Luso-galaico 11º Edição - 27 e 28 de Abril, 2103

Já rola nos trilhos o extreme Luso galaico 2013, 1ª etapa Esposende Arcos, deixem aqui os vossos relatos deste vosso dia de puro e duro Btt...
Os meus parabéns a organização pela ousadia de mandar a maratona ao Monte de Faro,acho que é a primeira vez que por lá passa um evento destas dimensões, que corra pelo melhor...
Amanha lá estarei para maratona, a ver vamos como se vai portar o dedo em recuperação....

Um bem haja.
Cumprimentos
Carlos Baltazar
 

edumad

Member
Para compensar a subida, uma descia rápida mas interessante. A segui à partida vou para lá tirar fotos, vejam lá se não malham, mas se malharem que seja à frente da minha objectiva :p
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Para já, para mim o extreme está fora de questão. Infelizmente ainda não foi desta que tive oportunidade de pedalar por essas bandas...... De qualquer forma os track´s já os tenho, em breve lá estaremos para fazer as etapas do extreme (1 de cada vez claro). Serão feitas em autonomia, tal como temos feito as maratonas do NGPS (3ª etapa já no próximo sábado 04/05 na Figueira da Foz). ;)

....Vamos então aguardar os comentários dos participantes. :)
 
Boas a todos,

O meu Obrigado a Organização pela manha bem passada, também tenho de agradecer ao piloto que na descida do Monte de Arnelas, fez com que eu cai-se,ainda continuei até ao Monte de São Mamede mas decidi desistir,as dores nas costas eram muitas, espero que o mesmo tenha ganho, pois só assim se justifica a maneira como ia a pedalar, como um louco, mas a frente.................pois já estou com as pernas e costas direitas no sofá, amanha é dia de trabalho para mim...

De todo percurso que fiz,gostei bastante, a subida em Mariz para o alto do Monte é qualquer coisa de fantástica, admito que desmontei uma vez pois as costas não aguentavam mais, mas irei lá em breve desfrutar daquele verdadeiro parte pernas, apenas não gostei da inscrição no penedo a spray, na minha opinião não era necessário, mas ok, assim ficamos a saber quem marcou o trilho, rosa no meio do monte e bastante aceitável.

O abastecimento estava bom,de tudo q.b,porque que toda a gente fala nas bolas de Berlim ???? são assim tão especiais ????

Deixo uma palavra de agradecimento a organização, um bem haja para eles e todos os colaboradores....
Cumprimentos

Ps. Desisti no fim da descida de São Mamede, era sempre a descer para casa, lollll

Ps1. Gostei de ver na concentração inicial duas bikes com dorsais iguais, até aqui já existe a verdadeira mafia.....
Até tirei uma foto com os dorsais das duas visiveis, mas acho melhor não publicar aqui as fotos... mas era.......

Cumprimentos
Carlos Baltazar
 

lfda

New Member
Brutal, espectacular, simplesmente 5 ***** percurso muito bom sem uma única falha!
Esposende está de parabéns!
 

Zé Mendes

New Member
Tinha tudo para ser uma boa prova... até ter um "pequeno" acidente. Prós que viram, fui o esperto que espetou um pau na perna. Queria só agradecer o apoio prestado pelos atletas que pararam e aos 2 espectadores que se ofereceram logo para me levar ao hospital quando a ambulância não aparecia. Um agradecimento especial ao atleta que me fez um torniquete que acabou por ajudar, tanto para não sangrar tanto como para reduzir as dores. Caso veja este post, envie-me o seu email para em00049@fe.up.pt para que lhe possa devolver o lenço.

Já agora, tenho a perna furada mas tá tudo bem.
 

fmfl77

New Member
É pa! Isto hoje parece que foi só malhar. Também dei uma queda muito aparatosa numa descida antes da última passagem pelo Neiva, mas deu para seguir até ao fim...mas no final lá passei pelo posto da cruz vermelha para por um remendo!
 

edumad

Member
Eu bem disse que não queria, mas houve também uma queda grave na descida do monte em Palmeira de Faro. Um joelho a sangrar e muitas dores. Espero que não seja nada permanente.
Nem era a parte mais difícil tecnicamente, o que só prova que as quedas podem acontecer em qualquer altura.

Já tinha ouvido que alguém ficou com um pau espetado na perna. Furou mesmo o músculo?
 

bragaforce

New Member
Boas malta, pela segunda vez participo no lusogalaico, no global e naquilo que assisti esteve tudo impec, realço a grande moldura humana presente, é fantástico ver uma concentração de betetistas desta dimensão, segundo a organização foram cerca de 2400... Axo k os betetistas estão de parabéns!!

Quanto ao percurso, estava no global bem marcado, uma ou outra viragem mais complicada, mas nada de grave!

Ja soube que ocorreram algumas quedas, pelo que desejo umas rápidas melhoras aos atingidos pelo azar!!

Queria também fazer um especial agradecimento ao pessoal dos DDR Apúlia, se não fossem eles provavelmente não tinha acabado, na subida ao monte de São Mamede a corrente partiu e eles gentilmente cederam-me um elo rápido.... MUito obrigado!
Não posso deixar também de agradecer ao colega de equipa Eduardo, que hoje acumulou funções e para além de Excelente fotografo também me deu uma excelente assistência, Obrigado Eduardo!

Mais uma vez a nossa equipa (RorizBTT) esteve ao mais alto nível, quer nas participações quer no apoio ao longo do percurso, obrigado Malta!!!

cpmts Betetistas!!
 

coutojp

New Member
Pela 4º vez presente, a organização mantém um bom nível organizativo, sendo difícil encontrar criticas. O único reparo será o de procurarem alongar ainda mais o pelotão após a partida por forma a evitar os poucos engarrafamentos nos trilhos. Lamento algumas quedas, e as rápidas melhoras de todos, partilhando a ideia que me assiste sempre nas provas: amanhã é dia de trabalho.
 

brn85

New Member
Fiz a maratona e gostei bastante. No ano passado só fiz a meia-maratona e demorei quase o mesmo tempo. Desta vez nada de engarrafamentos! Terá sido por ter partido mais na zona da frente? Talvez... Nisto do BTT a sorte tem de estar do nosso lado. Quase todas as descidas em cima da bike (nada normal para mim). Estava com receio que a descida do Monte do Faro fosse muito perigosa mas só tinha uma zona que fizemos a pé, pois como alguém dizia e muito bem "amanhã é dia de trabalho"! A todos os que caíram e se magoaram a sério, as melhoras! Quedas que esfolam a pele eu sei que doem, mas depois passa. Problema são aqueles que têm impacto na estrutura óssea, essas sim são terríveis pois deixam marcas para toda a vida. A esses casos, coragem! O único reparo que faço é: era escusado terem pintado aquelas grandes rochas em estado selvagem com tinta cor-de-rosa na subida em Mariz. Aquilo "nunca" mais sai e mancha a paisagem, que se quer no seu estado natural. Vou até comunicar à organização para que essa pintura seja limpa. Outra coisa: A separação dos 35/70 KM merecia alguém da organização no local a avisar da separação. Pois houve muito boa gente que nem se apercebeu da separação. Uns chegaram à meta sem a terem visto, outros estavam nos 70KM mas queriam ter ficado pelos 35KM. As placas estavam lá, mas era uma zona rápida e ainda em pelotão, e a mínima distração não se via. Já agora alguém sabe quem era a menina que estava mesmo no topo do Monte de Faro a tirar fotos? Fiz grande pose e não sei quem era ela para encontrar agora as fotos... :) O jersey está fixe e combina bem com o calção. Não comprei calção por ser caso, se houver alguém a vender a preço de saldo que diga! :D
 

njsfer84

Member
Tinha tudo para ser uma boa prova... até ter um "pequeno" acidente. Prós que viram, fui o esperto que espetou um pau na perna. Queria só agradecer o apoio prestado pelos atletas que pararam e aos 2 espectadores que se ofereceram logo para me levar ao hospital quando a ambulância não aparecia. Um agradecimento especial ao atleta que me fez um torniquete que acabou por ajudar, tanto para não sangrar tanto como para reduzir as dores. Caso veja este post, envie-me o seu email para em00049@fe.up.pt para que lhe possa devolver o lenço.

Já agora, tenho a perna furada mas tá tudo bem.

Não vi o acidente, mas como também tive um (rasguei o joelho até se ver a rótula) o senhor da cruz vermelha disse-me que tinham acabado de levar para Braga um atleta que tinha espetado um pau no gémeo.
É bom saber que está tudo mais ou menos.

Quanto a mim, ia a fazer uma boa prova e depois de subir os montes mais dificeis da Maratona, malhei por nabice. Bati com a roda numa pedra que estava numa zona a rolante a descer, mas como me esqueci de destravar a suspensão, fui ao chão. Agora tenho que esperar que a ferida cure para poder voltar ao vício.
Infelizmente estas coisas fazem parte do BTT

Cumprimentos e as melhoras
 

rui.monteiro

New Member
Olá.
Participei na maratona e estou muito satisfeito. 0 quedas, percurso concluído, mesmo demorando mais de 7 horas :D.
Parabéns à organização. Tudo bem organizado e nada a apontar.
Só tenho um reparo para alguns "prós" que iam à minha frente, ou melhor uma questão. Se conseguem levar as "bombas" power gel, magnesium e afins até serem consumidas, qual é a dificuldade de levar as embalagens no bolso do jersey depois de tomada a bomba??? Não será com certeza por uma questão de peso. Acho absolutamente lamentável a este tipo de atitudes.
 

Polegar

Active Member
Participante do extreme só tenho a dar parabéns a organização Tudo top mesmo. Só falhou uma coisinha e pelo que percebi foi so no extreme que foram os banhos hoje já que os de ontem foram top. Parabéns fiquei fã
 

colemauro

New Member
Esta foi apenas a 4ª vez que andei este ano e curiosamente sempre em provas.

Até 15 min do inicio não ia participar, devido a uma forte contratura nas costas, mas após um pequeno almoço num café da zona, e algum tempo a caminhar senti-me melhor e decidi arriscar.

Como não estava confiante na forma física e com receio pela lesão, fiz a prova de 35 Km. Já tinha visto a Altimetria, e sabia que os primeiros 18 Km seriam os mais puxados, e à parte a subida inicial em asfalto não achei o percurso dificil, talvez por ter em mente ainda o Facho, bem mais duro. Como é óbvio nem todas as provas tem que ser puxadas, certamente aqui quem queria um desafio tinha a de 70 Km que pelo que disseram foi bem mais duro. Também penso que com tantos atletas e muitos com pouca experiência é bom ter provas mais acessiveis para os atrair.

Vi o colega que teve a queda que o levou a ficar com a perna perfurada por um mau de madeira. Confesso que este tipo de coisas me impressionam, no check-point seguinte reportei logo o sucedido, espero que o apoio tenha sido célere, e pelo que já li aqui o companheiro está bem (Dentro do possível) e teve ajuda.

A uma dada altura partiu-se a minha corrente, e felizmente meia duzia de minutos depois, um colega do nada parou e resolveu-me o problema. Não perguntei o nome e nem fiquei com o dorsal, se ele ler isto, o meu muito obrigado.

Quanto ao reforço, tinha tudo o que seria de esperar, mas não levem a mal, não fazia mal a bola de berlim. BTT, coca cola e bola berlim andam de mãos dadas para mim.

De resto percurso muito bem marcado, muita gente, embora em menor número que em 2010, mesmo assim os meus parabéns à organização.

Para o ano espero poder fazer a maratona.

Cmpts a todos.
 
Last edited:
Top