Lavagem de bike

tunak

New Member
Boas!
Pelo que li aqui acho que estou a fazer mal a minha limpeza.
Eu limpo com um pano humido, em seguida deito desengordorante nas bainhas, transmissao, pedaleira e em seguida deito luburificante comprado na decathlon nos componentes mencionados.
Não é aconcelhável deitar desengordorante na pedaleira certo? Ainda só fiz duas vezes. A a bike é nova tem uma semana. Tenho que abrir a pedaleira para luburificar uma vez que deitei desengordorante? a minha pedaleira é uma truvativ megaexo.

Cumprimentos e boas pedaladas
 

sacola

New Member
Na pedaleira se calhar nem será tão grave do que nas bainhas. As bainhas estão menos "isoladas" do que as pedaleiras. Mas deitaste desengordurante junto ao eixo da pedaleira? Bastava nos pratos...
Agora não há nada a fazer é andar até à próxima revisão..
 

tunak

New Member
Sim deitei. Mas de seguida deitei luburificante e nas bainhas também.
Nas próximas lavagens deito só nos pratos e nas bainhas só luburificante?

Cumprimentos e obrigado
 

kayaker

New Member
viva!

Apresento algumas experiências de lavagem e manutenção da bike como nova.

Uso estes produtos http://www.carlack.de/carlack/home_eng.htm para manter a bicicleta.

Não sei se é interessante fazer um guia ou não mas a lavagem tal como o detalhe automóvel tem estes passos:

1- lavagem com shampoo

2- secagem

3- aplicação se selante

4- aplicação de cera (opcional em bike penso eu)

O selante é essencial. Protege o quadro e componentes da água e outros componentes externos. Um selante fantástico é esse da Car Lack o LONG LIFE SEALANT com nanotecnologia. Além disso uma bike com selante é mais fácil de limpar pois existe uma camada protectora antes do componente.


Depois desenvolvo mais o tópico.

cumps
 

kayaker

New Member
viva e obrigado pelo interesse.

Penso que não vai contra as regras mas compro em www.detailstore.pt e outras lojas, em espanha por exemplo.

Depois com tempo desenvolvo o tópico. As mesmas recomendações se aplicam a carros e usando estas técnicas pode-se manter a bike ou carro estimados e valorizados.

Cumps
 

MiguelLemos

New Member
Olá e obrigado, boas lavagens e boas voltas , Abraço.

P.S Vai desenvolvendo para termos umas ideias, de preferençia com fotos.
 

fjsilva

New Member
viva e obrigado pelo interesse.

Penso que não vai contra as regras mas compro em www.detailstore.pt e outras lojas, em espanha por exemplo.

Depois com tempo desenvolvo o tópico. As mesmas recomendações se aplicam a carros e usando estas técnicas pode-se manter a bike ou carro estimados e valorizados.

Cumps

Tudo isto verdade, mas com o pouco tempo para andar de bike, deixei-me de me preocupar com certos promenores. Lavar a corrente e colocar oleo e dar uma lavadela rápida à bike e ela está pronta. Uma vez por ano vai à revisão.
O meu quadro vai a caminho dos 4 anos, e tem as "cicatrizes" da "guerra". Faz parte das nossas histórias de aventuras!
Mas é certo que tento deixá-la apresentável!
Um abraço
 
Limpeza da bicicleta - Ajuda

Boas companheiros,

Sei que existem vários tópicos sobre o assunto, mas nenhum deles me esclareceu totalmente.

Normalmente a seguir de cada volta de bicicleta costumo lavá-la, ainda por cima com este tempo em que ela facilmente acumula lama.

O que faço é o seguinte:
- Passo a bicicleta por água;
- Limpo a transmissão com petróleo para amolecer as gorduras e sujidades e passo-lhe agua por cima para as retirar;
- Deito liquido de lavar carros num balde com água e com uma escova passo na bike toda;
- Com o compressor tiro a água que ficou retida na bike;
- Limpo os rotores com Motorex Brake Clean;
- Lubrifico a corrente com dry ou wet da finish line dependendo do estado do tempo;
- Ponho a bicicleta direitinha resolvendo coisas do género pneus furados, alteração de medidas, revisão às caixas ou cubos ou coisas do género;
- Passo um Spray à base de silicone nas bainhas da suspensão para diminuir os atrito, e no resto da bike também que fica mais limpa e brilhante.

O meu problema é que não sei o que estou a fazer mal e para isso preciso da vossa ajuda para lavar a bicicleta da forma mais correcta e eficaz possível e para me ajudarem a escolher os melhores produtos para cada uso na bicicleta, tais como desengordurantes das correntes, lubrificantes, massa consistente, anti seize, etc.

Já me falaram em usar água a quente na lavagem da bicicleta que torna as limpezas mais eficazes. Sabem dizer se isso está correcto?

Cumprimentos,
jOrGe.mRNh
 

rottweiler72

New Member
Boas Gorge.
Bom dependendo do liquido de lavar os carros que usas, acho que não é o mais correcto, pois qualquer liquido de lavar os carros por norma têm cera uns mais que outros, e isso só faz é mal pois esse mesmo liquido em contacto com os discos pode originar ficares sem travoes, penso eu que os travoes nao devem entrar em contactos com gorduras.
O melhor liquido ou detergente para lavares a bike é tipo um fairy ou coisa parecida, lava tudo , limpa a gordura a lama, e não faz mal nenhum e até deixa a bike a brilhar....hehheh..rsrsrssrs..
Em relaçao á transmissão eu falo por mim, por habito tb utilizo petróleo para lavar a corrente e a cassete MAS sempre fora da bike, pq desmonto a corrente e a cassete e lavo num recipiente , para o petróleo nao entrar em contacto com as borrachas nem pneus, faço essa lavagem mais profunda tipo uma vez por mês quando ando mto na lama , pq caso contrario lavo só com agua e depois limpo e lubrifico.
Em relação ás bainhas e suspensão tens aqui no forum uns posts que falam sobre isso, eu costumo aplicar uma ou duas gotas de oleo da corrente e depois com o dedo espalhar por as bainhas e depois cima abaixo varias vezes para limpar as impurezas.
Espero ter ajudado, alguma duvida contacta-me.
Abraços.
Saudações BTTistas...
 

JNR

New Member
a agua quente na bicicleta é o mesmo principio da agua quente na loiça, o detergente é mais eficaz na remoção de gorduras com temperaturas mais altas, válido especialmente para o quadro.
 

Oscarfilipegmbh

New Member
Quando é que posso passar por ai para lavares a minha bicicleta :))))

A minha e lavada na bomba de gasolina com a maquina de pressão e depois chego um pouco de um óleo qualquer corrente e funciona tudo perfeitamente . A cada meio ano desmonto a bicicleta toda incluindo suspensão para uma limpeza e lubrificação total .
 

melros

New Member
Onde limpas as vossas máquinas

Muitos como eu vivem em apartamentos onde só se possui um lugar de garagem colectiva,e onde eventualmente guardam as bikes.

A minha questão é: onde costumas limpar as Bike depois de uma volta daquelas em que as máquinas ficam todas sujas, e na garagem não as podem limpar porque não tem água ou o condominio não deixa, ou muito menos em casa ou estamos sujeitos a levar com a mulher e uma ordem de despejo.

Pensei em passar por uma daquelas areas de serviço em que têm autolavegem em Self-service e depois em casa, mais limpas fazemos mais detalhadamente.

E tu como fazes? :cool:
 

Klab

New Member
Quando chego da volta vou à bomba de gasolina que fica perto de casa e lavo a bike lá, até casa escorre, depois é só colocar óleo na corrente e fica pronta para a próxima volta :)
 

HaTrED

Member
Eu não aconselhava o uso de detergentes da loiça, tipo fairy, especialmente porque devido às suas propriedades de remoção de gorduras "secam" as borrachas/vedantes dos componentes!
 

Blue85

New Member
Sei que o meu comportamento não é o adequado, e provavelmente faço-o por ter uma bicla velha, mas posso-vos dizer que tenho a minha bicicleta a funcionar em óptimas condições e se a lavo a sério uma vez por ano é muito...
E tenho-a há mais de 10 anos! Se fosse a limpá-la com afinco ao fim de cada volta, não fazia mais nada da vida...
 

EZrider

Member
Nem 8 nem 80 :)

Eu nas voltas em que ela fica mais suja, paro no elefante azul aqui ao pe de casa, ponho na passagem por agua, e viro a bike rodas para cima para nao escorrer muito pa dentro da suspa, faço tipo chuveiro nela sem dar directo, e terra vai saindo e escorre ate casa, depois passo com pano pa secar e tirar o resto, lubrifico a corrente e já está.
 

Mr.Biker

New Member
Eu faço da seguinte forma.

1 - Penduro a bike num suporte destes.
2 - Retiro as rodas, tanto a da frente como a de trás para não apanhar com o shampoo nos discos.
3 - Retiro as pastilhas de travão, tanto a da frente como a de trás e guardo-as, para não ficarem contaminadas.
4 - Dou uma mangueirada na bicicleta.
5 - Coloco um pouco de shampoo auto num balde com água.
6 - Utilizando uma esponja ou luva microfibras (de lavar o carro), espalho o shampoo pela bicicleta toda. Aqui, não convém lavar com vassoura, porque tanto em bike como no carro, risca a pintura.
7 - Dou uma mangueirada para remover o shampoo.
8 - Pego num pincel, ou trincha, e coloco o mesmo shampoo do mesmo balde na corrente, bem lavada para tirar todos os detritos. Lavo também o desviador, tanto o traseiro como o da frente.
9 - Mando uma mangueirada nas rodas para tirar o pó.
10 - Seco a bike com um pano, e seco também a bomba do travão, onde encaixa a pastilha (tenho travões mecânicos).
11 - Monto as pastilhas e as rodas, e toca a andar!

Nota: Aconselho a quem tem hidráulicos a não tirar as pastilhas.
 
Top