Manual de descidas

Jocas22

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Tenho um enorme problema que é neste momento conseguir subir com os melhores mas desço pessimamente, e quando digo pessimamente acreditem que não estou a exagerar :rolleyes:

O que posso fazer? existe algum treino especifico? conselhos, principalmente sobre como usar os travões de tras e frente? à por ai alguma fonte de conhecimento que recomendem na net? Qualquer coisa, estou desesperado.:fpalm:

PS: andar a ver pessoal a cair á minha frente a cada 2 ou 3 saidas tambem não tem ajudado. :(
 

tekzz

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1- Inclina o teu corpo para trás quando estiveres a descer, assim da-te mais controlo na bike pois estas a distribuir o teu peso

2- Nunca desças sentado na bike pois assim não tens tanto controlo e em caso de quedas consegues-te aguentar melhor (como podes observar no downhill)

3- Trava com os 2 travões, foi para isso que os inventaram xD Trava sempre mais com o de trás e com o da frente quando já estiveres a fazer o passo nº1 (mas trava menos com o da frente, nunca bruscamente pois assim se tiveres uns travoes bons vais comer terra xp)

4- Nunca desças á rei sem conheçeres a descida 1º, pois podes apanhar surpresas, pois á uns nabos (tipo eu xd) que só aprende este passo quando já caiu algumas vezes por causa de rochas e arvores e sem tempo para travar xD

Acho que é só isto, pelo menos o principal para não seres assim tão mau a desçer :D

Cumprimentos tekzz
 
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Jocas22

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o inclinar já faço
mas não percebi o que escreveste sobre travar!
quanto a não descer á maluca, acho que isso nem se põe tal é a falta de técnica, é travar e rezar :D
 

tekzz

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Quanto ao travar tens sempre que travar mais com o travão de trás, e com o da frente só dar uns cheirinhos para a bike não começar a dançar sem quereres. Assim tens uma travagem controlada e eficaz :D se nada disso resultar exprimenta o metodo do joaoalexandrett xD
 

jv-

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Travar mais com o de trás do que com o da frente?

Claro.... por isso é que o pessoal usa discos maiores à frente do que atrás

LOL
 

tekzz

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Eu uso sempre mais o travão de tras do que o da frente e sempre fiz assim, se travar mais com o da frente a roda fica mais presa e é a roda da frente que te da a segurança e a direção da bike é por isso que disse só para se dar uns cheirinhos mas se não é assim expliquem-me como é na realidade para eu corrigir os meus erros :s
 

delgadoxx

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Boas

Não sou nenhum "expert" em descidas,mas uso mais o travão da frente e menos o de trás.
Ao usares o travão da frente não deixas a bike embalar muito nas descidas, o travão de trás podes usar acima de tudo para poder corrigir a trajectória da bicicleta.
No entanto alguém que faça downwill pode dar-te a explicação correta.

cumps.
 

danielsilva

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Amigo não aprendes a descender sem cair, quem te disser o contrário é porque ou tem a mania que é bom ou não desce depressa o suficiente. Cair faz parte do andar de bicicleta e do aprender.
Tens 2 travões logo usa os 2 e aprende a dosear os mesmos, normalmente a "preferência" vai sempre para o travão da frente mas quando a coisa aperta faço menos pressão com o da frente dou alguma no travão de trás ( por exemplo numa descida no inicio travo com 70% de força com o da frente mas se vir que tenho de travar mais e sei que vou perder tração se o fizer, dou 50% com o da frente e 30% com a de trás ), é tudo uma questão de doseamento.

Mas o mais importante é mesmo a confiança e não entrar em pânico, 80% dos tralhos que vejo é porque se "borraram" e começaram a fazer asneiras ( como carregar demasiado no travão da frente e puff, fez-se o OTB ), começa devagar e simples, vai aumentando a velocidade e acima de tudo mantem a calma, pois é aqui que está 70% do segredo ;)

Claro.... por isso é que o pessoal usa discos maiores à frente do que atrás

O da frente precisa de ser maior porque é esta que precisa de mais força para parar o seu momento, não tem nada a ver com a preferência do rider em usar o da frente ou não .........
 

delgadoxx

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Amigo não aprendes a descender sem cair, quem te disser o contrário é porque ou tem a mania que é bom ou não desce depressa o suficiente. Cair faz parte do andar de bicicleta e do aprender.
Tens 2 travões logo usa os 2 e aprende a dosear os mesmos, normalmente a "preferência" vai sempre para o travão da frente mas quando a coisa aperta faço menos pressão com o da frente dou alguma no travão de trás ( por exemplo numa descida no inicio travo com 70% de força com o da frente mas se vir que tenho de travar mais e sei que vou perder tração se o fizer, dou 50% com o da frente e 30% com a de trás ), é tudo uma questão de doseamento.

Mas o mais importante é mesmo a confiança e não entrar em pânico, 80% dos tralhos que vejo é porque se "borraram" e começaram a fazer asneiras ( como carregar demasiado no travão da frente e puff, fez-se o OTB ), começa devagar e simples, vai aumentando a velocidade e acima de tudo mantem a calma, pois é aqui que está 70% do segredo

Palavras sabias danielsilva
cumps.
 

Jocas22

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tão a ver que afinal há mais pessoal com duvidas sobre como usar os travões em descida. :D Eu uso sempre os 2 ao mesmo tempo e vou dando á medida das necessidades, mas isto sem fazer a mais pequena ideia de como usar os travões em descida como deve de ser

obrigado pelos testemunhos
 

arzebiu

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Tenho exactamente este problema. Quando dependo do físico safo-me bem mas a descer sou super lento, e quanto mais técnico pior.
Mesmo assim quem anda comigo diz que ando a melhorar bastante. Talvez vá lá com o tempo.
Algo que ajudou foi começar a dar voltas com a fininha. Como é muito mais rápida, agora quando voltou ao BTT já parece que lido bem melhor com a velocidade. Mesmo assim, abrando bastante e perco muito tempo. O engraçado é que raramente tenho quedas. Também não me importo de ser slow but safe. :) Depois esforço-me para recuperar no plano e nas subidas.

BTW, já reparei que às vezes vou em descidas todo cagado a travar a 30/h, mas se for em plano consigo e a mais de 40/h sem qualquer medo. Cada maluco no seu galho. :)
 

rodd

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Nota de introdução: o rider, eu, desce mal e já tive 2 quedas graves que me deixou sem puder andar. No mais grave foram 2,5 meses (o impacto foi na zona das costelas).

Eu quando desço tenho as mãos nos 2 travões, no qual vou travando com mais intensidade. No fundo o travão da frente, no meu caso, serve apenas para controlar a bike a nível da velocidade.

Abraço
 

Jomisima

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Atenção pessoal, também depende muito do tipo de descidas... quando é por exemplo uma descida às curvas, tipo single track ou que, costumo usar mais o de trás, porque se usar o travao da frente a roda bloqueia e não vira com a mesma eficácia! e também depende muito do "espírito" com que vais na descida, se fores por exemplo numa prova, é tentar ir o máximo só com o de trás para obter maior velocidade... mas quando se vir que é preciso abrandar ou que, usem logo o da frente.... e claro, normalmente vai-se sempre dando uns cheirinhos com o da frente, só para a bike não embalar de mais, senão chega-se a uma altura em que já não hà nada a fazer, é carra na terra mesmo xD
Mas isto é algo que só se ganha com a experiência, e depois de algumas quedas ou sustos...
 

m19r

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se não tens jeito para as descidas arruma a ideia que por muito que leias a teoria a pratica é o que vai faltar sempre... mas não te preocupes pois descer é o mal de muita gente que anda no BTT...
 

nmdmoreira

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Jocas, partilho o mesmo problema que tu… a subir ok (desde que esteja bem fisicamente), mas a descer sou uma “anedota”.
Aproveito para referir que tenho a bike aí uns 2 anos, e ando apenas 1x por semana.

Quanto às descidas, bom, não sou nenhuma autoridade na matéria, mas partilho aqui a minha opinião sobre o assunto (já agora é a primeira vez que faço algum comentário aqui no fórum).

A questão dos travões é interessante, pois é sempre muito subjectiva. Na realidade o travão da frente é sempre o que faz mais trabalho (nas bikes, nos carros, nas motas, etc…) pois está no sentido em que a bicicleta se desloca, ou seja, para a frente e como tal é o que tem verdadeiramente a capacidade de parar ou abrandar com alguma intensidade a bicicleta.

Dosear a travagem é algo que se vai aprendendo, pois é sempre uma questão de prática. Noutras situações o melhor travão é não utilizares nenhum e deixares a bike rolar, pois as bikes de BTT foram pensadas e construídas para rolarem e ultrapassarem obstáculos, por isso às vezes o melhor é deixá-las fazê-lo. Ao descerem as bikes ganham algum binário que poderá ser aproveitada para ultrapassar certas situações.

Uma outra questão é não focarmos tanta atenção no que está imediatamente à nossa frente e olhar mais além, adoptar uma posição de ataque, equilibrar os pedais, flectir mãos e pernas e encontrar equilíbrio. Sinceramente, encontrar o equilíbrio na bicicleta parece-me ser o mais difícil de tudo, pois há pessoas que o fazem quase instintivamente, outras nem por isso.

Mais uma questão que me parece necessária de referir… nem todos nós somos iguais. Uns sobem bem e descem mal, outros vice-versa, outros gostam é de rolar, etc… Temos de aceitar um pouco aquilo que somos e quais as nossas características, os nossos pontos fortes e os fracos. Os melhores ciclistas são os mais completos. Tecnicamente bons e fisicamente fortes. Quando temos algum ponto fraco, á que treinar essa parte. Li isto algures “nunca serei um cavalo de corrida, mas se puder ser um burro rápido…”. Desculpem, não pude deixar de partilhar…

Toda esta lengalenga de um gaijo como eu que passa a vida no chão… LOL
 
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