Marreiros Light-bike HT Carbon 29er -> KTM Myroon Elite (464)

Giantfreerider

New Member
Na minha opinião, prato de 22 e cassete de 11-28 é o limite para as subidas.
Menos que isto e as subidas (no monte) já ficam muito difíceis, senão impossíveis.

Falo por mim, que em subidas muito técnicas e inclinadas, uma cassete de 11-32 dava jeito (claro está que nestas subidas vai-se muito devagar, que em competição o melhor será fazê-las a pé).

Mas regra geral, a cassete 11-28 com prato 22 sobe tudo, haja pernas! ;)

Cassete 11-28 com prato 24, só dá para voltas em que as subidas sejam curtas e sem muita técnica...ou seja, com a inércia que entramos e umas boas pedaladas faz-se.
 
Last edited:

Duarte86Dias

New Member
Boas.

É a primeira vez que escrevo no tópico do Marreiros, uma pessoa que já tive oportunidade de cruzar 2 dedos de conversa nas bombas de loulé há uns tempos quando ele foi falar com o user Night por questões de negócios. Esta bike está deveras um avião para competir, fiável e sobretudo discreta, até tive direito de dar uma voltinha nela looool.
Pegando agora na questão das relações, não vejo qualquer vantagem em usar 11-28 com dois pratos, porque uma bike de XCO e Maratonas deve ter alguma "eslasticidade" de andamentos, eu por exemplo uso 11-36 que vinha de origem com 2 pratos 26-39 e sinceramente não acho que seja viável o 11-28 em prole da redução de peso.

Cumprimentos.
 

pimentoski

New Member
se o Marreiros tivesse de subir com 36 mais valia ir a pé...

Marreiros, antes com a FRM usavas 25/39, com a Rotor subiste para 26/40, agora baixas para 24/38.... Mas no fim acho que vais achar que o ideal era mesmo os 25/39 só que essa medida é muito mais rara e cara...
 
Acho que é como o Marreiros diz: se não tivesse de competir usava. Eu não compito, por isso uso ;)

Durante a tarde fui dar uma voltinha de 65km e 1600m de acumulado... fui atento às relações e só tive que usar o carreto 28 em duas situações. É verdade que noutras duas situações tive de apear, mas teria de o fazer na mesma com uma cassete de 36 ;)

Marreiros, uma boa opção para o prato de 24 (em termos económicos e de peso) seria um Truvativ: 10notas com 20.7gr de peso (contra as 20notas e 24gr dos TA). http://img268.imageshack.us/img268/1244/img0056wa.jpg
 

rucaf3

New Member
Vou dar os meus 5 cêntimos... Actualmente tenho 24/32/42 com cassete 11/28 , ontem fui fazer 40 km com sobe e desce constante enraizado e pedra como o catano cabeços inclinados como o raio e o resultado foi k ao km 30 estava com uma fadiga bem grande nos musculos... resultado ... Meio empeno ... E não quero mantela (11/28)...
Estava a pensar manter o 24 e montar o 40 com cassete 11/32 o k acham ?? Fica um salto muito grande entre pratos ??
 

rucaf3

New Member
Vou dar os meus 5 cêntimos... Actualmente tenho 24/32/42 com cassete 11/28 , ontem fui fazer 40 km com sobe e desce constante enraizado e pedra como o catano cabeços inclinados como o raio e o resultado foi k ao km 30 estava com uma fadiga bem grande nos musculos... resultado ... Meio empeno ... E não quero mantela (11/28)...
Estava a pensar manter o 24 e montar o 40 com cassete 11/32 o k acham ?? Fica um salto muito grande entre pratos ??
 

Marreiros

Active Member
Bem, antes de mais muito obrigado pelas vossas opiniões! :D
Quero "sublinhar" que estes pratos (38/24) irão ser usados únicamente em XCO. Pelo menos na primeira da Taça de Portugal o prato 24 na frente vai ser extremamente útil... Mais cadência, mais controlo e mais tracção. Nas maratonas irei continuar com o 40/26.

pimentoski, por vezes o 36 faz falta. Mas eu prefiro ter uma cassete mais pequena atrás e pratos também mais pequenos na frente. Menos material igual a menor peso contudo aqui o objectivo é mesmo aumentar a cadência de pedalada.
As minhas relações utilizadas desde que abri este tópico foram: (2009)Truvativ Noir com 40/28 com cassete em ti 11-34 e depois XT 11-32; (2010)FRM CU-M18NS 42/27 com cassete XT 11-32; (2011)FRM CU-M18NS (apenas até Março visto que o crank esquerdo partiu :() 42/27 e 39/25 com cassete XT 11-32; (2011) Rotor 3D Ti 40/26 com cassete XT 11-32. E em 2012 vai ser Rotor 3D Ti com 40/26 nas maratonas e 38/24 no xco ambos com cassete 11-32. Vamos ver se vai resultar. :)

P.S: rucaf3, isso foram 10 cêntimos! Vai dar ao PR que coitado só de uma reforma ganha 1300 por mês e mal dá para as despesas... Poor thing!:suabesta:
 

Marreiros

Active Member
A XTR está um bocado fora de "mão"... Fiquei "escaldado" com cassetes caras em Ti. A única que tive durou-me 1000km's! :( Never again! A XG999 é uma opção mas o reço é aquele que sabemos. Talvez um dia quando passar ás 10v logo experimento a cassete XX.

Esses eixos são bons... Já tive nos Exustar e nunca tive problemas!

Obrigado Mário.
 

stuka666

Member
Marreiros, usas spd porque gostas mais que os cb ou é por causa de no ginásio se usar só disso?

Às vezes penso em meter uns cb e uns eixos em ti, mas tenho medo que funcionem pior que os ritchey paradigm que tenho..

Mais de 200 € de cassete, ainda é um bocado carote :D
 

Marreiros

Active Member
Olha a mim convenceram-me! E só não estou a usar uns nuns Egg Beater super leves porque o destino assim não quis. :(

Na realidade já experimentei uma cassete XX e resto do grupo XX numa Ghost HT que era do ATX mas foram apenas poucos metros que nem deu para testar como deve ser. Mas sim 10v são o futuro. Só não sei quando. :D

Uso SPD e ainda não mudei por causa do trabalho... Uso os meus Dragon também nas aulas. Talvez quando comprar outros sapatos de encaixe mude de pedais e sistemas de encaixe.

200 euros por uma cassete é realmente muita fruta...
 

prodrigues

New Member
Boa noite Marreiros,

Em relação ao aperto de espigão, quais as marcas que têm a medida 36.9 com uma boa relação preço/peso e qualidade?

Abraco
 

pepelento

New Member
Eu meti um SNV, não é dos mais leves, mas é bem mais leve que o da spec. E também não é dos mais caros. É em alumínio e tem um parafuso pequeno (creio que em Ti, pelo menos quando o desapertei parecia que estava soldado, até fez fumo :shock: ). Segura bem o espigão com o aperto recomendado ( e massa de atrito).
 
Top