Marreiros Light-bike HT Carbon 29er -> KTM Myroon Elite (464)

mariosimas

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o prato 24 da TA pesa 23g e o 38 pesa 56g.

São os pratos Chinook para a furação 104/64.

Quando tinha a transmissão 40/26 usava os pratos da FRM que eram mais leves mas os TA têm um shifting mais rápido.

A FRM não têm pratos 38/24 para esta furação.
 

essence_s

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Marreiros, essa bike de férias?Eu vi logo que n seria por muito tempo, pois até ela deve ficar irrequieta sem fazer o que está destinada:competição!
Decidiste voltar ao furious fred?O smb8 deve estar mesmo nas lonas....
 

stuka666

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Eu a pensar que tinhas tirado os logos da maneira mais leve que era lixar aquilo tudo.. e já vi que é vinil :D

Vais meter um avanço extralite e guiador schmolke? :D
 

Nozes

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Furious Fred no Inverno...só podia ser no "ALLgarve" :D

Cá por cima também não chove,mas basta passar por uma sombra para ter humidade suficiente para fazer um "careca" desses perder aderência. O xisto aí de baixo é bem abrasivo,dá para isso agarrar em todo o lado,por isso força aí...e cuidado com os cortes!

Quanto à tua "constatação" sobre os aros ZTR e as pedaleiras de 2 pratos,tens toda a razão. Mas como em qualquer inovação que traz benefícios,há sempre muita gente a ficar "de pé atrás" durante algum tempo,e a tentar saber mais antes de investir. Ás vezes não expressam bem as suas dúvidas e isso é entendido como crítica.

Mas o pior é quando alguém salta à pressa para o comboio da moda e depois não se dá bem. Todos conhecemos casos de quem montou transmissão pesada demais para o seu andamento,pneus macios demais para durarem o que pretendem,ou mesmo bicicletas completas que não são nada do que essa pessoa precisa para se divertir.
É claro que é com a experiência que se podem fazer as melhores escolhas,mas alguém acabado de chegar ao btt não se pode medir por um atleta experiente como o Marreiros e querer que a sua bike,mesmo que tenha tudo "como manda a lei",faça igual figura.

Façam 2 coisas ao mesmo tempo,pedalem e pensem! ;)
 

Marreiros

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Obrigado pelas palavras malta! :)

Mecânico, olha que mesmo a comprar vê-se por aí com cada "barrete". Mas eu também não estou livre. ;)

Obrigado PenduluM! Quanto ao Furious Fred aquilo com um pouco mais de pressão que o habitual até se aguenta! E apanhou muiiita pedra lascada. Mas quando fui treinar precavi-me com 3 câmaras-de-ar! Na volta tive sorte. Este domingo que vem vou experimentar outra vez. Ah e foi uma conversão 5 estrelas. Os pneus não têm perdido pressão nenhuma.

Obrigado pelos pesos Mário. :) Já agora manda-me MP com os sitios e preços de pratos TA se não fôr pedir muito. Ponderei os SNV mas o seu PVP subiu brutalmente ou é só impressão minha? Gostava de apoiar o que é "tuga" mas assim não é fácil...

essence_s, voltei ao Furious Fred porque mandei revisionar as rodas na Binaclinica (já agora o António merece o destaque pelo serviço 5estrelas sempre rápido, eficaz e com qualidade ;) ) e tenho uma caixa com alguns pneus assim para o leve e disse para mim: "e porquê não montar um destes atrás???" :D Sempre serve para melhorar a técnica. ;) O SMB8 está na caixa. :)

stuka666, lixa na bike? Não... No máximo utilizaria o Carbo Lift mas só se a Spec recusar algum dia a dar garantia. Os avanços e guiadores dessa marca, infelizmente, não são para a minha carteira. Isto de ser atleta não sai barato. A não ser num negócio "daqueles"... O avanço já vem a caminho. O guiador vai ter de esperar porque agora com a bike de estrada a "coisa" fica mais complicada...

Nozes, concordo com tudo o que escreveste! Aqui onde fiz a "crossada" também tinha algumas partes mais húmidas que foram secando ao longo da manhã mas como era descer até se tornou divertido. :)
E por falar no comboio da moda... Tu foste dos primeiros, senão o primeiro a colocar uma Durin Race. Visionário! ;) Deves ser dos poucos em quem confio realmente no feedback que dás acerca do material.;)

Claro Jazz. Não queremos perdê-la. Se alguma dia a resposta fôr negativa aí pensa-se noutra coisa. :)

Abraço
 
Eu agora também ando de furios fred atrás, montei-o atrás em Novembro só para experimentar mas gostei tanto e também a preguiça de andar a "fazer" o tubless outra vez, que ficou lá até agora! Até nem foi dificil de vedar e se ao principio perdia um bocado de ar, agora tinha ficado um mês parado na garagem e ainda tinha 1bar, normalmente uso com 1.8 bares.

Boa sorte para a proxima época e continua a dar feedback!
 

Marreiros

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Isso também é das coisas que me aborrece mais: trocar pneus e respectivo liquido! Atrás tive dificuldade em encaixar totalmente o pneu porque tenho uma pequena mossa no interior do aro que deixa escapar ar quando faço a conversão. No aro de trás só vai lá mesmo com o compressor. :(
No Furious Fred não uso menos que 2 bares. Com menos pressão Tenho medo de furar ou que o pneu corte... Pelo menos naquele sitio. É o pneu que utilizo com mais pressão actualmente.

Obrigado e podes ter a certeza que continuarei. Aqui ou noutro sitio. ;)

Abraço

P:S: Pratos TA 38/24 encomendados. :)
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Cassete 11-28 com 2 pratos não me parece compatível com BTT a sério, primeiro que tudo estão as relações que precisamos para ultrapassar as piores subidas e as zonas mais rolantes da maneira que nos for mais confortável, depois vem o peso. Senão andávamos todos com 1x9 ou 1x10 ou mesmo single speed e era uma alegria...
 
O Marreiros vai usar 11/32... mas eu uso esses 2 pratos com 11/28 e enquadra-se perfeitamente naquilo que pretendo!
Primeiro só ando em zonas muito acidentadas, logo o rolar não me interessa. Segundo detesto ir a moer quase sem sair do sítio... Isto é um assunto semelhante aos selins: cada perna/cadência sua sentença...

Mecânico, eu não sei como o resto do pessoal costuma fazer, mas quando no prato 24 nunca passo do 5º carreto, e quando no prato 38 uso todos excepto o 1º e às vezes o 2º. O único senão que noto nesta relação é precisamente um pequeno 'gap' de relações entre esses números, de resto impecável!

ps: FiCaçador, eu também ando de SS e simplesmente adoro! ;) Para mim fazer BTT a sério não é entrar em competições... mas isto é a minha ideia!
 
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Nozes

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Zonas muito acidentadas com essas relações de transmissão,Bruno?
Não duvido que seja possível (a minha 1ª btt tinha como relação mais leve 28/28 e eu subia em todo o lado) mas penso que tens mais a ganhar que a perder se começares a fazer mais rotação...por exemplo os joelhos agradecem bastante ;)
 
Quando digo acidentadas refiro-me a um sobe e desce constante (sempre com muita pedra presente, o que impede alcançar grandes velocidades), em que as subidas muito complicadas não se prolongam por grandes distâncias... mas só as muito complicadas ;)
Sem dúvida que os joelhos agradeceriam ;), mas fui numa de experimentar e para já estou a gostar. Não havia feedback para esta hipótese e nada melhor que experimentar...
 

pimentoski

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24 - 28 é quase tão leve como 26-32. Não dá uma relação semelhante mas 24-28 é mais leve que 26-30 e mais pesada que 26-31 (se existissem estes cassetes).

Mas na prática quem se sentir bem com 26-32 quase de certeza que se aguenta com 24-28 mas se o objectivo de trocar os 26 por 24 é para aumentar a cadência a cassete de 11-28 fica fora de questão.

os 38 à frente, nota-se menos... ir na 38-11 é mais pesada que a 40-12, por isso também não vai esgotar facilmente em provas de xco com sobe e desce.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
pimentoski, é uma diferença maior do que parece em relação ao 26/32.

Mas vamos pôr o assunto de uma forma mais prática:
O Marreiros vai utilizar na sua bike (sim, este é o tópico da bike do Marreiros) os pratos 24 e 38 com cassete 11-32. Se ele usasse uma cassete 11-28, a sua mudança mais leve seria igual à segunda mudança mais leve da cassete 11-32, cujo 2º carreto tem 28T. Seria essa a diferença que seria perdida, a de uma mudança inteira.
 

huppy

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Bruno Silva, a grande vantagem dos 2 pratos, e a menor troca de pratos.
Com cassete de estrada acontece o inverso, portanto parece-me sinceramente ser coisa de WW apenas, senão o pessoal do andamento a serio usava-o, não achas?

Sorry pelo off-topic.
 

pimentoski

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Ficaçador as tuas contas estão erradas, 24-28 não é o mesmo que tirar uma mudança completa ao 26-32... o 24-28 é semelhante a 26- 30,3 dentes (como se fosse possivel)... ou seja é uma mudança entre os 30 e os 31 dentes para quem tem prato de 26. Mas claro que isso não existe.
 

qmark

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O Ficaçador estava a supor usando o mesmo prato (24). O segundo carreto da cassete 32-11 é o 28. Daí se passarmos a usar um 28-11 é o mesmo que andar sem o carreto mais leve, o 32.

Quando os meus pratos morrerem sou menino para testar o 38/24 com a cassete 28/11. Mais leve, económico, mas não sei se dá milhões ou dá direito a fazer umas corridinhas com a bike à mão.
 
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