Meia Maratona de BTT de Mangualde 27-03-2011

siulm10

New Member
Ora cá vai, já que ninguém se decide e como acho que esta maratona também merece um cantinho aqui no Forum, deixem aqui as vossas opiniões...
 

deca81

New Member
Realmente isto hoje está tudo muito tímido. Eu fui um dos felizardos que teve a oportunidade de estar presente neste evento. Queria deixar aqui um aviso à organização, com percursos destes e tantos single-treks, arriscam-se a ver esgotadas as inscrições num abrir e fechar de olhos!!!Para mim foi realmente uma manhã muitíssimo bem passada, pena foi a lama em algumas zonas que mais parecia tulicreme, mas isso, teriam de escrever ao Sº Pedro. Só as marcações a que merecem um comentário menos positivo, havia sítios que até eram demais e outros nem velas, era por instinto ou seguia-se as estrelas, e, principalmente do meio para frente, gente nas estradas era raro. Tirando isso, tudo 5 estrelas.
 
Boas colegas de pedaladas.
Bela maratona esta manha.. Muito bons trilhos. Pena só a lama em excesso em alguns sitios.
Uma subida bem puxadinha mas bastante agradavel. Hoje fui um pouco "bombeiro". Deu para dar uma câmera a um colega da estrada com um furo e um élo rapido e ajuda na montagem da corrente a outro que na referida subida, tal era a força da pedalada a partiu.
Continuem assim a trabalhar e terão certamente muitos bttistas nas proximas edições.. A minha, a não ser que aconteça algum imprevisto, faço contas de estar presente..
Abraços e boas pedaladas....
 

siulm10

New Member
Sim concordo plenamente, o traçado esteve muito bom as marcações estiveram um pouco aquem mas só em alguns sitios, no entanto foi a primeira e de certeza que a próxima vai ser muito melhor e vai de ter muito mais pessoal, pois o tempo hoje não ajudou muito.
Deixo aqui um apelo a organização, numa próxima venham com o percurso mais para a zona das termas de alcafache ;).
E os ritmos de andamento, isto está de doidos está tudo a andar muito, mesmo muito.
Sim fotos deve haver algumas.
Parabens Azuribike.
 

Joavon

New Member
Boa noite a todos.
Não sou de andar muito, talvez pelo excesso de kilómetros nas pernas, mas digo-vos uma coisa. Hoje valeu ter saído da cama manhã cedo.
O pessoal da AZURIBIKE preparou para nós todos uma bela manhã de BTT.
Organização 5*
Amabilidade com a malta 5*
Pessoal nos cruzamentos e de apoio 5*
Marcações 5*. Eu sei que podem dizer que havia falta de fitas aqui e acolá. Só quem nunca marcou uma maratona é que não conhece as dificuldades que se deparam á organização. Vejam por exemplo a mudança de trilhos por causa de um qualquer fulano ter posto arame farpado no trajecto inicial e ter que mudar tudo.
Recepção 5*.
Banhos 5*
Almoço 5*. Estava espectacular.
Só quero agradecer ao pessoal de Mangualde por ter proporcionado á malta uma manhã fora de série. Esqueçam lá a lama e a laminha, as subidas e descidas. Todos sabiam para onde vinham e as condições do tempo.
Parabéns a todo o STAFF, um grande abraço ao José Gomes; Patrício; Pina; Nelson e Janeca. Perdoem-me aqueles que não mencionei, todos eles estiveram ao mais alto nível.
Assim vale a pena ir a uma maratona, continuem porque estão de parabéns. Contem connosco.
João Rijo
www.dao nelas.com
 
Last edited:

Dalee

New Member
Concordo plenamente com tudo o que já aqui foi dito, e sou daqueles que para uma próxima lá estarei com certeza. Pena que ao km 21 fui obrigado a desistir devido a uma avaria grave na bicicleta que em que vi partido o drop-out e a desviador traseiro :( Até ai estava tudo muito bom e a correr muito bem.
Em relação à sinalização, havia realmente alguma falta de fitas em alguns locais, mas, até onde me foi permitido ir nada de especial que não se conseguisse fazer...!
Muito parabéns à organização, e boas pedaladas!

www.pedaladas.net
 

Bombasmen

New Member
Ora atão cá vai,
já foi quase tudo dito , bom percurso, muita simpatia de parte do staff, marcação... enfim já todos sabemos que andava um " vento forte com mãos" para aqueles lados, banhos impecáveis e almoço excelente.
Para o ano contem comigo.


www.daonelas.com
 

poliveira.eng

New Member
Estava a ver que este evento não aparecia neste bendito Fórum...

Pois eu também fui até Mangualde neste domingo. Foi a primeira prova do ano e estava em pulgas para ver como me encontrava este ano...

A Organização esteve muito bem, sendo que o secretariado correu lindamente e a tomada de tempos à chagada também.
Havia bastante pessoal nos cruzamentos (ainda que alguns estivessem mais atentos que outros...Eu não fui afectado pela desatenção, mas ouvi muita crítica nos balnearios de várias pessoas que o foram)
Os reforços pareciam-me bem fornecidos e bem colocados, apesar de não ter sentido necessidade de parar em nenhum.
As marcações estiveram benzito... E eu digo benzito, porque graças à ausência de uma fita, numa zona extremamente rápida (depois das bombas da BP) ganhei mais 2kms no pêlo e mais 6 minutos no tempo total (quando comecei a ver Fagilde achei que aquilo não estava bem...) Ao voltar ao local do erro ja estava alguém da organização a repor as marcações. Continuo sem perceber porque é que alguém rouba fitas...
Os Banhos são sempre aquela coisa, depende muito da hora a que a gente lá vai... Eu estive à vontade, água quente, boa pressão, espaço de sobra no balneário!
O Almoço esteve muito bom... A mesa das sobremesas é que meus amigos, não pode ser... tudo que perdi no trilho em calorias, ganhei ali em dobro...
O percurso era bom (só faltou a ajuda de S Pedro pra ser muito bom). Era essencialmente um percurso rápido, com bons ST e sem grandes zonas técnicas. Apenas a chuva foi estragar algumas zonas, e quem não levasse pneus para aquilo apanhava uns sustitos (como eu!). No final notava-se que o "percurso rápido" ainda escondia algumas dificuldades em acumulado (1000m). Numa apreciação geral, eu atribuía 4,5estrelas (a meia estrela é culpa do S Pedro).

A minha prestação foi razoável, comecei bem e fui ganhando lugares, ainda debaixo da chuva e com o meu Karma já a avisar que não me ia dar tréguas nas curvas...
Ali por volta do km 12-13 além do Karma, também o Maxxis TT decidiu que me queria pregar sustos (foi impressionante pedalar orientado para a frente e a bicicleta só se mexer lateralmente). Perdi confiança no material e reduzi o ritmo, pelo menos até chegar a terrenos mais sólidos...
Depois voltei ao normal, recuperei ritmo, mas depois das bombas da BP, perdi-me mais uma série de pessoal (levava as palas nos olhos, e realmente pensei que fosse uns dos locais alterados pela Organização). Foram mais 2km que o planeado, e mais 6 minutos perdidos... Ainda fiz asneiras com a transmissão e tive de a consertar (à força de pontapé)...
Daí pra frente foi reparar os danos e recuperar lugares, mas com cuidado redobrado nas tensões de corrente, porque a transmissão não foi mais a mesma e saltava quando eu fazia mais força (não sei se foi do conserto se já era a lama)... Talvez graças a esta gestão forçada, acabei com energia de sobra e não muito cansado.

Os novos ESIGrips, gentilmente cedidos pela Nexplore, portaram-se muitissimo bem, sendo que era um descanso agarra-los com a mão toda. O facto de serem os Chunky (e não os Racers Edge a que estava habituado) fazia com que absorvessem quase todas as vibrações. O saco Evoc, provou ser uam mais valia, pois a sua estanquecidade foi colocada à prova logo de manhã, e passou com distinção!!!

Em suma, está aqui montada uma bela prova que tem muitas pernas para continuar, saiba a Organização manter os standards este ano criados... Melhorem um pouquinho na marcação, digam ao staff que está nos cruzamentos para estarem mais atentos, AHHH! e arranjem outra forma de "picar" os dorsais (o meu chegou limpo apesar de eu ter passado em todos os controlos, pois a água e a lama apagaram o marcador) (Sugestão: agrafem com agrafos coloridos). E assim, mais um prova para entrar no meu caléndário anual!

Parabéns à Organização
E pró ano há mais...

PS - Venham de lá essas fotos e videos... Gente com máquinas não faltou ao longo da prova...
 
Last edited:

Xquim Chefinho

New Member
Bons dias a todos os atletas e participantes na meia maratona de Mangualde!

Como elemento da organização, Azuribike Mangualde Team, orgulho-me imenso de pertencer a este grupo de amigos recém criado, que se tem desenvolvido muito mais rapidamente do que inicialmente estávamos à espera. Esta prova surgiu da ideia de comemorar-mos o aniversário do sitio www.azuribike.com, base para este novo projecto na cidade de Mangualde. Um projecto destinado ao ciclismo nas suas diferentes vertentes, mas dando primazia ao BTT. Desde o inicio foram criadas sinergias para que este projecto fosse de todos os elementos da equipa e para todos os ciclistas em geral. E foi a partir deste ponto que as pessoas foram mostrando interesse em ingressar nesta equipa e formando um espirito de grupo muito forte!
Quanto à prova concretamente, posso realçar alguns pontos que na maioria já foram ditos: O percurso por nós escolhido, não era muito dificil, a altimetria assim o diz, com pouca pedra, bastante variado, desde descidas, subidas, singletracks, estradões para acelerar, passagens de pontes, ribeiras, etc. Escolhemos um percurso que desse para todos e que saissem daqui contentes, porque sabemos que há pessoal que gosta, e bem, de paisagens bonitas, porque estes passeios é para isso mesmo, conhecer sitios e lugares fantásticos do nosso Portugal.
No que concerne à marcação do percurso, posso adiantar o percurso começou a ser fitado na 3.ª feira e foi concluido na 5.ª feira, por volta das 19h. Logo nesse dia, foi-nos comunicado que já havia fitas arrancadas e placas destruidas. Na sexta fizemos a rectificação, e como havia pessoal a fazer o reconhecimento do percurso, alertou-nos para nova situação de fitas arrancadas. No sábado fizemos uma verificação completa a todo o percurso e onde colocámos as placas sinalizadoras e alguns melhoramentos. Eram cerca das 2h da madrugada, alguns elementos foram verificar alguns pontos, eis a surpresa, fitas novamente arrancadas, tendo de imediato se procedido à colocação de novas fitas. No domingo, para os mais madrugadores, cerca das 8h30m arrancou um motard, com a finalidade de verificar novamente todo o percurso, e posso dizer-vos que se ele não fosse há vossa frente ainda hoje deveria haver pessoal perdido, tal não foi o disparate de fitas arrancadas e percursos alterados. As situações mais prementes, foram junto às bombas da BP, na A25, tanto de um lado como do outro. Pois aí além de alterarem as fitas e mandar o pessoal para Fagilde, alguém fez questão de desagrafar placas com setas, virar ao contrário e voltar a agrafar. Foi muito complicado, mas penso que de um modo geral as marcações estavam correctas e bem sinalizadas. Posso aceitar criticas da fita ser assim, mas foram as fitas que nos foram cedidas. Um aspecto a rever para o futuro! De resto penso que nos esforçámos ao máximo para proporcionar um domingo excelente de btt. Quanto às sobremesas, contámos com a colaboração de todas as famílias que tb quizeram participar neste evento e adoçar a boca e o espírito a todos quantos nos visitaram em Mangualde. Um agradecimento especial a todos os elementos que trabalharam, colaboraram ou participaram neste evento. Todos fomos muito importantes para que o resultado fosse este, esforçámo-nos ao máximo e só quem já organizou eventos, sabe as dores de cabeça que temos para pôr um evento deste tipo na rua e podermos proporcionar um dia diferente com boas recordações. Quanto a mim, obrigado a todos os que vieram até mangualde, e esperem por novidades nossas! Certamente este ano ainda poderão ter uma novidade, em nada igual ao que existe no panorama actual do ciclismo.

Um abraço para eles,
um beijinho para elas
E boas pedaladas,

Xquim Chefinho
AZURIBIKE MANGUALDE TEAM
 

siulm10

New Member
Mais uma vez os parabéns a Azuribike, são lamentáveis os actos que o nosso camarada Xquim acaba de descrever, mas prontos é com esta força que vocês tiveram que se alcança o sucesso, por acaso também me enganei ao pé das bombas da BP, mas foi só um susto LoL não foram 2 Km como o Pedro descreveu pois teve azar ele vinha com um bom ritmo ( está tudo a andar muito ).
Venham lá essas fotos pois estou com curiosidade de as ver.
 

wbike

New Member
ohohoh... chegou o "Pai Natal"..... desculpem tava a brincar. Chegaram as FOTOS o link é https://picasaweb.google.com/108226428045085843206/BTTAzuribike2011
Devido ao número elevado de fotógrafos e por conseqência um número elevado de fotos o album irá sendo actualizado ao longo do dia.
Como elemento da organização queria agradecer ao pessoal que compareceu em massa apesar do mau tempo que se fez sentir em Terras de Azurara.
Obrigada, boas pedaladas
 

poliveira.eng

New Member
Eu perdi-me por 2 kms porque ia de palas nos olhos... só via a roda do da frente... e ele ia na gáspia, e eu atrás dele... Dos 2 kms de engano, só 500m é que são culpa de quem arrancou a fita! O resto é mesmo só meu!

Voltando às sobremesas: Aquele arroz doce e a baba de camelo... HUMMMMMMMMMM!!! pena não estar agora aqui uma taça igual à de ontem... marchava toda!!! Ontem só tive pena de não ter barriga pra comer um bocadinho de todas (eram tantas, e todas com tão bom aspecto)

Agora vamos ver as fotos...
 
Last edited:

NUNO TROCANOTA

New Member
Para á próxima agradecia que não colocassem tantas sobremesas á disposição.......pois preciso de perder peso para o CAPE EPIC....OBRIGADO...quanto ao resto foi 5 estrelas..........
 
Top