Kona Four Deluxe 9,77kg

ny12xx

Super Moderador
Para serem flutuantes, os discos têm de "flutuar", ou seja, tem de haver uma certa liberdade para movimentos laterais entre uma peça e a outra.
Se o disco for constituído por duas peças, mas essas duas peças forem montadas do forma fixa, então não são flutuantes.

Eu não conseguiria explicar melhor!!!

Companheiros

Os XTR, os Avid HSX e estes não são flutuantes (para além do nome) porque a aranha está fixa de forma a não permitir qualquer tipo de liberdade de movimento. Estes discos têm a aranha em alumínio com o intuito de poupar peso.

378a204941c942d2af6555212c7a9eb1-18102011-114444.jpg


avid_hsx_disc_brake_rotor_bicycle_6_bolts_160mm.jpg



No caso dos Hope, a conversa já é outra. São flutuantes para além de terem a aranha em alumínio.

183mm-hope-floating-rotor.jpg


Aqui estão alguns exemplos de "fixações" aranha/disco que permitem o seu funcionamento flutuante.

discpin.jpg


72-0637-1.jpg


93689d1310753283-new-trophies-mount-img_0972.jpg


0608_hbkp_04_z+lyndall_buttons+lined_up.jpg


Independentemente dos factos mencionados acima, os discos são lindos e com um peso muito apetecivel. Se travarem bem; melhor.

Um abraço

ny12xx
 
Last edited:

jaba

Member
Venho muitas vezes a este tópico "inspirar-me" para tirar algumas ideias para a minha Giant Anthem...já está nos 11,400Kg. Tenho esse pneu atrás, mas, e pela 1ª vez com pneus Rubena, vem cheio de pequenos furos nas laterais e não veda por nada deste mundo! Espero substituição. Aparentemente foi uma série que saiu. Não tiveste esse problema?
 

essence_s

New Member
A explicação dos discos parece logica e faz sentido, mas no site, eles dizem que são flutuantes independentemente de flutuarem muito ou pouco.
 

Nozes

Active Member
Boas,

Obrigado malta pelas explicações "flutuantes". Penso que além da poupança de peso,as aranhas em alumínio deste tipo de discos se destinam também a uma melhor dissipação do calor. E quem pensa que um disco não aquece muito,da próxima vez que terminarem uma descida bem longa,agarrem o disco para ver a temperatura...
Estou a brincar! :) Não façam isso,podem queimar-se!

jaba,espero continuar a poder inspirar-te ;) O Rubena que montei ontem já é usado (embora pouco),e então já tinha algum latex seco por dentro,bastou colocar mais um pouco e montar,dar ar e pelo menos durante a volta de ontem não perdeu ar nenhum.
Já agora deixa-me que te diga que pareceu-me um bom pneu,apanhei muita lama e só mesmo naquela de atolar até ao joelho é que não tinha tracção suficiente. Além disso,até me pareceu rolar decentemente.

Já agora,uma foto com as melhores paisagens aqui da zona:

dsc01545t.jpg


Para mim poucas paisagens são tão bonitas como um singletrack novo :)
Neste caso um aberto há poucos dias para um dos melhores eventos que conheço em termos de trilhos,a Rota do Javali,em Tremês (Santarém).
Não tenho nada a ver com a organização,mas gostava que muita gente pudesse vir apreciar estes trilhos que quanto a mim ombreiam com os melhores que já fiz por esse país fora.

E os discos devem estar por aí a aparecer...
 

lpsferreira

New Member
Para mim estes Rubena são de longe o melhor pneu que utilizei na frente e estou como o Nozes, devo ter ali 10 pneus parados, fora os que dei que esses de certeza nunca mais utilizaria.
Gosto tanto destes Rubena que tenho nas 3 medidas existentes: 26'', 27,5'' e 29''. Então enquanto é novo é um pneu que se coloca onde quer mesmo numa descida. Ainda tiro uma foto das 3 rodas com eles. Estava a pensar utilizar na 29'' uns 2.25, mas como apenas têm stes 2.0 também, não hesitei e comprei.
De referir que atrás também utilizo muito o outro rubena (Scylla 2.1 em 26'' e 2.25 na 29'').
 

RTC

Super Moderador
Também o estou a usar atrás numa FS 26 como tu Nozes mas se aí já o acho bom, à frente garanto-te que ainda é melhor.
 

jaba

Member
Sim, Rubena é atrás...na frente o belo do Maxxis Ignitor...e em FS 26, 29er é cena que não me assiste...
 

Joel O.

New Member
Discos quentes... hmmmm

Referes-te a isto? O prémio "Geek do ano" vai para quem conseguir adivinhar o modelo.

37712142912272402272423.jpg


Já experimentei o rubena também, e não desgostei. Tem um excelente peso, para tubless, e resistência a furos. O único problema e motivo que me continua a deixá-lo de lado, é a altura dele. Muito muito baixo, para um 2.0.
Ficamos à espera de uma apreciação mais madura....
 

tinric

Super Moderador
lol

isso é um Avid G2 ou G3 :)

Também fiquei com uma tatuagem dessas mas foi nos dedos e numas luvas quase novas...

Não acreditei que o quase vermelho a escurecer pudesse ser brasa ...:) eheheh
 

JorgeSantos

New Member
Avid... Agora o modelo é outra conversa.

Rubena, rubena....na minha segunda saída com o mesmo, chego a casa e um furo. Azar, sorte?

Não sei, mas foi o que aconteceu :)
 

Nozes

Active Member
Boas,

De facto o Rubena é uma boa opção para a roda da frente,de certeza,mas eu montei este atrás,em conjunto com o Rocket Ron do costume,porque preciso de um pneu que me dê mais garantias de resistência nos próximos tempos,tenho ali o Racing Ralph que basta colocar um remendo por dentro e está bom,mas não fico descansado.
Embora seja um pneu mais indicado para a frente,sinceramente gostei dele nos poucos (mas bons) kms que fiz com ele montado na roda de trás.Tenho uns trilhos novos que têem umas curvas sem apoio,onde a aderência lateral é levada ao extremo,e este pneu passou com distinção.
Sei que o defeito que mais apontam a este pneu é a sua pouca durabilidade,mas isso não será problema,as minhas voltas muito raramente incluem mais que 10% de alcatrão,e nas descidas é raro bloquear a roda. Basta isso para ele durar muito tempo,mas também sabemos que daqui a uns tempos mudo-o "porque sim" :eek:

Joel,se fores como eu,passadas as dores até recordaste essa "tatuagem" com orgulho ;) Não sou fâ de tatuagens,mas se um dia fizesse uma,gostaria sinceramente que fosse feita da mesma maneira. Pode parecer parvo,mas ser a bike a marcar-me a mim tem um significado que me diz mais que se fosse marcado por um gajo que não conheço de lado nenhum. :)
O pneu de facto não é muito alto,mas tudo contabilizado parece-me ser uma boa opção. Se procuras pneus altos,os Bontrager que já experimentei (MudX e XR0) pareceram-me ser dos mais altos dentro da medida 2.0.

Uma última palavra para o guarda lama: Ontem dei por mim a pensar "como é que passei tantos anos sem isto??" . Poder fazer uma volta "plena" de lama e nem um salpico nos óculos nem nas baínhas da suspensão é algo que vale mais que dinheiro. Obrigado aos senhores que tiveram a primeira ideia,e desculpem lá o plágio :D
 

Joel O.

New Member
Eheh
Na altura não chorei, e depois até publiquei com a malta amiga do FB
"Aviso à navegação: É normal, após uns quilómetros de se montar uma caixa de direcção, que esta se desafine ligeiramente. Este processo é antecipado se o trilho for especialmente duro. Se durante uma descida ainda longazita, aperceberem que a caixa de direcção está desafinada, o ciclista é confrontado com um dilema asfixiante: ou se caga, e se curte até ao fim, aproveitando as injecções de adrenalina que vem acumulando desde o início, ou, resolve parar a meio, e afinar porque ainda tem que galgar alguns drops violentos até aom fim. Moral da história, se eventualmente pararem, tomem cuidado e não encostem a perna ao disco...."

Ainda por ali ficou durante uns dias, mas acabou por sarar.
E acertaram, Avid cleansweep g2, comprados se não estou em erro a um user aqui desta secção em 2008. Ainda por aqui andam :) eheh

Eu costumo usar pneus um pouco maiores, mas o meu pai tem na bicicleta dele (igual à minha) um pneu igual. Qualquer dia roubo, para experimentar.
Também sou mais um orfão do karma.
 

Nozes

Active Member
Ora boas!

Já chegaram então estes:



Discos Quaxar.
Confirma-se o peso,ainda não montei,em princípio experimentar só domingo.

Vêem substituir estes:



Pesavam 92gr novos (há exactamente 3 anos atrás),o que dá um desgaste de 4gr. Só pesei o da frente,provavelmente o de trás poderá estar mais leve ainda.

E ainda,porque eu até nem sou nada teimoso...



Aperto MtZoom 30.0
Desta feita vou experimentar este. Para já,como tive de o abrir ligeiramente para caber no quadro (que mede 30.7),o parafuso de origem não deu e tive de usar o do aperto KCNC,que pesa talvez mais 1 grama. A sensação ao apertá-lo foi boa,vamos ver o que vale em andamento. Se não prestar,não é o fim do mundo,até foi barato cerca de 20£ :)
 

xman

Member
Boas,

Bom peso desse disco de 160mm, o meu Hope pesava 80gr em novo. Vou estar, ainda mais, atento à tua analise desses discos pois pode ser uma boa maneira de retirar umas 10gr sem grande e$forço. :)
Já agora quanto é que custaram?

Cumps.
X.
 

nogueira.nuno

Active Member
Boas,

Por acaso acabei ontem de comprar mais um Kit de discos Hope mas os Pro(esses sao os “normais”, certo?),
mas gostava de ouvir a comparação entre esses ;)
 
Top