Jogos Olimpicos 2012 - Lusitânia Road to London.

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Algumas curiosidades relativas a análise da prova de Banyoles e que em termos comparativos deixa a ideia da real mais valia destes juniores:

Volta 1:

- Ricardo Marinheiro 21:40
- David Rodrigues 21:39
- Tiago Ferreira 22:29
- Diogo Afonso 24:05
- Ivan Alvarez 19:52
- Julien Absalon 19:50
- Hermida 19:51

Volta 2:

- Ricardo 19:28
- David 19:27
- Tiago 21:03
- Afonso 23:31
- Ivan Alvarez 19:20
- Julien Absalon 19:35
- Hermida 19:20

Volta 3:

- Ricardo 19:28
- David 19:17
- Tiago 21:12
- Afonso 24:05
- Alvarez 19:24
- Absalon 19:46
- Hermida 19:27


Tempos somados das primeiras 3 voltas em circuito e condições iguais:

David Rodrigues: 1:00:23
Ricardo: 1:00:36
Tiago Ferreira: 1:04:44
Afonso: 1:11:41
Alvarez: 58:36
Absalon: 59:10
Hermida: 58:48

Passagem do Ricardo e do David que andaram mesmo muito pela extrema competitividade cada vez mais saudável e excelente para os 2 e as suas respectivas progressões como atletas, seria na 3ª volta dentro dos 10 melhores elites que felizmente os números nem enganam nem têm amizades ou inimizades e têm nada de filosófico, são números exactos. Não houve diferença de circuito nem temperaturas, houve velocidade muito alta destes 2 atletas por fazerem apenas 3 voltas, mas se tivessem 5 fariam nas 3 primeiras a mesma velocidade... poderiam quebrar depois mas até à 3ª voariam assim.
Penso que este quadro que pode ser confirmado no link abaixo deixa a ideia a quem o vê que eu tenho há já algum tempo... estes 2 atletas júniores portugueses são pérolas raras no Mundo e fazem já melhor que todos os elites portugueses. Todos podem confirmar isto aqui:

http://www.ocisport.net/classificacions.php?edicio=66&classificacio=128

Perceba-se bem que quando digo que o depósito de recursos deveria ser feito neste atletas jovens com um potencial enormíssimo, por forma a dentro de 2 a 3 anos... os resultados de Elite serem bem diferentes destes, pois a este espectacular andamento e a estes espectaculares tempos destes 2 atletas terá que se perceber que numa prova rápida e rolante é onde os mais novos têm mais limitações pela própria força da idade, mas mesmo assim os passaritos... já voam mais alto e mais rápido que os maiores.

Nestas provas, por causa da análise volta a volta, consegue-se facilmente perceber o nível destes 2 atletas por comparação directa com as classes já maiores. Normalmente e em separado eles são um pouquinho mais lentos... mas os 2 na mesma pista pegados um com o outro como hoje, este ano na Taça de Portugal irão fazer estragos e irão com toda a certeza... fazer história, escrevendo mais uma página inédita no nosso BTT e que todos os que lêm este post adivinharão o que quero dizer.

Nada com este post me move contra, nem a favor de ninguém... apenas constato o facto, e alerto a que se veja aquilo que muitos não querem ver e que pode deitar a perder este super Team dos novos, e se agora juntarmos um Mário costa a despontar fantasticamente, e um miúdo como o João Leal que deve estar doido para se bater com estes 3 e que tem tempos por volta de meter medo também... estamos perante uma geração que se tiver os olhos de quem manda a ver bem, é a grande possibilidade de termos resultados com homens extremamente rápidos que serão no futuro imediato, pois neste momento ainda são quase crianças... mas que andam mais que os homens. Peço mesmo muita atenção de todos a esta análise, que vejam quem precisa deles a sério... que vejam com quem podem ter MUITO, MAS MESMO MUITO SUCESSO no futuro... mesmo que estes já não tenham tempo para apanhar o comboio de 2012, mas se derem um mínimo de apoio a estes jovens lobos... em 2016 é certo e com garantia de resultado de altíssimo nível.

Nunca eu me bati por nada que não tivesse a ver com o objecto deste post... sempre vi onde está o valor deste XCO, e não é só na minha casa que ele está... está na casa do David Rodrigues que é uma verdadeira máquina de XCO, está em atletas como o Mário e em jovens lobos como o grande Campeão João Leal que se não tivesse ido hoje a Espanha nunca teria percebido o que vale, e a nação nunca teria percebido o que vale o nosso super cadete. No principio o projecto era apoiar estas feras que hoje se mostraram brutais, não pelo pódio orgulhosamente português, mas pela velocidade estonteante com que andaram, depois virou um pouco e apostou-se mais em atletas que já provaram que não conseguem andar a esta velocidade... espero sinceramente e para bem deste XCO que agora se perceba que há em Portugal e nas camadas jovens, autênticos diamantes que se vão polindo... ajudem-nos a serem dentro de 5 a 6 anos os melhores do Mundo... se lhes derem corda... pelo que conheço de todos... eles até a comem, pois estes putos trabalham mesmo a doer, com apoio, sem apoio, sozinhos ou acompanhados. E chegando às pistas mais técnicas, a diferença será ainda maior.


Cumprimentos,
Paulo marinheiro
 

ASG

New Member
Parabéns à Aninhas que também fez :podio: em Banyoles em cadetes femininos!

É verdade que não estou muito dentro deste tema, mas alguém me explica porque é que nenhuma atleta feminina foi ao estágio da selecção nem foi a Banyoles como parte integrante da Seleccção Portuguesa?

É que a única feminina a ir teve de ir com meios próprios, mas conseguiu chegar ao pódio!!! :twisted:

img6596.jpg
 

Moniz82

New Member
2 Situações.

1º - Não respondendo pela Federação, até porque da mesma não faço parte em termos decisionais, afirmo que quem de direito está no terreno, observando, registando, analisando as provas onde participam os Portugueses, por isso ASG eles devem de saber o porquê.

2º - Nas várias notícias que me foram possíveis lêr, vindas de quem manda, a fase de apuramento para os jogos Olímpico de 2012, será nos anos 2010 e 2011, até porque não faria sentido a UCI dizer que este ano já contava depois de terem sido realizadas uma série de provas. Mas não tenho certezas, apenas informo o que li.

05/03/2009 CICLISMO
Open de Espanha de BTT
Selecção Nacional de Cross-Country compete em Banyoles


A Selecção Nacional de Cross-Country (XCO) estreia a sua campanha internacional da presente época no próximo fim-de-semana, em Banyoles (Catalunha), por ocasião da segunda competição pontuável para o Superprestigio Massi - Open de Espanha de BTT, no qual marcarão presença alguns dos melhores betetistas mundiais, entre os quais o franceses Julien Absalon e Jean-Christophe Peraud, medalha de ouro e prata, respectivamente, na prova olímpica de XCO em Pequim.

No circuito de 9.5 quilómetros da localidade situada em Girona, a disputar domingo, os seleccionados nacionais procurarão a melhor classificação possível numa participação que se deseja de continuidade, ao longo de 2009, noutras competições de igual nível tendo em conta o necessário somatório de pontos em competições internacionais que, a partir do próximo ano, contarão para a "poule" de apuramento de participação para os próximos Jogos Olímpicos.

In infordesporto


Ps - Sr. Paulo Marinheiro, agradeço a sua chamada de atenção, o referido foi prontamente verificado e logo de seguida emendado.



Saudações aos Ilustres BTTistas
 

luisgranjo

New Member
A todos aqueles que dizem que se não for o Marinheiro mais ninguém irá, pois bem o puto da Guarda, uma tal de David Rodrigues, alguém que a vossa ignorância não atinje, esse mesmo, foi a Barcelona dar a roda a cheirar a esse miúdo que vocês tanto idolatram. Meus senhores respeito por quem tudo faz por o merecer. Puto: "Quem trabalha mais e melhor é quem merece ganhar." Até os comemos !!!!!!!!!! Força David
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
O puto da Guarda é velho amigo e já ganhou algumas vezes ao Ricardo, esta não é a primeira... mas a doer... em busca de um trofeu como uma Taça ou um Campeonato ainda não conseguíu ganhar... com essas cenas do "até os comemos" um dia vocês desse espirito de guerra ainda acabam com a amizade dos 2... já esteve mais longe... ganhar uma corrida ou perder um amigo... antes perder a corrida.

13 segundos apenas... da última vez o David ganhou ao Ricardo foi em Porto Mós 2008 e com 5 segundos, há 2 anos na Selecção em Espanha com 4 segundos... normalmente o Ricardo quando ganha ao David, em Portugal é por 5 minutos e nos Mundiais é por 8 o 10 minutos... trankil que a procission ainda vai no adro, vê o Absalon a perder com o Alvarez... grande Alvarez, que ja pensa que será o novo Campeão do Mundo... há fases em que perder é o melhor que te pode acontecer...

Força para o Ricardo e para o David que mostraram ser dos melhores do Mundo... acima de tudo, força para a amizade deles que será posta à prova por frases de vitória com comemorações exacerbadas de adeptos que raro saboreiam a vitória e quando assim é deveriam ser mais comedidos... fazei a festa no Campeonato Nacional, mas aí... não lhes deixam... chatice.

Dentro de 4 semanas o Ricardo estará já com o trabalho fisico onde queremos e com a forma no tempo certo que é onde estão as grandes competições e aí será imbatível... como o é ha 3 anos...

paulo marinheiro
 

David Raquel

Active Member
luisgranjo said:
A todos aqueles que dizem que se não for o Marinheiro mais ninguém irá, pois bem o puto da Guarda, uma tal de David Rodrigues, alguém que a vossa ignorância não atinje, esse mesmo, foi a Barcelona dar a roda a cheirar a esse miúdo que vocês tanto idolatram. Meus senhores respeito por quem tudo faz por o merecer. Puto: "Quem trabalha mais e melhor é quem merece ganhar." Até os comemos !!!!!!!!!! Força David

Comentários deste tipo são de uma mesquinhez enorme!

Amigo, veja se percebe uma coisa. Ninguém aqui toma o Ricardo Marinheiro por Deus...é humano como todos nós, os resultados vêm do árduo trabalho que faz e que concerteza o David Rodrigues também faz, não tenho dúvidas disso! Se admiro o Ricardo? Admiro sim, admiro a força de vontade que tem, a garra, o amor pelo btt! Tem a sorte de ter um Pai (com P grande) que faz tudo para o ajudar a tornar o sonho dele realidade! Admiro o David? Claro, estar a este nível não é para qualquer um...tem de certeza muitas horas de treino, sofrimento e sacrifício da vida pessoal por detrás destes resultados! Agora vir para aqui dizer que o David não tem metade do apoio que o Ricardo tem...que apoio tem o Ricardo que o David não tem?? Bicicleta para correr? Equipa?? Transporte para provas??

Os comentários que vejo só fomentam guerras que nem os próprios criam! "hoje ganho eu....amanha ganhas tu! Amigos nas mesma!"

Parem de criar polémicas e deixem os rapazes divertirem-se a correr!

Sinceramente, já não há paciência.....
 

luisgranjo

New Member
Camaradas, polémicas não e muito menos inferiorizar o miúdo Marinheiro ("Quem ganha é lembrado, quem perde é esquecido"), apenas quero que o forúm, no seu geral, comece a olhar para o David de igual forma. Contudo, amigo Paulo Marinheiro, não sou nenhum pró na matéria nem vivo disto, e parece-me que ficou melindrado com a apresentação de pequenas diferenças entre as vitórias do Marinheiro em relação ao David, mas deixe-me dizer que os motores, este ano, partem iguais e o David com os poucos apoios que tem é muito grande ao ter os resulatdos que tem, ou não fosse um velho ditado português a máxima "Deus dá nozes a quem não tem dentes."
O meu desejo para os dois, e para os restantes prós, é que me façam beber uns copos a festejar uma medalha. Quando? Só eles nos podem dizer. Abraços e boas pedaladas.
 
Desabafo...

No passado sábado, desloquei-me de propósito até Banyoles, para acompanhar os portugueses em prova de Domingo.

Não imaginam a emoção e a sensação de ver PORTUGAL a dominar a corrida de Juniores e Cadetes de início ao fim!
Não imaginam a grande corrida que os 3 Juniores fizeram…
Não imaginam o que se ouvia falar por entre as centenas de pessoas que assistiam à prova dos miúdos portugueses! Que Grande Orgulho!

Isto para não falar que o Tiago ficou a 2’ do primeiro Sub23, e iniciou a corrida acima da posição 65 e terminou em 28º da geral! Também é de salientar a excelente performance da Ana Silva 3ª em Cadetes, do Ricardo Vicente (que garra!) e do Diogo Afonso… que esteve para ceder a roda ao Luís Pinto (companheiro de selecção)! E a excelente recuperação que o Luís fez logo na primeira volta… no pouco tempo que teve para isso… infelizmente!

Pois… mas o que mais custa é ler o que se escreve aqui pelo fórum… num tópico que fala de Jogos Olímpicos!

Sabem o significado de Jogos Olímpicos? Será Jogos de Paz?

Acho que todos devemos apoiar TOTALMENTE os talentos que aqui se formam em Portugal, e não tentar distanciar e criar picardias e mal estar entre eles!

São ambos excelentes atletas… e ninguém duvida disso!

Em Banyoles o David, o Ricardo e o Mário… nunca passaram por mim, sem que incentivasse cada um deles! E nunca deixei de apoiar o Ricardo nem o David, mesmo depois de começar a trabalhar directamente com o David!

Treino o David com muito orgulho pelo atleta que é, mas desde à muito tempo que sempre me disponibilizei para ajudar no que pudesse ser útil o Ricardo, assim como qualquer outro atleta.

Estamos aqui todos com um objectivo comum: Evoluir! E acho que estão todo de parabéns e a trabalhar com metodologias actuais, pois caso contrário, não tínhamos colocado 3 juniores no podium em Banyoles, numa prova com tanto talento junto!

Em resumo: união total em torno de colegas de selecção! Apoiem os miúdos. Não estraguem amizades!

PS – é claro que tem que haver competição e guerrinha entre eles (David e Ricardo) mas só em pista! E aí quem desfruta somos nós, os que realmente gostam do XCO!


Saudações

Tiago Aragão
 

j-riider

New Member
"Mudam-se os tempos mudam-se as vontades" E para andarem mais que o meu irmão é preciso treinar mais e melhor que ele e ter um tal de "dom" que nem todos tem a sorte de o ter ... Acima de tudo é de ficarmos satisfeitos pelo andamento que o Ricardo tem e o meu irmao (David) também e que Londres fique mais perto! Senhor Paulo Marinheiro a amizade dos dois, estou certo que não é com pequenas guerrinhas de forum que vão ser destruidas.

Abraço,
João Rodrigues
 

alexmg

New Member
Meus amigos,

Aposto que muitos já viram este video dos Jogos Olimpicos de Atenas em 2004 http://www.youtube.com/watch?v=3U9uN2uzcEA

Eu vejo-o todos os dias, e sonho ver uma camisola PORTUGESA a atravesar aquela meta um dia. Arrepio-me de ver este video, é simplemente algo de BRUTAL e aquel abraço entre o Absalom e o Hermida é EXPETACULAR e é assim que deve ser.

Boas pedaladas
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
tiagoaragao said:
Desabafo...

No passado sábado, desloquei-me de propósito até Banyoles, para acompanhar os portugueses em prova de Domingo.

Não imaginam a emoção e a sensação de ver PORTUGAL a dominar a corrida de Juniores e Cadetes de início ao fim!
Não imaginam a grande corrida que os 3 Juniores fizeram…
Não imaginam o que se ouvia falar por entre as centenas de pessoas que assistiam à prova dos miúdos portugueses! Que Grande Orgulho!

Isto para não falar que o Tiago ficou a 2’ do primeiro Sub23, e iniciou a corrida acima da posição 65 e terminou em 28º da geral! Também é de salientar a excelente performance da Ana Silva 3ª em Cadetes, do Ricardo Vicente (que garra!) e do Diogo Afonso… que esteve para ceder a roda ao Luís Pinto (companheiro de selecção)! E a excelente recuperação que o Luís fez logo na primeira volta… no pouco tempo que teve para isso… infelizmente!

Pois… mas o que mais custa é ler o que se escreve aqui pelo fórum… num tópico que fala de Jogos Olímpicos!

Sabem o significado de Jogos Olímpicos? Será Jogos de Paz?

Acho que todos devemos apoiar TOTALMENTE os talentos que aqui se formam em Portugal, e não tentar distanciar e criar picardias e mal estar entre eles!

São ambos excelentes atletas… e ninguém duvida disso!

Em Banyoles o David, o Ricardo e o Mário… nunca passaram por mim, sem que incentivasse cada um deles! E nunca deixei de apoiar o Ricardo nem o David, mesmo depois de começar a trabalhar directamente com o David!

Treino o David com muito orgulho pelo atleta que é, mas desde à muito tempo que sempre me disponibilizei para ajudar no que pudesse ser útil o Ricardo, assim como qualquer outro atleta.

Estamos aqui todos com um objectivo comum: Evoluir! E acho que estão todo de parabéns e a trabalhar com metodologias actuais, pois caso contrário, não tínhamos colocado 3 juniores no podium em Banyoles, numa prova com tanto talento junto!

Em resumo: união total em torno de colegas de selecção! Apoiem os miúdos. Não estraguem amizades!

PS – é claro que tem que haver competição e guerrinha entre eles (David e Ricardo) mas só em pista! E aí quem desfruta somos nós, os que realmente gostam do XCO!


Saudações

Tiago Aragão



Tiro o meu chapéu... melhor post de sempre da secção de competição no ForumBtt... muito bonito até pelo facto de vir do treinador adversário, e pelo que me contou o Ricardo sobre a união que finalmente se fez sentir naquela equipa, estas palavras do Tiago espelham o que é actualmente a equipa nacional...





Que se entenda que adversário há na pista... antes e depois da corrida há companheiros... penso que no caso destes 2 rapazes, certas frases mesmo a favor de um deles, melindra esse mesmo que as pessoas pensam que fica todo contente, pois certas coisas, mesmo que contra o nosso adversário, custam a ler, pois mesmo esse adversário sendo adversário, é antes de mais amigo e nós não gostamos de ver o amigo a ser atacado enquanto pessoa ou atleta porque perdeu uma corrida e com toda a certeza quem tem mais respeito um pelo outro são eles mesmos, pois para andarem assim os 2 (relembro que andaram sempre juntos que nem foguetes com voltas mais rápidas que o Absalon, incrivelmente) cada um dos dois sabe exactamente na pele, o que o outro sofreu em treinos para estar àquele nível, e acreditem... não foi o apoio que eles têm, um um pouco mais ou menos que o outro que os fizeram brilhar como verdadeiras estrelas do BTT... foi mesmo o seu grande esforço de meses a prepararem-se...

Eu, pessoalmente respeito e admiro muito o David Rodrigues, pois eu conheço-o bem, e em equipa com o Ricardo, defronto-o há 3 anos... e em 3 anos, só posso dizer maravilhas deste rapaz, agora grande homem, que se sabe bem perder, melhor sabe ganhar, tendo em ambas as situações um atitude de grande civilidade nunca tendo tido uma atitude quer na vitória quer na derrota que não fosse "olímpica"... coisa bonita que estes 2 atletas têm, pois também o Ricardo sempre soube vencer e festejar comedidamente, e sempre respeitou as vitórias do David... recordo-me de no final deste Campeonato Nacional, ver o David já bem no final, sózinho sentado numa encosta ao lado da meta, e o Ricardo ir ter com ele a se calhar confortá-lo, ou animá-lo sei lá, pois nessa altura o David estava mesmo chateado, e ver o adversário a dar-lhe apoio foi bonito... mas um pouco antes o David soube estar, mesmo dorido por dentro, no pódio com boa cara e com respeito pela vitória do Ricardo... já ví tanta coisa entre estes 2 adversários que se respeitam, que acho que um dia, eles podem ser uma especie de Absalon/Peraud que se ajudaram mutuamente e são amigos há anos, ou Hermida/Ralph Naeph... tantos que são adversários e mantêm-se amigos... esperemos que esta dupla de foguetes continue com muita gana de derreter o outro, mas só em pista... que fora dela continuem amigos, fale quem falar, pique quem picar...
... bonito exemplo do que disse foi a entrevista à RTP dos 2 em Tábua que tenho gravada em que mais ou menos, o David diz com uma super humildade e honestidade, que apenas ganhou porque o Ricardo teve problemas mecanicos, para de seguida o Ricardo dizer que o David ganhou bem e a vitória foi merecida, nem tocando no facto mecanico... isto é bonito e não é para todos... é um grande exemplo que eles dão a muita gente, eu incluído.

Muito exemplos de amizade até além fronteiras com adversários como o Umbert Almenara, que aparece este mês no anuncio da Inverse na BikeMagazine, e que é um amigo que a competição e respeito fizeram... Cameron Carvalho, Ricardo Portela, Fábio Oliveira, Julio Oliveira, Pedro Lopes,... e ele sabe mais, eu apenas digo alguns dos que em pista são guerreiros por sí, mas fora dela, são grandes amizades feitas e no futuro, quando as carreiras acabarem... será só isso o que fica!




cumprimentos a todos,
paulo marinheiro

ps. mas na próxima corrida... eu não queria estar na pele do David... ehehhehehheheh
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Las primeras carreras de la jornada tenían una clara protagonista, la campeona del mundo Marga Fullana. La balear no defraudó y sumó su segundo triunfo consecutivo sobre dos carreras disputadas. En el resto de categorías, destacar la cantera de corredores de la selección de Portugal, que se llevó todas las plazas de podio entre los juniors y el triunfo en cadetes. Precisamente el vencedor en junior fue centro de atención, no sólo por su rendimiento, sino por su bicicleta, aligerada hasta el extremo y en la que sorprendía ver situada la tija de sillín con "avance" en lugar de retroceso.

http://www.esmtb.com/Cronica_ESMTB.com_Banyoles_dia_grande_para_MTB_mtb3305

Espanhóis e acho que também os italianos da Giant completamente rendidos à cantera portuguesa...
Essa bike super aligeirada até ao extremo não é a do vencedor mas está a ficar famosa internacionalmente e quanto à "tija de selim com avanço em vez de retrocesso", ainda vai virar moda na taça do mundo, e ainda hei-de ver o Absalon com o tubo de selim virado ao contrário... à Ricardo Marinheiro, loooooooooooooool



paulo marinheiro
 

Nitro_RC

New Member
O certo era todos os atletas da selecção terem boas bikes, iguais de preferência, o mesmo treinador, e o mesmo mentor. Só depois é que se poderia comparar equitativamente os desempenhos dos atletas.

Mas o momento não é de comparação, é de trabalho.
Para ser sincero duvido que se consiga meter alguém nos Jogos, não estou a ver forma de angariarmos pontos suficientes, mas enfim, continuem lá com as vossas guerras individualistas. Pode ser que aprendam alguma coisa para 2016 (sim, é mesmo 2016!!! porque 2012 parece-me que vai ser para esquecer).

Força Selecção!!!!
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Re: Jogos Olimpicos 2012 - Lusitânia Road to London.

moderado






Nitro_RC, compreendo a tua opinião pois de Banyoles vieram zero pontos UCI... mas a guerra dos pontos e qualificação de 2012, em princípio só começa para o ano, e garanto-te que estes 2 rapazes júniores que para o ano se baterão com os Elites, para o ano trazem de certeza de Banyoles pontos UCI, de Banyoles e de mais sítios... é cedo para fazer o funeral a 2012, embora ainda tenha que concordar um pouco contigo, mas... é esperar...
 

Paulo.Cabanas

New Member
E nao os viste ao vivo.

no video 2, a viragem a esq. junto as baias de ferro, aquele drop tem para ai uns 5 metros de altura com inclinaçao assustadora e depois entras num single onde nao andas no meio, andas nas paredes laterais do single porque existe um rego de agua no meio. No video sem se percebe. Assustador mesmo. :oops:
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Mas tirando essa curta descida (que eu tinha memória de ser maior e até to tinha dito)... o resto do circuíto dá para fazer de bike de estrada em 53/11 ehehehehh... demasiado rolante, quase estrada mesmo. No final dessa descida eles, em relação ao ano passado que virava logo à esquerda, meteram mais uns milhares ou centenas de metros para a direita em alcatrão puro para aumentarem o rolanço... prova quase de estrada. Este circuíto é batido por todos os circuítos nacionais, até o de Tábua consegue ter mais zonas técnicas e algumas valentes subidas e ser mais XCO do que este, que a única subida que tem foi feita em forma de parteleiras sem que se ataque a subir mesmo, mas vai-se passando com pequenos topos de parteleira para parteleira numa especie de elevador que nos leva ao cimo do mote sem que o subamos... mas por estar em cima de um grande paruqe e de um lago espectacular, leva milhares de pessoas a ver a corrida, e é isso que por vezes interessa aos organizadores, equipas e até aos atletas que se sentem bem no meio de tanta gente, mas... esta corrida pouco tem de XCO básico e nada tem de cross puro de duro... é mais tipo estrada. Há no circuíto espanhol, algumas corridas deste género, poucas mas há, como por exemplo Elche o ano passado, mas há outras que até dá vertigens fazer o circuíto a pé, e olhando para o piso até temos dó do material e quem tem unhas marca mesmo a diferença...
...imbirro com circuítos pouco técnicos e com pouca subida, isto é XCO, tem que ter zonas técnicas e um mínimo de ascensão... estrada para os estradistas, quem vem para o XCO é porque não quer estrada. O circuíto de Londres (algo que ainda ninguém aqui falou) começou por ser do género deste, muito rolante e sem grandes zonas técnicas. Os responsáveis da UCI não o aprovaram e obrigaram a que ele tenha o mínimo de 200 ou 300 metros de ascensão legal de de regras. O circuíto de Pequim era em 2007 uma auto-estrada como esta de Banyoles, com a diferença que esta tinha portagem e tudo para quem não tivesse Via Verde, mas foi alterado a pedido dos pilotos, e com jeitinho em Pequim fizeram o mais duro e técnico circuíto que há memória em Jogos Olímpicos.

Siga para Turcifal... que seja um dos circuítos duros e de cross, que a nossa malta precisa mesmo de dureza e pedras soltas e drops a sério e subida à homem... e pelo que me disseram... aquilo sobe, sobe, sobe, sobe... vou hoje ver, e digo qualquer coisa. Falo aqui sobre o Turcifal sem ser off-topic, pois do Turcifal vêm bons pontos UCI...


paulo marinheiro
 

Paulo.Cabanas

New Member
Ó Paulo eu sei que a descida assusta ao primeiro impacto, ponto final. :lol: talvez até tenha para ai 10 metros, não sei precisar.

Sim, meteram mais ou menos 1.5km em alcatrão e o mesmo em terra batida dura mesmo. Ouve alguêm que se queixou deles logo (sabes quem... :lol:)

Eu vou lá sabado de manhã.

Depois apita ai como é.

Cumpts
 
Top