Lavagem de bike

MadD0X

New Member
Oliana não consegui perceber, "O que não faz mal nenhum é utilizar o próprio oleo que se utiliza no interior, na lubrificação externa.", que se utiliza em que interior? Falas na lubrificação normal teflon da transmissão?
 

JoaoPeixe

New Member
A minha lavagem da bike é a seguinte:

1º - Lavar a corrente, pedaleira e cassete com gasóleo com ajuda de um pincel (há muita contradição em relação a utilizar o gasóleo para lavar a corrente, no entanto já experimentei outros produtos e a limpeza não é igual, o perigoso é deixar o gasóleo ficar na corrente, cassete e pedaleira...NÃO DEIXAR TOCAR O GASOLEO NOS TRAVÕES DE DISCO, convem meter um saco de plástico a envolver os travões!)

2º- Com a mangueira e a pressão da água praticamente "morta" lavar a bike toda (lavar bem a corrente, pedaleira e cassete onde lavamos com o gasóleo) NUNCA LAVAR A BIKE COM ÁGUA EM PRESSÃO. Tambem direccionar a água sempre de cima e nunca de lado na pedaleira e cassete, pois pode entrar água para dentro da bike e estragar o material.

3º- Lavar a bike com shampô (pode ser daqueles de lavar o carro) misturado na água para retirar toda a sujidade

4º- Com um pano absorvente limpar a bike toda

5º- Passar novamente a bike por água quase sem pressão

6º- Com outro pano (seco) com a mão a envolver a corrente, rodar a corrente de modo a retirar a água toda da corrente

7º- Aplicar um oleo na corrente (todos os elos da corrente 1 a 1) e rodar a pedaleira a medida que se tira e mete mudanças (para lubrificar todos os dentes da cassete)

8º- Colocar as mudanças na pedaleira mais pequena e no carreto pequeno para assim a corrente não estar em tensão

9º- Arrumar a bike e o material

Voilá, a bike está lavada e pronta para sujar novamente :)

Boas pedaladas
 

oliana

Active Member
MadDOX. Não sei qual o oleo aconselhado para todas as suspensões, na lubrificação interior. Mas se utilizamos por exemplo 7.5 wt no interior, nas camaras de ar da Rock Shox Reba ( essa eu conheço), ou motion control, é esse que utilizariamos no exterior. Quanto a outro lubrificante, como massa consistente teflon, eu penso que apenas será aconselhado em mecanismos de movimento, como rolamentos, caixas de direção, pedais, eixos pedaleiros,etc. Nem nos interiores de camaras de ar dos amortecedores, onde se utiliza vaselina. Exactamente aquela das farmácias.
Acima de tudo devemos ler bem os manuais de cada marca ou vasculhar bem na net acerca de cada modelo de suspensão.
Eu tive uma Suntour que levava apenas massa no interior. No exterior eu colocava de vez em quando oleo nas bainhas junto ás borrachas. Não colocava massa no exterior porque com a sujidade, perdia-se suavidade nos movimentos. Como seria obvio, com o pó ou lama, que se apanha.
Mas o ideal será sempre a lubrificação vir de dentro para fora.
Boas pedaladas.
 
As minhas meninas estao sempre, mas mesmo sempre a brilhar.. Quando as compro, claro.. ;)

Mas de vez em quando lá tomam um banho par se sentirem mais bonitas para irem para os trilhos sujar o lustro..

Boas pedaladas..
 
Boas.
Estou com um grande problema.
Para fazer a manutenção tenho dois sprays, um desengordurante e um óleo, ambos comprados na decathlon. Ora, eu não percebo nada de manutenções de bicicletas e aquilo que eu comecei a fazer foi 1º lavava a bicicleta com água (com mangueira a alguma pressão e na zona da cassete). Depois secava com um pano mas que ficava todo sujo de óleo. 2º: usava o desengordurante por toda a zona da corrente e cassete, caindo mais óleo e areias. Por fim colocava o óleo em spray na corrente e cassete.

Com isto para mim a bicicleta estaria bem, mas não. Acho que só fiz porcaria e penso que só estou a estragar a bicicleta. Por ex. ao limpar a água da bicicleta acabei também por limpar uma gordura que a suspensão tinha em cima e não sei que ei-de fazer. Isso compra-se? É que agora a suspensão faz barulho.
O óleo em spray pensei que era preto, mas é transparente por isso fiquei na dúvida se não existirá óleo preto para colocar e esse spray não seja só para humedecer o óleo preto.
Na parte do desviador, aquela pecinha de plástico (um circulo com uns dentinhos) tem tipo uns fios. Já pensei se aquilo não serão ervas, mas de cada vez que puxo sai demasiado óleo.

Para resolver isto tudo, já pensei em desmontar a corrente e a cassete para limpar tudo do zero e pecinha a pecinha, mas depois posso não conseguir montar novamente.

Que ei-de fazer? Vocês só por aquilo que escrevi, já devem notar que não percebo nada disto e que possivelmente só fiz porcaria.
Amanha também já vou a uma loja para ver que produtos mais posso usar e a ver se eles me ajudam e dizem de que forma posso eu fazer a manutenção da bicicleta e se necessário lá a terei que levar à loja, mas lá teria que ficar sem ela uns dias.

Obrigado e ajudem-me por favor.
 

metRo_

Member
Limpar bicicleta

Olá,
A minha bicicleta está com alguma lama, a minha primeira reacção era de mangueirada naquilo lol mas suponho que não seja a melhor solução ou não há problema desde que depois lubrifique tudo? A minha duvida é relativamente à parte que está visível dos amortecedores (não sei como se chama) assim como travões, corrente e cremalheira.

Abraço :)
 

paixaoabarth

New Member
eu dou-lhe com uma mangueirada e depois lubrifico tudo como deve ser.
nunca tive problemas, as vezes também a lavo nas maquinas de alta pressão:cool:
 

JoaoPeixe

New Member
A minha lavagem da bike é a seguinte:

1º - Lavar a corrente, pedaleira e cassete com gasóleo com ajuda de um pincel (há muita contradição em relação a utilizar o gasóleo para lavar a corrente, no entanto já experimentei outros produtos e a limpeza não é igual, o perigoso é deixar o gasóleo ficar na corrente, cassete e pedaleira...NÃO DEIXAR TOCAR O GASOLEO NOS TRAVÕES DE DISCO, convem meter um saco de plástico a envolver os travões!)

2º- Com a mangueira e a pressão da água praticamente "morta" lavar a bike toda (lavar bem a corrente, pedaleira e cassete onde lavamos com o gasóleo) NUNCA LAVAR A BIKE COM ÁGUA EM PRESSÃO. Tambem direccionar a água sempre de cima e nunca de lado na pedaleira e cassete, pois pode entrar água para dentro da bike e estragar o material.

3º- Lavar a bike com shampô (pode ser daqueles de lavar o carro) misturado na água para retirar toda a sujidade

4º- Passar novamente a bike por água quase sem pressão

5º- Com um pano absorvente limpar a bike toda

6º- Com outro pano (seco) com a mão a envolver a corrente, rodar a corrente de modo a retirar a água toda da corrente

7º- Aplicar um oleo na corrente (todos os elos da corrente 1 a 1) e rodar a pedaleira a medida que se tira e mete mudanças (para lubrificar todos os dentes da cassete)

8º- Colocar as mudanças na pedaleira mais pequena e no carreto pequeno para assim a corrente não estar em tensão

9º- Arrumar a bike e o material

Voilá, a bike está lavada e pronta para sujar novamente :)

Boas pedaladas

Este tópico pode ajudar-te
http://www.forumbtt.net/showthread.php?21421-Lavagem-de-bike
 
Boas. O que o JoaoPeixe disse é mais ou menos o que eu também faço. Outra coisa que podes fazer é no fim de lavar, levantas a roda da bicicleta a uns 25cm do chão e deixas cair para que a água que está mais entranhada possa sair. Faz isso umas 10 vezes, deve chegar...

Cumps

METALLICA
 

Helveta

New Member
Boas amigos do pedal,

Eu sei que já existem vários posts com este tema mas adquiri uma suspensão total, e tenho algumas dúvidas acerca da manutenção mais apropriada e eficaz para manter a bike saudável.
Pedalo principalmente em trilhos e após a “dureza” a bike fica cheia de pó, lama…

Posso lavá-la com jato de água e depois lubrifica-la?
Tenho que a deixar secar antes de a lubrificar?
Posso lavar com jato de agua as suspensões sem as danificar?

Após a dureza que cuidados a ter com:


  1. Suspensões
  2. Travões hidráulicos e rotores de disco
  3. Cassete e desviadores e corrente
  4. Quadro
NOTA: Tenho um kit da shimano (escovas, shampo, oleo,...)

Boas pedaladas!!!
 

Helveta

New Member
Boas JoaPeixe,

Tenho uma suspensão total e tenho uma dúvida em relação á lavagem.

Ao fim de andar com ela no pó, posso lavar a suspensão com jato (fraco) de água e depois po-la a secar sem danificar os amortecedores?

Como limpar os braços das suspensões? com um pano, pressaõ de ar?

Falam em muitas técnicas, por vezes ficamos um pouco confusos.


Desde já obrigado, e boas pedaladas.
 

joaodb3

New Member
Para mim é simples!
Pedalo durante a semana, sábados (de manha) e domingos (de manha também)... Domingos À tarde lava a bicicleta e lubrifico tudo muito bem... Depois aguenta 1 semana toda arranjadinha... Facil, pratico e perco pouco tempo...
Não dispenso de uma revisão de 500km em 500km! :)


Boas pedaladas
JBarreto
 

pepo

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Boas. Será prejudicial lavar a suspensão Fox com mucoff? A Fox fala em água com sabão médio, mas não sei bem que tipo de sabão é esse.
 

MAQUES

New Member
Boas pessoal!

Sou mesmo novato nestas andanssas, tenho uma ktm ultra 3.29, e inda nao a estreei com muita sujidade. Depois de ler alguns topicos sobre a limpeza das bikes,
gostava de saber onde comprar esses tais produtos de limpeza tais como o finish line cere e wet, e etc...E sao muito caros?? ;)
Li tambem que a malta limpa com petroleo e gasoleo....ja agr alguem conhece o combustivel dos avioes,o Jota?? Como li que os combustiveis podem fazer mal a pintura...nao me quero por em aventuras sem saber....

Cumps. e boas pedaladas!
Marques
 

MAQUES

New Member
Boas pessoal!

Alguem ja exprimentou a limpar a cassete,corrente e etc com o KH7??

Cumps. e boas pedaladas!
Marques
 

rocky_rullez

New Member
Não vou ajudar quanto às dúvidas camarada...... apenas te vou corrigir e dizer que o combustível dos "aviões" é designado de JET.....e ñ Jota.....
Mas onde estarias a pensar arranjar isso para limpares a tua bicicleta??


Boas pessoal!

Sou mesmo novato nestas andanssas, tenho uma ktm ultra 3.29, e inda nao a estreei com muita sujidade. Depois de ler alguns topicos sobre a limpeza das bikes,
gostava de saber onde comprar esses tais produtos de limpeza tais como o finish line cere e wet, e etc...E sao muito caros?? :wink:
Li tambem que a malta limpa com petroleo e gasoleo....ja agr alguem conhece o combustivel dos avioes,o Jota?? Como li que os combustiveis podem fazer mal a pintura...nao me quero por em aventuras sem saber....

Cumps. e boas pedaladas!
Marques
 

MAQUES

New Member
Boas rocky_rullez!

Tens razao, a malta e que onde trabalho, tem a mania de xamar jota...;) Qt ao sitio onde arranjo, e mesmo no meu local de trabalho....vai mto jet po lixo, por isso se o aproveitar, sem ngm ver....nao ha problema. :p

Cumps.
 
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