Ganhar uma Prova em 2013 possivel??(XC)

imperiotugav2

New Member
Todos nós quando chega o final do ano procuramos ter novos desafios, sonhos, objectivos para o ano que se avizinha, pois nada como por na cabeça que quero ganhar uma prova!é possivel??!!

Não pratico BTT de uma forma profissional encontro me neste momento parado à cerca de 3 meses devido a uma operação a um ombro, mas assim que tiver o ok da Sra. Doutora quero começar a treinar de uma forma mais regular e intensa do que costumava fazer.

O que pretendo com este tópico é condensar informação e se o pessoal quiser opinar agradeço, que tipo de alimentanção praticar, treino intensidade, outro desporto para complementar o BTT, em provas e durante o esforço o que tomar/comer, equipamento para provas.
Para começar e enquanto não começo a treinar, tenho uma Ghost SE4000 a única coisa que tem de diferente desde que a comprei é um banco selle italia shiver.
Neste momento peso 89KG(o ideal será os 80KG) tenho 1.85m.
Antes do treino já tenho algumas ideias de que tipo de alimentação tomar, irei exprimentar e depois passar aqui a informação de qual a melhor no meu caso e poder ajudar outros.

Agora o que pretendia mesmo era opinião relativamente a treinos para alguem que está parado à cerca de 3 meses. por onde começar?
E já agora se alguém que a nivel amador tenha ganho uma prova e queira contar a experiencia!

Obrigado a todos pela ajuda antes de mais!
E que 2013 não seja só um ano de austeridade e crise mas sim um ano de muitas conquistas.
 
Last edited:

joao.f

New Member
ganhar ganhar nunca ganhei mas na prova dos trilhos do alviela fiquei em 3ºlugar e ja era para ter um primeiro ou segundo lugar (pois estava em luta com o primeiro) mas um nao fosse um furo estragar a prova :(
sobre alimentaçao mt massa (ex:esparguette) e ceriais(ex pao)
treino complemetar axo que pode ser por exemplo nataçao pois é um desporto em que se mexxe todos os musculos do corpo(un dos deportos mais completos) e ainda porque o peso nao esta todo sobre a coluna mas sim pela agua
treino depende do que fazer(maratonas ou pequenas distancias)mas começar aos poucos aos domingos com a bike nos montes e se durante a semana for complicado fazer isso seria bom um rolo de treino pois faz mal quem por exemplo esta parado a semana toda e ao domingo vai andar e dá tudo por tudo até ao seu limite pois o coraçao dispara (um dos desportos em que o coraçao vai ate 220 pulsaçoes) e pode acontecer graves consequencias.
espero ter ajudado
cumps.
 
Last edited:

imperiotugav2

New Member
Realmente tinha pensado na natação acredito que seja um optimo complemento, infelizmente na minha zona piscinas só mesmo no verão mas ando me a informar perto do local de trabalho relativamente a preços e horários.Rolo só será necessário se começar a chover todos os dia mas é um investimento a ponderar entretanto tenho uma bicicleta eliptica para dias de chuva.
 

clube Coolmenda

New Member
Boas pessoal do pedal

Bem isto do quer ganhar......todos ou quase todo,s gostaríamos de pelo menos uma vez subir ao podio, e mostrar para a foto, que mais não seja o trofeu.

Mesmo que não seja para ganhar, penso que poderás iniciar com estes moldes, depreendo que já deves ter alguns anos de pedal, pelo menos mais de 1 ano.

2ªfeira - estrada
20minut FC entre os 70% e 80%
30minut FC entre os 80% e 90%
20minut FC entre os 70% e 80%

5ªfeira - estrada
20minut FC entre os 70% e 80%
50 +/-minut FC entre os 80% e 90%
10minutFC entre os 90% e os 100%
20minut FC 70% e 80%

Domingo - fazer pelo menos 60 / 70 km ( misto btt/ estrada ou so mesmo btt )

Este é o meu treino para 2013 com objectivo de chegar ao 2 ou 5 lugar no proximo ano na prova de Castelo Branco, caso não tenhas o medidor podes orientar pela velocidade de conforto e a de esforço o que não é uma boa relação para treino, mas não sou especialista e cada caso é um caso não somos todos iguais devesse ressalvar e ter muita atenção aos esforços físicos.

Espero ter ajudado, mas nem tudo é igual ,mais uma vez, em cada um de nós, o seu corpo responde de maneira diferente aos estímulos que lhe imprimimos.

Um forte impulso....
sempre em altas E Força na Pedaleira

João
 

Nozes

Active Member
Engraçado este tópico!

Eu diria que se não sabes o que fazer para lá chegar,não vais ganhar nada tão depressa. Mas hoje em dia já se chama prova a tudo,incluindo passeios de aldeia,por isso pode bem calhar...
 

StuntmaNN

New Member
LOL tenho de dar razão ao Nozes, hoje em dia até um passeio na aldeia serve de vitória! Eu a pensar que era alguém a pensar alto quando li o título do tópico!

Mais a sério, para chegar ao poleiro sem se saber o caminho é preciso orientação de alguém entendido na matéria, mas nos posts acima já tens umas ideias boas para começar. Está muito enganado quem pensa que consegue ganhar de um dia para o outro, mesmo que seja o passeio da terra...
 

joao.f

New Member
foi mais ao menos isso que me aconteceu na historia que ja contei foi uma prova de "aldeia"em, que havia cerca de 60 a 70 pessoas
 

imperiotugav2

New Member
"Ganhar de um dia para outro"ainda não sou o super-homem e se fosse não teria graça nenhuma vitórias assim.Não estou a dizer que vou ganhar, estou a dizer que irei tentar e este tópico pretende ser isso mesmo "orientação de alguém entendido na matéria" e quem sabe orientar/ajudar outros.

O caminho é longo e cheio de obstáculos, mas irei tentar pelo menos pelos meus objectivos.

Obrigado
clube Coolmendapor esse plano de treino, apesar de detestar fazer estrada sei que é um bom treino.
 

jscorrentes

New Member
Viva,


Mais importante que os treinos que aqui te dão, que ajudam sempre é claro, tens de saber o básico do planeamento dos treinos. Os mesmos devem ser progressivos e variados.

Depois tens de decidir quais os teus objectivos. Provas longas? Provas de XCO, mais curtas e intensas? O treino de XCO é sempre uma boa base, pois passares para as maratonas é só uma questão de aumento do tempo de treino.


Se queres treinar a sério deves ter, pelo menos um pulsómetro, e saberes os teus níveis de treino (a partir da frequência cardíaca máxima, limiar anaeróbio). Estes termos tem de te ser bem familiares :).

Depois destes dados estás pronto para começar a treinar.

Numa primeira fase, e esta altura é boa, podes e deves treinar a preparação física geral: aumento de força e resistência. Para isso podes fazer corridas, e exercícios físicos. Em relação à bicicleta podes começar a fazer treinos de 1h30 a uma frequencia de cerca de 70% da FM. Vais metendo pelo meio uns sprints de 10-15 segundos.
Tens de fazer isto durante 2 meses. Todas as semanas vais aumentando a frequência cardiaca como o tempo de treino.

Depois desta fase já podes começar a treinar treinos um pouco mais curtos mas mais intensos. Aqui começam os treinos de séries.

Existe um tópico muito interessante sobre este tema, do Paulo Marinheiro:


http://www.forumbtt.net/showthread.php?16335-Plano-de-treinos-Via-simples


Abraço


JS
 

vpenela

New Member
Respondendo ao tópico do post, tenho que dizer que realmente se torna possível, de uma forma simples, sem entrar em pormenores de Frequência cardiaca, quando andas dia sim dia não certinho sem nunca faltar, durante aí umas 2h sempre a esforçar, fazendo pelo menos um dia uma distância de 80 km ou mais nunca menos. Quando conseguires fazer esses mesmos Kms em menos de 3h estás preparado para ganhar.
Eu fiz este treino e devo dizer que faltei algumas saídas semanais e algumas com maior distância durante a minha preparação e numa maratona de 90Kms, nomeadamente a de Chaves em que tinha 67 Kms inicias em subida e fi-los e 4h os primeiros fizeram em 2h30 ora está visto que ainda tinha muito que treinar para conseguir ficar nos 10 primeiros quanto mais ganha-la. Evidente que não desistirei de tentar, claro que tenho que aumentar os sacrificios e manter-me fiel aos treinos, (No matter what), de outra forma nunca passarei do meio da tabela.
 

vpenela

New Member
A brincar que o digas...também concordo, atém nem há controlo anti doping mesmo em eventos nacionais de btt, não compreendo porquê, deve ser pela pouca valorização em termos de desporto e pelos baixos prémios que lhes estão afectos.
Comigo andam sempre uns High Energy gels, são do melhor, sente-se mesmo a diferença, um a cada 20Km ou de h/h, nem te cansas, nem na prova nem a semana a seguir....;)
 
Last edited:

imperiotugav2

New Member
Ajuda mas não faz milagres tem de haver uma base.Quando o BTT ganhar o mesmo protagonismo que o o ciclismo acredito que surja um maior controlo anti doping.
 

LuisBM

New Member
Viva

parece simples mas para ganhar não basta ter horas de treino, é preciso treinar bem e saber controlar bem a máquina.
Quando se anda ou quer andar na frente tudo conta...a resposta é simples.. arranja um treinador e apura a técnica por ti.
Queres ganhar mas lembra-te que não és o único e há por aí malta com andamentos fortíssimos...

Bons treinos :)
 

imperiotugav2

New Member
Após consulta com a médica, vem uma noticia menos boa BTT ao sério só em meio de Dezembro até lá continuar com recuperação do musculo do braço/ombro.
Entretanto de depois de ler muito informação tanto disponibilizada aqui pelo pessoal do forum, agradeço desde já, outros posts, outros sites irei começar o treino e tendo colocado já como objectivo inicial que passa por recuperar o peso que tinha, até meio de Dezembro já espero ter alcançado e ai sim começar com treinos mais intensos.
Consegui arranjar não um treinador, mas alguém com bastante conhecimento na área que tem me dado uma ajuda enorme neste começo principalmente na organização dos treinos e o que esperar neste momento(não é tão fácil como parece)
Para começar na alimentação,irei evitar bebidas com gás e molhos.
Nos treinos, agora passaram essencialmente por corrida e fazer estrada com a bicicleta começaram por ser moderados, e a medida que a forma for melhorando, irei colocar objectivos mais altos.
Organizei 2 semanas de treinos, ao fim dessas 2 semanas irei reavaliar onde devo mudar o treino, quais as minhas necessidades de momento e onde posso melhorar.
 

Eduardojsg

New Member
te antes de mais!
Ganhar uma prova de xc se nunca fizeste nenhuma e estás parado neste momento, tem mais que se lhe diga. Ganhar uma maratona na terrinha é muito diferente de ganhar uma prova de xc (e já agora és federado, qual e tua idade?), pois é preciso haver muita experiência ritmo que se adquire ao longo de vários meses e anos de treino. Eu practico btt ha 4 anos e sou federado há 2 anos e já disputei a taça do Algarve de xco no ano anterior e nesta epoca e no próximo ano começo no xcm, tenho um treinador pessoal, uma equipa, nunca ganhei uma prova federada, mas já ganhei meias-maratonas. Não quero ser pessimista mas se nunca experimentaste uma prova destas, esquece porque não vais ganhar nem tão pouco andar na frente. Quanto ao treino muito pouca gente percebe aqui (recomendo a leitura do livro técnicas de treino para ciclistas de ben hewitt), mas para já deverias arranjar uma equipa que faça competição ou um treinador pessoal. E prepara-te porque se quiseres ganhar vais ter de sofrer, é preciso treino diário, e um mínimo de 14/15 horas de treino semanais para um atleta mediano. Deves primeiro experimentar uma prova destas para veres o que é andamento forte.
Pondera bem os teus objectivos e sê realista, desfruta!

vpenela, não existe controlos anti-doping em portugal? dizes isso com que fundamento? já agora em que provas?

mouratespt, dizendo isso dessa maneira parece que os atletas de btt no nosso pais dão todos na veia, suplementos é diferente de drogas ou comprimidos, se alguem quer competir como deve de ser vai ter de tomar suplementos, géis barras, bebidas isotónicas, etc.

joao.f 220 bpm, isso é fisiologicamente impossível e as bananas são outro mito!

Cumps!
 
Last edited:

vpenela

New Member
Um texto incrível, que reflete bem o esforço de um ciclista, seja de estrada ou btt.

Embora seja um texto mais dirigido para os Pro´s, quando se faz uma preparação mesmo que amadora para uma prova, em que se tem um mínimo de pretensões de fazer boa figura, é mesmo isto.

Acordar de manhã cedo antes do trabalho, ou chegar a casa cansado depois mesmo e ir andar, agarrado à vontade de ser melhor e em busca dos nossos limites. Olhar para uma montanha com prazer, porque nos vai ajudar na preparação, porque sabemos que no dia a seguir nos doerão as pernas e que vivemos disso, pois é um sinal de superação dos nosssos limites.

Estipular tempos e distâncias e fazê-las cada vez mais rápido, cada vez com mais segurança, com menos esforço e acabar com um sorriso, cada vez com mais satisfação...é isso o ciclismo. É isso o cerne do corpo humano, o instinto da disputa e da vitória para nós mesmos, para o nosso ego e para mostrarmos aos outros que os conseguimos superar.
 
Top