Função Pesquisa.

Mach3

New Member
Boas,

Venho aqui relatar a minha experiência pessoal com a função de pesquisa, no actual formato do FORUMBTT, o que sucede é que há pesquisas em que diz que a procura ou é demasiado generalista, ou é demasiado pequena ou grande por ex: "RST First Platinium", pelo que naturalmente não efectua a pesquisa.
Quando reduzimos as palavras para então permitir a pesquisa aparecem resultados em nada relevantes para a pesquisa ex: Manitou Platinium.

MAs talvez o aspecto mais incómodo desta pesquisa é que agora ao se efectuar uma pesquisa, aparece o Post completo, e não a mensagem específica, onde aparece mencionado o nosso critério de pesquisa, o que obriga a que se corra os tópicos todos, mensagem a mensagem para encontrar o que necessitamos, e se porventura o tópico tiver 50 ou 60 páginas, convenhamos não é nada agradável.

Esta ultima situação está claramente diferente do que acontecia na anterior plataforma do Forum.

Este Post apenas pretende contribuir para uma optimização do Forum, e se eventualmente, algumas destas situações me forem imputáveis agradeço que me comuniquem, pois não terei qualquer pudor em me retratar.


Cumps,

Mach3
 

Alf

Active Member
O problema de correr os tópicos resolve-se assim:

Pesquisa avançada -> Search by Type -> Resultados: "Posts".

E ainda dá para escolher o quadro onde pesquisar.

Para aceder ao post em questão, nos resultados da pesquisa, clica-se nas setas azuis:

2010-01-22_1423.png


Quanto ao tamanho das palavras, vamos procurar uma solução para tal.

Obrigado pela dica.
 

Mach3

New Member
Boas,

Peço desculpa por voltar a insistir, mas efectuei uma pesquisa com a palavra "Hybrid", e deu-me alguns tópicos no qual entrei num só para experimentar usando para tal a tal seta azul, no entanto após entrar no tópico efectuei uma nova pesquisa usando o comando CTRL - L, e a pesquisa não encontrou nada, pois dá-me a sensação que a seta azul está a funcionar da mesma maneira que funciona nos outros quadros, que é ir para a ultima mensagem.

Ora o que se pretende, e que acontecia na anterior plataforma do forum, é que na pesquisa dava para ir directamente para a mensagm ou post, onde era mencionado o nosso critério de pesquisa, o que era muito prático, enquanto que agora é uma questão de sorte, pois temos de correr toda a thread, e se por acaso o nosso critério de pesquisa apenas estiver mencionado na ultima página de 30 ou 40, então é muito moroso, se por sorte tiver nas 1ªs páginas não é tão mau, mas continua a não ser prático.


Cumps,

Mach3
 

PSFerreira

New Member
Mach, testei usando o teu exemplo (palavra hybrid) e a solução do Alf e funcionou!

No teste, um dos resultados é um tópico "Os automóveis mais adequados para o btt"!
Procurando por tópicos, retornou o ultimo post (precisamente um do Alf), procurando por posts, retornou um do Skyforge onde consta a palavra!

O problema é a opção de guardar as definições de pesquisa apenas funcionar para a pesquisa avançada e não para a normal!
Isso sim, seria um melhoramento bem conseguido! :)
 
Last edited:

Alf

Active Member
Exactamente Vamp. :) Mach3, as setas só funcionam assim se pesquisares por um POST específico (usando as instruções expostas antes).

Se a pesquisa for feita por TÓPICOS, as setas encaminham para o tópico, no último post, da mesma maneira que clicando no nome do post somos encaminhados para a primeira mensagem.

Vou colocar um tutorial com imagens aqui, volto já. Entretanto vamos ver o que é possível fazer neste campo.
 

Alf

Active Member
Como prometido, o processo passo a passo para aceder a posts (respostas) específicos:

Em primeiro lugar, aceder à pesquisa avançada:

2010-01-23_1918.png


Em seguida, "Procura por Tipos de Resultado", na barra verde do cabeçalho da pesquisa:

2010-01-23_1930.png


Acedidos à procura por tipos de resultado (link), seleccionar, de entre as várias opções, Resultados como Posts, no fundo da página:

2010-01-23_1922.png


Onde temos também a hipótese de guardar as preferências de pesquisa.;)

Na lista de posts, aceder ao post específico pelas setas:

2010-01-22_1423.png


Edit: Muito obrigado ao 350plus pela tradução ;)
 
Last edited:
Aproveito para ressuscitar este tópico, que o título adequa-se perfeitamente.

Na página de pesquisa de "Search Single Content Type", as caixas de escolha de sub-fóruns, prefixos, etc, estão sobrepostas, como no print seguinte:

search_forumbtt_erro.jpg


Se já tinha sido referido, ignorem, sff.
 

José Martins

Administrator
Já foi referido aqui pelo fórum, mas vai novamente que nunca é demais:

Escolham a opção "Pesquisa avançada" » "Multiple contente types" » "All types" » em "Palavra(s)" o que querem pesquisar (exemplo: RST First Platinum) » "Procurar só títulos"

Vão ver que resulta.
 
Isto foi em resposta ao meu print?
Eu não me estou a queixar de não conseguir encontrar o que procuro, consigo encontrar muito bem os temas/termos (até porque consigo ir escolher os fóruns/sub-foruns à tal caixa referida, que se encontra sobreposta. escolho a primeira linha e vou andando com as seta para baixo até seleccionar o sub-forum desejado).

Apenas estou a referir um "bug" da construção da interface da função pesquisa.
 

José Martins

Administrator
Não foi resposta ao teu post, até porque vi o que bem referes.
Foi apenas um relembrar uma vez que quase sempre que este assunto é de alguma forma abordado, surjem sempre novas duvidas.
 
Top