Fulcrum Red Metal 5

pc10

Member
(Não sei se esta análise já foi feita mas eu não encontrei nada)

Comprei estas rodas na semana passada e hoje fiz o primeiro teste com elas...

Eu sei que o pessoal gosta é de fotografias por isso cá vai:

Antes da montagem
cimg3695zj7.jpg


cimg3699vg7.jpg



Depois da montagem foi assim que ficaram no conjunto
cimg3706dr3.jpg


Agora passando ao teste:

Só ainda tive oportunidade de fazer cerca de 20kms com estas rodas por isso ainda não tenho uma opinião completamente formada em relação a elas. O único termo de comparação que tenho são as Rodi Sthealt b2 que vinham com a minha VAG... Como se pode imaginar, não existe comparação possível entre estas duas rodas.

A grande vantagem destas rodas em relação às minhas antigas é o peso, que é o grande forte das Fulcrum. Dificilmente se encontra umas rodas que custam cerca de 150€ e pesam 1800g... As rodas da Mavic que se inserem nesta gama de preços são as Crossride e pesam mais 100g. Para além disso os cubos têm quatro rolamentos selados os que as torna umas rodas muito fiáveis e que necessitam de pouca manutenção a nível dos cubos. Quanto à resistência ainda não posso opinar dado que ainda não levaram grandes "porradas" (apenas dei uma volta em terra batida e em alcatrão). Para além de tudo isto na minha opinião as rodas são lindas e ficam a matar na minha VAG... O visual também é um factor bastante importante quando se escolhe umas rodas e acho que as Fulcrum são rodas muito bonitas.

Na minha opinião só tenho um aspecto "negativo" a apontar... Apenas "consomem" câmaras de pipo fino, o que me obrigou a gastar mais uns trocos em 3 câmaras porque ninguém usa câmaras dessas cá em casa!

Em jeito de conclusão posso para já afirmar que os pontos fortes destas rodas são: peso, preço e rolamentos selados

À medida que tenha mais qualquer coisa a apontar vou colocando aqui as minhas impressões.
 

floopi

New Member
Até que enfim uma análise à entrada de gama das Fulcrum... Estão a "lutar" directamente com as crossride (as que tenho) e penso que tal como estas ultimas serão rodas muito boas para o preço...

Penso é que ainda sofrem de algum desconhecimento da sua existência, eu por exemplo quando comprei a minha scale 50 (à 4 meses atrás) se soube-se da existência destas rodas certamente as tinha adquirido em vez das crossride, não que esteja desiludido com as crossride, porque são excelentes, mas apenas e só porque estas a nivel estético deveriam ficar 6* na minha máquina...

Cumps
 

pc10

Member
Pois a minha dúvida também foi entre as Fulcrum RM5 e as Crossride e apenas soube da existência das primeiras graças a este fórum! Fiquei bastante agradado pela escolha que fiz porque parecem umas rodas de grande qualidade... E realmente é pena não ser uma marca com a visualização e dimensão da Mavic porque tenho a certeza que a sua qualidade não lhe fica nada atrás!

Cumprimentos
 

pc10

Member
Não abri os cubos para ver mas o que dizem no site da marca é que são de rolamentos selados...

Cumprimentos
 

floopi

New Member
nelsonasp said:
Saudações

Têm a certeza de que essas Red Metal 5 têm cubos de rolamentos selados e não de esferas???

Abraço

:lol: :lol: :lol: ó nelson, outra vez essa duvida? ainda paira no ar?!!! pensei que no outro tópico (crossride vs red metal 5) já se tinha chegado a alguma conclusão, pelos vistos não... Vou tentar everiguar isso com precisão... :roll:

Abraço
 

350plus

New Member
Essas rodas têm muito bom aspecto, e é sempre bom ver a gama baixa do mercado a expandir com produtos de qualidade.

Tenho só uma nota a deixar sobre a comparação de peso Fulcrum RM 5 vs Crossride. Penso que é infundado dizer que as Fulcrum são mais leves. Se fores ao site, o valor de 1805 gramas é dado sem apertos rápidos, nem fitas (* The weight of the wheels does not include the quick release, and it refers to the lightest configuration.)

Eu tenho umas Crossride 2008 que com tudo (apertos rápidos + fitas) pesam 1958 gramas. Subtraindo os apertos rápidos (Frente 60 gramas, traseiro 65 g) ficamos com um peso de 1833 gramas. Se lhe subtrairmos novamente umas 20 gramas de fitas ficamos logo com 1813 gramas, valores muito próximos do que está no site da Fulcrum.
 

pc10

Member
350plus: esse peso foi comprovado por ti? É que penso que o peso das Crossride Disc é 1920g também sem apertos... Pelo menos lembro-me de ouvir aqui alguém a dizer que tem umas crossride que com apertos iam parar às 2200g... Não posso afirmar isto com toda a certeza porque nunca tive oportunidade de pesar umas crossride... Apenas estou a transmitir o que li algures num tópico aqui no forum...

Mário: nunca experimentei as Crossride mas penso que com as Red Metal 5 ficas muito bem servido... São muito bonitas, relativamente leves e estão a um preço bastante apetecível :) Ainda bem que a análise te ajudou... É para isso que servem as análises!

Cumprimentos
 

350plus

New Member
Sim, fui eu que pesei. Infelizmente não tenho numa foto na balança. Elas vão ter que ser desmontadas em breve para reconstrução da bike por isso na altura vou tentar tirar foto.

De qualquer maneira as Crossride foram redesenhadas a meio de 2007, e o peso que era acima de 2 kg com apertos rápidos baixou.
 

pc10

Member
Ok não precisas de tirar foto porque eu acredito, e como nunca tive oportunidade de pesar as Crossride não posso discutir esse assunto contigo...
Podia ter optado pelas Crossride, até porque andei para aí virado mas decidi "arriscar" nas Fulcrum pelos motivos que já indiquei... Mesmo que tenham o mesmo peso acho-as mais bonitas que as Crossride... E na minha VAG ainda ficam mais bonitas que em fotos nos sites :lol:

Cumprimentos e boas pedaladas
 

aparrabado

New Member
boas pessoal

para que fique já aqui esclarecida qualquer duvida quanto aos cubos das red metal 5, estas tem 4 rolamentos selados por roda 2 para evitar a entrada de lixo e outros 2 para o eixo, e construção campagnolo axo que não é preciso dizer mais nada qaunto a isto

Hélio Palma
 

JoãoM

New Member
Caro pc10,

Excelente aquisição! Para além de tudo são lindassss! :D
Vai dando notícias que eu "ando de olho" numas dessas!
Já agora, onde encontraste mais barato?
Abraço
JoãoM
 

pc10

Member
Obrigado João

Tenho dado mais umas voltinhas e até agora são irrepreensiveis... A rolar são espectaculares!
Para além de ter tirado umas boas gramas à bike, tirei peso rolante que é o mais importante... Noto uma diferença de andamento brutal! Quanto à resistência ainda não posso falar muito porque ainda não me aventurei em trilhos mais agressivos, mas pelo que vi até agora penso que não irei ter problemas quanto a isso...
Comprei as minhas na Chain e ficaram em cerca de 150€...
Pois Hélio, bem me parecia que tinha lido a questão dos rolamentos em algum lado mas não pude comprovar porque não abri os cubos para ver!

Cumprimentos pessoal
 

Filipe_Guerra

New Member
Boas,

Eu sou um feliz proprietário de um par de Mavic CrossRide, já há uns bons tempos. Recentemente um colega meu [Hélio Palma] adquiriu umas Fulcrum Red Metal 5, e fomos testa-las. :mrgreen: :p

À primeira impressão, impressionam! 8) Os cubos são mais largos, os aros têm parede dupla, os raios são aerodinâmicos e as rodas são bonitas.
Depois de montar a cassete, notámos que esta ao rodar não faz barulho nenhum. Ou seja, ao andar sem pedalar, não se houve barulho absolutamente nenhum proveniente da cassete.

Não sei se por serem novas podem estar ainda um pouco presas, mas nas descidas ficam ligeiramente para trás [das CrossRide]. Mas a diferença não é grande, e nota-se mais em velocidades baixas, como no início de uma descida. Em velocidades mais altas, a diferença é menor. Por esta razão eu desconfio que lhes faltem Kms nos eixos para atingirem todo o seu potencial.

Em relação à rigidez, ele nota uma melhoria em relação as Mavic, na torção lateral, quando se pedala em pé com força.

Pesam ligeiramente menos que as Mavic, portanto menos de 1900 gramas. Os apertos estão na casa dos 170gr. se não estou em falha.



Abraços
 

pc10

Member
Pessoal hoje tive oportunidade de testar as minhas Fulcrum RM 5 no que toca a rigidez (estive no passeio de Sabóia e aquilo tinha lá uma parte que era só calhaus :lol:) Parecem ser muito resistentes, dei umas valentes porradas e nem 1 mm de empeno.
A rolar são espectaculares... Em descida chego a deixar para trás pessoal com mais peso que eu. São uma maravilha, até ao momento não tenho nada negativo a apontar.

Filipe, quanto à questão do barulho da cassete, penso que isso também tenha a ver com a própria cassete porque as minhas fazem barulho quando não pedalo... A minha cassete é uma XT.

Cumprimentos
 

Filipe_Guerra

New Member
Olá.

Não é da cassete. Experimenta desmontá-la e faz girar a roda segurando no apoio da cassete. Desde o 1º dia que faz barulho? Hum deve ser uma questão de massa ou então está qualquer coisa fora do sítio.. tenho que analisar.

Abraço
 

pc10

Member
A minha sempre fez barulho... Por acaso tinha ideia que tem a ver com a cassete mas também não percebo muito disto... Vou analisar isto para ver o que se passa.

Obrigado e cumprimentos
 

Januario

New Member
Boas,

Eu tive a oportunidade de colocar umas Fulcrum RM 5 na minha bike que comprei á 3 meses e posso dizer que até agora não tenho nada a apontar de negativo a estas rodas. Fiz a troca por umas Alex DP 17 e posso dizer que as Fulcrum além de bonitas são bastante resistentes. Logo que consiga colocar as imagens das rodas e da bike eu coloco.

Cumprimentos
 
Top