Hérnia discal - Tratamentos e cirurgia

Lenny

New Member
Boas,

É a minha primeira vez aqui no fórum e hoje escrevo, não por questões ligadas ao mundo das bikes (sou ciclista de estrada, com o desejo de me aventurar pelos trilhos), mas por questões de saúde.

Tenho o meu marido na iminência de se decidir pela cirurgia à hérnia discal na zona lombar, mas antes de partirmos para essa opção gostaria de ler mais sobre o assunto, assim como ter notícias de quem já passou por isso.
Ouvimos muito que a cirurgia é a última opção. Mas os tratamentos que existem não são eficazes, pois não há nada que faça recuar uma hérnia (ou há?) para dentro do anel fibroso.

Infelizmente temos um amigo que já passou por duas cirurgias e que está neste momento bastante mal. Aos 30 e poucos anos sente que a vida já não tem mais nada lhe oferecer...:( Devido à proximidade com esta experiência, estamos, como é natural, bastante mais receosos do que o normal.

Já tive oportunidade de ler aqui alguns relatos de quem já passou pela cirurgia, felizmente alguns desses relatos trouxeram-me alguma paz de espírito, pela sua taxa de sucesso demonstrada. Agradeço desde já a todos os que partilharam aqui a sua experiência, são de grande valor para quem sofre do mesmo problema e se encontra numa encruzilhada quanto ao que fazer para solucionar o seu problema.

A questão é que esses relatos já têm alguma antiguidade e, corrijam-me por favor se estiver errada, mas os mais recentes já tem mais de 3 anos de publicação.

Ora, como ando um pouco ansiosa com esta situação, resolvi criar no FB um grupo para quem sofre desta maleita e para quem acha que possa dar o seu contributo com conhecimentos ou relatos de experiências pessoais.

O grupo no FB chama-se: Hérnia Discal - tratamentos e cirurgia

Caso possam, passem por lá e deixem-nos algumas palavras. Ficaria bastante grata pelo vosso contributo.

Como muitos de vós poderão reconhecer, este é um problema que, além da incapacidade física que pode acarretar, provoca também um grande desânimo ao doente pela perda de qualidade de vida.
Já são muitos anos a lidar com crises (que antes poderiam ser bi-anuais), neste momento aos 40 anos, num ano apenas, já vai em cerca de 4-5, e com algumas diferenças (Neuro-cirurgião disse-lhe há 1 ano atrás que na próxima vez que ele lá fosse era para operar). Dor mínima constante e medo de executar movimentos que provoquem novas crises, ao ponto de ficar nervoso por ter de vir a ter de espirrar. Ultimamente, já sofre de umas pontadas tão fortes que o deixam inconsciente, a transpirar e todo pálido (ainda não temos a certeza de que está relacionado com a hérnia.) Da última vez, aconteceu no restaurante na hora de almoço, tendo desmaiado à mesa.

Este é um rapaz que nos últimos 13-15 anos perdeu tonificação muscular, pois evita ao máximo esforços físicos (praticamente há 5 anos que não pega nos filhos ao colo). Por um lado tem noção de que precisa de praticar exercício físico, por outro lado tem receio de forçar a hérnia. De momento, pratica apenas Pilates, e com alguma limitação, como se se tratasse já de uma pessoa idosa. Os melhor ano da vida dele (em relação à hérnia) foi após a sua maior hérnia em que começou a correr e a pedalar e a sentir-se mais activo. Entretanto, de repente veio outra crise que o desmoralizou. Nessa altura confirmou-se uma hérnia extrusada, quando 3 anos antes o diagnóstico tinha sido de uma protrusão apenas.

Hoje fico por aqui. Desculpem-me o desabafo longo. Fica aqui o testemunho e a esperança de melhores dias.

Saudações desportivas,
Lenny
 
Procurei no face como descreveu mas não encontrei nada. Este assunto também me interessa, uma vez que estou para ir mais uma vez ao médico....
 

Sycho

New Member
Eu vi a minha mãe a passar por isso, e sei o quanto custa, ela foi operada e desde aí anda muito melhor, a operação correu lindamente, sem problemas nenhuns. Ela ainda continua com dores claro, como tu disseste não há como recuar uma hérnia, e de vez em quando ainda lhe dá dores na perna. Mas está muito melhor do que antes de ser operada que muitas vezes nem se conseguia levantar para ir ao hospital. Mas nada que fisioterapia não ajude, mas uma coisa é certo nunca vai ficar a 100%.
Mas acredita que vai tudo correr bem, não te preocupes tanto, nem aflijas tanto o teu marido, cabeça para cima!
 

Lenny

New Member
Olá RMDVentura,

Basta colar na caixa de pesquisa do FB o nome do grupo "Hérnia Discal - tratamentos e cirurgia" e deve aparecer como resultado o nosso grupo.
Obrigada.
As melhoras,
Lenny


 

Lenny

New Member
Olá Sycho,

Obrigada pelas tuas palavras. Afligir nunca, eu é que o puxo para cima. Estou é a tentar ajudar, pois estou a ver que a nossa vida toda e dos nossos filhos já depende quase totalmente deste problema. Já é complicado fazer planos de vida, até a curto prazo.
Fico feliz pela sua mãe!
Obrigada,
Lenny
 
Foi isso mesmo que fiz, e o resultado é este:

Não foram encontrados resultados para o teu pedido.
Verifica a ortografia ou experimenta outro termo.
 
H

hugosomeone

Guest
Eu tenho duas hérnia discais, vai fazer 5 anos que sei disso.. As minhas apenas me dão problemas esporádicamente, daí nunca ter pensado em cirurgia sequer. Consultei, na altura, um neurocirurgião no Porto, que me aconselhou a fazer exercício para reforçar os musculos da região lombar, de forma a não sofrer tanto com esforços ou maus jeitos nessa zona. O facto de tentar sempre manter o peso dentro do aceitável para a constituição física do indivíduo também é importante.

Eu, pela minha experiência com a situação, vou tentando viver com elas, alterei a minha forma de encarar os esforços físicos, levantar pesos de maneira correcta, estar sentado de maneira correcta, etc... Há livros e artigos na internet que ajudam muito a corrigir pequenas tarefas que fazemos mal feitas.

Claro que num caso mais avançado isto não ajudará muito. A informação que me passaram foi que, numa operação, tiram a hérnia e fica lá um espaço vazio, espaço esse que vai continuar a criar dores. A vantagem é que, com uma fisioterapia e um processo de médio prazo, poderá voltar tudo ao lugar e ter uma qualidade de vida bem melhor.

A melhor das sortes!
 

Scubalu

Member
Tenho uma hernia discal lombar grave, convivo com ela já à anos, faço ciclismo de estrada e btt , ginásio, também pilates que por acaso não me faz muito bem.
à cerca de 15 anos tive várias crises que me estavam a incapacitar, o neurocirurgião que me acompanhou aconselhou-me a praticar natação nos estilos de costas,
crawl e pernas, assim fiz inscrevi-me num ginásio com piscina de 25m tive umas aulas de natação para aperfeiçoar os estilos pois uma posição correcta é essencial.
E pronto cá estou tenho 51 anos e faço 8000Km por ano de bicicleta, tenho cuidado não pego em pesos excessivos e tento manter sempre uma postura correcta.
O pior para as hernias é perder a massa muscular de suporte á coluna por isso a natação pode ser um caminho para recuperar esses músculos sem forçar a coluna,
pois a ausência de gravidade dentro de água facilita muito o exercício o, além de que a água morna relaxa os músculos.

Esses sintomas de desmaio e más disposições normalmente não são associados a hérnias discais, conheço várias pessoas com hernias graves e nunca ouvi falar nesse
tipo de sintomas. Desejo as melhoras do fundo do coração pois sei o quanto é difícil passar por isso.
 
Top