Javalis vs Bttistas

Ismas

Member
Ola malta,

Ao estar a dar uma volta pelas proximidades da Serra de Montejunto alertaram-me para a possibilidade de encontrar Javalis com crias por essa zona, referindo que os mesmos poderiam atacar quem perto deles passasse.

Por sorte nunca me cruzei com nenhum, mas fiquei apreensivo com esta questão.

Acham que existe perigo dos javalis atacarem a malta que passe de bike?

Cumps
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Não me parece... muito pelo contrario. Ao sentir o cheiro, e até mesmo barulho dos humanos fogem. ;)
...atacam sim, por exemplo numa batida (caçada ao javali), no caso de estarem feridos..... mas são situações raríssimas. Na minha opinião pode dar as suas pedaladas tranquilamente.
 
Eu ja tive o prazer de ver dois javalis a correrem mesmo ao meu lado e não me fizeram mal nenhum... Por acaso gostei de ver, devia ser uma mãe com um filho :) E nao me fizeram mal, por isso penso que essa teoria não seja de todo valida
 

Joseelias

Well-Known Member
Não te consigo responder sobre a agressividade dos javalis, mas de forma geral a vida selvagem evita sempre o conflito. Até mesmo no caso de predadores isso acontece, pois apenas vale a pena arriscar ferimentos para obter alimento. Na natureza um ferimento significa facilmente a morte e os animais sabem disso.

No entanto tem cuidado na época em que saibas que os javalis têm crias pequenas. Nessas ocasiões as mães podem ser agressivas se se assustarem e pensarem que as crias correm perigo, tal como acontece com qualquer outro animal, do mais pequeno ao maior.

Acho que é prudente tomares um pouco de cuidado, distância e um comportamento mais ou menos calmo se avistares crias. Tenta saber em que altura os javalis costumam ter crias para te precaveres melhor. Na net isso deve de ser fácil de encontrar.
 

gcaetano

Member
Viva pessoal

Também me recordo de, quando era mais novo, ouvir frequentemente que era necessária cautela com os javalis, especialmente se estiverem feridos ou com crias. Ainda assim não conheço ninguém que alguma vez tenha sido atacado por um javali. Eu próprio já me cruzei 3 ou 4 vezes com alguns exemplares e a reacção foi sempre a mesma (tanto a deles como a minha!), terminar o encontro o mais rapidamente possível!! Portanto não é coisa que me preocupe e creio que não deva preocupar muito os demais bttistas, desde que sejamos minimamente cautelosos e previdentes.

Boas pedaladas!
 

TLouro

Member
Boas,

No seguimento do que disse o Joseelias, julgo que geralmente os animais só arriscam o confronto quando se sentem ameaçados (ou as crias) e encurralados.

Já me cruzei com javalis e têm sido sempre eles a fugir primeiro...

Não é coisa que me preocupe... Agora quem pedala em África (vi aqui no forum alguém a perguntar por mapa de Angola) terá muito com que se preocupar...

Cumps
 

Ismas

Member
Realmente até agora ainda nunca me cruzei com nenhum, mas visto que vocês já tiveram essa experiencia eu parto do principio que não deverá ser motivo para grandes preocupações.

Obrigado a todos pelas dicas
 
Vivo perto, pedalo e faço caminhadas frequentemente numa zona florestal onde há duas décadas foram introduzidos javalis, mas até agora nunca vi nenhum pessoalmente (apesar de ver muitas vezes pegadas de javali), ao contrários de coelhos, lebres, raposas, cobras, sardões e aves de rapina, que avisto com muita frequência. Também me parece que eles fazem os possíveis para evitar o homem.

Tive uma vez um susto, numa zona de mato denso, em que um animal de grande porte fez estremecer repentinamente os arbustos perto de mim, o qual seria possivelmente um javali em fuga.

Quem tem razões de queixa dos javalis na minha região, são os agricultores com terrenos perto da floresta, cujas culturas são frequentemente devastadas por eles. Para uns quantos VIPs se divertirem ao tiro, prejudicaram dezenas de agricultores, introduzindo javalis numa zona onde já não existiam há séculos.
 
Last edited:

Jocas22

Active Member
a reacção de um animal desse porte com crias é imprevisível se for apanhado de surpresa com uma bike disparada contra ele. Sem crias o instinto será sempre fugir a não ser que não tenha como o fazer ai é novamente imprevisivel
 

Jocas22

Active Member
isso é diferente, quer-me parecer que foi um acidente casual. No ultimo cape aconteceu outra coisa parecida.
 

jb72

New Member
ja me "cruzei" varias vezes com javalis e até com veados e nada de problemas. Estes animais só se defendem e não atacam ninguem e eu não acredito que em caso normal o venham a fazer (tinham que se sentir mesmo muito apertados). Numa volta de btt na serra de silves ia eu mais um amigo e vimos uns javalis e o meu amigo aleijou-se num pé mas foi só porque saltou da bike rapidamente para correr atras dos pobres animais:D. Não se preocupem com eles e "gozem" o momento pois são lindos de se verem correr no meio do mato.
 

Palinhos

New Member
Boas.

Na questão dos javalis na minha opinião o perigo está em quem anda à noite. Pois nas esperas quem anda ao javali usa balas e não chumbos. Essas mesmo que podem em campo aberto correr distancias algo perturbantes.
Por isso evitem as alturas em que a caça está a decorrer. Acho que tem a ver com as luas. Ou então andem de noite em zonas que conheçam bem de forma a evitar as zonas com os "poleiros" onde a malta de põe.
Esses sim são bem mais perigosos que os javaris.. :fpalm:
 

TiagoMAIAC

New Member
Só de lembrar que mesmo o BTTetista mais respeitador da natureza andando numa serra estará sempre a invadir o habitat natural destas especies de maior porte.

E o mesmo se pode dizer da caça.... a unica diferença é que eles não respeitam.

Todos os encontros tanto com estes animais como com ou outros devem ser feitos com a maior das precauções porque nunca saberemos a reação que deles provem.

cumps
 
Top