Full Suspension vs Hardtail

#1
Olá malta,
Nos últimos dias tenho andado de olho no mercado de usados. Estou a vender a minha bike Scott Aspect 750 (tenho um post dela no fórum para quem estiver interessado ;) ) com o intuito, um pouco, de aproveitar a "euforia" atual do mercado, mas também porque tenho praticado bem mais a modalidade e sinto necessidade de um upgrade.

Gosto de aproveitar bem as descidas agressivas, soltar o travão e, de vez em quando, espetar-me contra uma árvore. Mas também gosto de fazer quilómetros em Montanha. Faço sempre uns 14 kms de estrada (ida e volta até a Serra) e uns 15 na Serra de Canelas mas pretendo visitar outros sitios. No fundo, penso que o meu estilo se enquadrada mais com Trail e sou fã de Enduro.

Como o meu budget limite são 1000 euros e estou condicionando com o valor da venda da minha bicicleta (Vender entre os 700-800) as minhas opções com os parâmetros que pretendo não são muitas.

Neste momento, tenho duas bikes que me chamaram à atenção. Uma Hardtail e outra Full Suspension.
Procuro certas coisas e ambas enquadram-se: Geometria mais agressiva que uma bike normal de XC, Suspensões com +120mm, Quadro tapered e boost, espigão telescópico, rodas boost e travões que travem decentemente, com discos no Min. 180mm á frente. Sim, basicamente uma bike de Trail/All Mountain e com aquilo que a minha bike atual "não tem".

Deixo os links abaixo, se quiserem dar uma vista de olhos. Também deixo a minha opinião de principiante sobre o que acho que seria vantajoso e desvantajoso em comparação às duas. (PS: Espero que os vendedores não estejam a ver)

Orbea Laufey H30 27,5+ (pvp: 950, queria puxar para os 850-900)
Bicicleta Orbea Laufey H30 27.5 plus - montanha Nogueira, Fraião E Lamaçães • OLX Portugal
Pros:
-27,5+ ?
-Mais leve ?
-2019
-mais barato, especialmente se aceitar os 850 ou 900 ?
-transmissão 1x12 NX
Cons:
-Quadro S
-Avanço
-Menos bonita (minha opinião)

Norco Range Killer B-1 (pvp:990, não aceita menos)
Norco Range Killer B-1 [Bicicleta Enduro] Nogueira, Fraião E Lamaçães • OLX Portugal
Pros:
-Mais curso ?
-Full sus ?
-Quadro M
Cons:
-2013
-pesada ?
-demasiado curso ?
-transmissão x9 2x10 (sou fã de monoprato)

Quais vocês acham que são os benefícios de uma e de outra? Comprariam alguma? Ou acham melhor esperar por uma melhor oportunidade?
Sei que é difícil dar opiniões por fotos nem conhendo bem a minha "utilização", mesmo assim, agradeço todas as opiniões e sugestões. Desculpem qualquer burrice minha.
Obrigado a todos.
 
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DriveMe

Well-Known Member
#2
Antes de mais, a questão do tamanho do quadro.
O teu é um L, e estás a equacionar um S ou um M. O L pode ser demais para ti, e o S pode nem diferir assim tanto do M. De qq maneira, acho que esse devia ser o teu ponto de partida.

Por outro lado, e visto que tens um data de equipamento novo na Scott, não equacionas apenas um quadro (HT ou FS)?

Respondendo à tua questão, a Norco tem bom aspecto e se estiver cm diz no anúncio seria a minha opção.
No entanto, aqueles 14km de ida e volta podem pesar mais na Norco do que na Orbea (e do que na Scott).
 
#4
O tamanho não é Pros nem Cons. O tamanho é serve ou não serve.
Começa por aí.
Antes de mais, a questão do tamanho do quadro.
O teu é um L, e estás a equacionar um S ou um M. O L pode ser demais para ti, e o S pode nem diferir assim tanto do M. De qq maneira, acho que esse devia ser o teu ponto de partida.

Por outro lado, e visto que tens um data de equipamento novo na Scott, não equacionas apenas um quadro (HT ou FS)?

Respondendo à tua questão, a Norco tem bom aspecto e se estiver cm diz no anúncio seria a minha opção.
No entanto, aqueles 14km de ida e volta podem pesar mais na Norco do que na Orbea (e do que na Scott).
Tenho 1,70. Na altura o L era o que havia. Achei grande e demorou a me acostumar, mas atualmente já me habituei. Também pensei nesse mesmo impacto de um L para um S. No site da Orbea dizem ser recomendado até 1,65. Não sei até que ponto seria um problema, posso sempre ver as duas no mesmo dia. Se não conseguir menos de 950, penso não valer a pena.

Quanto ao Quadro, também já equacionei isso. Cheguei à conclusão que não compensa. Para a minha bicicleta atual "igualar essas", teria de gastar em: quadro, droper, travoes e rodas. Isso tudo junto daria 400 euros no mínimo(com sorte). Podia vender o material que tirava só que seria um processo muito mais complicado, incerto e demorado. Vendendo a minha e comprando uma dessas gastaria 100-200, no pior dos casos 300. Arranjar um quadro estilo orbea por 200 era uma milagre xD.
 

edununo

Well-Known Member
#5
O L é claramente gigante para ti.
Provavelmente o S é o teu tamanho na Orbea. Seguramente é mais correcto que esse L que tens.
Fiz uma simulação no site da Orbea e para alguém com 1.7m e 75cm (vê ao certo o teu valor) entre pernas, recomendam o S.