Invernal 2010 (Guarda)

fitty77

New Member
Bom, este Invernal vai ficar na memória. Primeiro senti-me mal após poucas pedaladas. Depois já recuperado, consegui perder-me no single dos 40 junto ao rio (acho que por culpa minha e de outro companheiro que ia à minha frente)... O que vale é que levava o track "memorizado" de casa e lá demos novamente com o caminho. A seguir, quando pensava em ver se conseguia ainda chegar aos calcanhares do Ricardo, parti a corrente... Depois para reparar, perdi o elo de engate no meio das ervas.... Já estava para desistir e ir à bruxa, mas lá apareceu passado um bom bocado de andar ali de rabo para o ar. Toca de começar de novo a andar, dizendo mal da minha vida e chamando todos os nomes à minha montada :D , mas apenas com o objectivo do passeio em si. MEsmo assim, no final, não sei como, mas não me posso queixar. A subidinha, enganava um bocado, parecia menos castigadora, mas a certo ponto passei lá mal (a falta de ritmo fez-me descuidar com a comida e, principalmente, hidratação... mesmo com frio convém não esquecer de beber água, mesmo não apetecendo).

Pormenores para melhoria: era mesmo necessário uma pessoa da organização, era na curva antes da meta.... Nem os condutores sabiam para onde ir, nem os participantes, e muitas vezes, quando chegavam carros e participantes ao mesmo tempo... Podia ser melhor, nesse aspecto.

Outro ponto a corrigir, foi na freguesia de Alvendre: chegávamos a um largo, e havia fitas em frente e se olhássemos para a direita, também havia fitas. A ideia era seguir nesse largo em frente, ir ao abastecimento lá no alto, voltar a descer por outra rua, e seguir à esquerda (direita para quem passava pela 1ª vez no largo). Como não havia ali ninguém a encaminhar a malta, o que aconteceu é que uns subiram ao abastecimento pelo sitio certo, outros por onde se descia (apanhei um camarada de frente quando passei), e outros houve que nem lá chegaram a ir (não estou a dizer que de forma propositada, pois as marcações, para quem não conhecesse, davam essa ideia, e tinha que se arriscar para onde ir...) e seguindo em frente no percurso.

Mas são pormenores. Em nada retiram o valor à organização.
De resto, gostei de tudo e esteve tudo à altura do evento. Por tudo, muito obrigado à organização e parabéns pela mesma. Este Invernal foi diferente dos outros anos, mas o sol, o frio e o gelo deram um toque diferente, mas não deixou de ser um Invernal por isso e foi dos que mais gostei (apesar dos azares... fazem parte). Aquelas vistas para o Vale do Modego..... Fabuloso. Para o ano há mais. Parabéns aos vencedores (Ricardo na meia, e como me vim logo embora penso que foi o Marco na grande e não sei das senhoras como ficou) e todos os participantes (porque também interessa chegar bem).
 
Last edited:

filippus

New Member
Boas,

Pelo segundo ano consecutivo no Invernal, particularmente gostei mais deste ano.

O percurso da Maratona estava muito bem desenhado...mas aquela primeira subida foi demasiado extensa...e para piorar as coisas..ia com demasiada roupa.

As marcações no meu entender não estavam mal feitas, mas o gastar mais uns metros da mesma não faria mal nenhum, assim como mudar as cor das mesmas.

Quanto a falta de pessoal em alguns cruzamentos creio que será um pormenor a rever, pois o ano passado aconteceu o mesmo...sei que não é fácil arranjar pessoal para trabalhar...tentem falar com os escuteiros..quem sabe.

A parte mais negativa para mim foi mesmo a chegada aquela gimcana era bastante dispensável e um pouco mais de pessoal a chegada para ajudar também fez falta.

Banhos tomei no hotel, não me posso queixar.

O almoço já comi pior.

Quanto ao local da partida e chegada penso que está bem conseguido.

A entrega dos prémios e lembranças poderia ter sido na cantina..é uma opinião.

Um abraço ao Guilherme com que fiz uma boa parte da Maratona.

Para o ano marcarei novamente presença no Invernal.

Só quero acrescentar um pormenor...o metodo da chegada... era bom que se fizessem dorsais diferentes...pois quem estava a receber o pessoal não sabia se eramos da maratona ou da meia.

Assim como nem sequer olhavam para os mesmos se estavam picados ou não.

Existem algumas empresas que fazem um serviço brilhante e que iria acrescentar algo mais a vossa maratona.

Um grande Abraço ao Tiago, ao pessoal do Clube Montanhismo e todo o pessoal envolvente na Maratona por todo o seu trabalho e dedicação.

Abraços e Beijinhos
 

dtres

New Member
Boas, adorei foi a minha primeira prova, pois ainda so tanho 14 anos... mas consegui um bom resultado a classificação ainda nao sei mas chegai ha meta as 11.40, os ultimos 5 kms foram feitos mesmo muito mal porque para alem de ser a primeira prova nao estava abituado a esta "dureza"...
Alex no final de contas até fizeste um bom resultado visto que tinhamus ca muitos atletas de top! ;)
Abraço Diogo Saraiva
 

alexmg

New Member
Quanto a mim este ano o Invernal foi um dos mais espetaculares a nível de trajecto, o Tiago Lages está de PARABENS, pois esmerou-se ;). Quem fez a maratona pode orgulhar-se de ter feito uma das subidas mais longas na zona da Guarda que está apelidada de "Rainha", aliás uma das minhas subidas de eleição(noutros tempos!!). Mesmo quem fez a meia, fez uma subida que não era nada fácil, e acreditem que mesmo assim poderia ser muito muito pior!!! Aquela era mesmo a vertente mais soft...

OFFTOPIC
Diogo, se é um bom resultado ou não isso depende das mentalidades!! Para mim, apesar de não ser o que pretendia (Top3), acabou por ser um bom resultado, por diversos factores que não vou explicar nem desculpar-me.

Fitty, a 29er portou-se à maneira, é um verdadeiro buldozzer, o dono é que não tem pernas para ela, lol. É uma bicicleta que faz todo o sentido para grande parte das pessoas e acredita que se nota muita diferença mesmo, até um leigo na matéria se andar numa 29er nota diferença. A subir não perde tanto quanto se diz e no meu ver o aspecto negativo é a sensação de acelaração que é naturalmente mais lenta, mas depois de embalada... De resto muitas vantagens, rola melhor, mais tracção, mais estabilidade, mais aderência em curva(grip), menos atrito pois ultrapassa os obstáculos muito melhor e não "empanca" tanto como uma 26ix, estas são as que me ocorrem.

Abraço e boas pedaladas
 

VitorBtt

New Member
Boa noite pessoal,

Ai que dores, hoje, ehehe
Bem, quanto à organização 5*****, o percurso dos 40 Kms, o que fiz teve de tudo, boas e rápidas descidas, paisagens fabulosas, single tracks fantásticos, e junto ao rio Mondego alguns circuitos sem comentários, fabulosos ..., até deu para um colega meu ir bater de cara contra uma árvore. Ainda bem que estava lá a árvore, senão ir parar à água, ehehe.
De subir, nem falo, pois a descer daquela maneira, tinhamos que vir até à cidade.
De resto, já foi falado de tudo um pouco, mas saliento o aspecto da segurança, quer na cidade, quer em alguns cruzamentos que não tinham ninguém a controlar o trânsito. Nesse aspecto é preciso ter cuidado, para não haver situações bastante desagradáveis.
Pela 1ª vez fui ao invernal da Guarda, e ficou na memória de toda a familia.
Atenção especial à organização, em particular ao Tiago Lages, pois foi como ele que falei aqui no forum, no cuidado que tiveram em ter os polos para os pequenos.
Eles adoraram.

Um abraço
Vitorbtt
 
A

aquelhas

Guest
Invernal 2010 - Excelente desafio!

Esta foi a minha 3ª Invernal. Desde a 1ª vez que fiquei apaixonado pela prova, quer por ser realizada na minha cidade natal, com a oportunidade de ver a família e algumas caras conhecidas, quer pelo desafio que a prova sempre impõe, com a meteorologia e os grandes desníveis a criarem dificuldades extremas.

IMG_0212.jpg


Pelo 3º ano consecutivo que as condições climatéricas são diferentes. No ano 2008 a neve marcou a paisagem, com os primeiros 25 a 30 km a serem feitos sobre um manto branco, dificultando a progressão, mas adicionando uma beleza inigualável à paisagem. No ano 2009 a chuva e o frio deram uma dureza extrema à prova. Lembro-me que a maioria dos "prós" abortaram e viraram para o percurso mais curto na Corujeira (pudera, vinham de jersey e manguitos para a Invernal, hehehe). Este ano um dia azul de temperaturas a rondar os zero graus deu uma nova cor à Invernal. Nas zonas de sombra e descida quase me apetecia chorar, tal era a sensação de frio extrema. Parecia que a pele se ia partir. Acabei por beber pouca água (errado), esquecer o isostar no carro (com a pressas) e chegar aos 50 km, com aquela subida terrível do Sobral da Serra, já com um considerável empeno. Os 10 km finais foram feitos com alguma dificuldade, com o meu irmão, mas lá chegámos à meta, por volta das 15:00h.

IMG_0218.jpg


Em relação ao percurso, confesso que gostei mais do ano 2009. Este ano as subidas foram exageradamente duras para a maioria dos participantes. Quer a subida da Mizarela (a "Rainha" como lhe chamam, que foi palco da Transportugal 2010) com cerca de 8 km sem descansos, quer a subida a seguir ao Sobral da Serra, com cerca de 3 km com uma inclinação completamente fora do comum, que obrigava muita gente a desmontar. De qualquer forma isso não tira brilho nenhum à prova. Todos os que chegaram ao final com certeza ficaram orgulhosos de tal feito.

IMG_0226.jpg


Os abastecimentos estiveram ao melhor nível e a segurança idem, com bikers bombeiros a acompanhar a prova e tudo. Em relação aos banhos e almoço não me posso pronunciar porque foram em casa da família.

IMG_0267.jpg


Parabéns à organização venha de lá a Invernal 2011. Eu só falto se estiver doente.

Abraço

Algumas fotos que tirei >>
 
Last edited by a moderator:

fitty77

New Member
Fitty, a 29er portou-se à maneira, é um verdadeiro buldozzer, o dono é que não tem pernas para ela, lol.

Pelo que dizes da bike, não seria o percurso ideal para ela, certo? Talvez em percursos mais rolantes seja o terreno ideal para ela. Agora que tu não tens pernas para ela.... Permite-me discordar. Estava na esperança de te voltar a ver com a SS, mas percebo o que possivelmente te levou a mudar de planos. O ano passado foi impressionante o que fizeste com ela, para quem se lembra das condições que estavam.
Cumps
 

GDRFolgosa

New Member
Boas!!

O Invernal no seu melhor.
Devo a um certo individuo que julgava ser companheiro de pedaladas, foi o último a sair da partida, mas ainda bem.
Foi um passeio que deu para desfrutar ao máximo.
Para o ano será, com toda a certeza, a n/ 4ª participação.
Até lá, vêmo-nos por aí...
 

DavidQuelhas

New Member
Prova impecável, paisagens, trilhos do melhor, singles tracks altamente (foi só pena ter que andar pelo meio da gestas para fuguir do pessoal que tem medo de montar em cima da bicicleta), e subidinhas espetaculares, do resto não vale a pena falar pois esta organização sabe muito bem receber e tartar bem os atletas em que nela participam.

O Meu rescaldo www.davidquelhaspc.blogspot.com

Até para o ano e boas pedaladas...
 

CoelhoBiker

New Member
Olá a todos!

Aqui esteve mais uma Invernal a fazer Jus ao nome... Épica prova que se tem vindo a desenvolver de ano para ano por essa região com condições naturais soberbas!
Dureza q.b, com algumas nuances menos positivas mas de fácil correção. :)

Estão de parabéns, toda a equipa que trabalhou para que tudo corresse bem.
Para o ano lá estaremos!

Um rescaldo diferente pelos BikeVassouraTeam em bikevassourateam.com

Boas pedaladas a todos!
 

LAMEGOBIKE

New Member
Fotografias

Os meus cumprimentos a todos os BTTistas.

Existem fotografias tiradas por alguém da organização?

As classificações vão ser colocadas no site?
 

grego

New Member
Olá a Todos!
Foi o meu primeiro Invernal! E não me arrependi! :)
Saí da Batalha no Sábado à noite sozinho, pois ninguém daqui quis ir, com uma grande expectativa da prova!
Já conhecia a zona devido às fotos que o Tiagus costuma pôr no Blog e fiquei sempre com a ideia de ir pedalar aí nessa vossa terra!
Quanto ao evento em si, gostei bastante da Zona. Grande circuito, com um pouco de tudo aquilo que gosto de fazer, desde as belas descidas técnicas e rápidas, a belas subidas de bradar aos céus! Tinha mesmo um pouco de tudo! Em relação ao circuito talvez repensar a súbida do Sobral da Serra que se demonstrou muito dura devida à inclinação e com certeza que devem existir alternativas para chegar ao topo!
Quanto à organização dei conta de algumas coisas que não me pareceram afinadas! Durante todos os 65km dei conta que não existiam muitos voluntários no meio do circuito, fazendo mesmo alguns km até encontrar alguém! Em relação à volta pelo centro da Cidade devem repensa-la melhor pois apareceram vários carros no sentido contrário e não vinham devagar, o que se pode tornar perigoso! Em relação aos Bombeiros penso que devem também repensar a localização dos mesmos, pois existiam zonas com alguma probabilidade de quedas e quer bombeiros quer controladores não existiam! Aquela chegada à Guarda pareceu-me um pouco desajustada à prova que estávamos a acabar de realizar! Havia necessidade de andarmos dentro das valetas? Penso que não, esta maratona merece um final bem melhor! Quanto às chegadas foi o que foi! O control que deveria ser feito não foi! Qualquer um poderia dizer que tinha feito a maratona sem sequer ter pensado em faze-la, isto porque a mim qd cheguei apenas olharam para o meu nº de longe sem confirmar os controlos e quando já estava a ir embora me perguntaram se era da meia se da maratona!
Julgo Que Tanto esta Maratona, com estas paisagens magnificas e um percurso tão bom merece que se faça tudo bem melhor para o ano!
Não quero que vejam nas minhas palavras uma critica, mas sim algo que possam usar num futuro próximo para que tudo corra na perfeição, e que eu esteja lá para ver principalmente!
Para finalizar quanto aos Abastecimentos estavam fabulosos e o Almoço, me desculpem quem diz o contrario, até não era mau de todo! Por vezes exigimos muito quando a nos nos pedem pouco! Acreditem que à sítios que se paga bem mais e não somos recebidos desta Forma! Mas se querem experimentar uma coisa idêntica ou melhor ainda experimentem a Rota da Chanfana no Vale do Açor! Mais uma deixa, oferecer um Pólo? Façam jus ao nome e ofereçam algo relacionado com o nome Invernal! nem que seja um gorro!!!
Não querendo ser ruim numa escala de 0-10 dou um 9 pois sei que podem fazer ainda melhor!
Quero dar os meus Parabéns a toda a Organização e principalmente ao "Tiagus" pelo Belo circuito apresentado! E se assim for possível para o ano la estarei de novo!
Um Abraço e Boas Pedaladas!
Paulo Gregório
 

marco@btt

New Member
Viva!

Só tenho a dizer q estava td mt bom, subidas longas e duras (como eu gosto :) ) descidas técnicas qb e para todos os gostos!
Ainda bem que a organização (Tiago) reconsiderou e publicou o track, pois assim deu para estudar o percurso e gerir melhor o esforço para poder atacar a ultima subida a sério.
Só uma nota fazer coincidir as 2 distâncias no final com aqueles singles na chegada a Guarda causou alguns engarrafamentos, penso que será o único ponto a rever.

Ps: Tiago desculpa lá aquela troca de dorsais :D

Marco Macedo
 
Last edited:

RicardoTerminal

New Member
As classificações já se encontram no site da organização.

Amigo fitty77 realmente foi uma pena teres esses azares todos, pois serias a companhia ideal, porque fiz 35km em contra relógio ou seja completamente sozinho, o que torna a prova mais dura, mas mesmo com esses azares todos conseguiste uma excelente classificação.
 
Last edited:

fitty77

New Member
Fizeste um tempo espectacular Ricardo. Não tinha pernas para te fazer companhia mesmo que tudo corresse bem :) Abraço

David Quelhas, li o teu blog e é lixado teres dedicado tanto ao treino para as coisas acabarem como acabaram. Para a próxima corre melhor, vais ver. Força aí.
 

dtres

New Member
E fotos, alguem sabe onde vao ser publicadas?
Nos anos anteriores eram vendidas na cantina mas este ano nao vi ninguem...
Diogo Saraiva
 

RCruto

New Member
Boas!
Na minha opinião a prova esteve impecável, teve algumas falhas mas todas elas já foram comentadas anteriormente e não vale a pena estar sempre a bater no mesmo.
Foi proporcionado um bom passeio pela zona de Guarda e gostei muito da zona do Mondego e do Sobral da Serra, que eram sítios por onde ainda não tinha passado de bicicleta.
Ficam aqui algumas fotos tiradas ao longo da prova:
http://clubecicloturismomancos.blogspot.com/

Até para o ano....
 
Top