Melhor Relação "XX1 dos pobres"

RUMO

Member
Boa tarde pessoal,
Na vossa opinião, para fazer XCO, acham que a relação 11-40 (atrás) e um prato de 30 ou 32 (frente) é suficiente?
A bicicleta em questão é uma Cannondale Flash 26" que futuramente será 27,5", mas para já é 26".
Cumprimentos!!
 

DragonClaw

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Para XCO parece-me curto os 32 à frente. Não tenho experiência no campo mas um amigo que tem XX1 com 32 à frente diz que por vezes é curto em terrenos mais rolantes. Claro que para certo tipo de terreno o 32 poderá chegar mas para etapas mais rolantes acho que é curto. Penso que o ideal nisto do prato único, e para quem faz competição, é ter 2 ou 3 dentições que possa mudar consoante a topologia das etapas.
Continuo a defender que para um uso mais polivalente o ideal serão 2 pratos à frente mas compreendo que no mundo da competição procurem sempre aquela vantagem extra.
 

RTC

Super Moderador
Para XCO (XCO mesmo) com 40 atrás, os pratos 30 ou 32 deverão ser os mais adequados para a maioria dos circuitos, numa 26/27,5.
 

joao.f

New Member
Boas. Sim o ideal será o 32 sem duvida. No geral pois também pode haver provas melhores para um 30 ou um 34. Com o 32 ten-se o intermédio que e o que melhor se adapta no geral
 

TLouro

Member
Boas,

Atenção ao carreto mais pequeno da cassete, ser de 10 ou 11 dentes faz toda a diferença!

Por exemplo, a relação carreto de 10/prato de 32 é aproximadamente igual à relação carreto de 11/prato de 35!
 

RUMO

Member
Muito obrigado a todos pelas respostas.
Depois de analisar, penso que seja melhor utilizar 42t na k7 e 34t à frente...
Em termos de pratos de cor preta, alguém sugere alguma marca B&B? eheheh
 

tpfernandes

New Member
Retirado do facebook do Hugo "Espigão" Carvalho...

Como o próprio diz, é apenas a sua opinião mas que dá para tirar conclusões....

https://www.facebook.com/pages/Hugo-Espigão-Carvalho/129410187182537?fref=ts


"32,33,34 ou 36T?...

Já testei os 4 e espero assim poder ajudar todos aqueles que pensam avançar para um grupo 1x11 ou 1x10 (c/ cassete 11/42 - montagem SNV/CNC).

A resposta a todas as dúvidas que me têm chegado e às que poderão vir até é simples: Depende dos vossos objectivos (XCO, XCM, lazer, travessias, etc), onde mais pedalam e como pedalam.

Antes de mais e no meu caso, devo dizer que faço maioritáriamente maratonas mais rolantes (Ex: Regional XCM Santarém, Baixo Alentejo, etc...) embora ultimamente algumas destas mais rolantes tornaram-se mais empenantes e que pedalo mais em cadências pesadas que em cadências leves.

O prato de 32T no meu caso é para esquecer. Excelente para trepar tudo e mais alguma coisa mas a rolar esgota num instante. Mas por exemplo para XCO e outro tipo de provas mais curtas e explosivas é um prato mais que indicado.

O prato de 33T (penso que só a SNV/CNC tenha) é para mim o prato que mais satifaz objectivos. Tanto serve a malta da cadência pesada como os da cadência leve porque ainda há muitos que se queixam que o 34T torna-se algo pesado em subidas. Não esgota a rolar (a não ser em descidas em estradão ou estradões com vento a favor que poderá esgotar um pouco mas nada que compremeta o tempo final). A desvantagem é que se usa mais os carretos de 10 e 11 velocidades desgastando assim muito mais os mesmos.

O prato de 34T é o ideal para a malta com força nas canetas onde penso que me possa incluir. Prato amplamente usado em maratonas quer nas mais rolantes, quer com mais altimetria. Este para o meu caso será o prato ideal. Não esgota a rolar e com ele consigo subir tudo! Como pedalo mais em força, neste caso iria igualmente desgastar os dois últimos carretos mais depressa. Só falo nesta questão do desgaste rápido dos últimos carretos porque uma cassete destas custa mais de 200€...

Prato de 36T... raramente usado mas eu uso. É o prato que vêm na foto. Um pratinho por exemplo impensável de levar para uma Maratona de Manteigas se mesmo em algumas alentejanas já fez mossa (ex: Cabeça Gorda onde se lembraram de umas quantas paredes de 25% e até 29%). Se para o 34T é preciso força, para este é preciso mesmo muita força. As subidas com maior inclinação não podem ser feitas a pouca velocidade senão perde-se tracção. É preciso acelerar com uma cadência pesada e para isto são precisos uns bons watts. . A rolar não esgota mesmo em algumas descidas e estradões com vento a favor permitindo assim impor velocidades mais altas nestas situações. Também a subir, muito sinceramente aquilo que não consiga fazer com esta relação, faço quase de certeza mais rápido a pé com a bike ao lado... A grande grande vantagem do prato de 36 é que poupo mais os últimos carretos, utilizando de forma muito mais uniforme toda a cassete permintindo assim uma maior longevidade da mesma.

Resumindo: 33T (prato SNV/CNC) penso que seja o prato que satisfaz mais objectivos. Mesmo em XCO "é bem tolerado" e em Maratonas satisfaz plenamente. 34T, o ideal para o meu caso e para todos os que se mandam a longas distância e com força nas canetas. 36T... para loucos ou então que não saiam muito da região de Santarém e Baixo Alentejo e mesmo assim...

A SRAM ainda tem disponíveis pratos de 30T e 38T mas como devem compreender não mereceram análise... hehe embora o prato de 30T tb não seja mal pensado para XCO.

Por enquanto irei manter-me com o prato de 36 e quando este se fôr, talvez venha o 34. Digo talvez porque até agora ainda não apanhei grandes empenos com este prato mas também é como disse, tenho andado mais pelo Regional Santarém, Alentejo/baixo Alentejo embora a tal questão do Alentejo ser plano seja em alguma Maratonas um autêntico mito...

Uma coisa é certa. É viciante este grupo. Nada de chupões, correntes a caírem para dentro e mesmo para fora (atenção à tensão da corrente), as vantagens (que ainda não pude ver) em lama, nada de preocupações à frente e é só "engatilhar" atrás. Rápido, preciso, leve, eficaz.

Boas pedaladas e partilhem esta informação para os mais indecisos. "
 
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