Maçarico - Ideias de upgrade

#1
Boas pessoal, como o título indica sou um maçarico no que toca a material e como tal gostava de poder contar com a vossa ajuda para fazer um upgrade à minha bike. Tenho uma Scott Aspect 930 de 2016, está praticamente stock e gostava de a poder melhorar um pouco, nada de muito "top"... Sei que se calhar com o que poderei gastar em equipamento, daria talvez pra comprar outra, mas na verdade até gosto da bike e gostava de a manter durante mais algum tempo!

Obrigado desde já por toda a ajuda que possam dar!

Boas pedaladas
 
#3
Por exemplo no que toca ao peso (14.5kg ainda é um bocadito...), depois a questão das rodas, queria passar para tubless (adaptar as que tenho ou substituir por outras), a transmissão (trocar os 3 pratos da pedaleira por 1 e restante material necessário).

Tudo isto são ideias e desculpem se estou a dizer disparates, mas lá está com a vossa ajuda poderei perceber o que faz ou não sentido trocar, ou se não faz sentido de todo mexer no que tenho. Porque tenho ideia de que esta é uma bike de entrada de gama logo há coisas que podiam ser um pouco melhores.
 

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#4
RODAS, é dos melhores upgrades que podes fazer, provavelmente dos mais caros. Agora tb depende do que fazes c a bicicleta. Fazer upgrade de rodas para rolar ao fim de semana não me parece lógico!

na transmissão, qdo mudei, tirei o desviador, o cabo, o manipulo, os pratos, apenas comprei um prato narrow/wide e instalei na posição central. Qdo tive guito comprei uma transmissão nova...
 
#5
RODAS, é dos melhores upgrades que podes fazer, provavelmente dos mais caros. Agora tb depende do que fazes c a bicicleta. Fazer upgrade de rodas para rolar ao fim de semana não me parece lógico!

na transmissão, qdo mudei, tirei o desviador, o cabo, o manipulo, os pratos, apenas comprei um prato narrow/wide e instalei na posição central. Qdo tive guito comprei uma transmissão nova...
Sim é verdade, a intenção é passar a usar a bike muito mais do que as voltinhas do fim de semana

É possível mudar apenas o prato para já e manter a transmissão até mudar para outra?
 
#6
Sim é verdade, a intenção é passar a usar a bike muito mais do que as voltinhas do fim de semana

É possível mudar apenas o prato para já e manter a transmissão até mudar para outra?
Tecnicamente possível é, praticamente interessante é que poderá não ser... Monoprato costuma ser interessante com 12v ou pelo menos 11v. Com menos do que isso perdes muito a subir ou a direito, ou na progressividade das passagens de mudanças.
Além de que a poupança de peso é muito reduzida.
Eu apostaria em suspensão e rodas mais leves, embora não saiba se as tuas são pesada... Mas com 14.5 kg, imagino que sejam.
Rodas e pneus tubeless, talvez as rodas que tens deiam para converter.
 

OPEN

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#7
Pensa assim, é como se fosses sempre com o prato do meio! Aplicas o prato na mesma posição do prato do meio, atenção à distância da furação qdo fores comprar um novo.

Porque precisas de um prato narrow/wide, para evitar que a corrente salte. ISTO SE TIVERES "BLOQUEIO" NO DESVIADOR TRASEIRO!!! Que evita excesso de ondulação de corrente, aumenta a tensão da mola do desviador.

Em termos de rácio de mudanças, só tu é que podes analisar essas questão.

Mas custo/peso é do mais em conta que podes fazer. Tiras mais de meio quilo por uns 40€ (deve ser mais ou menos o preço de um prato NW)
 
#8
Pensa assim, é como se fosses sempre com o prato do meio!
Para o PMFN87, experimenta andar só no prato do meio, a ver como te dás a subir e a direito. Diz-nos também quantos dentes tem o teu prato meio, e quantos dentes tem o carreto maior da tua cassete, e já agora quantas velocidades.


Tiras mais de meio quilo por uns 40€ (deve ser mais ou menos o preço de um prato NW)
Como é que fazes essas contas? Tiras 2 pratos, 1 desviador e um manípulo, mas a seguir provavelmente acrescentas peso com um cassete maior...
 
#9
Para o PMFN87, experimenta andar só no prato do meio, a ver como te dás a subir e a direito. Diz-nos também quantos dentes tem o teu prato meio, e quantos dentes tem o carreto maior da tua cassete, e já agora quantas velocidades.
Ultimamente tenho feito isso por acaso e tenho-me desenrascado nas subidas (ok também não são grandes subidas).

O prato do meio se não estou em erro tem 30 dentes (Shimano FC-M4000), na cassete acho que são 34 (Shimano CS-HG200-9), 27 velocidades
 

Daemon

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#10
30F/34T não vai dar para fazeres grandes subidas... ou tens muito boas pernas!

As rodas são algo "fácil" de trocar e fácil de retirar peso. A suspensão também. Nisto já estamos a falar de ~800/1000€? Vale a pena?
 
#11
30F/34T não vai dar para fazeres grandes subidas... ou tens muito boas pernas!

As rodas são algo "fácil" de trocar e fácil de retirar peso. A suspensão também. Nisto já estamos a falar de ~800/1000€? Vale a pena?
Poderá valer a pena se um dia trocar de bike e manter as rodas (depende claro de que rodas estejamos a falar)
 

OPEN

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#13
Para o PMFN87, experimenta andar só no prato do meio, a ver como te dás a subir e a direito. Diz-nos também quantos dentes tem o teu prato meio, e quantos dentes tem o carreto maior da tua cassete, e já agora quantas velocidades.




Como é que fazes essas contas? Tiras 2 pratos, 1 desviador e um manípulo, mas a seguir provavelmente acrescentas peso com um cassete maior...
NINGUÉM FALOU EM COLOCAR CASSETE!!! Para isso é meter logo uma transmissão nova! Já agora tb tiras o cabo que tb pesa!

E qdo for para meter cassete nova, tb vai mudar a pedaleira logo as diferenças de peso devem equilibrar.
 
#14
30F/34T não vai dar para fazeres grandes subidas... ou tens muito boas pernas!

As rodas são algo "fácil" de trocar e fácil de retirar peso. A suspensão também. Nisto já estamos a falar de ~800/1000€? Vale a pena?
Não se faz a coisa por 600? Ainda não sabemos que suspensão é rodas ele tem. Imagino que a suspa seja uma Suntour fraquinha, e das rodas não sei o peso
 
#15
NINGUÉM FALOU EM COLOCAR CASSETE!!! Para isso é meter logo uma transmissão nova! Já agora tb tiras o cabo que tb pesa!

E qdo for para meter cassete nova, tb vai mudar a pedaleira logo as diferenças de peso devem equilibrar.
Assim haja pernas para subir com 30f/34t
 

DriveMe

Well-Known Member
#16
Por exemplo no que toca ao peso (14.5kg ainda é um bocadito...), depois a questão das rodas, queria passar para tubless (adaptar as que tenho ou substituir por outras), a transmissão (trocar os 3 pratos da pedaleira por 1 e restante material necessário).

Tudo isto são ideias e desculpem se estou a dizer disparates, mas lá está com a vossa ajuda poderei perceber o que faz ou não sentido trocar, ou se não faz sentido de todo mexer no que tenho. Porque tenho ideia de que esta é uma bike de entrada de gama logo há coisas que podiam ser um pouco melhores.
Eu costumo fazer as contas aos 300 (para cima) de cada vez.
Conta com esse valor para rodas, outro tanto para suspensão e outro tanto para a transmissão. Tudo somado paga uma XC 50 que deve ficar nos 13 kg (com pedais, tamanho M). Para val€r a pena, tens de conseguir os upgrades abaixo disso, ou material superior.

Faz as contas à borracha que tens nas rodas. Pesa pneus, pesa camaras de ar. Duvido que seja o caso, mas podes muito bem ter 1kg de borracha em cada roda, e perder bom peso por "uns trocos". Informa-te se esses aros podem ser usados cm tubeless.
Trocar a transmissão para tirar peso significativo não te vão chegar os 300e. Agora, se estás disposto a tirar dois pratos, o desviador e o manípulo da frente da frente (se não te fazem falta e a relação chega) é uma ideia, sim. Experimenta, e vê se não tens problema com a corrente (eventualmente, podes apostar num guia de corrente minimalista). Atenção aos pratos NW, não sei até que ponto é compatível com o resto da transmissão.
Estas seriam as ideias mais fáceis e mais em conta.

O teu quadro é de entrada de gama e não me admirava nada que estivesse na casa dos 2kg altos (deves conseguir encontrar essa info no google).
O peso da suspensão tb é conhecido. Um upgrade aqui é talvez o mais significativo, e olhava para REBAs ou SIDs (ou o equivalente nas outras marcas). É lamber os sites do costume e OLXs da vida, e procurar o bom preço (atenção a material usado, a manutenção pode ser cara). Aqui, se puderes apostar em algo com eixo de 15x100 ou 15x110, melhor (mas implica nova roda na frente). Ainda assim com esta troca, não deves ganhar 1kg (que seria sempre o objetivo mínimo que eu definia) mas seguramente ganharias uma vida nova na frente, e maior conforto. Se a suspensão não te fizer grande falta, tens sempre a opção (bem mais em conta) de uma forqueta em carbono (e aqui sim, deves ganhar 1kg).
Selim e espigão é desmontar e por na balança da cozinha, e depois ver quanto fica tirar umas gramas. Punhos, guiador, avanço e pedais.. podes sempre estar atento a eventuais promoções, e ir por aí (deixava isto para último, a menos que aparecesse alguma oportunidade).

No final do dia, o que importa é rolar. Desfruta da bicla que tens.
 

fabio viana

Well-Known Member
#17
Bem acho que o DriveMe já falou no essencial.

Na tua bicicleta investia no seguinte:

Adaptação para tubeless;
Prato 30t com cassete de 9v 11-42
Se possível uma suspensão, não pelo peso mas sim pelo funcionamento.

De resto é usar e abusar enquanto ela durar, na bicicleta que é não compensa muito andar a "gastar" dinheiro, vais pondo de parte e quando chegar a altura compras algo melhor e mais atual.
 
#20
Estas são as specs que encontrei sobre a bike

Frame: Aspect 900 series Alloy 6061 D.B. Performance geometry

Fork: Suntour XCR-RL-R 29" Remote Lockout, reb. Adj., 100mm travel

Headset: GW 1SI110 OE integ.

Bars: Syncros M3.0 FT 680mm, black, 31.8mm 9° BS

Stem: Syncros M3.0 HL-D507A

Shifters: Shimano SL-M370-9R R-fire plus

Front Mech: Shimano FD-M3000 / 31.8mm

Rear Mech: Shimano Deore RD-M592 27 Speed

Chainset: Shimano FC-M4000 40x30x22

Bottom Bracket: Shimano BB-ES-300 Cartridge Type

Cassette: Shimano CS-HG200-9 11-34 T

Chain: KMC X9

Front Brake: Shimano BR-M355 Hydr. Disc 180mm SM-RT20 CL Rotor

Rear Brake: Shimano BR-M355 Hydr. Disc160mm SM-RT20 CL Rotor

Rims: Syncros X-39 Disc 32H, black

Front Hub: Formula CL51

Rear Hub: Shimano FH-RM 33-CL

Tyres: Kenda Slant 6 29 × 2.2 / 30TPI Front Kenda Slant 6 29 × 2.2 / 30TPI Rear

Seatpost: Syncros M3.0, 27.2mm