Maratona Festival Bike 2013 - Santarém

ruialexis

Elos Rápidos
Colegas do Pedal,

O objectivo do tópico é fazer o rescaldo sobre a Maratona Festival Bike 2013 e não enveredar por provações só porque alguém tem uma opinião diferente da nossa.

Eu também estive lá, em 5 anos de BTT desisti pela 1ª vez por opção, ao km 35 na Maratona.
A minha opinião sobre o percurso é extremamente negativa, tudo o resto considero satisfatório para uma prova com 2000 atletas (estacionamento, boxs, banhos, almoço, indicações, etc..).
Se vou voltar para o ano, provavelmente não!

Ps: Como já alguém disse no BTT apanhamos de tudo, mas ainda podemos fazer as nossas opções...por ex. estou inscrito e pago na próxima semana na tasca do xico e simplesmente não vou para não "apanhar" novamente com este lamaçal!

Boas voltas,
RA
 

Ismas

Member
O bom do BTT é isso mesmo, é não se saber o que vamos apanhar, apesar de ter chegado ao fim da meia maratona sei que muitos a abandonaram não pelo cansaço mas sim por não querer estragar material.

Não me preocupei muito com isso pois a minha bike é das baratinhas, mas apesar de não ter muito cuidado com ela não estraguei nada e até gostei de certas partes do percurso.

Para o ano tenciono voltar, tenha lama ou não
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Ficam apenas aqui 2 reparos, ambos de falta de civismo para com os restantes colegas BTT:

- Naquela parte do percusro, um pouco antes do ponto liquido, houve um atleta que queria passar pelo meio de 2, eu e outro colega, armado em esperto quis passar pela parte mais dificil, ora o resultado foi uma queda que podia ter sido pior caso eu não me tivesse agarrado ao capacete dele com o braço esquerdo para não me espantar tambem e ter algum tipo de ferimento, nem um pedido de desculpas, o que vale é que eu não fiquei lá para o ajudar porque não o mereceu...

- No primeiro congestionamento, devido á descida que parecia manteiga, até á mão não deu, onde a maioria começou a fazer atalho pela direita, mesmo por cima de um terreno agricola, que tinha dono, havia de ser bonito se o dono visse...caçadeira em punho!! o mais grave foi que a malta da esquerda, no percurso certo, teve de esperar uns minutos para deixar passar os que estavam á direita (os atalhantes)
 
Um bom semi-empeno e ataque de nervos... ah pois é... até me passei com as horas que demorámos a percorrer os 50km.... 5H!!!!! looooooooooool.

Apesar de não ter sido a primeira prova do tandem (sim, éramos os loucos daquela bike), nunca tínhamos estado com ela numa situação com tanta lama e deu todos os problemas imaginários de juventude possível.. resultado: das 5h, talvez uma bela hora ou mais foram parados de ferramenta na mão.lol. 2 correntes partidas e reparadas, sem travões à frente e atrás, no final já nem mudanças conseguíamos colocar, etc.etc.


Não sou o mais critico... a verdade é que sim, arrancámos no final e acreditem, se a malta da frente sofreu, para quem ia atrás o percurso estava pura e simplesmente impossível! Um tormento de 50km. Possivelmente os mais horríveis que já fiz até hoje...

Mas sejamos objectivos: há que ver que possivelmente nem 24h antes estaria em perfeitas condições (chuva começou a cair na tarde de 6ª aqui na zona de Ourém pelo menos). quem consegue alterar um percurso em 24h? consegue mandar GNR/ajudas de terreno em 24h para locais completamente diferentes? planos B? claro, mas não em tao pouco tempo... por isso afirmo: BTT é isto mesmo... e lama faz parte quando tem de ser...

Não deixo no entanto de achar que se arriscou na escolha do percurso... algumas das estradas bastava olhar para o estilo para se saber que aquilo podia acontecer. e em Outubro, não era assim taaaao impossivel

a única falha GRAVE que identifico foi mesmo, indo atrás com tantos problemas, não haver um único liquido no reforço... acho que é algo que não pode falhar em prova alguma, e numa prova deste nível muuuuuuito menos. menos mal que nos outros ponto houve sempre...
 

Brunorix

New Member
Boas pessoal,

Como em tudo na vida, há opiniões diferentes e cada um sente as coisas à sua maneira. Concordo com muitas das críticas que aqui foram feitas, foi um sofrimento passar por aquela lama toda (além de ter dado duas cambalhotas) e praguejei muito nos primeiros 30 km...

No entanto, não posso deixar de dizer que isso tudo contribuiu e muito para que o momento desta foto fosse ainda mais saboroso! Chegar foi uma verdadeira sensação de vitória!

vwwl.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

a única verdade é que, no meio disto tudo, já passaram 2 dias e a organização ainda não se pronunciou sob o sucedido :(

Outra questão, está relacionada com a falta de sinalização nos cruzamentos, havia um sitio onde saiamos do trilho (estradão) entrando em alcatrão e nem um elemento para facultar a passagem de nós, atletas.

Depois mais á frente, quando desciamos numa localidade, que até tinha a estrada estragada, cheia de buracos mesmo ao meio, um outro elemento a deixar passar carros em sentido contrário para nós, não é normal, se existe STAFF tem de fazer alguma coisa, não é ficar de braços cruzados para deixar as horas passar...

Logo depois do abastecimento da Meia Maratona, o único pelos vistos, outra falha, com tanta lama que se apanhou, se não fossem uns rapazes a apanhar uma fita laranja e a colocar no sitio correcto, até esta hora ainda havia malta perdida e, apanhar ainda mais lama.
 

Sucapa

New Member
boa Tardes a todos , queria dar a minha opinião, por muito se falar do percurso, Todos os anos em que participo nesta Maratona as criticas são constantes,ou nos microfones do speaker, ou no forum,etc. se bem me lembro em 2011 era porque ficavam "presos" nas entradas dos trilhos, no ano passado era porque o percurso era rápido de mais e tinha pouco acumulado, é um pouco complicado satisfazer a todos. Moro na zona de Santarém, e é nestas zonas que costumo andar de bicicleta sei bem as dificuldades do terreno mais ainda quando chove, talvez por isso este ano decidi não fazer a maratona, penso que não existe nenhum sitio do país que não fique cheio de lama quando chove da maneira que choveu em Santarém. Eu costumo fazer varias maratonas por diversos sítios do país . Dez dias antes começo a ver a meteorologia para saber o que me espera tento falar com pessoas da zona para saber as características do terreno, clima,etc . este forum ajuda-me muito.
Quanto ao comentário do Clube dos Pinheiros como era previsível em Outubro o mau tempo ainda mais previsível era o mau tempo em Abril deste ano (todos sabemos o que choveu no passado Inverno) e o clube organizou a maratona de Ourem com o percurso a descer a serra por trilhos cheios de pedra onde era raro não escorregar nas pedras molhadas pela chuva, e também teve bastante lama talvez mais que no sábado, mas optaram por este percurso porque era o vosso "cartão de visita" (excelente por sinal), este percurso em Santarém também é o nosso cartão de visita. Penso que o Btt ainda mais em competição é isto mesmo não saber o que nos espera. Mas sim a Organização falhou em muitas coisas, gente a perder-se onde a organizaçao tem culpa, abastecimentos, distancia do percurso,etc
 

crex

New Member
Gun_Hugo_Dale




"Boas
a única verdade é que, no meio disto tudo, já passaram 2 dias e a organização ainda não se pronunciou sob o sucedido :("


Mandei esta mensagem para o facebook do Sr Carlos Pereira:

Aconcelho o Sr Carlos Pereira a ver o rescaldo no forum btt, está la as minhas criticas e de varios participantes ( que enchem paginas). O problema não foi só o percurso, foi um acumular de erros.

A resposta:

Geral Fullsport Caro Luis Nunes não regulo nem nunca regularei a minha actividade profissional por fóruns , unicamente escuto criticas construtivas de quem realmente merece a minha atenção , caso tenha ficado assim tão insatisfeito com o evento só tem a enviar me o seu Nib e será lhe devolvida a diz inscrição . Obrigado
 
Apesar de já terem cascado em tudo o que havia para cascar tenho de deixar os meus dois cêntimos na mesma :)
Vou frisar apenas o ponto mais negativo que achei, que foi a tal treta das boxs e terem começado a meia maratona antes do previsto pelo menos uns 5 minutos. No racebook dizia 9:45 e eu que supostamente partia da box 9 cheguei lá estava tudo encostado aí à box 5, portanto fui dos últimos a arrancar e passei pelo relógio ainda marcava no máximo 9:42. Para não falar sobre o esquema das boxes, tudo desalinhado, só aí perdi uns 10 minutos à procura da minha box para depois chegar lá e já estar tudo a arrancar antes da hora na mesma ao molho e fé em Deus lol.
De resto cumpriu o mínimo, entrega dos dorsais nas lojas comigo correu tudo bem, almoço e banhos estava tudo bem também.
Só é pena uma organização profissional deixar cometer estes erros já que fazem isto à uns anos.

p.s. foi o meu segundo ano na festibike e não tenciono deixar de participar porque aproveito para a ir pedalar e ver a feira, mas a treta das boxs é mesmo escusada, quem quer arrancar cedo vá para o local cedo!
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Havia malta que atalhava, sendo moradores na região, será normal ? Ainda por cima, nem sequer chegaram ao fim :)

Antes do abastecimento, naquela enorme auto estrada de lama, tinhamos uma estrada em frente que vinha dar ao alcatrão, por acaso a malta que lá passou, não reparou em quem estava a lavar as bikes ??
Era um elemento bastante conhecido, corredor da equipa (camisolas cor-de-rosa) que esteve na Volta a Portugal, penso que terá sido Campeão Nacional em Elite, vestia a camisola de Campeão, sabem quem era ??

Existem provas do "crime", de qualquer modo, esse amigo procedeu á ajuda na lavagem das bikes, a malta ia trocando e ele sempre no local...a malta ficou agradecida, logo de seguida, eu e outro amigo (do Alentejo) fomos direitos á Estrada Nacional 3, para encontrar Santarem, muita malta se cruzava com nós, queriamos encontrar o abastecimento mas não havia meio, acho que ainda fiz mais kms de lama + alcatrão do que a própria Meia Maratona :(

Será que, se enviarmos os NIBs de quem ficou para trás, será nos devolvido ??

@ FábioSalvador, eu acho que estive mesmo ao teu lado, tu trazias um jersey da Saertex/Lavarinhas ??

Olha que a Meia Maratona/Promoção, arrancou eram 09h40, e no placard diziam as boxes onde a malta tinha de se colocar e quando chegava ao local para partir, afinal era outro...

Os banhos, pelos vistos, foi uma outra desvantagem, em todo o caso, a água estava quente, foi pena haver poucas meninas para as massagens :)
 
Last edited:

kikasmarea

New Member
3ª participação. Tudo correu mal, 2 furos ,lama, 3 picadas de abelhas antes do reforço. Enfim, para o ano será melhor até porque ia com medo porque venho de uma recuperação da rutura dos ligamentos da clavícula e do acrómio e 5 costelas partidas. Até pro ano.
 

crex

New Member
Curiosamente estava á procura das fotos, quando me deparo ja com comentarios sobre a saida das box´s e a treta que foi


Pela ordem de dorsais que esta ai percebe-se logo que alguem não cumpriu na sua box e curiosamente foi o filho do sr Carlos Pereira.
 

PASM

Member
curioso... o dorsal 4248

nem tem ponto intermédio e vejam a classificação...


editado... copy paste desconfigura e retiraram os pontos intermédios a todos... porque será!!! lol
 
Last edited:
Top