erva seca que se espeta nas meias e se mete dentro dos sapatos. No final um single track para entrar no paredão da barragem.

Circunda-se a dita pelo lado este passando em frente ao Parque de campismo e começando a subir em direcção a Alcafozes, a caminho desta aldeia rola-se bem pelas planuras douradas da Raia, não fosse o forte vento de frente que nos impede de progredir mais rápido. Antes desta aldeias passamos ainda em mais uma pequena zona estilo single track que nos leva a uma estrada de alcatrão que entra em Alcafozes, aqui será o 1º posto de Abastecimento, percorridos cerca de 16 Kms.

Saidos de alcafozes em direcção a Toulões passamos mais uma vez em zonas de eucalipto e começamos a descer, aqui uma vista memorável se nos apresenta para o lado de espanha, o calor começa a apertar (estiveram 35º) e a poeira que embruma a atmosfera dá ainda mais a sensação de secura e de um ar abafado, no entanto o vento frontal se por um lado obriga a um esforço extra por outro lado refresca e impede o aparacimento do "homem da marreta", que iremos conhecer mais à frente...

A chegada a Toulões brinda-nos com um pequena fonte onde o Magro "toma banho" e onde paramos num café para a primeir refeição do dia.
Aqui irá ser o 2º posto de abastecimento percorridos que estão cerca de 26 Kms.

Sai-se de Toulões rumo a Salvaterra do Extremo por campos de erva e eucaliptais, sem grandes declives, à procura do caminho mais curo, que acabamos por encontrar. Cruzada a estrada nacional (muito cuidado aqui) rumamos a Salvaterra do Extremo, primeiro por estrada e depois por caminho de terra que acaba em calçada e de seguida a entrada na aldeia, com volta turística pelos principais monumentos. Aqui será o 3º posto de abastecimento.

De seguida, depois de uma curta paragem decidimos fazer-nos à mais famosa calçada do trajecto (já minha conhecida) e fazer uma pausa mais prolongada na fonte que existe no final da calçada, junto ao Erges. Abastecer de água, que é fresca e pura, é o principal. De seguida uma visita à garganta rochosa que o rio escavou ao longo dos milénios, sempre com o Castelo de Penafiel ao fundo, no cabeço rochoso.

A partida rumo a Zarza La Mayor faz-se por um trilho, mais uma vez com a erva seca a incomodar acabamos por chegar ao Erges, que se cruza para entrar em Espanha, com água pelo calcanhares. Do lado de espanha prosegue o trilho e a erva seca até entrarmos num estradão largo das obras da futura estrada de Zarza para a praia fluvial que vai ali ser construída. Este estrada a subir, ainda que pouco, com vento frontal, torna-se um pouco difícil e o o homem da marreta começa aparecer. A entrada em Zarza La Mayor, com o calor na sua plenitude faz-se já perto da 14:30 da tarde, estando a Vila praticamente deserta, não fosse a hora da siesta. Paramos no Meson (café) local para nos refrescarmos, já estão percorridos mais de 50 Kms. Aqui será o 4º posto de abastecimento.

Coca-cola, sandes de Jamón Serrano, em pão Muuuuito grande (cada um guarda metade para mais tarde) e lá arrancamos rumo a Segura, contando antes disso com a passagem do Erges. A saida de Zarza faz-se a descer por um estradão muito rolante onde se atingem velocidades consideráveis, com o vento aqui a a judar, soprando pelas nossas costas. O calor, sem vento a refrescar começa a sentir-se ainda mais, chegou a hora da marretada principal para alguns dos presentes e antes de chegar ao Erges ainda se fazem alguns topos mais inclinados a pé.

A descer para o Erges temos bem presente a paisagem Raiana, com os sobreiros e as oliveiras a manchar a secura amarela dos prados. Chega-se ao rio e é hora do mergulho, a que alguns se negam, "para não molhar a esponja dos calções". O Magro, já depois de molhar a esponja responde a isso fazendo um nudismo parcial, digo isto porque o homem estava com os sapatos calçados, hehehehe....

Come-se mais qualquer coisa e rumamos a Segura, já de novo em território nacional...
Esta zona é das mais duras devido aos sucessivos "topos" e aos sobe e desce, mas também das mais bonitas, dado que se circula sempre com o rio ao nosso lado. Mais à frente chegamso a um extenso single track, também sempre à beira rio que nos irá levar quase até Segura, lindíssimo.

Antes de Segura ainda encontramos uma fonte onde se faz mais uma sessão de "refrescamento". Sobe-se para Segura por uma estrada de acesso ao Rio e já dentro da aldeia afzemos uma paragem prolongada no café, onde os habitantes locais ficam surpreendidos com os 4 malucos a andar de bike com o calor que está. Aqui será o 5º Posto de Abastecimento. Coca cola, sumos, gelados, abastecer de água e, depos de 30 minutos parados arrancamos rumo a Zebreira. Antes disso passamos numa zona a descer onde se avista ao longe a ponte romana sobre o Erges, que liga Portugal a Espanha, uma paisagem esplêndida.

Segue-se então rumo à Zebreira, o dia já vai longo, são quase 18 horas, e até ver o "homem da marreta" ficou para trás com o calor. A zona que se segue é bastante rolante, mais uma vez com a paisagem característica da raia a dominar, apetece abrir os braços e gritar, descarregar o stress do dia a dia...
Sobe-se um pouco em direcção à Zebreira, e alguém tem um furo, com corte no pneu incluído. Demoramos mais um pouco a reparar e lá seguimos. A entrada na Zebreira faz-se a subir, aqui será o 6º Posto de abastecimento, junto à piscina Municipal. Depois da Zebreira é rolar em direcção à Senhora do Almurtão, com caminhos, uns lisos, outros pedregosos que acabam com o único representante das HT (hard tail, vulgo bike rígida). Passamos perto de algumas plantações de tabaco e rolamos mais um pouco até passar perto da Senhora do Almurtão, daí até à Senhora da Graça, nas "abas de Idanha", é sempre a descer...

Depois da Senhora da Graça, já com 100 Kms percorridos, apresenta-se-nos a última dificuldade do dia, a calçada que sobe para Idanha-a-Nova, um verdadeiro martírio para quem já vem empenado. O nosso representante das HT fez aquilo tudo a pé. Tem um extensão de cerca de 800 a 1000 metros e entra directamente na Vila de Idanha, onde rolamos mais um pouco a subir em direcção à meta, que atingimos cerca das 20 horas, hehehe.... que dia memorável...

Dados finais do GPS (com alguns correcções a fazer por enganos em caminhos):
Odómetro da Viagem: 105 kms
Tempo de deslocação: 7:05h
Tempo Total: 10:31h
Média de deslocação: 14.9 Km/h
Média Geral: 10.0 Km/h
Velocidade Máxima: 62 Km/h
Acumulado de subidas: 1810 metros
Ponto mais alto: 412 metros

As fotos:

35.jpg


a descida para a barragem...

34.jpg


junto à dita...

33.jpg


digam lá que não paravam para olhar para trás...

32.jpg


31.jpg


a caminho de Alcafozes

30.jpg


29.jpg


antes dos Toulões...

28.jpg


O Homem do banho...

27.jpg


a caminho de Salvaterra...

26.jpg


Fontanário em Salvaterra...

25.jpg


A FABEL (Fo... A Bike É Linda)

24.jpg


O Castelo de Penafiel...

23.jpg


A Calçada... Linda....

22.jpg


Na fonte... O Homem do Banho...

21.jpg


20.jpg


A Garganta rochosa do Erges...

19.jpg


A caminho de Zarza...

18.jpg


Chegada a Zarza...

17.jpg


Meson Moreno, é só Carbónio... Ainda bem que não houve trovoadas!

16.jpg


Coca Cola e conversa...

15.jpg


Plaza Mayor...

14.jpg


Em espanha depois de Zarza... O homem da MArreta andava por ali...

13.jpg


A banhos...

12.jpg


XXX do Magro...

11.jpg


A seguir ao rio, 20 metros a pé, 40% de inclinação...

10.jpg


Sobe e desce e observas a paisagem...

9.jpg


Fooooo.....

8.jpg


Lindo, single track a caminho de Segura...

7.jpg


Segura ao Longe...

6.jpg


Mais coca cola ...

5.jpg


TSSS TSSS

4.jpg


TSSS TSSS

3.jpg


A caminho da Zebreira...

2.jpg


Paisagens da Raia...

1.jpg


Subindo para a Zebreira...

0.jpg


Subindo para a Zebreira... Segura ao Longe...

entretanto a bateria foi-se... enfim...

Abraços
 

psardo

New Member
Exelente. E eu a trabalhar. Não fosse estas escapadelas e isto estava insuportável. Muito boas fotos, para convencer os que ainda não estavam convencidos, belo relato... para imaginar...

Faltam 34 dias e 18 horas!

Socorro, alguém me tire daqui e me leva a andar de bike. Ai na 2ª à noite e na 3ª e na 4ª e ... ninguém me agarra.

Sardo
 

jmsp

New Member
Belo relato e fotos a fazer justiça à beleza do percurso!
Valeu a pena, apesar do calor intenso que se fez sentir, especialmente em terras de "nuestros hermanos", onde fui o que mais sentiu o ataque do "homem da marreta"... :cry:, como se já não bastasse fui ainda "castigado" com um furo! Que sorte!
Deve ser algum "complot" do pessoal das FS de "carbónio" para me convencer a pôr de lado a fiel HT de alumínio... mas ainda não é desta!
Os meus agradecimentos aos "companheiros" de viagem, especialmente ao Nuno que acabou por fazer de "dama de companhia" na última parte do percurso, principalmente na subida final da calçada para Idanha...
Ficam, para "mais tarde recordar", as belas paisagens, o forte calor, os muitos picos que tirei das meias e sapatos, as travessias do rio, os banhos :lol:, a permanente boa disposição, as colas e a bela sandocha de "jamon serrano" :mrgreen:, os "raters" perfeitamente inodoros de um companheiro :wink:, as 10 horas para fazer 105kms e claro... um empeno daqueles de que já não tinha, felizmente, recordações!
 

penatabua

Active Member
Ola malta, com tantas tentativas frustadas de me acompanhar com o Amigo Agnelo Quelhas, para o presentear com o trajecto final deste eventos, chegou o dia em que isso foi possivel e o resultado ai está á vista, palavras para quê? As fotos dizem tudo, ou quase tudo, para vocês apreciarem aquilo que vão ter possibilidade de observar, claro está, os que aceitarem o nosso desafio e para sentir o que vão perder aqueles, que optarem por outras opções.
É um prazer que ninguém pode avaliar, a alegria que sinto, poder partilhar estes trilhos com pessoas como eu, que têm a paixão pelo BTT e o poder concretizar de um sonho, de os presentear com estes cenários cheios de histórias e belezas naturais.(para quem andava á mais de 10 anos, com a ideia de partilhar estas riquezas).
Obrigado, ao Agnelo, ao Jorge e ao Nuno Caixeiro(que desta vez não precisou de "PEDRINHAS") pela companhia. pelo espirito de camaradagem, pelo poder critico(as DICAS dos amigos foram essenciais) e pela boa disposição, que afastaram com o seu comportamento o sentimento de "EMPENO" .
Dentro deste grupo de amigos, não vou poder esquece,r de todos aqueles amigos, que pelo prazer do BTT, me acompanharam ao longo destes meses de preparação(apesar de haver ainda muito trabalho pela frente), falo concretamente do, Jorge Bastos, Tadeu e Filipe Goulão, que com o mesmo espirito, me apoiaram, tb eles têm uma cota parte de responsabilidade na escolha destes trilhos.
Um obrigado a todos, BEM HAJAM e viva a amizade e o BTT:
Abraços
 
A

aquelhas

Guest
jmsp said:
Belo relato e fotos a fazer justiça à beleza do percurso!
Valeu a pena, apesar do calor intenso que se fez sentir, especialmente em terras de "nuestros hermanos", onde fui o que mais sentiu o ataque do "homem da marreta"... :cry:, como se já não bastasse fui ainda "castigado" com um furo! Que sorte!
Deve ser algum "complot" do pessoal das FS de "carbónio" para me convencer a pôr de lado a fiel HT de alumínio... mas ainda não é desta!
Os meus agradecimentos aos "companheiros" de viagem, especialmente ao Nuno que acabou por fazer de "dama de companhia" na última parte do percurso, principalmente na subida final da calçada para Idanha...
Ficam, para "mais tarde recordar", as belas paisagens, o forte calor, os muitos picos que tirei das meias e sapatos, as travessias do rio, os banhos :lol:, a permanente boa disposição, as colas e a bela sandocha de "jamon serrano" :mrgreen:, os "raters" perfeitamente inodoros de um companheiro :wink:, as 10 horas para fazer 105kms e claro... um empeno daqueles de que já não tinha, felizmente, recordações!

Ó empenado, e eu que tive que te empurrar durante Kms, hehehe, não mereço 1 agradecimento... hehehe..., estou a brincar, o homem levou a marretada aos 55 Kms mas aguentou que nem um heroi até ao fim, fosga-se...
É o que dá, treinar, treinar, treinar para a PTG e depois disso Sofá, sofá, sofá, sofá.... enfim, vai-se aprendendo, hahahaha

Vê lá é se deixas a merd... da HT e se abres os olhos para o mundo das FSsss.
 

penatabua

Active Member
Olá Malta, um conselho!!!!! O "Homem da Marreta" anda sempre presente nestas distâncias mais longas, como tal aproveitem o rio Erges, para relaxar e PÔR as PARTES de MOLHO, vão ver que vos vão sair "TONELADAS" de cima.
Abraço
 

jmsp

New Member
aquelhas said:
jmsp said:
Belo relato e fotos a fazer justiça à beleza do percurso!
Valeu a pena, apesar do calor intenso que se fez sentir, especialmente em terras de "nuestros hermanos", onde fui o que mais sentiu o ataque do "homem da marreta"... :cry:, como se já não bastasse fui ainda "castigado" com um furo! Que sorte!
Deve ser algum "complot" do pessoal das FS de "carbónio" para me convencer a pôr de lado a fiel HT de alumínio... mas ainda não é desta!
Os meus agradecimentos aos "companheiros" de viagem, especialmente ao Nuno que acabou por fazer de "dama de companhia" na última parte do percurso, principalmente na subida final da calçada para Idanha...
Ficam, para "mais tarde recordar", as belas paisagens, o forte calor, os muitos picos que tirei das meias e sapatos, as travessias do rio, os banhos :lol:, a permanente boa disposição, as colas e a bela sandocha de "jamon serrano" :mrgreen:, os "raters" perfeitamente inodoros de um companheiro :wink:, as 10 horas para fazer 105kms e claro... um empeno daqueles de que já não tinha, felizmente, recordações!

Ó empenado, e eu que tive que te empurrar durante Kms, hehehe, não mereço 1 agradecimento... hehehe..., estou a brincar, o homem levou a marretada aos 55 Kms mas aguentou que nem um heroi até ao fim, fosga-se...
É o que dá, treinar, treinar, treinar para a PTG e depois disso Sofá, sofá, sofá, sofá.... enfim, vai-se aprendendo, hahahaha

Vê lá é se deixas a merd... da HT e se abres os olhos para o mundo das FSsss.

Para ti meu... #"$%&/)/&% fica o agradecimento por me remendares o furo e dares à... bomba!
Quanto às FS's gosto muito... mas é de as ver nos outros! :wink:
Pode ser que algum dia me convença, mas por enquanto prefiro bicicletas para HOMEM :lol: :lol: :lol:
Mais uma vez, obrigado pela companhia e motivação que me deram com a boa disposição!
Vê se mudas a tua imagem que já se encontra desactualizada! :wink:
 
Status
Not open for further replies.
Top Bottom